quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tavira: “Reabilitação Urbana – Uma realidade no presente, um desafio para o futuro”.


Realizou-se, no passado dia 09 de Maio, no Hotel Porta Nova, o seminário subordinado ao tema “Reabilitação Urbana – Uma realidade no presente, um desafio para o futuro”.
Durante o seminário foram apresentados diversos painéis, nomeadamente: “Reabilitação da Baixa do Porto: um projecto com futuro”; “Reabilitação Urbana no Centro Histórico de Tavira – o caso das intervenções na Igreja da Misericórdia e Casa do Despacho”; “Reabilitação Urbana - Um compromisso entre identidade e contemporaneidade – o papel das Direcções Regionais de Cultura” e “O Regresso ao Centro: Um desígnio para a competitividade sócio-urbana”.

O evento teve como principal objectivo fomentar uma reflexão sobre a temática da reabilitação/regeneração urbana e permitiu aos cerca de 75 participantes, provenientes de entidades públicas e privadas, a oportunidade de participar num debate sobre as comunicações apresentadas.
Este seminário efectuou-se no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Algarve 21, com co-financiamento FEDER, onde o Município de Tavira, conjuntamente com outras três entidades, teve uma candidatura aprovada no regulamento específico “Política das cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”.
Para todos os interessados, a Câmara Municipal de Tavira disponibiliza em www.cm-tavira.pt as apresentações dos oradores.

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve arrecada Ouro e Bronze para o WorldSkills



Ricardo Isidro arrebatou a medalha de Ouro, na Prova de Cozinha - apuração WorldSkills

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve arrecada Ouro e Bronze para o WorldSkills Internacional.
A passadeira vermelha foi estendida aos dois alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, que embarcaram no concurso WorldSkills International, e que trouxeram para o sul do país duas medalhas, numa apuração a nível nacional.
O WorldSkills International é tão só o mais importante concurso das profissões do mundo, sendo realizado desde 1950, ano em que a 1ª edição ocorreu em Madrid.
Tal como é referido na página oficial do evento «o WorldSkills International fornece um meio único de troca e comparação de padrões de competência padronizados mundialmente, em profissões industriais e em serviços da economia global».
A Escola de Formação Turística de Ponta Delgada foi o palco escolhido para a selecção dos representantes do país, entre os dias 1 e 7 de Maio de 2011.
Ricardo Isidro, ex- formando de Cozinha/Pastelaria e de Técnicas de Gestão Hoteleira da EHTA, foi galardoado com a Medalha de Ouro na Prova de Cozinha.

Já Nuno Palma Carlos arrebatou a Medalha de Bronze, na Prova de Serviço à Mesa. Actualmente é aluno do 3º ano do curso de Restauração/Bebidas da escola.
O vencedor da Prova de Cozinha irá assim, fazer parte do plantel de finalistas da 41ª edição do concurso WorldSkills International, a decorrer em Outubro no Reino Unido, Londres.
Esta competição congrega em si um misto de competências e aptidões normalizadas, nos vários sectores de actividade profissional. As TIC, Contabilidade, Carpintaria ou Cabeleireiro, exemplificam apenas algumas das profissões representadas.
O campo da Hotelaria e do Turismo integra o leque variado de sectores em jogo, e já não é a 1ª vez que a EHTA traz na mala uma Medalha de Ouro. Este feito foi conseguido, pela última vez, em 2007, ano em que a EHTA participou na Finalíssima do concurso no Japão.
É de salientar que a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve foi também representada no concurso, pelo Chef Henrique Leandro.
Já há 10 anos nestas andanças, este Chef foi agora Presidente de Júri na Prova de Cozinha. Graças à sua posição, implementou uma nova regra no regulamento: a isenção de voto por parte dos Presidentes de Júri.
Os formandos conseguiram a qualificação unânime por parte dos membros do júri, depois de cinco dias de provas intensivas.

Operação Lágrimas Negras representa a verdadeira cidadania, considera Governador Civil de Faro

“Este projeto é um exemplo de verdadeira cidadania, pois radica numa das questões fulcrais da nossa democracia, que é a participação cívica”, considerou hoje o Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, referindo-se à Operação Lágrimas Negras, cujo encerramento decorreu hoje na Ponta do Altar, em Lagoa.

