domingo, 5 de junho de 2011

Legislativas: RESULTADOS FINAIS NO DISTRITO DE FARO

Votantes - 55,80%
Mandatos atribuídos: 9 Mandatos, não atribuídos: 0

Votantes: 201.179
Inscritos: 360.564




PPD/PSD - 37,03%74.491 votos - 4 DEPUTADOS
PS - 22,95%46.174 votos - 2 DEPUTADOS
CDS-PP - 12,71%25.561 votos - 1 DEPUTADO
PCP-PEV - 8,57%17.233 votos - 1 DEPUTADO
B.E. - 8,16% 16.414 votos - 1 DEPUTADO
PAN - 1,64% 3.304 votos
PCTP/MRPP - 1,57% 3.155 votos
MPT - 1,04% 2.084 votos
MEP - 0,54% 1.086 votos
PNR - 0,54% 1.078 votos
PPM - 0,35% 701 votos
PPV - 0,32% 642 votos
POUS - 0,14% 274 votos

EM BRANCO - 3% 6.029 votos
NULOS - 1,47% 2953 votos

Show Cooking e Pedro Viola em Olhão


Mercados Municipais de Olhão recebem Show Cooking

Integrado no programa Allgarve, os Mercados Municipais de Olhão recebem, nos dias 10 e 11 de Junho, das 10h00 às 12h00, um Show Cooking com a presença de dois reconhecidos chefs dos Hotéis Real (Fernando Fonseca) e Altis Belém Hotel & Spa (Cordeiro).
Far-se-ão demonstrações culinárias no ambiente propício do mercado tradicional, que será completado com a montagem de uma cozinha profissional personalizada. O acesso ao evento é gratuito, mas deve ser feita inscrição prévia. Dez dos participantes inscritos terão oportunidade de se dirigir aos comerciantes das bancas do mercado e escolher 5 ingredientes para que o chefe improvise uma nova receita.
Este momento de escolha do produto também é filmado. Os participantes estarão numa espécie de primeira fila assistindo à demonstração. A ideia será estimular ao máximo a participação do público e a criatividade do chef convidado, improvisando e mantendo uma ligação mais directa com o público.
Para além dos participantes que partilham o mesmo espaço físico onde ocorre a demonstração, estará a ser transmitida em tempo real, através das televisões do mercado, toda a envolvência: o chef a cozinhar e os participantes a escolher os produtos.


Fadista olhanense Pedro Viola canta no Auditório


Pedro Viola apresenta em Olhão, sua terra natal, uma homenagem aos fadistas e ao fado no próximo dia 11 de Junho, às 21h30. No palco do Auditório Municipal, interpretará temas conhecidos de todos, como Alma do Povo, Canoas do Tejo, Senhor Vinho ou Fado Marialva.
Após 17 anos de carreira e de ter ganho a “Grande Noite do Fado de Lisboa 2006”, Pedro Viola, fadista olhanense nascido na freguesia de Moncarapacho, tem levado a canção nacional através das suas interpretações, aos quatro cantos do nosso País e também além fronteiras.
Junta-se agora com sua irmã, Teresa Viola, e um grupo de amigos num espectáculo único, que está a percorrer Portugal Continental e Ilhas (Açores e Madeira), numa fórmula que pretende homenagear, sem imitar, os grandes nomes de intérpretes, autores e músicos que se entregaram a esta canção única e portuguesa que se chama Fado.
Desde muito novo que a música marcou presença na vida de Pedro Viola, primeiro com a ligação ao rancho folclórico da vila, onde começou por dançar, mas o dom de cantar acabaria por falar mais alto. A voz infantil de então já deixava transparecer uma paixão pela música que a cada passo se tornava mais intensa e onde o fado foi ganhando destaque tomando conta, a pouco e pouco, de uma alma que se rendia ao encanto da guitarra e da viola e que alimentava o sonho de se revelar pelo canto.
Estreou-se em 1994 e desde então conquistou prémios e lugares de destaque em vários concursos nos quais participou. Pedro Viola é hoje um valor mais que confirmado no panorama do fado algarvio e nacional que vale a pena ouvir!

