quinta-feira, 11 de março de 2010

Avança Ampliação e Requalificação da Escola Secundária José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel



A aposta na educação e na formação continua a ser a principal aposta na estratégia de desenvolvimento prosseguida pelo executivo liderado por António Eusébio, em São Brás de Alportel
Depois da requalificação do Parque Escolar, da construção de uma nova escola de 1.º ciclo e Jardim-de-Infância, do apoio à construção de uma nova creche e das recém-criadas infra-estruturas de apoio ao centro escolar, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel prossegue com mais uma obra de grande relevo, para a requalificação e ampliação da Escola Secundária José Belchior Viegas. Uma obra de mais de um milhão de euros que vem dotar aquele estabelecimento das melhores condições para um ensino de qualidade e excelência.
O Lançamento da 1.ª Pedra desta grande obra aconteceu no dia 9 de Março, terça-feira, pelas 10h00. Após a apresentação do projecto e assinatura do auto de consignação, seguir-se-á no local de implantação da obra, a cerimónia de lançamento da 1.ª pedra desta requalificação e ampliação da Escola Secundária José Belchior Viegas.
A educação continua a ser uma área prioritária da acção para a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, constituindo-se como um suporte fundamental no projecto de desenvolvimento para o município. Neste âmbito, a autarquia são-brasense assinou, em Setembro do ano passado, um Protocolo de Colaboração com a Direcção Regional de Educação, visando regulamentar a parceria que tornou possível a execução desta obra.
Adjudicada à Construtora da Bairrada – Sociedade de Construções S.A pelo valor de 1.214.693,05€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, conta com o apoio da Direcção Regional de Educação através do PIDDAC – Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central.
O projecto inclui a ampliação da escola, com a criação de um novo edifício de 900m2, onde ficarão localizadas os serviços administrativos, o conselho executivo, os gabinetes de trabalho, a papelaria, a reprografia, o refeitório, a sala polivalente, o bar e os espaços de apoio; bem como a construção de um edifício anexo ao Pavilhão destinado a exercícios de Cardio Fitness.
O edifício existente será alvo de remodelação para transformar alguns espaços existentes estes espaços em Biblioteca, Videoteca e Zona de Leitura Informal.
Com prazo de execução previsto até ao final do ano, a obra de Ampliação e Requalificação da Escola Secundária José Belchior Viegas tem por objectivo adaptar esta infra-estrutura ao crescimento da população escolar e proporcionar aos jovens são-brasenses as melhores condições para um ensino de qualidade, numa aposta forte na área da educação e da formação.

CÂMARA DE FARO APOIA MAIS TRÊS ASSOCIAÇÔES


A Câmara Municipal de Faro acelera o seu esforço para acudir às necessidades das associações e vai continuar a fazê-lo, promete a autarquia em comunicado.
A Câmara Municipal de Faro deliberou a desafectação de parcela de terreno do domínio público e constituição de direito de superfície a favor da Cruz Vermelha Portuguesa. A parcela, com área de 3600m2, situa-se no Montenegro e visa a edificação de um equipamento de apoio à terceira idade com valência de Lar de Idosos, Centro de Dia e Unidade de Cuidados Continuados.

Do mesmo modo irá a autarquia apoiar a APATRIS - Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, com cedência de espaço na Urbanização Municipal de Santo António do Alto. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social pretende, com a sua intervenção, a integração global dos portadores de Síndrome de Down, bem como a divulgação dos aspectos científicos, educacionais, profissionais e sociais da doença junto da população, pelo que a necessidade de um espaço físico adequado à prossecução das suas expectativas de crescimento é fundamental.

Deliberou ainda a Câmara Municipal de Faro ceder um espaço, também na Urbanização Municipal de Santo António do Alto, à Associação de Ténis de Mesa do Algarve, tendo em vista a criação de condições para estabelecer a sede social desta associação, que tem como objectivo prioritário a divulgação do “Ténis de Mesa” que é uma modalidade com pergaminhos no concelho.

ZOO DE LAGOS PALCO DE ESTUDO DO GIBÃO


Aluna do ISA realiza estudo de primatologia


Na sequência do protocolo existente entre o Parque Zoológico de Lagos e a APP – Associação Portuguesa de Primatologia, bióloga e aluna do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Renata Mendonça, encontra-se no Algarve para, durante 4 meses, investigar a relação progenitores-crias dos Gibões (Hilobates lar ) residentes naquele Zoo.

Os resultados provenientes do estudo de Renata Mendonça, coordenado pela Prof. Cláudia Soares, serão uma mais valia a considerar, aquando da tentativa de solucionar o desaparecimento problemático dos Gibões nos seus habitats naturais.

