quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Jovem de 13 anos colhido por comboio em Faro

Tal como acontece com muitos adultos para se dirigirem a vários locais na zona ribeirinha da baixa da capital algarvia, certamente na tentativa de reduzir a distância e o tempo até à Escola EB 2.3 Joaquim Magalhães, que frequentava, um jovem de 13 anos utilizou a linha de caminho de ferro junto à doca de recreio Faro e, de capuz na cabeça por causa da chuva, não se apercebeu da aproximação do comboio que fazia a ligação Tavira-Faro e, apesar dos diversos sinais sonoros, foi colhido mortalmente pouco depois das 13.30 horas de hoje.
O jovem estudante tinha acabado de saír do restaurante do Sport Faro e Benfica, onde há vários anos trabalha o pai, que ficou inconsolável com o trágico acidente ferroviário que vitimou o filho. O progenitor teve de receber apoio de psicólogos do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica.
De referir que, há longos anos, é habitual vários jovens e adultos, estudantes ou profissionais do mar e até turistas, atravessarem a velha ponte ferroviária da doca de recreio de Faro, junto ao Ginásio Clube Naval de Faro, Restauranbte do Sport Faro e Benfica e Capitania de Faro (Comando Marítimo do Algarve), para encurtarem caminho para outros locais muito frequentados da baixa da capital algarvia, como são os casos do cais de embarque das carreiras fluviais, junto ás portas do mar e cidade velha, onde se encontra o edifício da Câmara de Faro, largo (estacionamento) de São Francisco, ou Escola EB 2.3 Joaquim Magalhães, junto ao comando regional da PSP.
Nas Portas do Mar Como não se concretiza o muito defendido, política e popularmente, desvio de linha ferroviária da zona ribeirinha de Faro, tal como agora, há vários anos que populares (utilizadores ou não da velha ponte ferroviária) defendem o reforço e melhoria da vedação existente para impedir a repetição de tragédias como a de hoje. Manuel Luís – T Algarve Press - F

“TIENTO Y COMPÁS”: ESPETÁCULO DE FLAMENGO EM LOULÉ

No próximo dia 5 de novembro, pelas 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe o espetáculo de música e dança flamenga “Tiento y Compás”. Trata-se de um espetáculo no qual se recriam os sentimentos mais intrínsecos do ser humano, através do canto, do toque e do baile flamenco, como a dor, a raiva, a angústia, mas também os momentos mais festivos através de alegrías e bulerías.
Em palco, o toque magistral de guitarra de José Manuel Tudela guia o passo de músicos e bailaores, que se enaltecem com o duende da sua guitarra. O grupo é composto por Begoña Arce, Jesus Herrera e Lola Jaramillo (dança), J. M. Tudela (guitarra), Jesus Flores e El Galli (voz). O preço dos bilhetes é 12 € (Plateia) e 10€ (Balcões).

Maria José e David Silva revelam “Um Pouco de Nós”, na Galeria Municipal de SB de Alportel

Os artistas Maria José e David Silva, mãe e filho, apresentam de 3 a 30 de Novembro, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, uma exposição conjunta que mostra “Um Pouco de Nós”, uma partilha de espaço, de técnicas e talento que revela uma paixão em comum: a criação artística.
Maria José Silva é natural do Alentejo, mas reside no Algarve desde os 9 anos de idade, altura em que começou a prender a bordar. Desde então, nunca mais parou de criar e de fazer várias formações na área das artes, incluindo 10 anos numa escola de cerâmica. A artista é também formadora na área das artes decorativas e já leccionou muitos workshops, em todo o país.
Actualmente, possui com o filho David um espaço de arte, em São Brás de Alportel onde promove o ensino e a experimentação artística. David Silva nasceu em Olhão, em 1979, e desde pequeno revelou a herança artística da mãe, com interesse pela arquitectura, o desenho, a pintura e a escultura entre outras formas de arte. Aos 20 anos, começou a pintar a sério, altura em que fez a sua 1.ª exposição num hotel. Mais tarde, exibiu os seus trabalhos em diversas galerias no Algarve. Hoje, David é conhecido um pouco por todo o lado, pelos seus trabalhos, marcados pelas cores fortes e traços abstractos, formando uma metamorfose em movimento e um perfeito encaixar dos espaços entre todas estas técnicas, tão bem suas conhecidas. Na perspectiva de David Silva “A arte não é para ser explicada, é para se sentir e mais nada... A arte está dentro de nós e não fora de nós. Só olhando para dentro de nós, podemos compreender o que está a nossa frente como imagem.” Patente na Galeria Municipal, de 3 a 30 de Novembro, a exposição “Um Pouco de Nós” apresenta um conjunto de trabalhos em aguarelas, cerâmica tradicional e pinturas irreverentes que caracterizam as diferentes formas de criação de Maria José e David Silva e convidam a um olhar mais atento.