Íris e Viviane nas comemorações do Dia do Município de Olhão

Para comemorar o Dia do Município de Olhão, a 16 de Junho, a Autarquia promove um conjunto de iniciativas, das quais se destacam, para além das cerimónias oficiais, os concertos musicais com a banda Íris, na noite de 15 de Junho e com a cantora Viviane, a 16 de Junho. Ambos os espectáculos realizam-se no Jardim Pescador Olhanense.

O Dia do Município, a 16 de Junho, começa com a Alvorada com lançamento de foguetes (09h00), seguindo-se a Cerimónia do Hastear da Bandeira nos Paços do Município (09h30), a Arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão e Homenagem aos Heróis da Restauração de 1808 (09h45) e a Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho (12h00), altura em que serão distinguidos os funcionários camarários com 25 anos de serviço e atribuídas outras medalhas.

A Câmara oferece ainda aos seus munícipes dois espectáculos no Jardim Pescador Olhanense. Na noite de 15 de Junho, vésperas de feriado em Olhão, os Íris, banda liderada por Domingos Caetano, actuam às 22h15. À mesma hora do dia 16 de Junho é a vez de a cantora Viviane subir ao palco do jardim olhanense para gáudio de milhares de residentes e visitantes.
Esta é uma iniciativa da Câmara de Olhão com organização da empresa municipal Fesnima.
No dia 18 de Junho, no Jardim Pescador Olhanense, o grupo de teatro A Gorda apresenta uma peça de teatro que já fez rir muitos olhanenses e promete voltar a fazê-lo: “Mê Menine, e o tê pai?”, com interpretações de João Evaristo e Joaquim Parra, sobe ao palco às 22h00.
O Agrupamento de Escolas EB 2,3 João da Rosa, também no âmbito das celebrações do Dia do Município, promove uma Mostra de Trajes e Acessórios alusivos a 1808 em Olhão, na tarde de 17 de Junho, naquele espaço escolar.
O Elos Clube de Olhão associa-se igualmente às comemorações do Dia da Cidade, com uma sessão cultural a realizar no dia 25 de Junho de 2011, pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca (antigo Hospital), subordinada ao tema “Exaltação a Olhão, figuras e factos da História local”.

Biblioteca Municipal de Olhão celebra terceiro aniversário

A Biblioteca Municipal comemora o seu 3º Aniversário no dia 16 de Junho, Dia da Cidade de Olhão, Feriado Municipal. A celebração é antecipada para o dia 15, havendo propostas de várias actividades durante todo o dia, para os mais pequeninos logo pela manhã e para o restante público ao longo da tarde.

BOMBEIROS DO ALGARVE - CURSO DE TÉCNICAS DE APOIO À DECISÃO

No Regimento de Infantaria 1, em Tavira, decorreu de 23 a 26 de Maio, um curso de Técnicas de Apoio à Decisão, ministrado por oficiais superiores da Unidade e no qual participaram todos os Comandantes das cooperações de bombeiros do Algarve.

O Tenente-Coronel, Caldeira, segundo comandante do RI1, referiu-nos que na sua opinião, aquela acção, tinha sido de todo o interesse. “Foi o modo de transmitir a técnica que é dada aos militares, de que temos provas dadas, temos escolas, exceptuando estas experiências que existem em militares desta Unidade e transmiti-las aos Comandantes dos Corpos de Bombeiros de todo o Distrito do Faro. de uma maneira que apesar de ser de forma abreviada, fosse útil. Que constitua uma ferramenta que eles possam facilmente usar e utilizar quando em situações de fazer um processo de apoio à decisão.

Isto pressupõe que é apoiar um comandante do Estado-Maior – claro é uma circunstância que limita e eu prescindo disto – porque foi uma acção de adquirir conhecimentos mais o Comandante Distrital a fazer socorro, o Comandante Abel Gomes em que o próprio ao interagir com esta classe, há gente que conduz aquilo que é uma prática nos militares, usa o processo a nível Comandante. Ou seja um processo abreviado enfatizando sempre uma procura rápida de uma situação com problema, por um lado identificá-lo e resolvê-lo. Foi esse o módulo que utilizamos”.

