quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lagos: Ciclo “A Cultura em Conferência”


Lagos recebe debate subordinado ao Associativismo e Cultura

No próximo dia 17, a partir das 18h00, o Centro Cultural de Lagos vai acolher um debate subordinado ao tema “Associativismo e Cultura”.
Esta actividade, organizada pela Universidade do Algarve, no âmbito do Plano Estratégico de Cultura para o Algarve - PECALG (uma iniciativa da Direcção Regional de Cultura do Algarve), está integrada num conjunto de ciclos de debate, que estão a decorrer desde o passado mês de Outubro para promover a reflexão sobre as condições da vida cultural, os problemas, as dificuldades e as oportunidades que hoje em dia se colocam aos diferentes agentes e produtores culturais da região.
No debate, a ter lugar em Lagos, estarão presentes Nelson Dias (IN LOCO), Anabela Moutinho (CINE CLUBE FARO) e António Branco (UALG).
“A Cultura em Conferência” é uma iniciativa aberta a todos os interessados e que tem decorrido (e continuará a decorrer até Janeiro de 2011) em várias cidades algarvias. Conta com a presença e a colaboração de vários especialistas nacionais.

Alcoutim: Requalificação do cais de Guerreiros do Rio já começou



Já começou a obra de requalificação do cais de Guerreiros do Rio, integrada no projecto de requalificação das margens do Guadiana em Alcoutim, que prevê ainda a intervenção nas zonas ribeirinhas do Álamo e Laranjeiras.
As obras iniciadas em Guerreiros do Rio vão transformar o velho cais num espaço mais agradável, demonstrando a evolução e o crescimento que a localidade tem sofrido nos últimos anos, desde a abertura do Museu do Rio e do Hotel de Guerreiros do Rio. A infra-estrutura será completamente integrada no espaço e na paisagem arquitectónica existente.
Do novo espaço do cais vão constar um quiosque, instalações sanitárias, parque de merendas, equipado com fogareiros, e uma bancada para a assistência de eventuais eventos.
A obra foi adjudicada por 113. 698, 00 euros + IVA e deverá estar concluída dentro de três meses.

AVENIDA NASCENTE DE LOULÉ: NOVA ENTRADA NA CIDADE JÁ FOI INAUGURADA




Foi hoje inaugurada a obra de requalificação de mais uma das entradas na cidade de Loulé, a Avenida Nascente, que faz a ligação da sede de Concelho a S. Brás de Alportel.
Este investimento que ascendeu a 2,2 milhões de euros teve em vista criar uma avenida urbana que dignificasse a imagem da própria cidade e, simultaneamente, contribuísse para a melhoria da circulação automóvel e pedonal. No entanto, dadas as condicionantes como a existência de uma linha-de-água e de logradouros nas habitações existentes, foi necessário “pragmatismo” na projecção da obra, como referiu o presidente da Autarquia, Seruca Emídio.
“A primeira tentação era apanhar um pouco dos logradouros para dar aqui o carácter de grande avenida, com quatro faixas, como se faz quando há espaço para isso. Mas o bom senso imperou e o equilíbrio também e, em boa hora, os projectistas consideraram que a situação mais equilibrada era renovar a parte que já estava construída e depois, onde era possível, na zona nova, fazer as quatro faixas. Foi uma boa solução, fazer tudo aquilo que ia ao encontro do que desejávamos. É adequada para as suas funções e veio dar uma nova imagem de Loulé a quem entra em Loulé.”, explicou o edil.
Nesse sentido, a intervenção foi feita numa extensão de 1027,27m, com dois perfis distintos. Na parte nascente da nova avenida, entre a rotunda das Barreiras Brancas e uma outra criada a meio da via (que futuramente ligará à Urbanização Vale de Rãs, através da Avenida Joaquim Magalhães) foram criadas quatro faixas de rodagem, com separador central. A outra metade da via, é constituída apenas por duas faixas de rodagem, já que a existência de logradouros das casas não permitiu alargar para quatro faixas.
A obra incidiu ainda na criação de sinalização, passeios, passagens de peões e lombas redutoras de velocidade. Simultaneamente, foi introduzido mobiliário urbano como papeleiras e bancos.
A arborização foi outro dos pontos importantes desta intervenção, bem como a remodelação de todas as infra-estruturas, nomeadamente a renovação das redes de abastecimento de água, permitindo o escoamento mais eficaz das águas das chuvas. A linha-de-água que aí exista foi coberta e as condutas na Avenida Afonso de Albuquerque remodeladas
Depois da criação da Avenida Andrade de Sousa (ligação a Quarteira), da Avenida Parque das Cidades (ligação a Faro) e desta Avenida Nascente, o presidente da Autarquia referiu a importância da requalificação das entradas na cidade para a melhoria da imagem da cidade. “Há uns anos atrás, por exemplo, a estrada que liga a Faro não dignificava minimamente quem entrava em Loulé. Quem aqui chegava ficava com uma ideia muito pobre da cidade de Loulé, a sede do maior e mais importante concelho do Algarve. Era uma contradição enorme”, considerou.
Quanto ao investimento realizado nesta área, o autarca falou ainda da obra em curso na EN 125-4, que diz respeito à reabilitação da ligação ao Parque das Cidades. Neste momento está também em execução a ligação em quatro faixas a Salir. “A partir daqui ficamos com todas as entradas na cidade resolvidas. Temos o caso da ligação à Mãe Soberana que perdeu um pouco de importância com as novas acessibilidades (Circular). Temos a cidade de Loulé servida com entradas com dignidade, ao nível daquilo que pretendemos e que deve ser para todo o Concelho”, sublinhou o edil.
Seruca Emídio salientou ainda o trabalho levado a cabo no Município nos últimos anos, nomeadamente em termos de “reabilitação urbana, do investimento na requalificação dos edifícios de educação, das infra-estruturas da rede viária”. “Tem sido uma autêntica revolução nestes anos em que temos tido a responsabilidade de estar à frente da Câmara. Penso que os próximos anos, muito dificilmente, poderão ter o mesmo índice de investimento em termos de obra pública”, referiu o edil.
Depois da aposta nas obras físicas, o responsável da edilidade anunciou no próximo ano a prioridade será o apoio social. “O ano que se vai iniciar vai ter um paradigma diferente, vai-nos obrigar a ter uma perspectiva diferente em termos de investimento público, devemos centralizar as nossas obrigações no apoio aos mais necessitados porque são cada vez mais aqueles que procuram a Câmara e as Juntas de freguesia em termos de apoio social”, disse ainda.