Fernando Tordo é o primeiro Íntimo de Olhão

Novembro marca o início de uma original iniciativa de musical no Auditório Municipal de Olhão. Trata-se do ciclo Íntimos de Olhão, que este mês apresenta ao público olhanense três conceituados músicos portugueses: Fernando Tordo sobe ao palco já no dia 5, seguindo-se Tiago Bettencourt a 12 de Novembro e Manuel Freire a 19.
Fernando Tordo Este ciclo terá por filosofia trazer os melhores artistas nacionais para que toquem a solo na sala de espectáculos olhanense. As condições acústicas, estéticas e artísticas da mesma, darão um cunho de intimidade inigualável a estes concertos. Mas também se tornam íntimos os artistas do público, ao tocarem apenas com o seu instrumento dilecto, sem banda, sem efeitos, sem retaguarda. Íntimos de Olhão ainda porque cada vez mais esta cidade está intimamente ligada à cultura e aos eventos de qualidade. Com esta seleção pretende-se abranger gerações diferentes e públicos diversificados, como tem sido sempre o apanágio do Auditório, com uma programação direccionada para todos.
Em palco, com as suas guitarras, na noite de 5 de Novembro, Fernando Tordo apresentará os temas do novo álbum de originais Por Este Andar, relembrando também as grandes canções que fazem partes dos seus 46 anos de carreira. Este será um espetáculo intimista, marcado pelo prazer do cantor em palco e pela proximidade que estabelece com o seu público. Um concerto em que a música e a poesia se cruzam. Fernando Tordo que para além de compositor, cantor e intérprete também se dedica à escrita e à pintura, nasceu em Lisboa em 1948. Cantou pela primeira vez em público aos dez anos. Aos doze anos iniciou a aprendizagem de guitarra, tendo começado a carreira profissional em 1965 e em 1967 substitui Carlos Mendes nos Sheiks, como cantor e guitarrista. Aí permaneceu até à sua primeira participação no Festival RTP da Canção (1968/9). É a partir desta altura que trabalha pela primeira vez com Ary dos Santos, formando assim uma das mais importantes parcerias portuguesas ligadas à música. Muitas das centenas de obras produzidas pelo compositor destinaram-se a outros grandes intérpretes como Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Tonicha, Beatriz da Conceição, Simone de Oliveira e tantos outros que têm no seu repertório temas destes dois criadores.

Segunda Edição do Projecto “Escolas Amigas da Água” arrancou em Outubro

Uso Eficiente da Água volta a ser promovido nas Escolas do Algarve
A Empresa Águas do Algarve SA e a Quercus lançaram, a 1 de Outubro 2011, Dia Nacional da Água, a segunda fase do projecto “Escolas Amigas da Água”, que terá a sua cerimónia oficial de abertura hoje, dia 2 de Novembro, às 14h30, na sede da Águas do Algarve, em Faro.
Este projecto tem como objectivo sensibilizar a comunidade escolar para o uso eficiente da água nos espaços de ensino. Pretende-se trabalhar mais de perto com as escolas de ensino básico e secundário e tornar claro o seu papel fundamental quer na mudança de comportamentos a médio e longo prazo, quer na sensibilização de toda a comunidade para estas preocupações ambientais que aproximam as duas entidades envolvidas.
Na cerimónia, em que serão também divulgados os resultados da primeira edição do projecto e entregues os prémios aos melhores trabalhos, estarão presentes os professores das 13 instituições de ensino participantes na segunda edição: Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes Escola Secundária Poeta António Aleixo E.B. 2/3 Jacinto Correia Escola EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco E. B. 1 de Alto de Rodes EBI de Ferreiras EB23 Poeta Emiliano da Costa Escola EBI/JI de Montenegro Escola Dom Martim Fernandes Agrupamento de Escolas Dr Garcia Domingues - Silves Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Escola EB1/JI da Correeira

Autarcas entendem que desenvolvimento do Baixo Guadiana só será possível com mudanças estruturais nas administrações públicas

