segunda-feira, 29 de novembro de 2010

IV Festival de Órgão - Faro 2010 Chegou ao Fim


Depois de 4 concertos que esgotaram nos sábados de Novembro a Igreja do Carmo e a Sé Catedral, o Festival de Órgão de Faro despede-se até para o ano.
Em 2010, os concertos foram bastante ricos e variados na diversidade de escolas organísticas, de repertório apresentado e de músicos com diferentes experiências nacionais e internacionais. Depois da apresentação do jovem João Segurado que se deslocou da Suécia para revelar a sua técnica, seguiu-se o agradável concerto de música de câmara que juntou órgão e voz com Daniel Oliveira e Susana Duarte. Bastante aguardado foi também o concerto de Edite Rocha, a primeira representante feminina no curriculo do Festival. Para encerrar, o italiano Luca Antoniotti mostrou porque tem uma intensa actividade organística que o leva a visitar regularmente as grandes catedrais europeias com a sua música.
Em 2011, não faltarão as novidades e ideias por parte da Associação Música XXI, que já revelou um pouco da 5ª edição do Festival.
No próximo ano, prevê-se a continuidade dos concertos de órgão com música de câmara (abraçando novos timbres), uma maior aposta no público estrangeiro residente no Algarve, o alargamento das parcerias e patrocínios, e ainda a participação de um cabeça-de-cartaz que coloque definitivamente Faro na rota internacional dos Festivais de Órgão.

Secretário de Estado da Protecção Civil elogia coordenação entre estruturas operacionais durante o ALGARVE SISMAR'10


O Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, considerou hoje que a coordenação entre diversos Órgãos de Direcção, Coordenação Politica e Institucional e de Comando dos níveis distrital e municipal foi plenamente alcançada no âmbito do exercício realizado pela Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC), para testar o Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve (PEERST-Alg).
Vasco Franco, que acompanhou parte das acções desenvolvidas no âmbito do simulacro de um sismo de magnitude 8.7 na escala de Richter, efectuado no modo CPX (Comand Post Exercise – Exercício de Posto de Comando), reconheceu que, apesar da complexidade do exercício, a resposta dos 16 municípios foi excelente, sendo um dos aspectos positivos a retirar da sua análise e avaliação.
“Todos os municípios tiveram uma participação muito activa, tendo alguns aproveitado para testar os planos municipais de emergência de 2ª geração e este trabalho de articulação feito com as autoridades distritais ajuda muito a compreender melhor a importância desses instrumentos”, referiu o Secretário de Estado, para sublinhar o esforço que tem vindo a ser efectuado na área da Protecção Civil, nomeadamente que concerne ao risco sísmico, permitindo aumentar significativamente a capacidade de intervenção dos meios operacionais no País.
“Em nenhum País há uma preparação absoluta para responder a um sismo desta natureza, mas em Portugal temos agora algumas vantagens que não tínhamos há uns anos atrás, como o facto de contarmos com 18 Comandos Distritais de Operações de Socorro, o que nos permite organizar a ajuda às zonas mais necessitadas face a uma ocorrência”, realçou Vasco Franco, para observar que a ajuda de proximidade é a primeira que pode salvar mais vidas.
Reconhecendo o trabalho intenso desenvolvido no Algarve pela comunidade científica e os técnicos da Protecção Civil para a elaboração do PEERST-Alg, o Secretário de Estado sublinhou ainda a importância de instrumentos como o simulador de cenários sísmicos desenvolvido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), utilizado para a construção do cenário em que decorreu o exercício.
A excelente coordenação verificada entre o Posto de Comando Distrital e os 16 Postos de Comando Municipais foi igualmente realçada pelo Chefe do Gabinete da Governadora Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, Director do PEERST-Alg face à ausência da Governadora Civil devido a falecimento de familiar próximo.
Carlos Silva Gomes elogiou o “forte empenhamento” do escalão municipal nas operações abrangidas pelo exercício, que visou testar a resposta operacional e os procedimentos previstos no PEERST-Alg.
“Embora o planeamento seja feito ao nível distrital, a chave da sua execução e do seu êxito depende muito do nível municipal”, observou Carlos Silva Gomes, para salientar que, num primeiro balanço, foi possível apurar a “total e completa articulação entre o nível operacional e os responsáveis políticos de cada um dos municípios”.
Elogiando o envolvimento dos autarcas da região nesta acção, o Director do PEERST-Alg considerou ainda que um dos aspectos positivos do primeiro teste ao Plano Especial de Emergência foi a sua própria realização, tendo em conta que só através de aplicações no terreno é possível detectar atempadamente a eventual necessidade de ajustamento dos procedimentos previstos, garantindo assim a sua maior eficácia numa situação real.
Denominado ALGARVE SISMAR’10, o exercício realizado hoje permitiu detectar a necessidade de melhoramento de alguns aspectos, os quais, segundo o Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da ANPC, Vítor Vaz Pinto, serão introduzidas no PEERST-Alg até ao final de Janeiro de 2011, após avaliação da equipa de observadores no terreno, bem como dos diversos Agentes de Protecção Civil e Entidades Cooperantes que participaram no simulacro, para posterior aprovação do documento pela CDPC.
Num primeiro balanço do exercício, que não envolveu a mobilização de meios, Vaz Pinto realçou que, para além do teste ao Plano Distrital, o simulacro permitiu às autoridades políticas do escalão municipal avaliarem o retorno do investimento efectuado na área da Protecção Civil, bem como o respectivo nível de organização e de capacidade de resposta perante a ocorrência de um Acidente Grave ou Catástrofe.
O Comandante Operacional Distrital frisou ainda que, em matéria de comunicações, o Algarve dispõe actualmente de três redes estáveis que garantem uma cobertura muito próxima dos 100% em toda a região, nomeadamente Rede Operacional dos Bombeiros (ROB), Rede Estratégica de Protecção Civil (REPC) e Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), esta última implementada recentemente e que foi igualmente testada com sucesso no âmbito do ALGARVE SISMAR’10.
O exercício em modo CPX realizado hoje teve como cenário um simulacro de magnitude 8.7 na escala de Richter, com epicentro na Falha de Gorringe, a oeste-noroeste e 228,6 kms de Faro, à semelhança do ocorrido em 1755, tendo levado à declaração do estado de calamidade.
No terreno foram accionadas todas as componentes do PEERST-Alg, com vista à organização da resposta ao nível distrital e municipal, nomeadamente a Estrutura de Direcção e Coordenação Política, as Estruturas de Coordenação Institucional e a Estrutura de Comando, que integra um Posto de Comando Distrital e 16 Postos de Comando Municipais.
Ao sismo seguiram-se vários eventos, como a vibração de terrenos, tsunamis e liquefacção de solos, que deram origem ao colapso de vários edifícios, pontes, viadutos, vias-férreas e rodoviárias, bem como cheias, incêndios e outros incidentes devastadores que, no seu conjunto, provocaram danos materiais e ambientais avultados, bem como milhares de vítimas mortais.
De acordo com os resultados calculados pelo simulador de cenários sísmicos, um evento semelhante ao criado para testar o PEERST-Alg, provocaria entre 2.097 a 5.897 vítimas mortais; 471 a 3.470 feridos graves; 2.510 a 6.366 feridos leves e 11.815 a 32.654 desalojados.

