quarta-feira, 20 de julho de 2011

ALUNOS DAS SECUNDÁRIAS DE LOULÉ E QUARTEIRA EM VIAGEM PELA EUROPA

Os grupos “Bússola Estudantil”, da Escola Secundária de Loulé, e “100 Comentários”, constituído por alunos da Escola Secundária Drª Laura Ayres, de Quarteira, foram dois dos seis grupos vencedores do Concurso “N@Escolas”. Antes da viagem pela Europa, que constitui um dos prémios desta iniciativa nacional promovida pelo Diário de Notícias, os jovens foram recebidos esta tarde, pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio.

Recorde-se que nesta quarta edição do projecto dirigido a estudantes do ensino secundário e profissional, dando-lhes a conhecer o universo do jornalismo, estimulando-os para a leitura de jornais e para os acontecimentos no mundo, o desafio passava por apresentar uma editoria de um jornal, com a elaboração de um editorial, entrevistas, reportagem, participação num painel de debate e realização de uma conferência de imprensa.
Os estudantes de Loulé foram os vencedores na área da Política, ao passo que os de Quarteira foram os vencedores da editoria de Sociedade, e partem agora para uma aventura de quinze dias pela Europa, num autocarro, onde irão passar por seis países e doze cidades.
“Fico muito satisfeito pela digna representação do Concelho. Esta será, certamente, uma viagem memorável para todos vós que estão numa idade em que é muito importante contactar com outras comunidades. Vivemos neste cantinho mas estamos ligados ao que se passa na Europa, por isso, esta viagem vai ajudar-vos a alargar horizontes”, disse o presidente da Autarquia.
Neste passeio pela Europa, os alunos continuarão no papel de jornalistas já que, cada grupo, fará duas reportagens sobre duas das cidades visitadas.
Na mala, os estudantes das Secundárias de Loulé e Quarteira levam algumas lembranças do Concelho, atribuídas pela Câmara Municipal de Loulé, para oferecerem às instituições dos países por onde vão passar.

Portagens na Via do Infante: Miguel Freitas defende regime de excepção para o Algarve até conclusão das obras na EN 125

O Deputado socialista Miguel Freitas, questionou ontem o Ministro da Economia e Emprego sobre o calendário previsto para a introdução de portagens na Via do Infante, tendo defendido um regime de excepção para o Algarve enquanto não estiverem concluídas as obras na EN125. A data prevista para a conclusão dos trabalhos de requalificação na EN 125 foi aliás outra questão apresentada ao Governo por Miguel Freitas, que reitera a posição desde sempre assumida pelo PS Algarve quanto à aplicação de um regime de excepção para a região, enquanto não existir uma verdadeira alternativa à Via do Infante.

“O Partido Socialista, no Algarve, manterá a sua posição de responsabilidade, defendendo que as portagens dependem de uma alternativa à Via do Infante e sem as obras na EN125 concluídas essa alternativa não existe em pleno, devendo haver por isso um regime de excepção para a região durante o período em que não existe esta alternativa”, afirma o Deputado socialista eleito pelo círculo de Faro.
No requerimento apresentado hoje, Miguel Freitas questiona ainda as intenções do Governo em manter o regime de isenções e descontos para residentes e empresas com sede na região e até quando vigorará esta medida excepcional, bem como se irá o executivo acolher a proposta de uma “tarifa reduzida” para o Algarve, apresentada pelos candidatos social-democratas durante a campanha para as últimas eleições legislativas.
Realçando a importância da actividade turística para a economia regional, o parlamentar socialista adverte para o impacto negativo que a introdução de portagens terá para os visitantes da região, especialmente no que diz respeito à vizinha Espanha, pelo que questiona o Governo sobre as modalidades de pagamento a aplicar aos operadores turísticos e também aos cidadãos vindos do outro lado da fronteira.
“O Algarve é uma região turística, sendo necessário dar garantias de que as formas de pagamento para os operadores turísticos e para os turistas que nos visitam vindos de Espanha são adequadas, sem as quais se pode comprometer esta actividade na região”, sublinha Miguel Freitas, acrescentado que a fluidez da fronteira é essencial para as relações transfronteiriças e para o turismo de proximidade, sendo por isso necessário assegurar que, quem atravessa a fronteira, terá acesso rápido à EN125, sem pagar portagens.
O actual estado da Via do Infante é outra questão levantada pelo Deputado e Presidente do PS Algarve, que interrogou o Governo sobre a eventual exigência feita à concessionária da via para que elabore um Plano de Investimentos que permita garantir a melhoria da qualidade e as condições de segurança na via longitudinal.
Miguel Freitas manifestou hoje também a sua estupefacção pela repentina mudança de posição do presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, relativamente à introdução de portagens na Via do Infante, tendo criticado o autarca por passar de uma “atitude intransigente, para uma postura de resignação e compreensão”.
Reiterando a necessidade de um consenso regional sobre esta matéria o líder socialista estranha a omissão de uma posição do presidente distrital do PSD sobre a introdução de portagens no Algarve, já que as únicas declarações públicas sobre esta questão têm partido do autarca de Faro.

