quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COMEMORAÇÃO DO 140º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE CÂNDIDO GUERREIRO

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte assinala o 140º aniversário do nascimento de Cândido Guerreiro, com um programa de atividades que pretendem relembrar a vida e obra deste poeta altense.
Para o dia 2, sexta-feira, pelas 18h00, decorre a sessão informativa da DECO sobre “Gestão e Orçamento Doméstico”. Já às 21h00, o grupo Ao Luar Teatro apresenta “Sonetos de uma Aldeia”, uma abordagem poética à vida e obra de Cândido Guerreiro. Para o sábado, dia 3, das 10h00 às 16h30, tem lugar a Batida Fotográfica “Um Olhar sobre Cândido Guerreiro”. Às 14h00, arranca a Feira de dezembro – Mostra de Artesanato da freguesia de Alte., com a presença de artesãos locais que apresentam o artesanato. Às 15h00 é projetado o documentário sobre Alte, de 1966, com a presença do autor, Jorge Abreu.
No encerramento das atividades, pelas 21h00, Afonso Dias apresenta um recital de canções e poesia, no âmbito da programação do Outono Cultural, organizado pela Associação Cultural de Alte – Teatro da Estrada. Paralelamente, também estará patente no hall de entrada do Pólo uma exposição de trabalhos em cortiça de António José Martins. Natural de Alte, onde nasceu a 3 de dezembro de 1871, Cândido Guerreiro formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi Notário em Loulé e Faro e exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Loulé. Como poeta, inseria-se na corrente pós-simbolista integrada no grupo da Renascença Portuguesa. Muitos dos seus versos foram traduzidos em italiano, francês e alemão e recolhidos em várias antologias nacionais e estrangeiras. Deixou uma vasta obra literária. Cultivou todos os géneros poéticos mas foi, sobretudo, um mestre do soneto. É também considerado um grande paisagista literário com uma atitude particularmente dramática.