terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Supertaça de Andebol Portimão 2010envolve escolas e instituiçõesde acolhimento de crianças


Primeira acção de formação nacional para promover a modalidade junto de portadores de deficiência motora

A Supertaça de Andebol Portimão 2010, que decorre no Portimão Arena entre 21 e 24 de Janeiro, integra uma forte componente pedagógica e de solidariedade social, com visitas dos andebolistas a algumas escolas e diversas instituições de acolhimento de crianças do concelho de Portimão, fazendo ainda parte do programa a primeira acção de formação nacional de andebol em cadeira de rodas, agendada para o dia 23.

A sessão de abertura desta acção terá lugar no auditório do Portimão Arena a partir das 09h30, seguindo-se actividades teóricas e práticas, destinadas a instituições para cidadãos com deficiência e outras organizações associativas e escolares, com o apoio do Município de Portimão, Governo Civil de Faro e Associação Parasport.

Às 15h30 vai ser assinado um protocolo entre a Federação de Andebol de Portugal (FAP), o Comité Paralímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes, relativo ao projecto de inclusão social “Andebol 4 All”, enquanto às 17h30 terá lugar uma demonstração prática de andebol em cadeira de rodas, variante destinada a pessoas com deficiência física que tenham comprometimento de membros inferiores, lesão medular, amputação, sequela de poliomielite ou outras disfunções que as impeçam de correr, saltar e pular.

No período em que decorre a Supertaça de Andebol Portimão 2010, as seis equipas participantes irão a escolas de Portimão, Lagoa e Lagos, visitando ainda o serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e instituições de solidariedade social, como o Lar da Criança de Portimão, a Catraia e o Lar Bom Samaritano, conforme programa em anexo.

A Supertaça de Andebol Portimão 2010, cujo vencedor terá garantida a participação na Challenge Cup de 2010/2011, é uma organização conjunta entre a FAP e a Câmara Municipal de Portimão.

“Jardim Zoológico de Cristal”de Tennessee Williams no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão


A Companhia ao Cabo Teatro apresenta no dia 23 de Janeiro a peça de Tennessee Williams “Jardim Zoológico de Cristal”, num espectáculo marcado para as 21h30 no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Com encenação de Nuno Cardoso e interpretação de Maria do Céu Ribeiro, Micaela Cardoso, Luís Araújo e Romeu Costa, a peça apresenta uma família em crise que, nas palavras do encenador, “é um arquétipo de toda a fome escondida, de tudo o que está por detrás das persianas: esta família somos nós”.

O texto do dramaturgo norte-americano, intitulado no original “The Glass Managerie”, aborda a desadequação entre expectativas e possibilidades concretas, falando das fragilidades e incertezas da vida, como se fossem vidro.

O enredo gira em torno de quatro personagens: Tom Wingfield é um aspirante a poeta que trabalha num armazém de sapatos para sustentar a mãe Amanda e a irmã Laura, única família que lhe restou após o desaparecimento do pai; tímida e afastada do mundo, Laura é o centro das angústias de Amanda que, após várias tentativas de integrar a filha e de desviar a atenção exclusiva que dedica à colecção de animais de cristal, chega à conclusão que a única solução é o casamento; é neste contexto que Jim O’Connor entra na vida da família, irrompendo na acção como sinal de esperança, potencial motor de transformação, mas acabando por desaparecer nas trevas.

Os bilhetes para o espectáculo, apoiado pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, custam 10 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO de terça a sexta-feira entre as 14h00 e as 19h00, e no dia de espectáculo das 14h00 às 21h30. Titulares do Passaporte Sénior, Cartão Jovem Municipal, Cartão Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência e jovens até 35 anos beneficiam de 50% de desconto. Informações e reservas: 282 402 475 / 961 579 917.

MARCHA-CORRIDA DE PECHÃO “AMENDOEIRAS EM FLOR”


Numa iniciativa da Junta de Freguesia de Pechão decorre, já no próximo domingo, 24 de Janeiro, a VIIª edição da Marcha-Corrida de Pechão “Amendoeiras em Flor”.
A concentração está prevista para as 8h30 na zona desportiva de Pechão, onde se aguardam cerca de 800 participantes vindos de todos os concelhos do Algarve, e a partida terá início às 10h00.
A autarquia tem preparado algumas surpresas com muita música e animação para receber os marchantes e dois percursos alternativos por caminhos e trilhos de terra batida, de 5 e 10km, por alguns dos lugares mais simbólicos da freguesia, onde se poderá usufruir da bela paisagem das amendoeiras em flor. Durante o percurso haverá um ponto de abastecimento, onde serão oferecidas laranjas do Algarve e água a todos os participantes.
Esta iniciativa integra o Programa de Marchas do Instituto do Desporto de Portugal – I.D.P. e conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, Bombeiros Municipais, Clube Oriental de Pechão, Grupo Motard de Pechão e GNR