Durante a cerimónia, que contou com a participação de alunos da Escola Secundária de Lagoa, o Governador Civil considerou que a Operação Lágrimas Negras representa, simultaneamente, uma mensagem de pensamento positivo, esperança e intervenção, com resultados que comprovam a importância da uma participação ativa dos cidadãos na resolução dos seus problemas.
“Num momento em que as sociedades modernas estão em grande convulsão e aproximamo-nos de uma mudança de paradigma, é importante que, nesta fase de inflexão, sejam acarinhadas e elevadas todas as iniciativas que combatam o individualismo, a intolerância e a indiferença, flagelos que foram ganhando terreno no nosso quotidiano”, sustentou Carlos Silva Gomes, elogiando os protagonistas da Operação Lágrimas Negras.
Sensibilizar a população e em particular os políticos para o elevado risco de ocorrência de uma maré negra no Algarve, como consequência do intenso tráfego marítima de transporte de petróleo e derivados na zona do Cabo de São Vicente, foi o objetivo da Operação Lágrimas Negras, desenvolvida entre 1998 e 2000 no âmbito de uma parceria entre a Direção Regional de Educação (DRE) do Algarve, escolas e autarquias da região.
Através de produções de teatro, música, dança e expressão plástica, o projeto desenvolvido no âmbito do Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA), da responsabilidade da DRE do Algarve, teve como resultados a instalação do sistema de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) na região, bem como o afastamento dos corredores marítimos de navegação, das cinco para as 20 milhas náuticas, ao largo do Cabo de São Vicente.
Acompanhada pela professora Helena Tapadinhas, coordenadora do PREAA, a Operação Lágrimas Negras mereceu o reconhecimento de todos os grupos parlamentares que, em 2001, aprovaram na Assembleia da República, a petição pública promovida pelas escolas do Algarve para a concretização dos objetivos preconizados pelo projeto.
Para Helena Tapadinhas, os resultados da Operação Lágrimas Negras constitui um exemplo bem sucedido de como a escola, usando os mecanismos próprios da vida democrática, pode despoletar exercícios de cidadania com impacto educativo, ambiental e na defesa do interesse geral.
Durante o encerramento do projeto o Presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve, António Pina, realçou por sua vez a importância do DREAA, tendo considerado que a conclusão da Operação Lágrimas Negras deve representar o virar de página “de um grande livro” em que a educação, o ambiente e a arte devem continuar associadas.
No âmbito do ato simbólico realizado na Ponta do Altar, onde os alunos pintaram um mural alusivo ao projeto, na base da torre onde se encontra instalado o sistema VTS, o Diretor Regional de Educação, Luís Correia, garantiu a continuidade do DREAA, que conta com a colaboração de todas as Câmaras Municipais do Algarve
Na cerimónia, que terminou com uma coreografia executada pelos alunos ao ritmo do tema “Se tu fores ver o mar”, de Fausto, estiveram ainda presentes do Presidente da Câmara de Lagoa, o Diretor do Instituto Marítimo e Portuário e o Comandante da Autoridade Marítima de Portimão, que realçaram a importância do projeto para a defesa dos valores ambientais e promoção da cidadania.

Portimão: Uma viagem ao mundo da Hotelaria e do Turismo

A escola hoteleira de Portimão recebeu de braços abertos, alunos do ensino secundário na «Semana Profissional», a decorrer na instituição entre os dias 2 e 5 de Maio de 2011. A 10ª edição desta iniciativa contou com a presença de cerca de 250 alunos visitantes, que foram surpreendidos por actividades pensadas para animar o evento.

Os participantes da Semana Profissional contaram com uma recepção feita pelo Director Pedro Moreira, que como um bom anfitrião, deu as boas-vindas e expôs a oferta formativa da escola.
Num ambiente de curiosidade e expectativa, os grupos de alunos visitantes foram guiados por formandos da EHT Portimão, a uma viagem ao mundo da hotelaria e do turismo. Na primeira paragem, os passageiros desta aventura tiveram direito a um mini cocktail, acompanhado de biscoitos.

Depois de terem retomado o fôlego, os alunos visitantes tiveram entrada na «Sala de Restaurante». Os convivas depararam-se com a recriação de um ambiente de restauração, onde 6 voluntários foram alvo da apresentação da carta do restaurante e da respectiva recolha do pedido, do serviço da água e do vinho, e da confecção apresentada em cloches, pelos alunos do 2º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

Estes alunos foram supervisionados pelo formador Telmo Queirós, que deu também destaque às demonstrações preparadas pelos discentes do 3º ano do mesmo curso. Estas incluíram um exemplo da preparação de uma sobremesa e o serviço de vinho, cujo gargalo da garrafa teve de ser retirado com perícia.

