terça-feira, 3 de agosto de 2010

Portimão: Areias da Praia da Rocha esperam Mundialito



A Praia da Rocha em Portimão acolhe, entre 6 e 8 de Agosto, a XV edição do Mundialito de Futebol de Praia. A competição conta com a participação de quatro selecções: Portugal, actual campeão em título, Brasil, Argentina e Estados Unidos da América (EUA).

Pelo quinto ano consecutivo, Portimão assume-se como palco da mais emblemática prova de futebol de praia no nosso país. Portugal defende o título de campeão, mas é o Brasil, equipa com mais Mundialitos arrecadados, que dá o pontapé de saída da competição, pelas 14 horas do dia 6 de Agosto, defrontando a Argentina.

O ambiente único e vibrante que o espectáculo do Futebol de Praia proporciona, tem vindo a captar cada vez mais adeptos. Quem estiver nos extensos areais de Portimão poderá contar, à semelhança dos anos anteriores, com muita animação e com entrada gratuita no estádio montado propositadamente na Praia da Rocha.

O Mundialito é um marco no calendário algarvio, proporcionando a todos espectáculos de grande emoção. Desde 2005 que Portimão acolhe a prova, afirmando-se anualmente como um evento desportivo que atrai os amantes do desporto e do Sol de Verão.

Calendário do Torneio:

Sexta-feira, 06 de Agosto

14h00 | Brasil – Argentina
15h00 | Portugal - EUA

Sábado, 07 de Agosto

14h00 | Brasil – EUA
15h00 | Portugal – Argentina

Domingo, 08 de Agosto

14h00 | Argentina – USA
15h00 | Portugal - Brasil


Palmarés de Portugal

A presença de Portugal nesta competição tem sido particularmente relevante. Além de ser o tradicional anfitrião da prova, Portugal alcançou a final oito vezes (sempre frente ao Brasil), vencendo a prova nas edições de 2003, 2008 e 2009. Em catorze edições do Mundialito já realizadas, o Brasil obteve uma dezena de títulos, Portugal três, e os EUA uma vitória.

Carnaval da Bahia 2010 em Altura e Monte Gordo


O Carnaval da Bahia, um grande evento internacional, desfila este ano nas ruas de Altura e Monte Gordo.
Numa organização conjunta das Câmaras Municipais de Castro Marim e Vila Real de Santo António em articulação com a Associação Odiana, este será mais um pólo de atracção neste Verão.
O Carnaval da Bahia 2010, baseado no clima de festa do Carnaval do Brasil é o evento mais esperado pelos foliões de Norte a Sul de Portugal e da vizinha Espanha.
O conceito engloba um TRIO ELÉCTRICO, onde durante 4 dias, e aproximadamente 3 horas diárias, várias bandas brasileiras vão espalhar talento e alegria.
O evento tem início sempre às 22h00m e haverá uma bancada VIP onde a imprensa circulará livremente.

O evento terá o seguinte calendário:

Dia 5 – Altura – RICARDO CHAVES (ex – Banda Eva)

Dia 6 – Monte Gordo – CARLA CRISTINA (ex- Meninas)

Dia 7 – Altura – DANIELA MERCURY

Dia 8 – Monte Gordo - BANDA EVA

A gestão VIP e de IMPRENSA estará a cargo da MayaEventos e contará com a presença de figuras públicas.
Nos dias 6 e 7 o Carnaval da Bahia 2010 contará com duas figuras de destaque que acompanharão o Trio Eléctrico.

Oficina “Esparto, palma, tabua: matérias para a construção da casa e objectos quotidianos”


No âmbito da exposição “Cidade e Mundos Rurais” realiza-se, no dia 07 de Agosto, pelas 15h30, a partir do Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria, a oficina “Esparto, palma, tabua: matérias para a construção da casa e objectos quotidianos”, sob a orientação da artesã Celeste Martins e da arquitecta Marta Santos.

Partindo da visita orientada ao núcleo “Arquitecturas da Serra e do Barrocal” serão interpretadas as espécies vegetais no território, transformando-os em artefactos e elementos construtivos da arquitectura vernácula.

Esta oficina surge no âmbito das actividades de dinamização da exposição “Cidade e Mundos Rurais” e envolve a comunidade com os artesãos.

Cada actividade será contextualizada, através de uma visita guiada ao respectivo núcleo da exposição.

As actividades, de inscrição obrigatória, têm um custo de três euros e deverão ser pagas à ASTA- Associação de Artes e Sabores de Tavira.

Para mais informações deverão os interessados contactar o Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria, através do e-mail edu.museus@cm-tavira.pt e do telefone 281 320 500 (ext. 324).

