quinta-feira, 11 de março de 2010

ZOO DE LAGOS PALCO DE ESTUDO DO GIBÃO


Aluna do ISA realiza estudo de primatologia


Na sequência do protocolo existente entre o Parque Zoológico de Lagos e a APP – Associação Portuguesa de Primatologia, bióloga e aluna do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Renata Mendonça, encontra-se no Algarve para, durante 4 meses, investigar a relação progenitores-crias dos Gibões (Hilobates lar ) residentes naquele Zoo.

Os resultados provenientes do estudo de Renata Mendonça, coordenado pela Prof. Cláudia Soares, serão uma mais valia a considerar, aquando da tentativa de solucionar o desaparecimento problemático dos Gibões nos seus habitats naturais.

Primatas naturais do sul e sudeste da Ásia, têm cerca 45-90 cm de altura e os seus longos braços, que podem atingir 70 cm, são uma das suas características particulares que lhes permitem saltar de árvore em árvore com grande agilidade. Encontram-se seriamente ameaçados pela destruição do habitat para agricultura e comércio de madeira. Em certas áreas, os Gibões são preferência dos caçadores, para consumo humano ou para comércio de animais de companhia, embora existem leis que proíbem a sua captura.

O parque zoológico de Lagos é palco de preocupação da biodiversidade e por isso alberga e recebe constantemente espécimes animais e plantas em riscos de extinção. Para além da família dos Gibões , um casal reprodutor com duas crias; o “Lagos”, com três anos e meio e a “Charruinha” com um ano, nascida a 1 de Janeiro de 2009 os visitantes podem interagir e conhecer, através de um passeio e da participação em actividades pedagógicas, outros animais protegidos pelo zoo.

O projecto da APP tem por objectivo promover e divulgar a investigação no domínio da Primatologia, direccionada para a conservação da espécie primata em vias de extinção. Através da observação directa dos Gibões pretende-se obter uma melhor compreensão dos laços familiares do grupo primata do parque, sem contudo excluir a relação dos macacos com os outros animais do parque e as mudanças comportamentais junto das pessoas. Foi escolhido o Zoo de Lagos, pela diversidade de primatas existentes, e pela composição da família existente como alvo de estudo. Acontece na sequência da obrigatoriedade da apresentação de um relatório da aluna à Universidade.

Inaugurado em Novembro de 2000, o Parque Zoológico de Lagos conta com 140 espécies de animais e 200 espécies botânicas dos cinco continentes, num espaço de comunhão com a natureza.