quinta-feira, 29 de julho de 2010

O MELHOR MARISCO NO PALCO DE EXCELÊNCIA QUE É A RIA FORMOSA


FRANCISCO LEAL MOSTRA A QUALIDADE DO MARISCO QUE VAI SER SERVIDO NO FESTIVAL

OS "AMIGOS DO FESTIVAL" CONTINUAM A MARCAR PRESENÇA NO CERTAME COM UM PAVILHÃO PRÓPRIO




O jardim Pescador Olhanense, na baixa da capital da Ria Formosa, volta a ser palco, de 10 a 15 de Agosto, do Festival do Marisco de Olhão, que este ano comemora as bodas de prata, continuando a ser, também por isso, considerado um dos melhores e maiores ventos gastronómicos e musicais do país.
Na apresentação da 25ª edição, ontem á tarde, no salão nobre da autarquia, o edil
olhanense Francisco Leal recordou que o Festival do Marisco de olhão "tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que visitam a região algarvia nesta época do ano", assumindo que "o Festival é parte importanmte de todo um grande programa de eventos que, durante o ano, colocam Olhão entre as cidades mais visitadas da região".
O autarca salientou a oferta dos "melhores bivalves e mariscos da Ria Formosa, confeccionados das mais variadas formas, sempre com a garantia de total qualidade e muita variedade", com o evento a ser um ponto de referência especial na rota turística do Algarve.
Aliás, Vítor Lopes, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, Fesnima, presente na cerimónia de apresentação do Festival, admitiu que este ano, apesar da crise, tal como aconteceu na edição anterior, o certame possa "receber cerca de 60 mil visitantes".
Até porque, ciente das dificuldades financeiras por que passam as famílias, além da "redução dos preços dos ingressos" (ver caixa), a organização anunciou a "criação de um pak familiar, com direito ao ingresso, pão manteigas e bebidas, iniciatíva que minimizará ainda o tradicional incómodo das filas", disse Vitor Lopes, que admitiu a diminuição do orçamento de "750 mil euros gastos no ano passado, para os 620 mil previstos para esta edição", tudo por culpa da crise.
Mas o espectáculo não pára e, além dos mariscos e da doçaria típica da região, todos os dias a partir das 19h30, os visitantes do certame encontrarão muito artesanato local e regional, bem como bazares para adquirirem a tradicional caneca alusiva ao evento, que esta ano tem a cor prata, alusiva aos 25 anos do evento.
Os tradicionais espectáculos, com artistas portugueses e estrangeiros de nomeada (ver programa), são outro ponto de referência do Festival do Marisco de Olhão, uma iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, com a organização da Fesnima.
Outro atractivo do certame, tal como aconteceu o ano passado, será "a tenda Allgarve Gourmet, que traz grandes 'chefs' à cidade cubista e ao evento", sublinhou Francisco Leal, que destacou ainda "o apoio do programa Allgarve'10".

Horário: 19h30-01h30
Preço: €8
Crianças: €3 (dos 7 aos 12 anos)
Até aos 6 anos de idade entrada grátis, desde que acompanhados.

Programa
10/08 – Platinumm ABBA
11/08 – Mickael Carreira
12/08 – Netinho
13/08 – Idolomania
14/08 – Xutos & Pontapés
15/08 – Europe
10/08 – 15/08 – Allgarve Gourmet

Kung-Fu: ATLETAS ALGARVIOS FECHAM ÉPOCA DESPORTIVA COM CHAVE DE OURO


Atletas do C.A.M.A. conquistam 5 medalhas no Campeonato Internacional de Kungfu
Durante o fim de semana passado, dia 24 e 25 de Julho, realizou-se o "4º Campeonato de Kung-Fu tradicional YMAA Portugal" no Pavilhão Torre da Marinha – Seixal.
Este campeonato internacional, no qual diversos países do mundo participaram (Estados Unidos de América, França, Polónia, e.o.), é o quarto a ser organizado pela "Associação de Artes Marciais Yang Portugal", contendo provas de formas e combate e participante de todos os escalões.
Os atletas algarvios do Clube de Artes Marciais de Albufeira foram convidados também este ano e fizeram um excelente trabalho, conseguindo finalizar a época desportiva de 2009/2010 com a chave de ouro, conquistando um total de 5 medalhas:

Beatriz Santos
1º Lugar, Punhos Tradicionais - Estilos Externos Sub-15 & Sub-17 Iniciados Fem.