Abel Gomes, Comandante Operacional Distrital, esclareceu que aquela acção de formação não partiu do Governo Civil, mas sim do Comando Distrital, directamente ao RI 1 que abraçou de forma imediata esta colaboração com a Protecção Civil, com os Comandantes dos Corpos de Bombeiros da Região.
“Todas as acções permitiram melhorar o desempenhado, “seja de quem for, neste caso dos comandantes dos Corpos de Bombeiros, pessoas de quem a actividade de Protecção Civil tem o Comando Operacional, foi positiva”.
- Em termos de balanço sente-se satisfeito com esta acção?
- Esta acção não se destinou apenas a incêndios florestais. São conceitos operacionais de tomadas de decisão que facilitam a tomada de decisão dos respectivos comandantes em qualquer equipa de comando. Portanto, estamos completamente satisfeitos com aquilo que se passou aqui esta semana e os objectivos que foram atingidos.
Miguel Silva, Comandante dos Bombeiros Municipais de Tavira, disse-nos ter sido positiva aquela acção, porque serviu para um melhor conhecimento entre os diversos elementos de Comando “porque amanhã, num possível cenário, temos de nos apoiar una aos outros e assim é um elemento facilitador para as operações. A actuação em conjunto é uma norma corrente, com várias forças e é bom que falemos a mesma linguagem, que nos conheçamos e que saibamos as técnicas a utilizar para facilitar no teatro das operações”.

Geraldo de Jesus

em Alcoutim: «Jornadas Empresariais do Baixo Guadiana»

A realização das «Jornadas Empresariais do Baixo Guadiana», a realizar no dia 21 de Junho em Alcoutim, com selo da Associação Odiana, tem como grande objectivo reunir empresários e criar a Associação Empresarial do Baixo Guadiana.

No âmbito da estratégia de eficiência colectiva PROVERE «Âncoras do Guadiana», a ODIANA – Associação de Desenvolvimento do Baixo Guadiana, organiza as Jornadas Empresariais do Baixo Guadiana.
O encontro pretende apresentar às diversas empresas do território [Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Mértola] informação e esclarecimentos relacionados com a criação e incentivos às empresas da região.

Numa perspectiva reflectiva, mas também interventiva, pretende-se abordar a cultura e associativismo empresarial no ambiente actual de crise, tal como discutir as necessidades do território e as metas para o tecido empresarial como dinamizador e incubador de desenvolvimento do Algarve.

Estão para já confirmadas presenças de entidades como a Direcção Regional de Economia do Algarve, a CCDR, IAPMEI, ANJE e NERA, entre outras. Estima-se também a participação de um vasto conjunto de empresário do território.
O grande propósito deste encontro, é que o mesmo seja uma plataforma de debate da qual possam surgir as primeiras linhas de orientação para a criação da associação empresarial no território do Baixo Guadiana. A meta, para o final do encontro, é a constituição de uma Comissão de Instalação da Associação Empresarial do Baixo Guadiana.
Recorde-se que as «Jornadas Empresariais do Baixo Guadiana» são promovidas pela ODIANA, com a colaboração das associações Alcance e ATBG de Alcoutim e ADPM de Mértola.

Eleição de deputado da CDU: vitória dos trabalhadores e do povo do Algarve - DORAL

"A eleição de um deputado da CDU pelo Algarve, cerca de 20 anos depois da sua perda, constitui uma vitória dos trabalhadores e do povo do Algarve e, simultaneamente, uma vitória da persistência, da dedicação e da coerência. Esta é a vitória de um grande colectivo persistente, empenhado e consciente da natureza da luta que trava", sublinha a Direcção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do PCP, através de uma nota de imprensa, que transcrevemos:

