terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Abertura de candidaturas à Horta Social de Faro

no âmbito do Projeto Horta Social de Faro encontram-SE vagos 5 talhões de terreno destinados a agregados familiares. As inscrições para atribuição de talhões estão abertas durante todo o ano visando desta forma preencher os talhões vagos no momento e futuramente constituir uma “bolsa” de potenciais interessados que será acionada em caso de desistência de um dos talhões de terreno.
A seleção dos candidatos será baseada nos seguintes critérios: - Ordem de chegada da candidatura; - Residência no concelho e mais próxima do local da instalação da Horta Social; - Situação económica do agregado familiar, cujos rendimentos globais não sejam inferiores a 2 vezes o Indexante dos Apoios Sociais e superiores a 4 vezes esse valor. Assim, os interessados em candidatar-se a um talhão de cultivo, caso preencham os requisitos, poderão formalizar a sua candidatura através do preenchimento da respetiva ficha de candidatura e anexo dos documentos comprovativos: - Presencialmente fazendo a sua entrega no Museu Municipal de Faro (Praça Dom Afonso III), na Biblioteca Municipal de Faro (Rua Carlos Porfírio) e no Gabinete de Bairro (Urbanização Municipal Santo António do Alto, Lote 56, R/C); - Via correio eletrónico para o e-mail: das.dase@cm-faro.pt

Quiosques novos na Doca de Faro

Após a recente criação de uma zona específica para a instalação das empresas dedicadas ao turismo na natureza junto à Doca de Recreio de Faro, algumas das empresas autorizadas à colocação de equipamentos de atendimento e promocionais, beneficiaram recentemente de apoios comunitários concedidos para apoio ao seu investimento, mediante a assinatura do respetivo contrato com o Grupo de Apoio Costeiro do Sotavento Algarvio.
Congratulando-se com esse facto, sinal do dinamismo empresarial existente, o Município de Faro realçou a importância deste tipo de investimento, já que não só valorizará o modo de apresentação e promoção das atividades turísticas num dos espaços mais nobres e atrativos da cidade, mas também pelo facto de vir a tornar mais atrativos os passeios e atividades turísticas desenvolvidas na Ria Formosa. Faro passará assim a ter um espaço dedicado à instalação das empresas de turismo na natureza, devidamente organizado e dotado de equipamentos com a necessária qualidade no acolhimento aos turistas que nos visitam.

“ESPAÇO RISCADO” DE DANIELA BORRALHO OBRA VENCEDORA DO CONCURSO “3 AO CUBO”

A TMF - Teatro Municipal de Faro, EM, no seu esforço de incentivo da criatividade da comunidade, lançou no início de 2011, o concurso “33” (3 ao cubo), que convidava artistas visuais a desenvolverem projetos de ocupação do espaço do foyer do Teatro das Figuras.
Para além da utilização daquela área como espaço de excelência para a exposição, esta constituía uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho artístico dos concorrentes, num local de referência das artes a nível regional e nacional. De entre as 10 obras que se apresentaram a concurso, o júri constituído por Teresa Luzio, artista formada em Arte Pública, docente e investigadora na Escola Superior de Artes e Design e João Carrolo, programador do Teatro das Figuras, selecionou “Espaço Riscado” uma obra de Daniela Borralho, artista plástica oriunda de Portimão, que presentemente frequenta o curso superior de Artes Visuais da Universidade do Algarve.
Sobre a sua obra, que se encontra atualmente em exposição no Teatro das Figuras, Daniela Borralho explica: “A obra instala desenho no espaço. Retira-o dos seus suportes convencionais e limites físicos habituais, passando a ocupar o espaço onde o observador se insere. A bidimensionalidade transforma-se em tridimensionalidade permitindo ao observador penetrar a obra e percorrer o desenho.” “Espaço Riscado” estará em exposição até ao mês de fevereiro, altura em que será exposta “aprender esquecendo” a outra obra vencedora do concurso, da autoria de José de Jesus.

Ideias do Levante e parceiros organizaram Concertos de Natal

A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa (Algarve), em parceria com várias entidades, realizou vários concertos (e apontamentos) de Natal, durante o mês de Dezembro de 2011, no Concelho de Lagoa.
Aproveitando o trabalho da mais recente formação coral da associação, o "Coro de Lua" (um coro de câmara formado por cerca de 7 elementos, dirigidos por Maria Saramago), foi efectuado um concerto em conjunto com o Coro do CLCC [Centro de línguas, cultura e comunicação (Portimão)], no dia 3 de Dezembro de 2011, no Convento S. José (Lagoa). O Coral Ideias do Levante, dirigido por Francisco Brazão, e acompanhado pela pianista Silvia Smeman (em alguns concertos), levou música no dia 4 de Dezembro, à Igreja de Porches; no dia 8 de Dezembro, ao Centro Popular de Lagoa; no dia 10 de Dezembro, realizou um Flash Mob no Pão de Açúcar de Lagoa e participou na Feira de Natal de Lagoa; no dia 15 de Dezembro, participou nos Serões do Convento; e, no dia 17 de Dezembro, actuou na Quinta dos Vales (Estômbar). O público acedeu ao convite e, em todos os concertos, a massa humana presente ocupava por completo os lugares disponíveis, tendo aplaudido, de forma entusiasta, o trabalho apresentado pelas formações corais. Mais informações sobre a associação (e as suas actividades) em www.ideiasdolevante.net