Seminário propôs criação de um fórum de debate permanente sobre o Baixo Guadiana. Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território comprometeu-se a rever Lei de bases do Ordenamento do Território O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, defendeu esta quinta-feira, na Feira Empresarial «Baixo Guadiana no Desenvolvimento Transfronteiriço», a necessidade de os mecanismos de ordenamento do território se adaptarem aos ritmos das oportunidades de investimento, frisando que, enquanto estes processos não correrem em paralelo, não será possível criar riqueza.
Para inverter este cenário, o autarca entende que os ritmos de trabalho nas administrações públicas devem também corresponder às necessidades dos cidadãos e investidores, tendo elencado este desafio como «vital» para o desenvolvimento do país. «Está na hora de Portugal mudar esta realidade factual e ter a consciência de que é necessário enveredar pelo caminho da desburocratização e da descentralização. Caso contrário, não conseguiremos alterar o actual paradigma. E o que é valido para o país, é valido para a realidade algarvia e para o próprio Baixo Guadiana», notou Luís Gomes (2º. Esqª na foto). «Não se compreende como um rio da dimensão do Guadiana não permita a entrada de embarcações de médio e grande porte porque possui uma barra assoreada. Da mesma forma, não vale a pena falar de planos estratégicos para esta zona do território quando temos um organismo chamado Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos que é incapaz de desenvolver projectos ou fazer parcerias com as autarquias locais», afirmou ainda o edil vila-realense. Para contornar estas dificuldades, os autarcas do Baixo Guadiana anunciaram, esta quinta-feira, a criação de um fórum de debate permanente sobre o Baixo Guadiana. Para o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, José Estevens (2º. drtª. na foto), apesar do «momento difícil» que o país atravessa, a oportunidade «aumentará a sintonia entre decisores, empresários, associações e populações». Na mesma ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral (1º.esqª na foto), apelou ao Secretário de Estado do Ambiente (no centro da foto) e do Ordenamento do Território a necessidade de observar o território do Baixo Guadiana sob um prisma diferente do Algarve litoral, evitando critérios uniformes.
Pedro Afonso sec Estado Ambiente No encerramento dos trabalhos, o Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, comprometeu-se a rever, durante o próximo ano, a Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e do Urbanismo, a Lei dos Solos, bem como os mecanismos associados à classificação da Reserva Ecológica Nacional (REN). O governante anunciou igualmente que irá rever o Plano de Acção para o Litoral 2007-2013 e defendeu a necessidade de alterar as políticas de gestão do interior do território, de forma a captar maior volume de investimentos.

“Homenagem aos Fadistas e Fado”.

O Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo recebe no próximo dia 5 de novembro pelas 21h30 o espetáculo “Homenagem aos Fadistas e Fado”. Durante o espetáculo, com a duração de cerca de hora e meia, os artistas irão “percorrer” o país com temas e poemas escolhidos com requinte, que numa envolvência entre vozes, música, movimento e imagens vão descrevendo os quadros das regiões ou terras onde os homenageados fazem ou fizeram história.
Pedro Viola “Homenagem aos fadistas e fado” é constituído por Pedro Viola e Teresa Viola nas principais vozes e por Vitor do Carmo na Guitarra portuguesa, José Santana na viola de fado e António Correia no Contrabaixo. Segundo a organização da iniciativa, trata-se de um “espetáculo de respeitosa homenagem aos poetas, fadistas e músicos, que no presente e passado, entregam e entregaram ao fado, tudo o quanto faz desta canção a fonte de riqueza da cultura portuguesa”. Organizado por Vítor do Carmo, e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, o evento promete emoções fortes ao recordar fadistas e fados de todos os tempos, numa noite onde o fado será rei.