Paulo Sá, ao ser eleito, fez história para a CDU no Algarve

"A eleição de um deputado do PCP pelo Algarve, no âmbito da CDU, e o reforço da sua votação, contendo em si um elemento de reconhecimento da sua persistente intervenção, significa, sobretudo, um reforço da responsabilidade do PCP e da sua acção. Neste momento queremos dizer a todos quantos votaram CDU que podem contar que o seu voto não será desrespeitado, que terão uma voz activa em defesa dos desempregados, dos excluídos dos apoios sociais, dos precarizados; dos micro e pequenos empresários cada vez mais em dificuldades; uma voz activa de todos os que querem uma mudança no país e na região e que, será também pela sua intervenção, que será possível quebrar o ciclo do mais do mesmo que nos tem governado e promover a mudança que nos conduzirá a um Novo Rumo para o Algarve, a uma política patriótica e de esquerda.

Aos que ainda não votaram CDU dizemos: juntem-se a nós e á luta necessária travar contra as medidas antinacionais que se perfilam no horizonte.
Conforme afirmámos, as medidas da Troika não resolverão nenhum problema de Portugal e dos portugueses. Desde 5 de Abril que dizemos, ao contrário de outros, que é necessário renegociar a divida. Hoje mais vozes, muitas delas insuspeitas, dizem que isso é inevitável.
A luta contra a política de direita terá de continuar e vai continuar!
Terá de continuar com grandes e pequenas lutas. Lutas contra as portagens na Via do Infante; luta contra a extinção de freguesias e municípios; luta contra mudanças da lei eleitoral a favor dos interesses do PS e do PSD; luta contra a facilitação dos despedimentos; luta contra novas medidas de cortes na saúde, na educação, nos apoios sociais.
A eleição de um deputado do PCP e o reforço de votos cria melhores condições ao prosseguimento dessa luta", conclui o documento dos comunistas algarvio.

JOÃO CRAVINHO RECEBE MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL – GRAU OURO NO DIA DO CONCELHO DE LOULÉ

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé foi pequeno para acolher o público que ontem quis marcar presença na cerimónia de atribuição das Medalhas de Mérito Municipal aos Agraciados do Concelho de Loulé, no âmbito das comemorações de mais um aniversário do Município.

Medalha Grau Ouro Agraciados do Municipio de Loulé Eng.João Cravinho
O antigo Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território no Governo chefiado por António Guterres foi a personalidade distinguida este ano com a Medalha Grau Ouro. Apesar de ter nascido em Angola, João Cravinho viveu grande parte da sua infância em Alte, terra à qual mais tarde viria a dar um apoio importante na profunda reabilitação urbana de que esta aldeia foi alvo.

Medalha Grau Bronze Agraciados do Municipio de Loulé ao Representante de Fernando Correia Soares
“Recordo-me da infância que vivi em Alte e das férias grandes que lá passei. Guardo desse período grandes lições de vida. Ao longo dos tempos fui sempre pensando que algumas lições que vivi em Alte, nunca as poderia ter recebido se não tivesse tido a sorte de ter nessa aldeia uma família, amigos, uma memória. Aprendi com o meu avô o que era a sabedoria”, disse o homenageado, que se fez acompanhar na cerimónia pelo seu filho, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho.

Medalha Grau Bronze Agraciados do Municipio de Loulé ao Representante de Valério Clara Chocolateiro
“Quando me perguntam de onde eu sou, respondo sempre: Nasci em Angola, sou de Malange, mas aqui em Portugal, sou algarvio, sou de Alte. A minha raiz está em Alte”, adiantou ainda no seu discurso o homenageado.

Medalha Grau Prata Agraciados do Municipio de Loulé entregue a filha de Horacio Cavaco em sua representação
Por último agradeceu esta distinção, dizendo :“Nada me toca mais do que recordar as minhas raízes, as lições que aqui aprendi, o que marcou nessa passagem por Alte que não sendo longa, foi muito intensa”.