Hélio Barreto
2º Lugar, Armas Tradicionais - Estilos Externos Séniores Masc. Iniciados
3º Lugar, Punhos Tradicionais - Estilos Externos Séniores Masc. Iniciados
3º Lugar, Punhos Tradicionais - Estilos Internos
Christopher Bowe
3º Lugar, Armas Tradicionais - Estilos Externos Séniores Masc. Iniciados
Márcia Carrola
5º Lugar, Punhos Tradicionais - Estilos Externos Séniores Fem. Iniciados
Destaca-se a atleta Beatriz Santos do Clube de Artes Marciais de Albufeira, uma atleta de 10 ano, que participou pela primeira vez num campeonato internacional e que consegui vencer no escalão sub-17 (atletas até as 17 anos de idade) no escalão de formas estilos exteriores femininos iniciados.
www.artesmarciaisalbufeira.com.

TESE lança iniciativa inédita em Portugal: Incentivar os jovens para o voluntariado e para a acção cívica. Do Something!



Jovens + Internet + Acção No Terreno = Do Something é o mote deste novo projecto
Promovido pela organização não governamental TESE, o Do Something tem como objectivo mobilizar os jovens dos 15 aos 30 anos para o voluntariado, utilizando acções de rua, a internet e as redes sociais.
O projecto Do Something acredita que os jovens de todo país podem ser o motor de transformação social e podem contribuir para as questões que nos afectam a todos, como Ambiente, Pobreza, Discriminação, Cidadania e Direitos Humanos.
O Do Something pretende:
• Usar a internet (www.dosomething.pt), redes sociais e telemóveis para mobilizar os jovens a participar e a desenvolver acções que tenham impacto real na comunidade;
• Realizar campanhas sobre causas sociais, disponibilizar formações para jovens líderes, organizar eventos para premiar os jovens activos e empreendedores e criar Clubes Do Something para atribuir subsídios para actividades sociais;
• Oferecer recursos e oportunidades de participação à medida de cada jovem (Onde, Quando, com Quem, e Quanto tempo quiser);
• Educar e formar uma geração de jovens activos que identificam problemas e decidem fazer algo para mudar.
Como forma de divulgação do projecto está a ser realizado um tour, que até ao final de Agosto irá visitar as principais cidades do país (Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Santarém, Beja e Faro), praias e festivais de verão. Com esta acção pretende-se divulgar o Do Something e incentivar os jovens para acções de voluntariado, assim como desenvolver uma campanha nacional pela imagem positiva dos jovens, através da recolha e difusão dos seus testemunhos.
Datas e cidades do Tour Do Something.pt
Coimbra de 23 a 25 de Julho
Porto de 26 a 28 de Julho
Braga de 29 a 31 de Julho
Beja de 4 a 7 de Agosto
Algarve 12 e 13 de Agosto

Portimão: Festival da Sardinha no seu melhor






O melhor da gastronomia algarvia junta-se este ano à melhor música portuguesa, africana e brasileira no 16º Festival da Sardinha de Portimão, que decorrerá na Zona Ribeirinha, entre 6 e 15 de Agosto.

Xutos & Pontapés, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa com Comité Caviar, Deolinda, Ana Moura, José Cid, Quim Barreiros e Netinho são alguns dos artistas que actuarão nesta festa, uma iniciativa do Município de Portimão.

Dia 10 acontecerá o primeiro de dois espectáculos únicos, programados para este Festival: Rua da Saudade e Fernando Tordo. O intérprete de Ary dos Santos vai juntar-se às quatro intérpretes que recriaram as canções do poeta - Susana Félix, Viviane, Luanda Cozetti e Mafalda Arnauth – e cantar com elas Ary dos Santos. Pela primeira vez.

O Festival termina dia 15 com outro espectáculo ímpar: Boss AC, que actuará com Yuri da Cunha (artista angolano que tem feito a primeira parte da tournée europeia de Eros Ramazzotti), Tito Paris e a cantora cabo-verdiana Ana Firmino, que é também mãe de Boss AC. Os dois interpretarão “Sodade”.

Um magnífico espectáculo de fogo-de-artifício, na noite de 15 de Agosto, assinalará o encerramento do 16º Festival da Sardinha, que este ano conta ainda com uma zona de animação radical e um Menu Kid para os mais novos.

Alcoutim tem exposição “Mais Saber”




“Mais Saber” estará patente na Casa dos Condes até ao dia 12 de Agosto e poderá ser visitada entre as 09.30h e as 12.30h e as 13.30h e as 17.30h.
À inauguração compareceram, alé do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, centena e meia de formandos dos 12 cursos sócio-educativos, que mostraram nesta exposição alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
Na galeria de exposições da Casa dos Condes figuram agora trabalhos de macramé, bordados, azulejos pintados, bonecas de juta e trabalhos em barro, entre outras obras inspiradoras da tradição alcouteneja.