sábado, 30 de abril de 2011

"CÂMARA DE VRSA EM DESIQUILIBRIO FINANCEIRO" - PS


"Gastos não trouxeram desenvolvimento económico"
O Partido Socialista emitiu uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, dando conta que votou "contra o Relatório e Conta de Gerência 2010 da Câmara de Vila Real de Santo António por estes testemunharem, a situação financeira gravosa a que chegou o Município pela mão do actual executivo PSD, liderado por Luís Gomes.
O Relatório e Conta de Gerência 2010 do Município de VRSA, foram apresentados em reunião de Assembleia Municipal realizada no passado dia 27 de Abril e vieram demonstrar a deriva financeira em que se encontra este Município.
O documento apresentado não cruza as contas da Câmara com o sector empresarial local, vulgo empresa municipal SGU, este facto viola o artigo 46.º da Lei das finanças Locais e omite a verdadeira realidade dos compromissos financeiros da Câmara Municipal já que a empresa é detida a 100% pela Autarquia.
É de frisar que o documento é pouco transparente em algumas rubricas, designadamente nas operações efectuadas com a empresa municipal SGU, e nas vendas de bens de investimento;
O alto valor da dívida registado no documento começa a colocar em causa a solvabilidade e sustentabilidade do próprio Município. Dado que a dívida total da Câmara é de 60 milhões de euros, tendo crescido neste ultimo ano 12 milhões. As dívidas a curto prazo atingem o valor de 50,8 milhões de euros tendo aumentado no último ano 11,2 milhões, apresentando as dívidas a fornecedores como a maior fatia.
É importante esclarecer que o aumento exponencial da dívida a terceiros é devido à falta de liquidez da autarquia e o trágico de toda esta situação é que a câmara acaba por utilizar como principal fonte de financiamento os seus próprios fornecedores.
O forte endividamento explícito no documento, está a causar enormes danos às empresas e colectividades locais. O resultado líquido do exercício pelo segundo ano consecutivo é negativo e atinge os 11 milhões de euros e o serviço da dívida em 2010 foi de 1 milhão e 500 mil euros.
O PS de VRSA lastima que as despesas de investimento previstas no Plano Plurianual de Investimento para 2010 só tenham sido executadas 50%, mostrando que aquilo que pode trazer desenvolvimento e crescimento económico não é prioridade.
O aumento da receita explícito no documento não tem uma contrapartida na diminuição da dívida, bem pelo contrário. Em 2010 a receita da Câmara aumentou 24 Milhões euros.
Esta realidade revela a calamitosa gestão financeira do executivo PSD e do seu Presidente Eng. Luís Gomes que recebeu a Câmara com uma divida de 7,7 milhões de euros e que hoje ascende a 60 milhões de euros e, se acrescentarmos a dívida da Empresa Municipal SGU, que também é da responsabilidade Municipal, a divida totaliza 112 milhões de euros.
A política despesista do executivo liderado pelo Eng. Luís Gomes, penaliza o presente e o futuro deste Concelho para além de que não tem contribuído para aumentar o emprego e os índices de desenvolvimento económico do mesmo", conclui o documento dos socialistas vilarealenses .

1º de Maio em Odeleite


A Junta de Freguesia de Odeleite e a Associação Social Local com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim comemoram o 1º de Maio, tendo como cenário o leito e as margens verdejantes da ribeira de Odeleite.
A jornada de confraternização dedicada ao Dia do Trabalhador tem início às 10.00 da manhã com desportos radicais como o slide, tiro com arco, escalada canoagem e insufláveis.
Uma hora depois, é inaugurada a exposição fotográfica da II edição do concurso “Aldeia Florida” que apresenta uma retrospectiva do processo de plantação das flores e decoração das varandas, janelas, ruas e jardins.
Às 12.00 horas haverá um convívio, onde a sardinha assada é rainha acompanhada de pão e vinho tinto, seguido de um baile com Carlos Pereira.
À tarde, o destaque vai para o folclore e a actuação do Rancho Folclórico “Praia da Manta Rota”, às 17.00 horas, e, ainda, para a entrega dos prémios dos concursos “Aldeia Florida” e “Os Maios”, que ao longo do dia estarão expostos em vários locais da aldeia.
As comemorações do 1º de Maio em Odeleite encerram com um espectáculo da artista Rebeca, que interpretará temas da música popular portuguesa.

Portimão recebe Ciclos de concertos educativos em Abril


Ciclo de Concertos "Música Pais para Filhos"

Sábado, dia 07 de maio, PAULO GIRÃO (Flauta Transversal) estará no 4.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" em Portimão, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, com sessões às 11h00 e 12h00.
As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas para o seguinte contacto: 282480490 (Divisão da Acção Cultural da Câmara Municipal de Portimão).
O 4.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" é uma organização do Município de Portimão e produção da Associação Cultural Música XXI.