Tavira: Apresentado “Cruzeiro – Estadias e Amores”, um livro do Dr. Jorge Correia




Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, foi apresentado o novo livro, do tavirense, Dr. Jorge Correia, cuja receita, por vontade expressa do autor, reverterá a favor da Associação de Estudantes da Escola Secundária, de que é patrono, e do Centro Cultural e Desportivo da Câmara Municipal de Tavira, criado por ele, quando foi presidente da Câmara Municipal de Tavira.
NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ÁLVARO DE CAMPOS
- Apresentado “Cruzeiro – Estadias e Amores”, um livro do Dr. Jorge Correia
O presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, falou sobre a obra e das qualidades do insigne médico tavirense e daquilo que ele representa na sociedade civil local.
O livro foi apresentado por Ana Cristina Simão Matias, coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária, Dr. Jorge Correia, que contou com a participação de uma aluna na leitura de textos.
Sobre a obra, o autor disse ao Algarve Press:
- Eu sou um amante de viagens e também já fiz alguns cruzeiros. Eu entendo que todos os livros têm uma função cultural. Além da história, se não metesse como se fez País a Argentina. Como se fez País os Estados Unidos, por exemplo. Em duzentos e cinquenta anos fez-se o maior País do mundo. É o gosto de saber como é que o País se forma. Nós, desde 1140 temos estes anos todos e os Estados Unidos têm duzentos e cinquenta anos.
- Já visitou os destinos que retrata, no livro?
- Conheço, mas não vou fazer a história da parte cultural de cada País. O que quis pôr em evidência, foi como se fez País.
- Sobre Tavira. O que conta da sua terra?
- Da minha terra é muito especial. É uma terra saudável sobre todos os aspectos. A população é muito gentil. É educada, porque em Tavira viveram noutros tempos, as melhores famílias que havia no País. Tinham educação e respeito e eles aprenderam. O povo de Tavira é um povo especial e no Algarve sabe-se disso. Gosta desta coisa da literatura. Além disso tem o “bafo de Deus”. Tem vinte e tal igrejas. Eu gosto de escrever. Não há nenhum sítio em especial. De vez enquanto lembro-me de fazer uma coisa destas. Não é o primeiro livro, há vários. É do conhecimento que tenho dos outros povos e faço a relação sem ninguém se aperceber disso. São desabafos íntimos. Quanto a escrever outro livro. A memória já leva um bocado de tempo a pensar. Talvez ainda faça um…
 
Geraldo de Jesus
 

Taekwondo do Farense colecciona vitórias


O 1º Regional de Combates de Taekwondo, realizou-se nos dias 9 e 10 de Janeiro, no Pavilhão do Sporting Clube Farense e contou com o apoio do clube.

A secção da modalidade do Faresse continua a coleccionar bons resultados, classificando-se por equipas no segundo lugar.

Classificações dos atletas do Sporting Clube Farense:

Infantis – Galo: 2º Classificado - Pedro Grade (TKD S.C.Farense)
Junior - Semi-médio: 1º Classificado - Rafael Baguinho (TKD S.C.Farense)
Sénior – Médio: 1º Classificado – Erik Sigbrandt (TKD S.C.Farense)
Sénior – Pesado:
3º Classificado – Paulo Ferreira (TKD S.C.Farense) / 3º Classificado – Marcelo Matoso (TKD S.C.Farense)
Junior – Pluma:
1º Classificado – Rebeca Baguinho (TKD S.C.Farense)

O Grupo de Teatro Improviso comemora 10 anos no IPJ



Nos dias 27 e 28 de Janeiro, pelas 21h30, o Grupo de Teatro Improviso da Escola Secundária Tomás Cabreira apresenta a peça Amor@etc.com, no âmbito das comemorações dos dez anos da sua existência, no auditório da Direcção Regional do Algarve do IPJ.

O Grupo de Teatro Improviso, da Escola Secundária Tomás Cabreira, formou-se em Janeiro de 1999, com a designação de Grupo de Expressão Dramática e Teatro Improviso. Trabalha temas, ideias e textos literários, através de jogos de improvisação inspirados no sistema de jogos teatrais de Viola Spolin e nas técnicas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal.

