sábado, 30 de abril de 2011

"CÂMARA DE VRSA EM DESIQUILIBRIO FINANCEIRO" - PS


"Gastos não trouxeram desenvolvimento económico"
O Partido Socialista emitiu uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, dando conta que votou "contra o Relatório e Conta de Gerência 2010 da Câmara de Vila Real de Santo António por estes testemunharem, a situação financeira gravosa a que chegou o Município pela mão do actual executivo PSD, liderado por Luís Gomes.
O Relatório e Conta de Gerência 2010 do Município de VRSA, foram apresentados em reunião de Assembleia Municipal realizada no passado dia 27 de Abril e vieram demonstrar a deriva financeira em que se encontra este Município.
O documento apresentado não cruza as contas da Câmara com o sector empresarial local, vulgo empresa municipal SGU, este facto viola o artigo 46.º da Lei das finanças Locais e omite a verdadeira realidade dos compromissos financeiros da Câmara Municipal já que a empresa é detida a 100% pela Autarquia.
É de frisar que o documento é pouco transparente em algumas rubricas, designadamente nas operações efectuadas com a empresa municipal SGU, e nas vendas de bens de investimento;
O alto valor da dívida registado no documento começa a colocar em causa a solvabilidade e sustentabilidade do próprio Município. Dado que a dívida total da Câmara é de 60 milhões de euros, tendo crescido neste ultimo ano 12 milhões. As dívidas a curto prazo atingem o valor de 50,8 milhões de euros tendo aumentado no último ano 11,2 milhões, apresentando as dívidas a fornecedores como a maior fatia.
É importante esclarecer que o aumento exponencial da dívida a terceiros é devido à falta de liquidez da autarquia e o trágico de toda esta situação é que a câmara acaba por utilizar como principal fonte de financiamento os seus próprios fornecedores.
O forte endividamento explícito no documento, está a causar enormes danos às empresas e colectividades locais. O resultado líquido do exercício pelo segundo ano consecutivo é negativo e atinge os 11 milhões de euros e o serviço da dívida em 2010 foi de 1 milhão e 500 mil euros.
O PS de VRSA lastima que as despesas de investimento previstas no Plano Plurianual de Investimento para 2010 só tenham sido executadas 50%, mostrando que aquilo que pode trazer desenvolvimento e crescimento económico não é prioridade.
O aumento da receita explícito no documento não tem uma contrapartida na diminuição da dívida, bem pelo contrário. Em 2010 a receita da Câmara aumentou 24 Milhões euros.
Esta realidade revela a calamitosa gestão financeira do executivo PSD e do seu Presidente Eng. Luís Gomes que recebeu a Câmara com uma divida de 7,7 milhões de euros e que hoje ascende a 60 milhões de euros e, se acrescentarmos a dívida da Empresa Municipal SGU, que também é da responsabilidade Municipal, a divida totaliza 112 milhões de euros.
A política despesista do executivo liderado pelo Eng. Luís Gomes, penaliza o presente e o futuro deste Concelho para além de que não tem contribuído para aumentar o emprego e os índices de desenvolvimento económico do mesmo", conclui o documento dos socialistas vilarealenses .