Animação de Natal e Ano Novo em Lagos



Programa da Cidade do Infante aposta na música

A programação de Natal já arrancou no concelho de Lagos. À semelhança de anos anteriores, o Município, em colaboração com as instituições e colectividades culturais do concelho, pretende, uma vez mais, presentear os munícipes e visitantes com uma programação natalícia, donde ressaltam os Concertos de Natal e de Ano Novo, evidenciando a forte aposta da programação na área musical e na qualidade e diversidade dos talentos locais.
No final do ano está previsto Fogo de Artifício e no dia 05 de Janeiro de 2011 irá decorrer o habitual Cantar dos Reis, organizado pela Junta de Freguesia de São Sebastião e Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, que levam a tradição a vários locais do concelho.

TURISMO DO ALGARVE TERÁ MAIS DE 8,9 MILHÕES EM 2011


Orçamento e plano de actividades aprovados em Assembleia Geral
O orçamento do Turismo do Algarve para 2011 foi aprovado ontem com os votos favoráveis da Assembleia Geral. Mais de 8,9 milhões de euros é quanto a entidade terá para promover o maior destino de férias nacional no próximo ano.
A proposta orçamental foi viabilizada por unanimidade e inclui já a verba destinada à edição de 2011 do programa de eventos «Allgarve» (mais de 2,3 milhões).
A parceria com a Associação Turismo do Algarve também continuará, mas irá agora focar-se na «recuperação do conceito de mercado interno alargado», através da dinamização de iniciativas em Espanha, informou o presidente Nuno Aires. Novidade será a candidatura conjunta das entidades ao lugar de destino anfitrião do evento mais importante do mundo no produto de golfe: o International Golf Travel Market, que este ano decorreu em Londres. A ideia é trazer o evento para a região em 2012.
No mercado interno, a estratégia passa pela campanha «Algarve. O Segredo mais Famoso da Europa». Lançada em 2010, no próximo ano chegará à televisão nacional para revelar aos portugueses alguns dos lugares menos conhecidos e mais apetecíveis da região.
A presença do destino nas redes sociais, o licenciamento da exploração do merchandising da marca Algarve (por concurso) e o desenvolvimento de uma plataforma digital de Costumer Relationship Management para conhecer o perfil dos turistas que visitam a região são outras acções que constam do plano de actividades e orçamento para 2011, ontem aprovado.
«O ano de 2011 poderá ser o maior desafio à actuação do Turismo do Algarve. Por isso sabemos que o mercado interno voltará a ser decisivo para a actividade turística e por isso continuaremos, com este orçamento, a aposta na valorização e estruturação de novos produtos, como o turismo acessível, cultural e de natureza», explicou Nuno Aires.

Centro Ciência Viva: Oficinas de Ciência para ATLs - Natal, em Faro


2º Convívio Familiar de Natal + 7º Concurso Infantil de Natal da União Shitoryu Portugal

O 2º Convívio Familiar de Natal e o 7º Concurso Infantil de Natal decorreram este fim-de-semana, onde participaram cerca de 20 Atletas do Karate Clube de Albufeira e seus familiares e amigos.