Ao longo destes dez anos, o Grupo de Teatro Improviso adaptou, criou e encenou oito peças de teatro e oito performances. Participou e organizou vários Encontros de Teatro Escolar, a nível regional e nacional envolvendo, aproximadamente, duzentos jovens adolescentes que, através do Grupo de Teatro Improviso, puderam ter acesso a uma formação artística orientada para uma cidadania activa, através da linguagem do teatro.

O grupo apresenta-nos a peça Amor@etc.com da seguinte forma:

“Uma peça que tem como matriz estética e social o complexo mundo da comunicação cibernáutica. Há fome e excessos de comunicação. Na Rede, cada personagem inventa o seu jogo de amor. As regras são virtuais, mas às vezes, é clique à primeira vista. Não há público, nem privado. Das razões aos afectos, tudo está em rede. É preciso comunicar, sempre. Apenas o trágico questiona a nossa vida em breves momentos. “

Para conhecer o trabalho deste Grupo venha ao IPJ, nos dias 26 e 27 de Janeiro e participe na comemoração dos seus 10 anos de existência.

UAlg e SEF assinam protocolo para avaliação e monitorização do sistema RAPID


Ontem, dia 19 de Janeiro, teve lugar a assinatura de mais uma adenda ao Protocolo de Colaboração Científica e Técnica entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Universidade do Algarve (UAlg) para a avaliação e monitorização do Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (RAPID), no âmbito do projecto Fronteira Electrónica. A formalização desta colaboração decorreu na sala de reuniões da Reitoria, localizada no 1.º piso do Edifício da Biblioteca no Campus de Gambelas.
Na sequência do trabalho desenvolvido desde 2007 pelo Laboratório Empresarial da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg no âmbito do projecto Fronteira Electrónica, o SEF solicita de novo a colaboração das professoras e investigadoras Isabel Leiria e Margarida Moura para uma terceira fase de avaliação e monitorização do sistema RAPID.

Esta colaboração entre o SEF e a UAlg contará com o apoio da Frontex – Agência Europeia de Fronteiras e do Joint Research Center (JRC), envolvendo ainda a colaboração da VisionBox, a empresa nacional fornecedora da solução tecnológica portuguesa RAPID.

O estudo a executar será realizado pela Prof.ª Isabel Leiria e pela Prof.ª Margarida Moura, contando ainda com a participação de alunos de Engenharia Informática e de Engenharia Electrónica e Telecomunicações.

O RAPID é o primeiro sistema de controlo de fronteiras electrónico com reconhecimento facial e sem necessidade de qualquer outro registo – só é necessário o passaporte electrónico –, tendo sido concebido pelo SEF e desenvolvido pela empresa portuguesa VisionBox. O RAPID foi instalado em fase experimental no Aeroporto de Faro em Abril de 2007 e entrou em pleno funcionamento em Junho do mesmo ano. Vocacionado para proceder ao reconhecimento de passageiros de fora do Espaço Schengen, o RAPID está já em funcionamento nos aeroportos internacionais do País e em vários aeroportos europeus.

Apresentação pública do livro “A Mordaça Inglesa” de Gonçalo Amaral


O autor Gonçalo Amaral irá apresentar o seu novo livro “A Mordaça Inglesa” na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, no dia 27 de Janeiro, Quarta-feira, pelas 18h00, numa iniciativa do Rotary Clube de Tavira.

Segundo a nota de imprensa da autarquia tavirense, "este é um livro onde o ex-inspector da Polícia Judiciária, que acompanhou o início do caso Maddie McCann, conta a história da perseguição dos pais da menina e da justiça inglesa contra a publicação do seu primeiro livro sobre o caso: "Maddie: a verdade da mentira", que foi retirado das livrarias e sobre o qual pende um processo dos McCann contra o ex-inspector".

A apresentação será conduzida por Ana Cristina Simão Matias, coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia – Tavira, e, no final, dará lugar a uma sessão de autógrafos.

Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social em Tavira




No passado dia 17 de Janeiro, Domingo, a Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena dos Santos André, deslocou-se a Tavira numa visita de trabalho que incluiu a assinatura de um protocolo e o lançamento de um novo complexo social.
A visita teve início com a cerimónia de assinatura do alargamento do Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI), entre o Instituto de Segurança Social, IP (Centro Distrital de Faro) e a Âncora – Associação Centro Comunitário de Santa Luzia, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tavira.
Este protocolo de cooperação pressupõe que a associação Âncora desenvolva acções de acompanhamento dos beneficiários do RSI, de forma a garantir a sua inserção e progressiva autonomia. Em 2007, data de assinatura do protocolo, esta instituição recebeu de financiamento 93.600,00€ para o acompanhamento de 100 famílias.
Tendo em consideração os resultados positivos obtidos através do mesmo, foi assinada a renovação por mais 2 anos, sendo que o Centro Distrital de Segurança Social irá assegurar o financiamento de 16.078,84 €, que irá beneficiar 250 agregados familiares de todas as freguesias do concelho.
Em seguida, decorreu a cerimónia de lançamento da 1.ª Pedra e celebração do auto de consignação da empreitada de construção da creche “o Bambino” e “Lar de Santa Marta” – Centro Social e Paroquial de Santa Maria, na Urbanização da Pegada.
Este equipamento insere-se no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que tem como objectivo consolidar e desenvolver a rede de equipamentos sociais, reforçando a protecção social das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência.
Este centro inter-geracional, a instalar numa parcela de terreno cedido pela Câmara Municipal de Tavira, terá uma área de construção de cerca 2.700 m2 e representa um investimento no valor de 2.199.500,00€, e irá acolher 40 idosos, e 66 crianças em 5 salas (2 berçários, 1 sala dos 12 aos 24 meses e 2 salas dos 24 aos 36 meses). A obra tem um prazo de execução de 18 meses.

MINISTRA DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL e BISPO DO ALGARVE
- No lançamento da 1ª. Pedra do Centro-gerecional “O Bambino” e “Lar de Santa Marta”


O Pe. Dinis Faísca, pároco de Tavira e Presidente da direcção, começou por referir que o Centro-gerecional da Quinta da Pegada “não é um projecto de uma direcção. É uma obra de uma Instituição, o Centro Paroquial e Social de Santa Maria, uma Instituição particular de solidariedade social, que pretendemos seja sentida de todos e por todos os tavirenses, como uma obra que desde 1989 dá apoio aos idosos que na impossibilidade de passarem os últimos dias junto daqueles que muito amam, estão integrados na grande família da Instituição.
Temos em lista de espera cento e cinquenta pessoas, o que representa o drama de outras tantas famílias. É, neste contesto que surge esta estrutura. Numa sociedade onde o risco da exclusão sénior é elevado, um Centro-gerecional aproxima gerações e educa no respeito e cuidados dos mais idosos. O financiamento vai ser de 45% do programa Pares, 30% da Câmara Municipal de Tavira e os restantes 25% pela Instituição. Nós, dinheiro não temos, mas temos a determinação, a vontade de trabalhar e confiamos nas instituições públicas e na boa vontade de todos, para juntos pormos em funcionamento este Centro que esperamos estar daqui a 18 meses a inaugura-lo”.
D. Manuel Neves Quintas, Bispo do Algarve, referiu a coragem da actual direcção ao assumir a herança da anterior direcção, certo de que vai responder a uma carência urgente. “Além das entidades, contais também com o apoio das comunidades paroquiais de Tavira que certamente sabereis envolver no apoio a este projecto. Apraz-me registar que esta e outras obras semelhantes, ligadas à Igreja do Algarve, são a expressão da sua missão evangelizadora, concretizada no anuncio do Evangelho, na pessoa na condição humana, sabendo que estamos a contribuir para o bem comum.
A acção social da Igreja é a resposta dos seus membros à condição de que não podemos amar a Deus se não amarmos o irmão que vemos e lhe proporcionamos as condições para que tenha uma vida digna. A minha presença aqui, quer significar também todo o apoio que de mim pode esperar esta direcção”.
O Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, começou por referir ser aquela uma obra muito importante para Tavira, para o concelho e para a zona Sotavento do Algarve. “Vai dar uma resposta, porque estamos necessitados de apoio às famílias, quer em Lares, quer em Centros de Dia e apoio domiciliário. Vamos ter aqui muitos postos de trabalho, cerca de quarenta, e um investimento – esta é a candidatura que maior investimento recebe no Algarve, no programa Pares -. Nós, queremos agora, é construir. O Pe. Dinis pode estar certo, de que não ficará a dever nada a ninguém, porque o Município de Tavira, que são estas pessoas que aqui estão, lideradas por mim, nunca lhe faltará com o apoio financeiro para que a obra acabe. O que nós queremos é que esta obra não tenha paragens”.
A Ministra Maria Helena dos Santos André, (…) “com esta obra estão a contribuir para que a capacidade de Tavira, relativamente a Lares de Idosos, possa ultrapassar largamente aquilo que é a média nacional. Temos de nos regozijar por este facto. Temos uma recomendação da União Europeia, para atingirmos no final deste ano 33% de cobertura nesta área. Tavira, nesta matéria, ficará no final do programa Pares, com uma taxa de cobertura de 65,7%. Os níveis da qualidade de vida, não só dos utentes, mas também das famílias e, não nos podemos esquecer que numa sociedade moderna o papel da família é fundamental e nuclear, mas também implica que ela tenha a capacidade de responder a obrigações redobradas. Temos cada vez mais, uma entrada massiva das mulheres no estado de trabalho e isso é um sinal positivo de desenvolvimento económico e social das sociedades, mas temos de criar condições para que com essa entrada da mulher, no mundo do trabalho e com o assumir de novas responsabilidades, possa haver uma melhor partilha entre as responsabilidades no emprego e as responsabilidades na sociedade.
Por isso, os equipamentos sociais, têm a obrigação de criar condições, para que possa haver uma verdadeira oportunidade tanto, no que diz respeito ao apoio à infância, como no apoio aos idosos.
E, para finalizar, uma palavra de encorajamento; mão à obra, espero que a obra se faça da melhor forma”.
O Centro-gerecional, tem uma área de construção de cerca de 2.700 m2, representa um investimento no valor de 2.199.500,00€, e irá acolher 40 idosos e 66 crianças em 5 salas (2 berçários, 1 sala dos 12 aos 14 meses e 2 salas dos 24 aos 36 meses).
A obra tem um prazo de execução de 18 meses.

