quinta-feira, 11 de março de 2010

Governo Civil de Faro participa como parceiro no Projecto Limpar Portugal


O Governo Civil do Distrito de Faro associou-se como parceiro ao Projecto Limpar Portugal (PLP), colaborando assim na concretização dos objectivos preconizados pela iniciativa, que culminará no próximo dia 20 de Março, com uma megaoperação de limpeza da floresta e zonas verdes do território nacional.

No âmbito do acordo de parceria com a Coordenação Distrital de Faro do PLP, o Governo Civil está a promover a colaboração das entidades regionais, Conselho Coordenador da Administração Central de Âmbito Distrital, Comissão Distrital de Defesa da Floresta e Comissão Distrital de Protecção Civil, bem como outros parceiros e população em geral, nesta iniciativa, que já conta co! m dezenas de milhares de voluntários registados a nível nacional.

“Para além do objectivo final, que consiste na limpeza da nossa floresta e de todas as zonas ilegalmente ocupadas pela deposição de lixos, a grande virtude deste projecto é a de educar e sensibilizar os cidadãos para novos comportamentos, essenciais para a preservação do ambiente” considera a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, realçando a forte adesão à iniciativa já registada no Algarve.

De acordo com a Coordenação Distrital de Faro do PLP, até ao momento foram identificadas na região algarvia 381 lixeiras ilegais, estando inscritos, através dos diversos grupos concelhios, mais de dois mil voluntários. A organização acredita no entanto que, até ao dia 20 de Março, mais cidadãos venham a aderir a esta megaopera&! ccedil;ão de limpeza.

Inspirado num projecto semelhante lançado há dois anos na Estónia, o PLP deu origem a um gigantesco movimento cívico que pretende, num só dia, libertar a floresta e todas as zonas verdes, das lixeiras ilegais identificadas pelas diversas coordenações distritais e grupos concelhios criados em todo o País.

O objectivo dos promotores é envolver na iniciativa o maior número possível de pessoas por concelho ou zona geográfica, de forma a que este dia constitua um exemplo educacional, que persista na memória das novas gerações em prol das populações, do planeta e de um futuro sustentável.

Para participar na iniciativa como voluntário, basta consultar o sítio do projecto na internet www.limparportugal.org, onde são indicados os procedimentos para a respectiva inscrição.