Primatas naturais do sul e sudeste da Ásia, têm cerca 45-90 cm de altura e os seus longos braços, que podem atingir 70 cm, são uma das suas características particulares que lhes permitem saltar de árvore em árvore com grande agilidade. Encontram-se seriamente ameaçados pela destruição do habitat para agricultura e comércio de madeira. Em certas áreas, os Gibões são preferência dos caçadores, para consumo humano ou para comércio de animais de companhia, embora existem leis que proíbem a sua captura.

O parque zoológico de Lagos é palco de preocupação da biodiversidade e por isso alberga e recebe constantemente espécimes animais e plantas em riscos de extinção. Para além da família dos Gibões , um casal reprodutor com duas crias; o “Lagos”, com três anos e meio e a “Charruinha” com um ano, nascida a 1 de Janeiro de 2009 os visitantes podem interagir e conhecer, através de um passeio e da participação em actividades pedagógicas, outros animais protegidos pelo zoo.

O projecto da APP tem por objectivo promover e divulgar a investigação no domínio da Primatologia, direccionada para a conservação da espécie primata em vias de extinção. Através da observação directa dos Gibões pretende-se obter uma melhor compreensão dos laços familiares do grupo primata do parque, sem contudo excluir a relação dos macacos com os outros animais do parque e as mudanças comportamentais junto das pessoas. Foi escolhido o Zoo de Lagos, pela diversidade de primatas existentes, e pela composição da família existente como alvo de estudo. Acontece na sequência da obrigatoriedade da apresentação de um relatório da aluna à Universidade.

Inaugurado em Novembro de 2000, o Parque Zoológico de Lagos conta com 140 espécies de animais e 200 espécies botânicas dos cinco continentes, num espaço de comunhão com a natureza.

Governo Civil de Faro participa como parceiro no Projecto Limpar Portugal


O Governo Civil do Distrito de Faro associou-se como parceiro ao Projecto Limpar Portugal (PLP), colaborando assim na concretização dos objectivos preconizados pela iniciativa, que culminará no próximo dia 20 de Março, com uma megaoperação de limpeza da floresta e zonas verdes do território nacional.

No âmbito do acordo de parceria com a Coordenação Distrital de Faro do PLP, o Governo Civil está a promover a colaboração das entidades regionais, Conselho Coordenador da Administração Central de Âmbito Distrital, Comissão Distrital de Defesa da Floresta e Comissão Distrital de Protecção Civil, bem como outros parceiros e população em geral, nesta iniciativa, que já conta co! m dezenas de milhares de voluntários registados a nível nacional.

“Para além do objectivo final, que consiste na limpeza da nossa floresta e de todas as zonas ilegalmente ocupadas pela deposição de lixos, a grande virtude deste projecto é a de educar e sensibilizar os cidadãos para novos comportamentos, essenciais para a preservação do ambiente” considera a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, realçando a forte adesão à iniciativa já registada no Algarve.

De acordo com a Coordenação Distrital de Faro do PLP, até ao momento foram identificadas na região algarvia 381 lixeiras ilegais, estando inscritos, através dos diversos grupos concelhios, mais de dois mil voluntários. A organização acredita no entanto que, até ao dia 20 de Março, mais cidadãos venham a aderir a esta megaopera&! ccedil;ão de limpeza.

Inspirado num projecto semelhante lançado há dois anos na Estónia, o PLP deu origem a um gigantesco movimento cívico que pretende, num só dia, libertar a floresta e todas as zonas verdes, das lixeiras ilegais identificadas pelas diversas coordenações distritais e grupos concelhios criados em todo o País.

O objectivo dos promotores é envolver na iniciativa o maior número possível de pessoas por concelho ou zona geográfica, de forma a que este dia constitua um exemplo educacional, que persista na memória das novas gerações em prol das populações, do planeta e de um futuro sustentável.

Para participar na iniciativa como voluntário, basta consultar o sítio do projecto na internet www.limparportugal.org, onde são indicados os procedimentos para a respectiva inscrição.

VII Peddy Paper na Cumeada de Alta Mora


Numa iniciativa da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora - ARCDAA, dia 11 de Abril, realiza-se o VII Peddy Paper “Cumeada de Alta Mora”, às 9:00 horas, naquela localidade da freguesia de Odeleite.
O ponto de encontro para o Peddy Paper é na Sede Social da ARCDAA, e consistirá na realização de um percurso pedestre circular de aproximadamente 8 km, ao longo do qual os participantes terão que superar diversas provas, baseadas em jogos tradicionais e artes/ofícios e, ainda, responder a um diversificado leque de questões de cultura geral (história, geografia, cinema, etnografia local, adivinhas, provérbios, charadas, entre outros).
As inscrições estão abertas até o dia 7 de Abril, e terá um limite máximo de 40 equipas, podendo ser constituídas por 4, 5 ou 6 elementos. O pagamento de 10€ por participante inclui t-shirt, almoço de confraternização, abastecimento de líquidos a meio do percurso, seguro, prémios e lembranças aos 5 primeiros classificados.
Com esta realização, tal como outras que a associação leva a cabo, pretende divulgar e dinamizar a zona interior da Serra Algarvia, dando a conhecer a sua riqueza paisagística, a historia e os saberes tradicionais.
O VII Peddy Paper “Cumeada da Alta Mora” conta com o apoio das Câmaras Municipais de Castro Marim e Alcoutim e associações locais.
Para mais informações contacte a ARCDAA pelo telefone 281 510 778 / 965 284 657 ou e-mail arcdaa@gmail.pt. Consulte www.arcdaa.com.