Na «Sala de Bar», os viajantes embarcaram no mundo da preparação de bebidas. Enquanto uma formanda do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas preparou um cocktail, na parede atrás passavam algumas exibições de flairs. Dentro deste ambiente animado, vários alunos decidiram participar na preparação de bebidas, das quais fizeram parte um cocktail, uma cascata e um dominó de bebidas, os dois últimos supervisionados por formandos do 3º ano do curso em questão.

Entre outras aventuras programadas para encantar quem visitasse a escola, destacou-se também a «Sala de Cozinha», onde confecções preparadas pelos formandos do 2º e 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria adoçaram a vista e o paladar dos presentes.
Além destas actividades, os formandos tiveram oportunidade para divulgar a temática do turismo sustentável, através da criação de uma área dedicada à natureza, dinamizada por um jogo de verdadeiro/falso.

O fim da visita foi pensado pelos formandos do curso de Operações Turísticas e Hoteleiras, com o «Terminal 69». A recepção da zona consistiu num «check-in», onde os formandos encaminharam os convidados para uma recriação de um voo. Todo o «trajecto» da viagem foi dinamizado pelos alunos, que simularam um serviço de hospedagem português com tradução em inglês e espanhol.
No desembarque em Marrocos foi simulado também a Recepção de um hotel, que além de contar com a decoração típica tradicional, teve direito às boas vindas dos viajantes em francês e em português.
Apesar de ter havido um decréscimo no número de visitantes, como afirma Sandra Pereira – responsável Administrativa Financeira, «o maior veículo de comunicação é abrir as portas ao público, porque é uma maneira de mostrar que a escola de hotelaria e turismo envolve muitas mais actividades além das de hotelaria e do turismo».
Graças ao sucesso desta iniciativa pode-se dizer ‘venham mais 10’!

Olhão MOVIES – III Mostra de Vídeos Escolares


A MOVÍES – mostra de vídeos escolares é um evento realizado na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos João da Rosa, em Olhão - Algarve. Esta terceira edição terá lugar nos dias 13 e 14 de Maio.

Além do visionamento dos vídeos a concurso, distribuídos por duas categorias (Animação e Imagem Real) em cada ciclo de ensino (2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário), serão dinamizados workshops por e para alunos, assim como animação de rua e uma tertúlia cinematográfica.
O programa do evento pode ser consultado no site http://www.wix.com/pjnobre70/moviesmostravideosescolares, assim como toda a informação da mostra.

London Film Academy ministra três cursos práticos em Portimão


Depois do sucesso obtido numa primeira experiência realizada no ano passado, a LFA - London Film Academy regressa a Portimão para promover três cursos práticos intensivos e especializados, que serão ministrados por profissionais de topo da indústria cinematográfica.

Intitulada “On Location”, a iniciativa terá lugar no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, entre 20 a 26 de Junho, e dirige-se a estudantes das áreas do cinema e da televisão, surgindo da aposta da Algarve Film Commission e da Câmara Municipal de Portimão no desenvolvimento de produções internacionais na região, criando um cluster de cinema na cidade, sustentado sobretudo pela criatividade dos jovens locais.
O projecto inicia-se com o curso “Produção”, que decorrerá de 20 a 25 de Junho, entre as 10h00 e as 17h00, o qual abrange todos os processos, métodos, cronologias de acção e burocracias necessárias para fazer um filme de sucesso, desde a escolha de um bom argumento até como fazer a distribuição e o marketing.
Adequada a cineastas independentes que pretendam produzir um projecto mais ambicioso, estudantes ou profissionais com alguma experiência em produção e que queiram ganhar uma visão mais ampla da sua área, a acção terá por formadora Rebecca Knapp, uma produtora premiada que trabalha em produção há mais de dez anos e custa 695 libras esterlinas, uma vez que as inscrições são recepcionadas pela própria LFA.
Entre 20 e 24 de Junho, das 10h00 às 17h00, o curso “Documentário” é direccionado para cineastas iniciados nesta área específica e que não tenham ainda experiência em cinema ou TV e custa 595 libras.
Os participantes desenvolverão as suas ideias, sendo-lhes proporcionada em simultâneo uma compreensão da indústria de documentário por parte da formadora Manuela Maiguashca, que já produziu e realizou documentários, narrativa e filmes de sensibilização sobre o tema da saúde materno-infantil.
Por fim, o curso “Representação para Realizadores” (24 a 26 de Junho, das 10h00 às 17h00) custa 420 libras e abordará os frequentes problemas de comunicação que surgem entre actores e realizadores, dando a estes a oportunidade de experimentar o complexo papel dos actores.
Exercícios práticos conduzirão os participantes através das várias técnicas de representação e os mais importantes métodos que possibilitam ao realizador um melhor entendimento dos seus actores, conseguindo assim obter as melhores performances, sendo este curso orientado pelo actor Simon McLinden, que participa em telefilmes inglesas e diferentes series televisivas de sucesso, a que junta um importante currículo cinematográfico.
A LFA é uma organização sem fins lucrativos que fornece formação prática actual e de alto nível, com formadores que são profissionais da Sétima Arte e da TV, podendo ser solicitadas mais informações pelos seguintes contactos: www.londonfilmacademy.com ou Anna MacDonald anna@londonfilmacademy.com - +44 (0) 20 7386 7711.