Este evento foi organizado pela União Shitoryu Portugal, em conjunto com a secção de Karate e disciplinas afins do C.D.R. Quarteirense e decorreu no Pavilhão Desportivo da Escola E.B.2,3 de São Pedro do Mar em Quarteira, no passado domingo, dia 12 de Dezembro.
Esta foi uma actividade lúdico-desportiva para toda a família e amigos, composta por diversas actividades que tiveram como objectivo a recreação e a prática de actividade física descontraída, alegre e a interacção familiar, e que possibilitou aos pais de praticantes e atletas, amigos e conhecidos, que habitualmente costumam apenas observar as actividades dos atletas e praticantes, poderem praticar junto deles e com eles, as actividades que foram propostas durante toda a manhã.
A cerca de meia centena participantes teve a oportunidade de praticar o Kata “Tensho” que foi ensinado pelo Sensei Pedro Coelho, seguidamente o Mestre Daniel F Coelho ensinou Goshinjutsu e terminando a parte física com uma serie de exercícios de psicomotricidade propostos pelo Sensei Daniel M Coelho.
Seguiu-se o concurso de brinquedos de Natal, que foi ganho na categoria de 5-8 anos pela Matilde Alegre do Karate Clube de Albufeira e na categoria 9-11 anos pela Madalena Alegre do Karate Clube Albufeira.
Para finalizar foi realizada a cerimónia de entrega dos Diplomas de Exame de Cintos Negro (Dan) relativos aos exames que tinham sido realizados no passado mês de Julho.
O dia de actividades terminou com o habitual almoço de Natal em que juntou muitas dezenas de praticantes, familiares e amigos no Restaurante do Parque de Campismo de Albufeira.
Actualmente para a prática e treino de Karate Shitoryu a União Shitoryu Portugal conta com os seguintes clubes e centros de prática:
Karate Clube Loulé, Quarteirense,Escola Karate Almancil, Escola Karate Salir, Colégio Internacional Vilamoura, Karate Clube Albufeira, Escola Karate do Algoz,Clube Ju-jitsu e Modalidades Associadas- Vila Real Santo Antonio, Avec Caparica-

Tavira: CONCERTOS ANIMAM ÉPOCA NATALÍCIA



Numa época de paz e harmonia, o Município de Tavira convida a assistir a um ciclo de concertos no âmbito da programação de Natal e Passagem de Ano.
A Banda Musical de Tavira tem agendadas actuações para dia 17, pelas 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Luz de Tavira, no dia 18, pelas 21h00, na Igreja Matriz de Santa Catarina da Fonte do Bispo e, no dia 19, pelas 16h00, na Igreja do Carmo.
O projecto Música nas Igrejas continua a marcar presença. Assim, no dia 18, pelas 18h00, realiza-se, na Ermida de Santa Ana, o concerto do Duo Tanguíssimo (violino e guitarra).
A Igreja do Carmo recebe, no dia 18 de Dezembro, pelas 21h30, o Concerto Coros de Natal que conta com a participação do Grupo Coral Tavira e do Coro Voces Caelestes.
Segue-se, no dia 19, o espectáculo da Academia de Música de Tavira, pelas 21h00, na Ermida de São Sebastião
A Igreja da Misericórdia acolhe um ciclo de concertos, pelas 18h00. “O Natal no Jazz” por Sofia Vitória (voz) e Júlio Resende (piano) oferecem outra sonoridade a esta época, no dia 20 de Dezembro.
É possível assistir, ainda, ao Recital de órgão “In Festo Nativitatis Domini Jesu Christi” de Fernando Miguel Jalôto, no dia 21 de Dezembro. No dia 22, pela mesma hora, é a vez de ”Natal Barroco”, música vocal e instrumental de G.P. Teleman e G.F. Handel por “Ludovice Ensemble” com Eduarda Melo (soprano), Joana Amorim (pipe), Diana Vinagre (violoncelo) e Fernando Miguel Jalôto (cravo e direcção artística).
Ana Paula Russo (soprano) e Carlos Gutkin (guitarra) interpretam a “Adeste Fidelis- Mary had a baby, oh Lord”! – Cantar o Natal, no dia 23, pelas 18h00. “Upon a Star” com Teresa Cardoso de Menezes (soprano) e Cármen Cardeal (harpa) termina este ciclo de concertos, no dia 24 de Dezembro, pelas 15h00.
A noite de passagem de ano promete muita animação e boa disposição com o Grupo “Função Públika”, a partir das 22h30, e o espectáculo piro-musical, pelas 24h00, no Rio Gilão.
A novidade da programação deste ano recai sobre o concerto de Ano Novo. Sexteto de Cordas Lopes Graça dá as boas-vindas a 2011, no dia 01 de Janeiro, pelas 21h30, na Igreja do Carmo.