Geraldo de Jesus

C. Marim lança Plano Plurianual de Investimentos 2010





As obras de Conclusão da Estrada Municipal Altura/Furnazinhas, do Subsistema – Central de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgotos – 1ª Fase e o Reperfilamento da Avenida Poente de Castro Marim absorvem a maior fatia do Orçamento para 2010.
Numa conjuntura de crise económica do país, com reflexos negativos na vida das autarquias, que se consubstancia na perda de receitas arrecadadas no progressivo decréscimo das verbas do Orçamento Geral do Estado a transferir para os Municípios, a Assembleia Municipal aprovou a proposta de orçamento do executivo para 2010.
O Plano Plurianual de Investimentos do Município de Castro Marim atinge o valor de € 30.725.977, com o investimento a fixar-se nos € 16.498.486, o que equivale a 54% do orçamento aprovado, espelhando de forma categórica o dinamismo alcançado no concelho nos últimos anos, assim como as políticas proactivas empreendidas pela Câmara Municipal nos domínios da sociedade e da cultura.
As Grandes Opções do Plano (GOP) estabelecem, numa linha de coerência que tem vindo a ser trilhada, como prioridades as funções sociais, o saneamento básico, as acessibilidades, o ordenamento do território e a cultura, que garantem a maior fatia do orçamento com € 13.488.470, representando mais de 81,7% do investimento total.

Abastecimento de Água e Saneamento Básico
Nos últimos anos, o abastecimento de água e saneamento básico têm merecido um enfoque especial na acção do executivo, o que faz com que o concelho disponha, neste sector, de uma taxa de cobertura superior a 80%, e que tenha a maior fatia do orçamento para 2010, nomeadamente 4,8 milhões de euros.
Numa altura em que se encontram em fase de conclusão as redes de abastecimento de água, drenagem e tratamento de esgotos em nove localidades das freguesias do Azinhal e Odeleite, a Câmara Municipal tem em análise as propostas para a construção da 1ª fase do Subsistema Central, que vai permitir levar água de qualidade e esgotos às localidades do interior do concelho, como Piçarral, Sentinela, Murteira de Cima, Murteira de Baixo, Portela Alta de Cima, Portela Alta de Baixo, Quebradas, Corujos, Casa Branca e Choça Queimada, com investimento de 2,1 milhões de euros.
Ainda neste domínio, refira-se a construção da rede de abastecimento de água aos lugares de Malhão, Monte do Eucalipto e Maravelha, e o saneamento básico na Urbanização Poço dos Peixes no Azinhal, obras em curso, que orçam os 890 mil euros. Outra obra igualmente importante, a executar brevemente, é a construção da Estação e Conduta Elevatória de Bernarda na freguesia de Altura.