Albufeira: EMA abre portas à VII Noite da Solidariedade


O encontro anual da Nuclegarve em benefício de uma causa social, voltou a contar com o apoio da autarquia.
No próximo dia 4 de Dezembro, pelas 19h30, o EMA vai ser palco da VII Noite da Solidariedade. Esta é uma iniciativa anual da Nuclegarve, que tem sido realizada com o objectivo de angariar fundos para a construção do projecto “Aldeia da Solidariedade”.
A edição deste ano traz-nos a música dos artistas Eduardo Sant’Anna, Nelson Ritchie e Celina
Será também realizada uma homenagem a individualidades, entidades públicas e privadas que se destacaram pelo apoio ao associativismo local: vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo; Refúgio Aboim Ascensão; Academia do Bacalhau; Caixa de Crédito Agrícola; e Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Badminton: CHEL volta a triunfar




Nos dias 27 e 28 de Novembro nas Caldas da Rainha, jogou-se a 2ª prova a contar para o Ranking Nacional nas categorias de Sub13, Sub15, Sub17 e Sub19, com a vitória colectiva dos Algarvios da CHEL, cujos atletas estiveram presentes em 70% das finais, venceram 40% delas e obtiveram 45% dos 2ºs lugares.
Em Sub19, Rafael Lopes venceu categoricamente todas as provas que disputou, Singulares Homens, Pares Homens e Pares Mistos.
Tomás Nero por sua vez, conseguiu dois segundos lugares, em Singulares Homens e Pares Mistos, depois de ter vencido com Rafael Lopes em Pares Homens.
Em Sub15, Daniela Conceição destacou-se ao vencer em Singulares Senhoras e Pares Senhoras, aqui fazendo dupla com a sua colega Mariana Araújo.
Ricardo Silva, esteve presente em três finais e obteve três segundos lugares em Singulares Homens, Pares Homens com o seu colega Ângelo Silva e Pares Mistos com a sua colega Mariana Araújo.
Em Sub13, Mariana Chang venceu em Singulares Senhoras e Pares Senhoras aqui fazendo dupla com a sua colega Beatriz Cristina e foi segunda em Pares Mistos fazendo dupla com o seu colega Miguel Rocha, que viria a ser segundo também em Singulares Homens e Primeiro em Pares Homens.