Tavira: 16ª. Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural

Decorreu de 8 a 10, no Parque de Exposições e Feiras de Tavira, a 16ª. Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural. O almoço de encerramento, dedicado aos caçadores, foi Presidido por José Rosas Campelo, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, estando presentes entidades dos mais diversos serviços sediados no Algarve.

Num balanço, Vítor Palmilha, Presidente da Federação de Caçadores do Algarve, disse-nos que o número de visitantes foi sensivelmente igual ao do ano anterior, apesar de muita gente não saber da mudança. “Houve algumas falhas o que é normal por ter havido pouco tempo. Mas houve vontade de resolver. Para o ano com mais tempo, já se não verificarão. De dia montavam-se as coisas, à noite o vento partia. Em termos de espectáculos correu bem”.

- O Secretario de Estado mostrou-se sensibilizado para os problemas da caça apresentados, dizendo-nos que estava em fase de auscultação, para depois propor as alterações julgadas convenientes.

- É isso que esperamos dele. É caçador. Tem experiência autárquica. Esperamos que, com coragem, encontre a satisfação das necessidades que os caçadores sentem e que não se esconda na conveniência política.

NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES E FEIRAS DE TAVIRA

Geraldo de Jesus

ROTARY CLUBE DE TAVIRA: VI Gala de Beneficência

O Rotary Clube de Tavira, organizou nos claustros do Convento da Graça, a VI Gala de Beneficência, cuja receita reverteu para a Associação "O PONTÃO", com sede na Conceição de Tavira.

O Presidente do Município, Jorge Botelho, referiu ser o projecto do seu conhecimento, das dificuldades financeiras e do querer dos dirigentes do PONTÃO. “Meteram mãos à obra para fazer uma Creche e um Centro de Dia na Conceição de Tavira. É uma obra difícil o que mais enobrece a função do Rotary Clube de Tavira ao fazer da solidariedade o contributo dos companheiros Rotários” Botelho falou sobre as parcerias e da atenção e perspicácia para ver quem mais precisa.

“Este ano o dinheiro é muitíssimo bem entregue porque na Associação O Pontão, além de ser gente séria é gente que está fortemente comprometida com o projecto social”.
Rui Machado, Presidente dos Rotários, disse ao ALGARVE PRESS que, por só terem um ano de mandato este, nos últimos anos, tem terminado com as galas “porque é uma forma simpática de fechar o trabalho. Esta iniciativa já está bem aceite na comunidade. As pessoas aderem, contribuem para uma causa que todos conhecem. Sabem que a receita é atribuída, neste caso à Associação O Pontão e foi com grande agrado que vimos a sala completa. Tivemos uma boa noite de fados. Estou muito contente”. Referiu-nos ainda ser característica do povo português ajudar quem mais precisa. “Promovemos a gala porque somos Rotários. Contribuímos com o nosso trabalho, tempo e muitas vezes com o nosso dinheiro”.

José Mateus, Presidente da Direcção da Associação O Pontão, disse ao A. P. ter sido muito importante, nesta fase, esta ajuda. “Estamos muito agradecidos. Tem sido muito difícil, dada a situação do País. Já conseguimos ultrapassar as dificuldades. Quando se fala de solidariedade, acção social, parece ser fácil, mas na prática é muito difícil porque há muitos obstáculos a ultrapassar”.


UM JANTAR COM FADOS
Mais de duas centenas de pessoas participaram neste jantar com fados que contou com a colaboração dos fadistas Teresa Viola, Pedro Viola, Raquel Peters e Manuel Cardoso de Menezes, acompanhados por António Luís Gomes (guitarra), Jaime Santos (viola) e João Penedo (contrabaixo) com apresentação de Márcio Gonçalves.

Geraldo de Jesus

Tavira: Jovens visitam igrejas

No âmbito do Programa Tavira – Férias Activas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Tavira, as Paróquias da cidade e a Ordem Terceira do Carmo, representadas, respectivamente, pelo Padre Dinis Faísca e Rui Salve-Rainha, Presidente da Irmandade.

Assinado protocolo Tavira – Férias Activas

Em representação da Câmara Municipal de Tavira, esteve o Vereador Luís Nunes que referiu ser aquele protocolo assinado, pelo segundo ano conseguido, permitindo assim que jovens ocupem os seus tempos livres de forma a adquirirem novos conhecimentos e ao mesmo tempo permitem que o vasto e rico património religioso de Tavira, seja visitado até ao final do mês de Agosto.
O Padre Dinis Faísca também nos disse ser aquele protocolo muito válido pois, nesta época aqueles que nos visitam, num número elevado, têm oportunidade de visitar o património religioso, sendo também benéfico para os jovens que vão enriquecer os seus conhecimentos ao contactarem com os visitantes de diversas origens.

Geraldo de Jesus