Faro recebe Conferencia "Cidades pela Retoma - Economia Urbana"


A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, vai promover no próximo dia 6 de Maio (6ª feira), por volta das 21h30,no Salão Nobre da Sociedade Recreativa Artística Farense mais uma edição das conferências “Cidades pela Retoma”, desta feita dedicado ao tema da Economia Urbana. A entrada é livre!
De entre diversos temas espera-se abordar com especial enfoque temas como o fenómeno urbano, a gestão territorial, o processo de urbanização nas economias ocidentais, o crA escimento e o declínio de cidades e a situação actual da cidade e do concelho farense.
Paulo Bernardo, empresário e presidente da delegação Algarve da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e Renato Pereira, economista e docente na Universidade do Algarve são os oradores convidados confirmados.
Recorde-se que esta iniciativa inserida no âmbito do Movimento Cívico
“Cidades pela Retoma”, pretende desenvolver em Faro um fórum de debate que deverá mobilizar os cidadãos a participar num exercício de reflexão colectiva sobre o
papel das cidades na actual fase de desenvolvimento do país, que vise identificar e avaliar os seus recursos com potencial para o desenvolvimento económico e social e ajudar a definir uma ‘agenda local para a
retoma’.
O Movimento Cidades pela Retoma continua a captar cada vez mais adeptos contando já com milhares de adesões, incluindo mais de 60 plataformas cívicas nacionais, cerca de 250 blogues de 15 países diferentes e 14 parceiros institucionais.

Presidente da Direcção da FARO 1540

Bruno Lage

Conferência - OLHÃO: A «NEW YORK LUSA» DA INDÚSTRIA DE CONSERVAS DE PEIXE


A APOS organiza no dia 7 de Maio (sábado), 16h, na Sociedade Recreativa Olhanense uma conferência aberta ao público, de Joaquim Rodrigues, sobre a história da indústria conserveira em Olhão.
Joaquim Rodrigues é doutorado em História e fez a sua tese de mestrado sobre A Indústria de Conservas de Peixe no Algarve (1865-1945).
"A indústria de conservas de peixe foi durante muitas décadas das mais importantes do país. Em 1882 «parece já existirem 2 conserveiros franceses», um deles seria F. Delory em Olhão. Com capitais nacionais e estrangeiros a indústria de conservas de Olhão cresceu rapidamente em número de fábricas e, obviamente, em número de operários. A Primeira Guerra Mundial foi o momento do seu take-off (1914-1924). Dependente essencialmente dos mercados externos a indústria sofreu o impacto de crises, designadamente nos anos trinta. Perante as dificuldades as «forças vivas» conserveiras de Olhão movimentaram-se no propósito da sua resolução. Em 1931, Salazar, no âmbito do seu périplo pelos centros conserveiros do país, visitaria Olhão. Esta crise conduziu à intervenção do Estado Novo, plasmado no corporativismo (Grémios e Sindicatos Nacionais). Com a cartelização autoritária da indústria conserveira serão criadas várias instituições como o Consórcio Português de Conservas de Sardinha, em 27 de Agosto de 1932.
A Segunda Guerra Mundial foi um dos períodos mais faustos para a indústria conserveira, não pela quantidade exportada, mas pelos valores alcançados. As conservas de peixe – e o volfrâmio – estiveram no centro de uma guerra económica que teve como protagonistas, para além de Portugal, a Inglaterra e a Alemanha de Hitler. No seu bunker, em 1945, foram encontradas conservas portuguesas. O centro conserveiro de Olhão teve uma quota destacada de exportação de todas as espécies de conservas de peixe quer para a Inglaterra, quer para a Alemanha. Para ambos os produtos o «ouro nazi», produto do espólio confiscado aos judeus nos campos de concentração/extermínio, serviria para os pagar. Durante a II GM, conserveiros e os volframistas arrecadaram avultados lucros.
Após o fausto a decadência. Do imponente parque industrial – muitas dezenas de fábricas e milhares de operárias/os - conserveiro de Olhão pouco ou nada resta.

Doutor Joaquim Rodrigues

Professor de História

GNR: ASSALTANTES DE RESIDÊNCIAS PRESOS PREVENTIVAMENTE


FICARAM EM PRISÃO PREVENTIVA DOIS INDIVÍDUOS SUSPEITOS DE VÁRIOS FURTOS NO INTERIOR DE RESIDÊNCIAS DOS CONCELHOS DE LOULÉ E FARO, COM VISTA À OBTENÇÃO E VENDA DE OBJECTOS EM OURO.
APÓS UMA INVESTIGAÇÃO DE CERCA DE 4 MESES LEVADA A CABO PELO NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DA GNR DE LOULÉ, FORAM REALIZADAS NA PASSADA QUINTA-FEIRA DUAS BUSCAS DOMICILIÁRIAS NA ZONA DE ALMANCIL E RECONHECIMENTOS QUE PERMITIRAM A EMISSÃO DE MANDADOS DE DETENÇÃO FORA DE FLAGRANTE DELITO POR PARTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE LOULÉ COM VISTA À SUA APRESENTAÇÃO A JUÍZO ONTEM (6.ª FEIRA) À TARDE, A QUAL CULMINOU NA SUA PRISÃO PREVENTIVA.
OS INDIVÍDUOS AMBOS PORTUGUESES COM IDADES COMPREENDIDAS ENTRE OS 25 E 35 ANOS JÁ POSSUIAM CADASTRO, UM DOS QUAIS SE ENCONTRAVA COM PENA SUSPENSA POR 4 ANOS E MEIO POR FURTOS E ROUBOS.
NAS BUSCAS DOMICILIÁRIAS FORAM APREENDIDAS ARMAS BRANCAS E MUNIÇÕES DE CALIBRE REDUZIDO.