Boas práticas da reabilitação urbana de VRSA foram ontem apresentadas na A.R.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, apresentou ontem à tarde, na Assembleia da República, as medidas estratégicas que têm sido desenvolvidas no concelho para incentivar a reabilitação urbana e que já foram consideradas um exemplo a nível nacional.
A intervenção do autarca vila-realense integra-se na conferência «Reabilitação Urbana: competitividade e dinâmica das cidades», organizada pelo grupo parlamentar do PSD, que teve lugar esta segunda-feira, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, a partir das 15 horas. «Este é o tempo certo para reflectir sobre as oportunidades de valorização dos centros históricos, para que estes espaços sejam entendidos pelos diferentes níveis da administração pública como uma prioridade para ampliar a qualidade de vida e o desenvolvimento económico», nota Luís Gomes. «Sabendo-se da crise que atravessa o sector da construção civil, entendemos que as pequenas obras podem gerar um somatório importante não só no âmbito das práticas de regeneração urbana, mas também ao nível das PME, prossegue.
Da mesma forma, Luís Gomes salienta a importância do programa Jessica (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas), que irá disponibilizar 130 milhões de euros para crédito a projectos de regeneração e desenvolvimento urbanos sustentáveis. O Jessica é uma iniciativa da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento e do Council of Europe Development Bank para impulsionar instrumentos de engenharia financeira para regeneração e desenvolvimento urbanos sustentáveis. No concelho de Vila Real de Santo António, têm sido desenvolvidas múltiplas iniciativas para requalificação do seu centro histórico. São os casos da publicação, em Diário da República, do Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de Vila Real de Santo António; do processo de classificação como Imóvel de Interesse Municipal do Hotel Guadiana; da candidatura do município ao programa Jessica e do trabalho desempenhado pelo Programa Municipal de Incentivos à Reabilitação de Imóveis (Realce).

Albufeira Promove Fim de Ano no Mercado Espanhol e Interno

A celebração do fim de ano em Albufeira é hoje um dos maiores acontecimentos do género a nível nacional. Ao longo destes últimos 10 anos em que o Município promove este evento, Albufeira passou a ser um dos destinos mais procurados nesta época do ano.
Consciente da importância que ao nível económico a celebração do réveillon tem para o tecido empresarial local, a APAL – Turismo de Albufeira, lançou durante as primeiras semanas de Dezembro, três campanhas de rádio para promoção o Fim de Ano na Andaluzia e Estremadura Espanhola, nomeadamente nas províncias de Sevilha, Huelva e Badajoz.
Os mercados de proximidade, e nomeadamente o espanhol, são uma prioridade estratégica para a promoção turística de Albufeira, e foi neste contexto que a Agência de Promoção de Albufeira, lançou estas três campanhas de rádio dirigidas àqueles mercados com o objectivo de promover Albufeira como um destino de Fim de Ano, bem como para manter uma presença promocional constante nos mesmos, a fim de consolidar a marca Albufeira. Para além destas campanhas de rádio, a APAL, realizou diversas acções promocionais de e-marketing junto dos agentes de viagem e operadores turísticos daqueles mercados.
Ao nível do mercado interno, a promoção do evento passou pela divulgação do mesmo, como a colaboração do Município de Albufeira, nos meios de comunicação social, outdoors, flyers, Rádio Comercial, sites de internet, Facebook e newsletters específicas. De referir que estas acções enquadram-se no âmbito dos protocolos de colaboração celebrados com o Município de Albufeira, principal parceiro estratégico da APAL-Turismo de Albufeira, e com a Associação de Turismo do Algarve para a promoção nos mercados externos. Para quem desejar conhecer as diversas ofertas ao nível da hotelaria, restauração e animação nocturna, que Albufeira tem para oferecer neste fim de ano, basta entrar em www.turismodealbufeira.com ou no Facebook desta agência.

Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território em Monchique

O Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, deslocou-se hoje a Monchique para presidir à apresentação, no salão nobre da autarquia, das obras aprovadas em POVT, na área do saneamento e do abastecimento de água, ambas da rede em baixa por parte da Câmara Municipal de Monchique, que ascendem a mais 4.700.000,00 € e que deverão estar concluídas até 2013.
foto google A cerimónia oficial, na estação elevatória de Águas Residuais das Caldas de Monchique, marcou a ligação dos esgotos do Concelho de Monchique à Rede das Águas do Algarve e ao seu tratamento na ETAR existente no Concelho de Portimão

Tavira: Regimento de Infantaria N.º1 em FESTA DE NATAL COM A CRIANÇADA

Decorreu no Regimento de Infantaria N.º 1, no dia 19 de Dezembro (segunda-feira), a tradicional Festa de Natal dos seus militares e respectivos familiares.
Estiveram presentes cerca de 70 crianças e jovens de diversas Instituições de Caridade do Distrito de Faro, nomeadamente o Refugio Aboim Ascensão, o Jardim de Infância “O Pinóquio”, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Tavira, o Centro de Acolhimento da Cruz Vermelha, “A Gaivota” e a Fundação Irene Rolo.
Do Programa constou: • 14h30 – Chegada dos convidados; • 14h45 – Demonstração de capacidades da equipa cinotécnica do Comando da GNR de Faro – Destacamento de Tavira; • 15h15 – Actuação do Grupo de Danças de Salão da Sociedade Recreativa Musical Luzense; • 15h45 – Espectáculo do projecto Pé na ´Strada;
Desta forma, pretendeu o Regimento de Infantaria N.º 1 presentear estas crianças e jovens destas Instituições de Caridade com uma diferente Festa de Natal.