Acessibilidades
Hoje, a modernização e a qualificação das vias de comunicação são factores essenciais ao crescimento e desenvolvimento económicos.
O executivo afectou 4,1 milhões de euros do orçamento para o campo das comunicações viárias. Depois de ter sido operada uma verdadeira revolução na rede viária municipal, as Grandes Opções do Plano prevêem para 2010 a conclusão da Estrada Municipal Altura-Furnazinhas, numa extensão de 34 Km, com a construção do Troço Eira Verde-Monte Novo/Furnazinhas, que inclui a edificação de uma Ponte sobre a ribeira de Odeleite, na localidade de Fortes, com o custo de 1,7 milhões de euros. A par de outras, serão construídas duas obras muito significativas no sector das comunicações: o reperfilamento da Avenida Poente de Castro Marim (E.M. 125-6), e a nova Ponte sobre a Ribeira do Rio Seco/Várzea das Canas.

Ordenamento do Território
O ordenamento do território desempenha, cada vez mais, um papel decisivo nas acções de planeamento e estratégias municipais para o desenvolvimento local, incluindo a valorização e crescimento dos centros urbanos. No capítulo do Ordenamento do Território ao qual o orçamento atribui 3 milhões de euros, a Câmara Municipal tem em estudo um conjunto de projectos essenciais ao desenvolvimento sustentável do concelho, dos quais se destacam o Plano de Pormenor da Área de Negócios do Sotavento Algarvio (ANESA); a Revisão do Plano Director Municipal; as infra-estruturas da Urbanização Lupamar e a requalificação e valorização da Frente de Mar entre a Praia da Alagoa/Altura e a Praia do cabeço/Verde.

Cultura
Não obstante o elevado investimento que tem vindo a ser feito na área da cultura, com a requalificação e recuperação do património histórico e a construção de equipamentos culturais no concelho, a Câmara Municipal continua a apostar fortemente neste sector com o objectivo de tornar mais sólidas as bases sócio-culturais, de forma a transformar Castro Marim num pólo cultural de eleição. Para isso, muito contribuem as obras em desenvolvimento, como a construção do Centro Interpretativo do Sal de Castro Marim; o Núcleo Museológico de Odeleite ou a recuperação e consolidação do troço da muralha do Forte de S. Sebastião de acesso ao Castelo, as quais beneficiam da fatia de 1,3 milhões de euros do orçamento conferido à cultura.

Habitação
No âmbito da política de habitação social definida pela Câmara Municipal, estão em construção os últimos oito apartamentos no lote 6 da Urbanização das Laranjeiras em Altura, financiados pelo programa PROABITA do Instituto Nacional de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), destinados a instalar mais alguns agregados familiares, num de investimento de 385 mil euros.
As Grandes Opções do Plano para 2010, no que às actividades mais relevantes se refere, continuam a atribuir uma importância nuclear às políticas sociais e culturais, numa linha de coerência com aquilo que o executivo têm vindo a fazer nesta matéria.
Assim, e no momento em que os mais desfavorecidos passam por sérias dificuldades financeiras, a Câmara Municipal prossegue o programa de recuperação de habitações degradadas, o apoio às IPSS’s do concelho com a construção do Lar e Centro de Dia de Altura, a construção do Centro comunitário de Odeleite, a construção da Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, as operações às cataratas e o programa de apoio a pessoas com deficiências auditivas.
Ao nível da Protecção civil e luta contra incêndios, é de salientar a assinatura de um Protocolo de colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.
No plano cultural e desportivo, destacam-se acções como a realização do evento “Dias Medievais em Castro Marim”, o Programa Férias Activas, a atribuição de bolsas de estudo e os apoios às associações e clubes do concelho, através da assinatura de Contratos-Programa.

