sábado, 12 de dezembro de 2009

II Faro Fashion Natal 09


A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve em parceria com a Câmara Municipal de Faro e a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica da Baixa de Faro organizam, amanhã, dia 13 de Dezembro, pelas 17:30, o II Faro Fashion Natal 09.

Este desfile de moda, que terá a apresentação de Ricardo Guedes, será uma montra viva dos produtos que o Comércio Local de Faro tem para oferecer neste Natal. Na passadeira vermelha da Rua de Santo António irão desfilar os modelos da Revista Algarve Mais que darão sem dúvida um maior brilho a este evento.

5.ª Edição do Concurso Revolta do Bacalhau: João Viegas, de Tavira, é o grande vencedor


João Pedro de Oliveira Viegas foi o grande vencedor da 5.ª Edição do Concurso Revolta do Bacalhau que decorreu esta sexta-feira na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. João Viegas trabalha actualmente no restaurante A ver Tavira, e conquistou o primeiro lugar com a receita intitulada “A Reviravolta do Trio Exótico, numa Revolta do Bacalhau da Noruega”, um prato composto por lombos de bacalhau, beterraba, espargos verdes, ananás, e especiarias exóticas, entre outras iguarias.
João Viegas, recebe este prémio dizendo que “Estou muito contente com esta vitória. Foi uma experiência óptima. Penso que ganhei pela apresentação, pela criatividade e pelo sabor. Quero voltar a concorrer”.
O segundo lugar foi conquistado por Hasna Bouhlani, natural de Marrocos, a trabalhar actualmente no Hotel Pestana Palace. Hasna Bouhlani apresentou o exótico prato “Bacalhau de cá… Sabores de lá”. Em terceiro lugar ficou João Abel Amaral Pereira, do restaurante Mesa, no Porto, que surpreendeu o júri com a requintada receita “Lombo de bacalhau em aveludado do seu caldo com estufado de abóbora, boletos e castanhas”.
O prémio da edição deste ano é uma acção de formação de quatro dias na Noruega, com o Chefe Geir Skeie, um dos mais prestigiados chefes noruegueses, vencedor do primeiro lugar no Bocuse d’Or deste ano.
O júri que avaliou os seis finalistas deste prestigiado concurso foi constituído por uma equipa de reputados Chefes nacionais: Hélio Loureiro (Hotel Porto Palácio), presidente do Júri; Luís Baena (Tivoli Hotels); Leonel Pereira (Hotel Sheraton Lisboa), João Rodrigues (Hotel Altis Belém) e Manuel Gabriel (Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa). O júri considerou que “este concurso tem evoluído positivamente, de edição para edição, no que respeita ao rigor e à qualidade das receitas, dos concorrentes e da organização”.
Defensor de uma verdadeira revolução culinária, o concurso Revolta do Bacalhau, criado há cinco anos pelo Recheio, em parceria com a Norge, é já um evento incontornável no panorama gastronómico português, tendo alcançado grande notoriedade junto dos profissionais de Restauração e Hotelaria. Neste concurso, onde “irreverência” e “inovação” são palavras de ordem, têm vindo a ser redescobertos novos valores da cozinha nacional e a versatilidade do bacalhau, um produto tão característico da gastronomia tradicional portuguesa.
Mais informações em: http://www.revoltadobacalhau.com/.

Tempo frio nos próximos dias: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO


De acordo com as informações actualizadas e disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias, salienta-se a progressiva descida da temperatura mínima nas próximas madrugadas, as quais podem atingir valores abaixo dos zero graus Celsius, criando condições de frio que serão acentuadas na madrugada de domingo, dia 13 de Dezembro, por um aumento da intensidade do vento e por uma nova descida da temperatura. Estes efeitos far-se-ão sentir inicialmente no interior do país, atingindo todos os distritos do Continente na próxima Segunda-feira, dia 14.

Face a estas previsões, a ANPC recomenda que seja dada especial atenção: À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas; Ao uso de várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evitar o uso de roupas muito justas ou as que façam transpirar; Às actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco; Aos sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.


Recomenda ainda alguns cuidados a ter com o aquecimento do lar. Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações. Assim: Tenha cuidado com as lareiras; em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortal; Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos, nomeadamente devido à sobrecarga dos quadros eléctricos.


Não seque roupa no aquecedor; Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias; Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora; Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos, Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira.Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos. Informações adicionais poderão ser obtidas no sítio da ANPC na internet em http://www.prociv.pt/

250 TONELADAS DE LIXO RECOLHIDAS EM FARO




A operação de limpeza do concelho promovida pela Câmara Municipal de Faro foi coroada de êxito. No cômputo geral, foram recolhidas mais de 250 toneladas de lixo que se decompõem em 200 toneladas de entulho, 16 de monos, 33 de resíduos sólidos urbanos, 2 de recicláveis e 2,5 de verdes.
A operação que decorreu em diversos pontos críticos do concelho, entre as 9h e as 13h de sábado, envolveu 250 voluntários, 25 viaturas, tendo contado com a valiosa participarão de empresas, clubes e associações que responderam ao apelo lançado pela Câmara Municipal de Faro para que, com sentido cívico e zelando pelo bem estar de todos, se reunissem em torno desta iniciativa.
Uma nota particular para exprimir a satisfação pelo envolvimento participativo no Cerro do Bruxo, local em que a comunidade cigana ai sediada, pôs mãos à obra e contribui para que se recolhessem 20 toneladas de resíduos sólidos urbanos.
A autarquia deu o mote para que Faro se torne mais limpa e melhor cuidada. Muitos farenses se juntaram a nós nesta missão. Agradecemos a todos que, numa manifestação singular de cidadania, contribuíram para que o resultado alcançado fosse possível.
A Câmara Municipal de Faro torna público que dentro de 2 ou 3 meses lançará uma operação em moldes semelhantes, com mais voluntários e meios disponíveis, para que novas parcelas do território sejam alvo de intervenção.
Por último, salientar que a limpeza do concelho é uma das prioridades deste executivo mas que, para atingir esse desiderato, solicitamos que os farenses, no seu quotidiano, se empenhem em prol desta causa.