Para o Dia Mundial da Água, escreve uma carta ao Bogas



Sê tu também um guardião da Água
A Água é um líquido incolor, insípido, e fundamental para a sobrevivência do planeta. A Água é uma substância essencial à vida, sendo cada vez mais um recurso estratégico para a humanidade.
Todas as grandes civilizações do passado e do presente, assim como as do futuro, dependem e dependerão da água nas várias vertentes: económica, social, financeira, biológica, cultural, entre outras. E, muito embora essa dependência seja evidente para a sobrevivência e desenvolvimento das sociedades, o ser humano continua a desperdiçar e a degradar este recurso natural.
Como sabes, no próximo dia 22 de Março, comemora-se o Dia Mundial da Água, e nós gostaríamos que ajudasses o nosso Amigo Bogas, a sensibilizar os adultos para a protecção da água. Só tens que nos enviar, uma frase, um poema, ou mesmo um desenho, que apele a esta consciência, para a protecção da Água! Toda a correspondência recebida, será publicada no nosso site, onde poderás ver a tua mensagem, e de todos os meninos que quiserem ajudar o Bogas nesta árdua tarefa.
O Bogas também te enviará uma lembrança para que não te esqueças de ser sempre: Um guardião da Água!!
Envia a tua carta, com o teu nome, morada, idade e fotografia para: Águas do Algarve, SA, A/C Gabinete de Comunicação e Educação Ambiental – Rua do Repouso, nº 10 – 8000/310 Faro

Câmara de Olhão aposta no serviço educativo



É com o intuito de relançar o serviço educativo ligado à cultura que o Município de Olhão se reinventa com o objectivo de alcançar novos públicos, que tanto podem ser jovens como de outras faixas etárias.
Para inaugurar esta iniciativa, o Museu da Cidade de Olhão, onde estão patentes as exposições “Mercados de Olhão” e “A Presença Romana no Concelho de Olhão”, recebeu ontem os alunos da escola de Moncarapacho, EB 2 Dr. António João Eusébio.
“Este serviço tem como medida de inovação o facto de não ficarmos à espera que as pessoas venham até nós, mas sermos nós a antecipar-nos, convidando-as e dando-lhes condições, tais como meios de transporte e o acompanhamento de um técnico especializado que se junta aos visitantes, explicando-lhes, passo a passo, toda a exposição, o que é uma mais-valia considerável”, esclarece a chefe de divisão dos Assuntos Culturais e Sociais, visivelmente satisfeita com o resultado da vinda dos jovens alunos.
“O facto de terem saído desta exposição tão entusiasmados com o que viram, é um grande incentivo para o nosso projecto, pelo que vamos obviamente entrar em contacto com outras escolas e oferecer-lhes esta experiência culturalmente tão enriquecedora. E é claro que também queremos desenvolver acções com outros tipos de públicos”, elucida Helena Barreto, mediante a reacção dos alunos que visitaram a exposição.

Águas do Algarve, SA associa-se à iniciativa LIMPAR PORTUGAL



“Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado” - in site Limpar Portugal
Limpar Portugal num só dia, é uma iniciativa que deve ser louvada nos mais variados níveis, e muito concretamente a nível ambiental. Este projecto, de âmbito nacional, consiste num movimento cívico que pretende, através da participação voluntária, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, …, através da limpeza das nossas florestas, e na remoção de lixo depositado indevidamente nestes locais.
Sendo uma iniciativa que para atingir o sucesso necessita do apoio de voluntários bem como de parceiros estratégicos, a Águas do Algarve, SA, enquanto Empresa Amiga do Ambiente e da nossa Região, associou-se a esta importante acção, que conta também com o alto patrocínio do Presidente da República.
A Águas do Algarve, SA, quer ajudar a atingir os objectivos de limpeza que estão propostos para este dia 20 de Março, fazendo com que o nosso Algarve fique mais limpo, realçando a sua beleza natural.
Gostaríamos ainda que este dia não ficasse por aqui! A sensibilização da população para a preservação do ambiente, através desta gigante acção de educação ambiental, deverá ser apenas um exemplo, que se deverá reflectir diariamente no comportamento de cada um de nós, enquanto indivíduos activos e responsáveis.
Colabore nesta acção, inscrevendo-se em http://www.limparportugal.org/