Bairro da Liberdade em Sagres: Conflito com cerca de 30 anos chega ao fim


No próximo dia 22 de Janeiro, 94 famílias residentes no “Bairro da Liberdade” em Sagres, vão, finalmente, ver o seu sonho realizado após 30 longos anos de espera, com assinatura da escritura da tomada de posse do terreno onde estão edificadas as suas habitações.
A concretização deste processo é o resultado do esforço desenvolvido pelo autarca Adelino Soares que, passados 3 meses da tomada de posse, chegou acordo com o empresário Sousa Cintra, proprietário dos terrenos onde foram construídas cerca de 47 habitações.
Naquele espaço de tempo, o autarca conseguiu fazer o que os seus antecessores não fizeram ao longo de cerca de 7 mandatos. Isto é, houve falta de sensibilidade política para solucionar este problema que envolve o interesse de 94 famílias, uma vez que também as escrituras dos terrenos pertencentes à Câmara Municipal ainda não foram realizadas.
A solução encontrada não foi mais do que o cumprimento da deliberação de 23 de Setembro de 1976 da Câmara Municipal, onde toma posse administrativa dos imóveis necessários ao inicio das construções e onde foi aprovado por unanimidade o loteamento da Cooperativa de Habitação Económica “A Liberdade dos Trabalhadores do Concelho de Vila do Bispo”, também conhecido por “Bairro da Liberdade”, tendo sido deliberado ainda licenciar a construção dos fogos a levar a efeito no referido empreendimento.
Do referido acordo resultou um protocolo onde estão definidos os termos da permutação relativamente à cedência do terreno onde foram construídas as habitações, pertencente ao empresário Sousa Cintra, bem como a compensação, pela permuta efectuada entre as duas partes em 1974.
A cedência dos terrenos tem por fim a instalação do Bairro da Liberdade em Sagres, que carece da operação urbanística de loteamento a promover pela Câmara Municipal para posteriormente proceder-se à realização das escrituras do terreno para a posse dos cooperantes.
Segundo este acordo, o empresário Sousa Cintra cede à Câmara Municipal 15.800,0 m2 de terreno e em contrapartida a Autarquia cede-lhe um lote de terreno com a área de 926,20m2 sitiado no “Bairro da Liberdade” e a isenção de cedências de espaços destinados a Equipamentos de Utilização Colectiva até que se esgote o total da área cedida, ou seja, a autarquia não recebe do empresário Sousa Cintra as cedências devidas perante a lei aquando das novas operações urbanísticas, dado que está a recebe-las na área onde está implantado o Bairro da Liberdade
Este Protocolo de Permuta que permitiu a resolução deste conflito entre a Câmara Municipal e o empresário Sousa Cintra foi aprovado em Reunião de Câmara de 15 de Dezembro de 2009, por maioria, com os votos contra dos Vereadores do PSD e do MDI, Gilberto Viegas e José de Deus, respectivamente, tendo sido assinado a 23 de Dezembro.

Vereadores do PS-Faro sobre a INAUGURAÇÃO DA 2.ª CRECHE DO PROGRAMA PARES EM FARO


Os Vereadores do Partido Socialista (PS-Faro) tomam posição sobre a inauguração da segunda creche do Programa PARES, em Faro, e avançam "proposta de venda de imobiliário propriedade do Municipio e que se ancontra devoluto, como forma da Câmara Municipal assegurar os compromissos assumidos com as IPSS's do Concelho".
Foi este fim-de-semana inaugurada a segunda das seis creches previstas para Faro no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), estabelecido pelo anterior Executivo da Câmara Municipal de Faro em parceria com Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho e com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Refira-se que apôs a conclusão destes equipamentos a taxa de cobertura do Concelho de Faro na área de creche será de 52%, um valor muito acima da meta da Carta de Barcelona (33%) estabelecida pelos países membros da União Europeia.
Ao todo o Concelho de Faro viu aprovadas pelo Programa PARES 11 novas respostas sociais, correspondentes a 6 Creches, 1 Jardim-de-Infância, 1 Lar de Idosos, 2 Centros de Dia e 1 Lar e Residência Autónoma para pessoas com Paralisia Cerebral, tendo a Câmara Municipal assumido 35% do investimento, sendo o restante assegurado pela Segurança Social e pelas próprias Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Neste sentido, os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Faro propuseram à actual maioria municipal a venda de imobiliário devoluto (nomeadamente terrenos e imóveis abandonados no centro da cidade), como forma de a Câmara Municipal cumprir os compromissos financeiros assumidos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social na execução destes equipamentos e simultaneamente, contribuir para a reabilitação de edifícios propriedade do Município que se encontram actualmente abandonados no Centro Histórico.

Faro: Câmara reúne com associações




A Câmara Municipal de Faro promoveu, nos passados dias 15 e 16 de Janeiro, sessões com as associações desportivas, culturais e sociais do concelho, com a finalidade de expor o quadro financeiro precário da edilidade e estabelecer fórmulas de atribuição de subsídios assentes em parâmetros claros, transparentes e que eliminem a arbitrariedade.