Alcoutim presta homenagem ao professor Joaquim Moreira

O Município de Alcoutim, em colaboração com o Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim, irá promover uma homenagem ao professor Joaquim Moreira, patrono da Escola Básica Integrada de Martim Longo, no próximo dia 7 de Novembro, quando se completam oito anos sobre o seu falecimento.
A homenagem inicia-se pelas 10h00, com uma missa solene em memória do falecido professor, na Igreja Matriz de Martim Longo. Às 11hh00, já na EBI de Martim Longo, tem lugar o descerramento de uma placa de homenagem, ao qual se segue uma visita à exposição biográfica do professor e uma sessão de testemunhos, lembrando desta forma o seu percurso profissional e carreira. Biografia: Joaquim Fernandes Pinheiro Moreira nasceu em Salvaterra do Extremo, concelho de Idanha-a-Nova em 1927. Aos 11 anos ingressou no Seminário e com 25 concluiu o curso de Teologia. Foi ordenado sacerdote em Faro em 1954. No ano seguinte, foi nomeado pároco do Ameixial (concelho de Loulé) e dois anos depois transferiu-se para o concelho de Alcoutim, tornando-se responsável pelas paróquias de Alcoutim, Pereiro e Giões. Em 1969 passou a acumular as funções de pároco de Martim Longo e Vaqueiros, até 1974, altura em que deixou de exercer o sacerdócio. Entre 1961 e 66, de modo a colmatar as carências que existiam no sistema de ensino do concelho, procedeu, em regime de ensino doméstico, à preparação de alunos para efectuarem o exame do 2.º ano do Liceu em Faro. A partir daí, empenha-se em alargar o nível de ensino a mais dois anos, através da implementação da Telescola. Em 1966/67 obtém o alvará para a criação do Posto Particular da Telescola em Giões. Quatro anos depois, transfere-se para Martim Longo, com duas salas de aulas, mantendo outras tantas em Giões. No ano lectivo de 1972/73 foi criado o Posto Oficial da Telescola em Martim Longo, que se reparte entre esta localidade e Giões. A partir daí, e até ao encerramento do Posto Oficial, no ano lectivo 1998/99, foi o responsável pelo mesmo, ministrando aulas de Português, Francês, História, Estudos Sociais, Matemática, Ciências da Natureza, Educação Moral e Religiosa.
Em 1970, após adquirir um prédio em Martim Longo, destinado a habitação, procedeu à sua adaptação para receber o Posto Particular da Telescola e, posteriormente, o Posto Oficial, realizando avultadas e suportando ele próprio todos os custos. Foi também o responsável pelo aparecimento dos primeiros transportes escolares no concelho de Alcoutim. Faleceu em Vila Real de Santo António a 7 de Novembro de 2003. Em 1997 foi homenageado pela Câmara Municipal de Alcoutim, sendo-lhe atribuída a Medalha de Mérito – Grau Prata, na área da Educação. Em 2008 foi proposta, também pela Câmara Municipal de Alcoutim, a atribuição do seu nome à Escola Básica de Martim Longo, tendo a denominação sido aprovada por despacho do Secretário de Estado da Educação, datado de 9 de Junho de 2011. Joaquim Fernandes Pinheiro Moreira desempenhou, durante quatro décadas, um papel preponderante no ensino no concelho de Alcoutim. Conhecido pelo seu carácter forte e persistência, que possibilitaram a centenas de jovens do concelho prosseguir os estudos para além da 4.ª classe. Aumentado o nível de escolaridade, melhorou significativamente as suas perspectivas de futuro. O seu legado ficou vincado em várias gerações.

UALG: Campus De Férias de Natal com inscrições abertas

O Gabinete de Desporto da Associação Académica da Universidade do Algarve (UALG) irá dar continuidade à iniciativa “Campus em Férias”, através da realização de uma semana repleta de animação recreativa, educativa, lúdica e desportiva.
De 19 a 23 de Dezembro de 2011, todas as crianças participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, terão acesso às mais diversas actividades de ciências, desporto, cinema, workshops, passeios, entre outras, em horário ininterrupto das 09:00h às 17:00h. O preço de inscrição é de 90€ (80 € se for efectuada antes do final do mês de Novembro), estando incluída a alimentação (Almoço e Lanches), seguro, acesso a todas as actividades, uma T-Shirt e um CD com fotos. O nº de participantes semanal é de 30, sendo que estarão divididos em grupos de acordo com o seu escalão etário, permitindo desta forma uma melhor adaptação das actividades à idade dos participantes. Mais informações: Tel.: +351 289 896 422; Telemóvel: +351 91 700 93 52; email: desporto@aaualg.pt; e-mail:nvrodrigues@ualg.pt; Webpage: www.aaualg.pt; Facebook: AAUALG Desporto

Universidade do Algarve no caminho da Transferência de Tecnologia

Numa parceria entre a University Technology Enterprise Network (UTEN) e a Universidade do Algarve, foi organizada de 24 a 27 de Outubro a III Training Week – From Lab to the Market – Deep Analysis of Real Cases, uma formação para os agentes responsáveis pela Transferência de Tecnologia.
No primeiro dia, algumas empresas convidadas tiveram oportunidade de perceber, através do convidado Gregory Pogue - especialista em Transferência de Tecnologia e Investigador na Universidade do Texas -, a estratégia a adotar quando se pretende direcionar a empresa para o mercado internacional. No segundo dia, num ambiente mais informal, foi possível ouvir o testemunho de duas empresas de base tecnológica: a Bioalvo e a Necton. Estas duas empresas mostraram como surge uma ideia de negócio, através de um projeto de laboratório, mas, acima de tudo, como se caracteriza o longo e duro processo até à sua concretização, especialmente quando se fala na obtenção de financiamento e na expansão de mercado. Os dias seguintes da formação foram especialmente importantes para os participantes, pois contaram com a experiência de Gregory Pogue, que elegeu a boa postura e estratégia de negociação, como aspetos fundamentais para a Transferência de Tecnologia. Com esta parceria a Universidade do Algarve reforça, assim, o seu papel no apoio à Inovação e Transferência de Tecnologia entre Universidade e Empresas.