Tavira: AUTARQUIA PROMOVE ROTEIRO AUTÁRQUICO


O próximo ROTEIRO AUTÁRQUICO da Câmara Municipal de Tavira, a realizar-se nas freguesias de Santa Maria, Santiago, Santa Luzia, Santa Catarina da Fonte do Bispo e Cachopo, terá lugar no próximo Sábado, dia 4 de Dezembro, com o seguinte programa:

- Visita às obras da empreitada de acabamentos no edifício do ex - BNU / Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira (Praça da República)
- Apresentação do projecto de Conservação e Restauro da Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo (Praça Dom Marcelino Franco)
- Apresentação do projecto do Parque Verde do Séqua (Rua Borda d’Água da Asseca)
- Visita às obras da empreitada de beneficiação da Estrada Municipal n.º 515 (Santiago – Santa Luzia)
- Visita às obras da empreitada de pavimentação do Caminho Municipal entre Alcaria Fria – Alcaria do Cume (Santa Catarina da Fonte do Bispo)
- Visita às obras de construção da Subestação de Tavira e ampliação das redes de distribuição da Rede Eléctrica Nacional, S. A. (S. C. F. B. e Cachopo). O ponto de encontro será no edifício dos Paços do Concelho, pelas 9,30 horas

Num ano de campanha: Conhecimento sobre Aneurisma da Aorta duplica junto da população portuguesa em risco



Dr. Mota Capitão (Presidente da SPCCTV); Dr. João Albuquerque e Castro (Coordenador Nacional da Campanha AORTA É VIDA) e Dr. Rui Almeida (Presidente da SPACV)


Notoriedade do Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) quase duplicou no espaço de um ano

· Factores de risco do AAA são reconhecidos pelo dobro da população

· Mais de 60 por cento dos homens com mais de 65 anos gostaria de fazer parte de um programa de rastreio

Um ano após o lançamento da campanha AORTA É VIDA, os Portugueses estão mais informados sobre o aneurisma da aorta abdominal (AAA), a doença que dá mote a esta iniciativa nacional.
Segundo os resultados do inquérito nacional hoje divulgado pela Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), a notoriedade do AAA duplicou no espaço de um ano. Em 2009, um estudo nacional demonstrava que apenas 13,3 por cento dos Portugueses conheciam a doença e actualmente mais de 31 por cento da população de risco (homens com 65 anos ou mais) têm conhecimento relativamente ao aneurisma da aorta.
Também no que toca a factores de risco, existe uma maior informação. A avaliação demonstra que um maior número de inquiridos reconhece os factores de risco associados ao desenvolvimento do aneurisma da aorta (19,3%), mais 8,6% em relação ao estudo anterior: ser homem, fumador ou ex-fumador, com mais de 65 anos, ter história familiar de aneurisma aórtico, com hipertensão, doença cardiovascular ou colesterol elevado.
A ruptura de um AAA é fatal em 80 por cento dos casos, pelo que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Nesse sentido, a investigação efectuada indica que 61,3 por cento dos homens com mais de 65 anos (mais 17,3% que no ano anterior) gostava de fazer parte de um programa de rastreio do aneurisma da aorta abdominal. No entanto, “ainda não existe em Portugal um programa de rastreio gratuito que permita diagnosticar antecipadamente os aneurismas da aorta, apesar de se efectuar com uma simples ecografia abdominal”, esclarece o cirurgião vascular e Coordenador Nacional da Campanha AORTA É VIDA, Dr. João Albuquerque e Castro.
Perante estes resultados, que comprovam a necessidade de intervenção junto dos portugueses, em particular dos homens com mais de 65 anos, será dada continuidade à campanha AORTA É VIDA, de forma a informar todos os públicos envolvidos no processo de diagnóstico da doença, como os cirurgiões vasculares, médicos de família, radiologistas e técnicos de imagiologia.
O Coordenador Nacional da Campanha Aorta é Vida adianta ainda que “já está disponível uma Petição para a institucionalização do Dia Nacional do Aneurisma da Aorta Abdominal, como forma de alargar o âmbito de divulgação desta doença”. Os interessados podem desde já assinar esta petição através da página de internet: www.aortaevida.com.