quinta-feira, 11 de março de 2010

Avança Ampliação e Requalificação da Escola Secundária José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel



A aposta na educação e na formação continua a ser a principal aposta na estratégia de desenvolvimento prosseguida pelo executivo liderado por António Eusébio, em São Brás de Alportel
Depois da requalificação do Parque Escolar, da construção de uma nova escola de 1.º ciclo e Jardim-de-Infância, do apoio à construção de uma nova creche e das recém-criadas infra-estruturas de apoio ao centro escolar, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel prossegue com mais uma obra de grande relevo, para a requalificação e ampliação da Escola Secundária José Belchior Viegas. Uma obra de mais de um milhão de euros que vem dotar aquele estabelecimento das melhores condições para um ensino de qualidade e excelência.
O Lançamento da 1.ª Pedra desta grande obra aconteceu no dia 9 de Março, terça-feira, pelas 10h00. Após a apresentação do projecto e assinatura do auto de consignação, seguir-se-á no local de implantação da obra, a cerimónia de lançamento da 1.ª pedra desta requalificação e ampliação da Escola Secundária José Belchior Viegas.
A educação continua a ser uma área prioritária da acção para a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, constituindo-se como um suporte fundamental no projecto de desenvolvimento para o município. Neste âmbito, a autarquia são-brasense assinou, em Setembro do ano passado, um Protocolo de Colaboração com a Direcção Regional de Educação, visando regulamentar a parceria que tornou possível a execução desta obra.
Adjudicada à Construtora da Bairrada – Sociedade de Construções S.A pelo valor de 1.214.693,05€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, conta com o apoio da Direcção Regional de Educação através do PIDDAC – Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central.
O projecto inclui a ampliação da escola, com a criação de um novo edifício de 900m2, onde ficarão localizadas os serviços administrativos, o conselho executivo, os gabinetes de trabalho, a papelaria, a reprografia, o refeitório, a sala polivalente, o bar e os espaços de apoio; bem como a construção de um edifício anexo ao Pavilhão destinado a exercícios de Cardio Fitness.
O edifício existente será alvo de remodelação para transformar alguns espaços existentes estes espaços em Biblioteca, Videoteca e Zona de Leitura Informal.
Com prazo de execução previsto até ao final do ano, a obra de Ampliação e Requalificação da Escola Secundária José Belchior Viegas tem por objectivo adaptar esta infra-estrutura ao crescimento da população escolar e proporcionar aos jovens são-brasenses as melhores condições para um ensino de qualidade, numa aposta forte na área da educação e da formação.