Chegada do Expedicionário Britânico Charles Frew ao Cabo de São Vicente


O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, será o anfitrião, no próximo dia 15 de maio, pelas 12h00, no Farol do Cabo de São Vicente, da chegada do Expedicionário britânico Charles Frew, que num ato simbólico irá lançar ao mar água que recolheu no Extremo Oriente. Seguindo-se um breve relato da sua aventura, pelas 14h00, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.
Refira-se que esta expedição, iniciada há um ano, tem como mote o aquecimento global e a proteção de uma espécie ameaçada, os tubarões.

Na Praia de Faro: PASSADEIRA PERIGOSA


A passadeira de madeira da zona nascente da Praia de Faro apresenta sinais graves de degradação, o que pode colocar em perigo os inúmeros utilizadores que circulam nesse local diariamente.

Falta de tábuas na passadeira, evidente desgaste noutras, contribuem que aquela passadeira cuja utilidade é inquestionável se transforme numa autentica armadilha para os mais incautos.
Luís Nadkarni
(Habitante da Ilha de Faro)

Faro: Show Cooking e Prova de Vinhos no Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Faro, com o apoio da autarquia e da AmbiFaro agendou uma série de sessões de Show Cooking que irão decorrer naquele espaço até ao final do ano. A primeira demonstração está agendada já para o próximo dia 14 de Maio e as restantes estão programadas para o primeiro sábado de cada mês e irão decorrer entre as 10h00 e as 12h00.

Sob a orientação do Chef Luís Parreira os interessados poderão apreender a confeccionar deliciosos pratos que privilegiam como ingredientes os produtos comercializados no próprio Mercado Municipal.
No dia 14, data em que se assinala o arranque deste ciclo de sessões, terá lugar, também durante o período em que decorre a sessão, uma Prova de Vinhos Regionais do Algarve. Esta última resulta de uma iniciativa conjunta do Mercado Municipal com a Ambifaro e tem como patrocinadores o Supermercado Pão de Açúcar, a Charcutaria Luís & Marisa e a Charcutaria Salvador, todos operadores naquele espaço.

Com a dinamização destas acções a administração do Mercado Municipal pretende, essencialmente, dar a conhecer ao público em geral e aos frequentadores deste Mercado Municipal a diversidade e qualidade dos produtos aí comercializados.
As sessões de Show Cooking contam ainda com o patrocínio da Russostech, através da colocação da cozinha de demonstração da marca Fagor, do Supermercado Pão de Açúcar e de vários operadores de comércio tradicional do Mercado Municipal, através da oferta dos produtos necessários para a realização do evento.
Para este Sábado a ementa é:
Amêijoas à Bulhão Pato
Lombinho de Porco sobre esmagado de batata com enchidos, acompanhado de legumes salteados.

TAVIRA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Assinala-se, no dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. A Câmara Municipal de Tavira aderiu às celebrações, cujo tema, deste ano, é “Museus e Memória”. Neste sentido, o Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria preparou um programa, para todos, com entradas livres nas exposições, oficinas e nos espectáculos.


A oficina “As sonoridades da cidade e mundos rurais” realiza-se, pelas 18h00, no Palácio da Galeria, e gira “em torna dos romances, orações, músicas de embalar e cantigas de roda”. A acção será orientada por Rui Moura Jerónimo, professor e musicólogo, e acompanhada pelo Grupo Musical de Santa Maria.

Estão agendadas, igualmente, visitas orientadas à exposição “Cidade e Mundos Rurais: Tavira e as sociedades agrárias”, pelas 11h00 e as 21h30.

Decorre, ainda, no Museu Municipal de Tavira- Palácio da Galeria, pelas 22h00, a estreita absoluta de “O Espectáculo – Uma Ópera Grelhada” de Fernando Pinheiro (pintor) e Zé Eduardo (músico e compositor).

