domingo, 5 de junho de 2011

Show Cooking e Pedro Viola em Olhão


Mercados Municipais de Olhão recebem Show Cooking

Integrado no programa Allgarve, os Mercados Municipais de Olhão recebem, nos dias 10 e 11 de Junho, das 10h00 às 12h00, um Show Cooking com a presença de dois reconhecidos chefs dos Hotéis Real (Fernando Fonseca) e Altis Belém Hotel & Spa (Cordeiro).
Far-se-ão demonstrações culinárias no ambiente propício do mercado tradicional, que será completado com a montagem de uma cozinha profissional personalizada. O acesso ao evento é gratuito, mas deve ser feita inscrição prévia. Dez dos participantes inscritos terão oportunidade de se dirigir aos comerciantes das bancas do mercado e escolher 5 ingredientes para que o chefe improvise uma nova receita.
Este momento de escolha do produto também é filmado. Os participantes estarão numa espécie de primeira fila assistindo à demonstração. A ideia será estimular ao máximo a participação do público e a criatividade do chef convidado, improvisando e mantendo uma ligação mais directa com o público.
Para além dos participantes que partilham o mesmo espaço físico onde ocorre a demonstração, estará a ser transmitida em tempo real, através das televisões do mercado, toda a envolvência: o chef a cozinhar e os participantes a escolher os produtos.


Fadista olhanense Pedro Viola canta no Auditório


Pedro Viola apresenta em Olhão, sua terra natal, uma homenagem aos fadistas e ao fado no próximo dia 11 de Junho, às 21h30. No palco do Auditório Municipal, interpretará temas conhecidos de todos, como Alma do Povo, Canoas do Tejo, Senhor Vinho ou Fado Marialva.
Após 17 anos de carreira e de ter ganho a “Grande Noite do Fado de Lisboa 2006”, Pedro Viola, fadista olhanense nascido na freguesia de Moncarapacho, tem levado a canção nacional através das suas interpretações, aos quatro cantos do nosso País e também além fronteiras.
Junta-se agora com sua irmã, Teresa Viola, e um grupo de amigos num espectáculo único, que está a percorrer Portugal Continental e Ilhas (Açores e Madeira), numa fórmula que pretende homenagear, sem imitar, os grandes nomes de intérpretes, autores e músicos que se entregaram a esta canção única e portuguesa que se chama Fado.
Desde muito novo que a música marcou presença na vida de Pedro Viola, primeiro com a ligação ao rancho folclórico da vila, onde começou por dançar, mas o dom de cantar acabaria por falar mais alto. A voz infantil de então já deixava transparecer uma paixão pela música que a cada passo se tornava mais intensa e onde o fado foi ganhando destaque tomando conta, a pouco e pouco, de uma alma que se rendia ao encanto da guitarra e da viola e que alimentava o sonho de se revelar pelo canto.
Estreou-se em 1994 e desde então conquistou prémios e lugares de destaque em vários concursos nos quais participou. Pedro Viola é hoje um valor mais que confirmado no panorama do fado algarvio e nacional que vale a pena ouvir!