Louletano homenageado na Gala de Triatlo


Este ano, foi a vez de Montemor-o-Velho receber a Festa e a Gala do Triatlo, com o reconhecimento a todos os triatletas vencedores, campeões e com mérito internacional da época de 2010.
A homenagem a todos foi acompanhada pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal, Com. Vicente Moura, pelo presidente Instituto do Desporto de Desporto, Prof. Dr. Luís Bettencourt Sardinha, pelo chefe de missão de Portugal para os Jogos Olímpicos Londres 2012, Mário Santos, pela vice-presidente da Confederação de Desporto de Portugal, Dra. Anabela Reis, pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Dr. Luís Leal e Pelo Presidente da Federação de Triatlo de Portugal José Luís Ferreira.
Entre todos os presentes na cerimonia, o Clube Algarvio de Triatlo – O Louletano Desportos Clube no primeiro ano de estreia preito diversas medalhas individuais e títulos colectivos.

Campeões Nacionais de Escalões

No Campeonato Nacional de Duatlo


Carla Ribeiro 3ºlugar (Ag25-29); David Caldeirão 2ºlugar (Ag35-39); António Raposo 2ºlugar (Ag50-54).

No Campeonato Nacional de Triatlo


Carlos Cabrita 1ºlugar (ag55-59); David Caldeirão 1ºlugar (ag35-39); Nuno Neves 1ºlugar (ag30-34); António Raposo 2ºlugar (ag50-54); Carla Ribeiro 2ºlugar (ag25-29); Andreia Ponte 2ºlugar (ag20-24); Leonardo Lopes 3ºlugar (ag40-44).

Campeões Nacionais de Clube

Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo


1º lugar por equipas femininos seniores; 1º lugar por equipas masculinos seniores; 3º lugar por equipas masculinos veteranos.

Vencedor da Taça PORterra em Equipas Femininas.
Mérito e reconhecimento Internacional


Campeonato da Europa de Longa Distância

David Caldeirão 3ºlugar (ag35-39);
A Secção de Triatlo do Louletano Desportos Clube agradece a todos familiares, amigos e em especial aos Patrocinadores / Colaboradores que contribuíram para o sucesso desta primeira época desportiva.

--

ACTA recebe Medalha Municipal de Serviços Distintos de Portimão



A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve recebeu no passado sábado, dia 11 de Dezembro, a Medalha Municipal de Serviços Distintos entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel António da Luz, na Sessão Solene de Encerramento das Comemorações dos 150 Anos do Nascimento de Manuel Teixeira Gomes e Dia da Cidade de Portimão que decorreu no Teatro Municipal de Portimão com a presença do Presidente da República que no seu discurso se referiu:
“Entre muitas iniciativas, foi extremamente feliz a ideia de encomendar à ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve a peça «Um Homem Singular», que será levada à cena nos teatros de Faro e de Portimão. Desta forma, poderão os algarvios, sobretudo os mais jovens, conhecer a vida e a obra de um dos filhos mais ilustres desta região.”
As últimas apresentações do espectáculo “Um Homem Singular – Retratos de Manuel Teixeira” irão decorrer no Teatro Lethes, em Faro, nos dias 17 e 18 de Dezembro, às 21h30 e 19 de Dezembro às 16h00. O espectáculo tem a duração de 1h05m, é indicado para maiores de 16 anos e o preço dos bilhetes é de €10,00 com desconto de 50% para menores de 30 anos e maiores de 65 anos.

Olhão: Concertos no Cantaloupe


Nos próximos dias 17 e 18 de Dezembro, pelas 22h00, Nanook sobe ao palco do Cantaloupe Café nos Mercados de Olhão.Para estes concertos Nanook convida vários musicos.
Duas noites de festa antes das festas.
Nanook é um cantautor português sediado em Faro, ele descreve a sua música como um produto que assenta em influências de Bob Dylan, Tom Waits, Beatles e Rolling Stones entre outros. “Encontra-se na música que pratica, uma mistura de reggae, blues, rock e folk sem nunca perder as raízes da música tradicional portuguesa O Fado.
Nanook apresenta-se em palco a solo ou com banda e até à data participou em vários festivais do País em palcos secundários. Em 2007 lançou o seu álbum de estreia "Step by step" e apresentou-o nas principais cidades portuguesas e espanholas, como Lisboa, Faro, Porto, Coimbra, Granada, Sevilha ou Barcelona e em outros países da Europa como Croácia, Eslovénia e Itália.
Ao vivo poderá esperar a magia do blues misturada com estilos como o reggae, o folk ou o rock'n'roll...