No cenário do antigo Parque de Festas, situado nas traseiras do Palácio da Galeria, e junto às estruturas arqueológicas, a memória do lugar será reactivada com a exibição deste espectáculo de entradas gratuitas e lotação limitada.

No âmbito das comemorações desta data, decorre, de 18 a 25 de Maio, na Casa André Pilarte, a exposição “Tempo, Memórias e Museu”, numa parceria com a Associação Âncora.

Trata-se de uma instalação resultante de um projecto de intervenção comunitária, iniciado em Outubro de 2010, com pessoas do concelho de Tavira, em torno do seu percurso biográfico e vivências sociais.

Esta estará aberta ao público, de Terça-feira a Sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.

REDE DE ARMAÇÃO DE ATUM PESCA CADÁVER

Um corpo com cerca de 1,60 de altura e em adiantado estado de decomposição, de tal forma que até ao fecho desta notícia não foi possível confirmar o sexo, masculino ou feminino, do cadáver, apurou Algarve Press, foi hoje, cerca das 08h00, “pescado” pelas redes da armação do atum entre a zona da Fuzeta e a área nascente da Ilha da Culatra.

O nosso jornal apurou ainda que o cadáver não tem um maxilar e está amputado de uma das mãos, sendo que parte do corpo está em esqueleto, aparentando um longo período de permanência nas águas, ficando por esclarecer, após averiguações das autoridades competentes, a identidade do corpo e as causas da sua morte.
Sabe-se que, em pouco mais de uma semana, este é o segundo corpo recolhido na costa algarvia, já que no passado dia dois deste mês foi encontrado, perto de Sagres, o corpo de um homem que aparenta 50 anos, ainda por identificar.
M.L.

TAVIRA/PRIO NO TROFÉU LIBERTY SEGUROS ESTE FIM-DE-SEMANA

De 13 a 15 de Maio está na estrada o Troféu Liberty Seguros. O Troféu engloba um conjunto de três circuitos distribuídos pelas cidades de Bombarral, Alenquer, e Alcobaça, nos dias 13, 14, e 15, respectivamente.

No dia 13, o Circuito do Bombarral, de 89 quilómetros arranca pelas 16 horas, e termina às 18 horas. Segue-se no dia 14 os 80 quilómetros do Circuito de Alenquer, que tem a mesma hora de partida e chegada. Finalmente, o Circuito de Alcobaça tem início às 14.30 horas, e fim às 18 horas, depois de percorridos 144 quilómetros, o que faz deste último trajecto o mais longo da competição.
Esta prova conta com a participação de todas as equipas portuguesas profissionais, bem como com as formações do escalão de sub 23.
A defender a equipa Tavira/Prio estão os atletas Luís Silva, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, Samuel Caldeira, David Livramento, Diogo Nunes, João Pereira, Nelson Vitorino, e André Cardoso.

Faro aliena património

O reequilíbrio das contas do Município exige que seja posto em prática um plano de alienação de património municipal.Este património tem, por estes dias, escassa utilidade e, deste modo, para além de satisfazer as necessidades financeiras da autarquia, oferece boas oportunidades para os particulares fazerem investimentos que criem emprego e produzam riqueza no concelho.

ANTIGA FÁBRICA DA CERVEJA É UM DOS EDIFÍCIOS A ALIENAR

Por isso, serão em breve colocados à venda, em hasta pública, 16 edifícios e terrenos.
Desde logo, 3 imóveis com vocação hoteleira: Antiga Fábrica da Cerveja e Magistério Primário na Cidade Velha, e um terreno situado na Avenida Cidade Hayward. A venda de património pode constituir uma excelente operação para dotar a cidade de unidades hoteleiras de qualidade e promover o desenvolvimento deste sector.
Serão colocados para venda vários terrenos com vocação para equipamentos de utilização colectiva: creches, jardins de infância, lares, ginásios ou outros, bem como terrenos para habitação e comércio ou para habitação social. Também deste modo se assinalam excelentes oportunidades de negócio que visam, para além do encaixe financeiro que minore os problemas de tesouraria da autarquia, a satisfação de necessidades que se diagnosticam na nossa comunidade. Neste caso, praticamente todo o concelho é abarcado: Faro, Estoi, Sta. Bárbara, Chelote e Montenegro estão no rol de localidades em que se situam estes imóveis.
Por outro lado, a quota restante é preenchida com imóveis situados em Faro. Neste caso, visa-se sobretudo promover a reabilitação urbana em zonas mais degradadas como é o caso do Largo das Mouras Velhas. Vender também é um instrumento crucial para assegurar a revitalização de zonas deprimidas que carecem de recuperação do edificado.