domingo, 5 de junho de 2011

JOÃO CRAVINHO RECEBE MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL – GRAU OURO NO DIA DO CONCELHO DE LOULÉ

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé foi pequeno para acolher o público que ontem quis marcar presença na cerimónia de atribuição das Medalhas de Mérito Municipal aos Agraciados do Concelho de Loulé, no âmbito das comemorações de mais um aniversário do Município.

Medalha Grau Ouro Agraciados do Municipio de Loulé Eng.João Cravinho
O antigo Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território no Governo chefiado por António Guterres foi a personalidade distinguida este ano com a Medalha Grau Ouro. Apesar de ter nascido em Angola, João Cravinho viveu grande parte da sua infância em Alte, terra à qual mais tarde viria a dar um apoio importante na profunda reabilitação urbana de que esta aldeia foi alvo.

Medalha Grau Bronze Agraciados do Municipio de Loulé ao Representante de Fernando Correia Soares
“Recordo-me da infância que vivi em Alte e das férias grandes que lá passei. Guardo desse período grandes lições de vida. Ao longo dos tempos fui sempre pensando que algumas lições que vivi em Alte, nunca as poderia ter recebido se não tivesse tido a sorte de ter nessa aldeia uma família, amigos, uma memória. Aprendi com o meu avô o que era a sabedoria”, disse o homenageado, que se fez acompanhar na cerimónia pelo seu filho, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho.

Medalha Grau Bronze Agraciados do Municipio de Loulé ao Representante de Valério Clara Chocolateiro
“Quando me perguntam de onde eu sou, respondo sempre: Nasci em Angola, sou de Malange, mas aqui em Portugal, sou algarvio, sou de Alte. A minha raiz está em Alte”, adiantou ainda no seu discurso o homenageado.

Medalha Grau Prata Agraciados do Municipio de Loulé entregue a filha de Horacio Cavaco em sua representação
Por último agradeceu esta distinção, dizendo :“Nada me toca mais do que recordar as minhas raízes, as lições que aqui aprendi, o que marcou nessa passagem por Alte que não sendo longa, foi muito intensa”.

Medalha Grau Prata Agraciados do Municipio de Loulé ao Representante do ATENEU - Comercial e Industrial de Loulé
Seguiu-se a entrega das Medalhas de Grau Prata. Primeiro, ao Ateneu – Comercial e Industrial de Loulé, associação de âmbito cultural e espaço de convívio durante décadas da sociedade louletana, à QUARPESCA – Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira, pelo papel activo na defesa da comunidade piscatória desta cidade, e a um dos mais ilustres presidentes da história da região de turismo, Horácio Cavaco Guerreiro.

Medalhas Grau Prata Agraciados do Municipio de Loulé a QUARPESCA
Já o Grau Bronze, foi entregue, a título póstumo, a duas personalidades do Concelho ligadas ao desporto e à cultura, respectivamente: o ciclista Valério Clara Chocalateiro e ao fundador do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Fernando Correia Soares.
Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loulé falou de um acto de “reconhecimento a individualidades e instituições que se distinguiram por razões e acções que, ainda que sendo diferentes, todas são reveladoras de convicções, princípios e valores que granjearam a admiração, o apreço, o respeito e, por isso, a gratidão de toda comunidade”.
No dia em que se assinalou mais um aniversário do Concelho de Loulé, Seruca Emídio quis fazer um balanço do trabalho realizado pela Autarquia nos últimos anos: investimento nas infra-estruturas de redes de saneamento básico, que neste momento abarcam cerca de 90% do território, aumento significativo da rede de escolas, melhoria das vias de comunicação, salvaguarda do meio ambiente, reabilitação e requalificação do espaço público, modernização do atendimento, reconstrução do Cine-Teatro e novos equipamentos desportivos, atribuição de habitação social, planeamento “em grande escala”, ampliação da oferta cultural e criação de “novos ícones de animação que ultrapassaram em muito os limites do Concelho e da região”.
Mas mais importante do que as obras físicas, o edil salientou a atenção dos eu executivo “nas pessoas e na sua vida”. “As pessoas têm sido o móbil, o elemento catalisador e o propósito da nossa intervenção política e é nesse registo e nessa directriz que queremos e desejamos continuar”, sublinhou.
Quanto ao futuro e face à situação económica, política e social do país, Seruca Emídio falou do estado da democracia portuguesa e das perspectivas futuras. “Cabe aos políticos a responsabilidade insubstituível de saber introduzir a tempo, repito a tempo, as transformações necessárias à adaptação do sistema político às novas demandas sociais”, disse o presidente da Câmara Municipal.