16ª Festa do Emigrante no Monte Francisco


Música, folclore, golfe e uma marcha passeio são os ingredientes que vão animar a 16ª Festa do Emigrante, que decorre de 06 a 08 de Agosto, no Monte Francisco.
Durante três dias, o Campesino Recreativo Futebol Clube vai reunir a comunidade emigrante, no Monte Francisco, para uma grande festa, onde a amizade e o convívio vão estar de mãos dadas para receber todos aqueles que, nesta altura do ano, regressam às suas terras de origem, para o gozo de umas merecidas férias junto das suas famílias.
No dia 06 de Agosto, às 22h00, a Noite de Folclore com a actuação de vários ranchos é o destaque da 16ª Festa do Emigrante.
No sábado, além da música de baile com o Grupo Duo Popular, haverá um espectáculo com a dupla de sucesso da música portuguesa, Miguel e André.
A encerrar a festa, no dia 08 de Agosto, a anteceder o almoço convívio, às nove e meia da manhã, realiza-se uma marcha passeio para qual são esperadas centenas de pessoas.
Ainda no âmbito da 16ª Festa do Emigrante, sábado, dia 14 de Agosto, numa organização da Associação de Golfe Baixo Guadiana, irá ocorrer o 4º Torneio de Golfe do Emigrante.
A 16ª Festa do Emigrante é uma organização do Campesino Recreativo Futebol Clube, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e a colaboração da Associação de Golfe Baixo Guadiana.

2ª edição das Férias Activas no concelho de Castro Marim


Duas centenas de crianças do 1º e 2º ciclo do concelho de Castro Marim participam, até ao início do mês de Setembro, na 2ª edição da Operação Férias Activas que a Câmara a Municipal organiza durante o período das férias lectivas de Verão.
Esta acção, que decorre desde o mês de Junho, desenrola-se em espaços tão diferentes como a Biblioteca Municipal, a Companhia das Culturas em São Bartolomeu do Sul, o Pavilhão Municipal, a Marina de Vila Real de Santo António, a Casa da Música em Castro Marim ou a Piscina Municipal.
Nesta 2ª edição das Férias Activas, as crianças desenvolvem um naipe diversificado de actividades sociais, culturais e recreativas, que integram a realização de jogos desportivos (futebol, basquetebol, voleibol), onde a componente ludico-pedagógica está subjacente.
Na Biblioteca Municipal participam nos ateliês de artes plásticas e de reciclagem, num workshop de banda desenhada, no teatro de fantoches, nas sessões de contos, com contadores de histórias e assistem a sessões de cinema, actividades que contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
Na Piscina Municipal praticam natação, hidróginástica e jogos de água. Com o apoio da Associação Naval do Guadiana, na Marina de Vila Real de Santo António, experimentam os encantos da vela. Na Quinta do Vale, descobrem o gosto pelo golfe. Na Companhia das Culturas, em São Bartolomeu do Sul, os alunos tomam contacto com o mundo rural, através do desenvolvimento de actividades ligadas à agricultura e à pecuária, produzindo pão, queijo e doçaria.
Nas artes e na música desenvolvem a expressão dramática e despertam para o mundo dos sons, na Escola de Música da Banda Musical Castromarinense.
Ao longo da semana, as 200 crianças participantes nas Férias Activas deslocam-se até à praia de Alagoa/Altura, onde participam no programa de animação de praia, organizado pela Autarquia.
Neste projecto Férias Activas, no qual estão envolvidas duas dezenas de pessoas entre técnicos e monitores, a Câmara Municipal tem por finalidade garantir a ocupação saudável dos tempos livres das crianças, no sentido de quebrar rotinas, como forma de prevenir situações de abandono escolar, propiciando-lhes um desenvolvimento harmonioso e um equilíbrio físico e social.

Tavira e Lagoa: Dois grandes espectáculos - Amália Hoje e Tinariwen




Amália Hoje dão concerto em Tavira
O projecto Amália Hoje regressa ao Algarve para um espectáculo na Fábrica Balsense, em Tavira, no dia 4 de Agosto. Sónia Tavares e Nuno Gonçalves, dos The Gift, Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Paulo Praça, dos Plaza, vão estar acompanhados de uma orquestra e de um coro de vozes, com quem gravaram em estúdio a versão pop das canções de Amália Rodrigues.
Criado em 2009, o projecto Amália Hoje recriou num álbum com o mesmo nome os fados imortalizados por Amália como "Gaivota", "Foi Deus", "Fado Português", "Nome de Rua" e "Grito". Com cerca de 60 mil unidades vendidas, este trabalho discográfico esteve mais de quarenta semanas no top, tornando-se o álbum mais vendido em Portugal o ano passado.
Ainda em 2009, em Outubro, os quatro elementos deste projecto esgotaram o Coliseu dos Recreios com um concerto que contou com a presença de um coro feminino e da Orquestra Sinfónica da República Checa. O espectáculo ficou registado num DVD, lançado em Maio último, que inclui outros temas como "Com que voz", "Rasga o passado" e "Soledad".
Eventos de música, desporto, arte e gastronomia compõem o programa “Allgarve” que este ano oferece também animação de rua, novo circo e música clássica, num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro e que inclui um número recorde de cerca de 90 eventos.