A Câmara Municipal de Faro torna público que a estas instituições se encontram por liquidar 3,7 Milhões de Euros, fruto do incumprimento dos protocolos em vigor, o que, para além de ferir a credibilidade da autarquia que deve agir com boa-fé, sentido institucional e assegurando o interesse público, prejudica gravemente a estruturação das actividades das associações e põe em causa a sua sobrevivência.

O apoio às instituições privadas que prosseguem fins públicos nos domínios sociais, desportivos e culturais é um dever do Município. Vamos cumpri-lo. Pugnamos por instituições empreendedoras e responsáveis que emerjam como um repositório de energias e realizações a bem dos munícipes. Nesse sentido, serão atribuídas verbas no respeito escrupuloso pela lei e tendo em conta as actividades desenvolvidas e a sua avaliação. Vamos pagar a tempo e horas, mas atribuiremos apenas aquilo que podemos pagar. Não faremos promessas vãs.

Deste modo, todas as injustiças serão corrigidas: tratar igual o que é igual e diferente o que é diferente é um princípio estruturante de relacionamento que vamos doravante observar. Por conseguinte, à luz da lei, não faremos transferências para pagar vencimentos dos colaboradores das associações, nem permitiremos que se perpetue o pagamento de água e luz a uns e não a outros.

Saudamos a compreensão das associações, dando nota pública, apesar dos constrangimentos financeiros, da disponibilidade da Câmara para colaborar no domínio financeiro, logístico e organizativo, para que as associações assegurem a prossecução do seu labor com o mérito e sentido de serviço público que as tem honrado.

Jogos Seniores de Portimão reúnem mais de 300 participantes


Mais de três centenas de seniores participam na 8ª edição dos Jogos Seniores, que decorre na manhã deste sábado, 23 de Janeiro, entre as 10h00 e as 12h00, no Pavilhão da E.B. 2,3 da Mexilhoeira Grande.

Os Jogos têm como pano de fundo a preparação do 2º Golden Age Gym Festival, que terá lugar entre 3 e 8 de Outubro próximo na cidade de Portimão, uma importante competição internacional, destinada a ginastas com mais de 50 anos, que deverá contar com a presença de mais de três mil desportistas de 25 países, numa organização conjunta entre a União Europeia de Ginástica, a Federação de Ginástica de Portugal e o Município de Portimão.

No que toca aos Jogos Seniores, os participantes - oriundos das colectividades envolvidas no Programa “Exercício e Saúde” - poderão praticar andebol, tracção a quatro, jogo das latas, brincar com para-quedas, basquetebol, futebol e bowling, bem como tomar parte num circuito gímnico e numa aula de relaxamento no final das actividades, que representam uma manhã de grande convívio desportivo e têm como objectivo promover a sociabilidade entre todos, num formato de participação livre em jogos montados e aulas diversas.

Os Jogos Seniores fazem parte do Programa “Exercício e Saúde”, um projecto da Câmara Municipal de Portimão que, em colaboração com várias instituições do concelho, visa sensibilizar a população para a importância da actividade física e da adopção de estilos de vida saudáveis, com o objectivo de minimizar as situações de risco, prolongar a autonomia, aumentar a funcionalidade do corpo e melhorar a qualidade de vida.

Festa da Laranja volta ao Mercado Municipal de Portimão


Entre 25 e 30 de Janeiro, o Mercado Municipal de Portimão recebe a terceira edição da Festa da Laranja, iniciativa que tem ultrapassado as melhores expectativas.

Durante uma semana, de segunda-feira a sábado, os clientes poderão adquirir este citrino a preço especial, tendo ainda a oportunidade de assistir a demonstrações culinárias e de experimentar o sabor genuíno da laranja algarvia, numa acção que contará com a colaboração dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, em ambos os períodos de abertura do Mercado – de manhã e à tarde.

Em 2009, na semana em que decorreu a Festa da Laranja foram transaccionadas 12 toneladas de citrinos, mais um terço relativamente a 2008, com uma média de duas toneladas por dia.

O Mercado Municipal de Portimão funciona no seguinte horário: das 07h00 às 14h00 e das 17h00 às 20h00, excepto aos sábados, dias em que se encontra aberto das 07h00 às 14h00. Os clientes dispõem de parque de estacionamento, gratuíto durante a primeira hora.

A Festa da Laranja é uma co-organização entre a Comissão das Hortifrutícolas e o Mercado Municipal de Portimão, contando com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão – Turismo de Portugal.