Medalha Grau Prata Agraciados do Municipio de Loulé ao Representante do ATENEU - Comercial e Industrial de Loulé
Seguiu-se a entrega das Medalhas de Grau Prata. Primeiro, ao Ateneu – Comercial e Industrial de Loulé, associação de âmbito cultural e espaço de convívio durante décadas da sociedade louletana, à QUARPESCA – Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira, pelo papel activo na defesa da comunidade piscatória desta cidade, e a um dos mais ilustres presidentes da história da região de turismo, Horácio Cavaco Guerreiro.

Medalhas Grau Prata Agraciados do Municipio de Loulé a QUARPESCA
Já o Grau Bronze, foi entregue, a título póstumo, a duas personalidades do Concelho ligadas ao desporto e à cultura, respectivamente: o ciclista Valério Clara Chocalateiro e ao fundador do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Fernando Correia Soares.
Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loulé falou de um acto de “reconhecimento a individualidades e instituições que se distinguiram por razões e acções que, ainda que sendo diferentes, todas são reveladoras de convicções, princípios e valores que granjearam a admiração, o apreço, o respeito e, por isso, a gratidão de toda comunidade”.
No dia em que se assinalou mais um aniversário do Concelho de Loulé, Seruca Emídio quis fazer um balanço do trabalho realizado pela Autarquia nos últimos anos: investimento nas infra-estruturas de redes de saneamento básico, que neste momento abarcam cerca de 90% do território, aumento significativo da rede de escolas, melhoria das vias de comunicação, salvaguarda do meio ambiente, reabilitação e requalificação do espaço público, modernização do atendimento, reconstrução do Cine-Teatro e novos equipamentos desportivos, atribuição de habitação social, planeamento “em grande escala”, ampliação da oferta cultural e criação de “novos ícones de animação que ultrapassaram em muito os limites do Concelho e da região”.
Mas mais importante do que as obras físicas, o edil salientou a atenção dos eu executivo “nas pessoas e na sua vida”. “As pessoas têm sido o móbil, o elemento catalisador e o propósito da nossa intervenção política e é nesse registo e nessa directriz que queremos e desejamos continuar”, sublinhou.
Quanto ao futuro e face à situação económica, política e social do país, Seruca Emídio falou do estado da democracia portuguesa e das perspectivas futuras. “Cabe aos políticos a responsabilidade insubstituível de saber introduzir a tempo, repito a tempo, as transformações necessárias à adaptação do sistema político às novas demandas sociais”, disse o presidente da Câmara Municipal.

5 de Junho- Dia Mundial do Ambiente


A preservação do meio ambiente é uma questão que deve ser encarada, por cada um de nós, com a máxima seriedade. Porque, por muito impercetíveis que alguns possam ser ou parecer, são inúmeros os impactos negativos da nossa vivência no meio ambiente. Cabe-nos por isso a responsabilidade de uma participação ativa na minimização desses efeitos.

Dedicado em 2011 particularmente às florestas, por ser este o Ano Internacional das Florestas, o Dia Mundial do Ambiente deve ser celebrado por isso como incentivo à mobilização das comunidades de todo o Mundo, na preservação deste património indispensável à vida na Terra.

O equilíbrio do nosso Planeta depende largamente deste! mundo verde. Basta pensarmos em questões tão simples como o papel que as florestas desempenham no controlo das alterações climáticas, para tomarmos consciência da ligação que há entre a sua e a nossa existência. Colocar a humanidade em risco destruindo esta inestimável fonte de vida, será, não só o mais insensato, como o mais grave de todos os crimes praticados pelo próprio Homem.
Contribuir para conservar este bem valioso e que deve ser garantido também às gerações futuras, não é difícil. Basta que, cada um de nós previna o risco, adotando hábitos e práticas que garantam a segurança da floresta. Só o respeito pela natureza nos permitirá continuar a usufruir dos muitos benefícios que ela nos proporciona, tanto ao nível económico como social e ambiental.
No Dia Mundial do Ambiente, vale a pena pensar no futuro da flo resta. E se hoje não plantarmos uma árvore, basta que ajudemos a não destruir nenhuma.

Carlos Silva Gomes

Governador Civil de Faro