Tinariwen levam ritmos touaregues a Lagoa

O promontório de Nossa Senhora da Rocha, em Lagoa, prepara-se para acolher, no dia 5 de Agosto pelas 22h, um espectáculo dos Tinariwen, banda pioneira da música touaregue contemporânea. Integrado no programa «Allgarve», este concerto irá reunir um conjunto de temas que invocam o passado épico das tribos do Sahara, num estilo decisivo para as reivindicações culturais e identitárias da juventude de países como Argélia, Líbia, Nigéria e Burkina Faso.
Os Tinariwen, uma das bandas seleccionadas para actuar na abertura do Mundial de Futebol da África do Sul, foram criados em 1979 por Ibrahim Ag Alhabib, voz e guitarra principais. O estilo musical do grupo - "Tishoumaren" – caracteriza-se pela utilização da guitarra eléctrica, baixo eléctrico e bateria e pela combinação de melodias tradicionais com influências de Bob Marley, Bob Dylan e outros músicos do New Wave marroquino.
As suas canções reflectem a paixão colectiva que fortalece a resistência, as suas poesias transmitem os problemas do exílio, denunciam a repressão no Mali e a sua política de expulsão para a Argélia.
Em 2005, os Tinariwen foram galardoados com o Prémio África da BBC Rádio 3 e, recentemente, receberam também o prémio da revista Uncut para melhor álbum de 2009 – “Imidiwan” – categoria para o qual estavam também nomeados Bob Dylan, Grizzly Bear e Animal Collective, entre outros.
Inserida no Festival Sons do Atlântico, esta actuação é um dos grandes momentos da edição de 2010 do «Allgarve», que conta este ano com um programa mais abrangente, com destaque para a introdução de animação de rua, novo circo e música clássica num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro e que oferece um número recorde de perto dos 90 eventos.
Este programa de valorização turística tem por objectivo reforçar a região algarvia como destino turístico de qualidade, proporcionando experiências que marcam aos turistas e aos residentes e complementando a oferta tradicional de Sol e Mar - característica da época alta - com cultura, actividades e animação por todo o ano.

Mercado Municipal de Faro: "Coligação PP/PSD quer aumentar taxas" - PS/Faro


"Os munícipes farenses foram enganados pela coligação PP/PSD. O actual Executivo Municipal de Faro – a coligação PP/PSD/PPM – quer aumentar as taxas do Mercado penalizando os operadores tradicionais, pequenos negócios familiares, em que operador e venda directa se confundem na mesma pessoa. Esta intenção de aumento das taxas fora denunciada pelo PS aquando da campanha eleitoral, e foi, na altura, desmentida pela coligação PP/PSD. Um ano depois, como denunciamos e, infelizmente, os munícipes farenses foram enganados", acusa o PS-Faro, através de nota de imprensa, que transcrevemos:
"Para conseguir os seus objectivos o Executivo Municipal através da empresa presidida pelo presidente distrital do Partido Popular, acena com um caso ou casos pontuais, de hipotética gestão danosa, em módulo ou loja. Pura demagogia!
Se algo houver a esclarecer que se esclareça ou corrija. Numa Câmara da dimensão de Faro, incomparável com Tavira, podem surgir erros administrativos, mas crime ou intenção de o praticar é coisa bem diferente.
O PS Faro recusa ser bode expiatório para esconder a mentira e a incapacidade politica da actual gestão municipal PP/PSD.
Convém recordar que, em 2005, o Mercado Municipal de Faro era uma obra inacabada e sem fim à vista, com 18 milhões de euros de investimento parados. Resultado da capacidade de negociação e de visão política do Executivo do PS para o Mercado de Faro vieram a Loja do Cidadão, os Serviços de Finanças, novos operadores, uma estrutura de distribuição alimentar, representando uma receita anual em rendas próxima de um milhão de euros.
O Estado reforçou o investimento inicial não só com os 2,5 milhões de euros do SIMAB, mas também com as obras da Loja do Cidadão e do Serviço de Finanças, um investimento de mais 7 milhões de euros, fazendo do Mercado Municipal de Faro a centralidade do seu projecto inicial e, actualmente, a única âncora de dinamização do centro da cidade.
Não é sério, é antes uma vergonha, procurar destruir os operadores do mercado tradicional, sobretudo quando anteriormente, em campanha eleitoral, se prometeu exactamente o contrário.
Aceitamos propostas de quem faça melhor. Se o actual executivo PSD/PP não pode ou não sabe fazer melhor, então aqui fica um pedido: não estrague!", conclui o documento dos socilistas farenses.