sábado, 16 de outubro de 2010

Em Aljezur: Pesque, não suje !


A Câmara Municipal de Aljezur promoveu, mais uma vez, à limpeza dos principais pesqueiros na área do município. Em simultâneo lançou a campanha subordinada ao lema “Pesque, não suje !”, com a colocação de painéis informativos onde os frequentadores habituais dos referidos pesqueiros podem tomar contacto com o “estado” a que alguns locais chegaram por força de comportamentos que se consideram inadmissíveis e intoleráveis para quem “ama e defende” a pesca lúdica.
A autarquia teve ainda a oportunidade de apresentar oficialmente a problemática às várias Associações, nacionais e regionais, na expectativa de serem desenvolvidas, junto dos seus associados, amigos, colaboradores e “amantes da pesca lúdica”, acções que visem a correcção deste tipo de comportamentos.
A Câmara questiona-se mesmo, "como e até quando poderão, associações e autarquias continuar a sua “luta” pela alteração das portarias da pesca lúdica que queremos e pretendemos ver alteradas, quando tais práticas constituem um verdadeiro “cheque em branco” para que qualquer governante possa restringir ainda mais, prática tão ancestral e importante para o Município de Aljezur, em presença das verdadeiras “lixeiras” em que alguns pescadores transformaram tão afamados pesqueiros".
"Certos que conseguiremos despertar consciências, acreditamos que os utilizadores e visitantes destes espaços assumam de vez comportamentos cívicos que salvaguardem, defendam a pesca lúdica, e o património natural que a todos pertence", sublinha a autarquia de Aljezur.

Bispo da Diocese do Algarve visita Vila do Bispo


O Bispo da Diocese do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, vai realizar uma visita pastoral às paróquias da Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, entre os dias 17 e 24 de Outubro.

No primeiro dia da visita, pelas 11h30, D. Manuel Quintas será recebido na Praça do Município, seguindo-se a celebração da eucaristia na Igreja Matriz de Vila do Bispo.
No dia 18, será recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal pelo autarca, Adelino Soares, que aproveitará a ocasião para lhe dar conta da realidade do concelho a que preside.
Ao logo dos oito dias da sua visita ao Concelho irá visitar as Juntas de Freguesia da Raposeira, Sagres e Vila do Bispo e várias serviços públicos e sociais, como os Bombeiros, GNR, Escolas, Empresas e a Doca Pesca de Sagres.

VI FESTIVAL DOS DESCOBRIMENTOS arranca com prova desportiva Estafeta Sagres - Lagos


A XX Estafeta dos Descobrimentos, a decorrer no próximo dia 24 de Outubro entre Sagres e Lagos, marca o arranque do VI Festival dos Descobrimentos, que irá ter lugar entre os próximos dias 24 de Outubro e 14 de Novembro, em Lagos.
Este ano a prova, que conta com cinco percursos numa extensão total de 34 Km, desenrola-se nos dois municípios, Lagos e Sagres, e a partida está marcada para as 10h00, junto ao parque de estacionamento da Fortaleza de Sagres e a chegada será por volta das 11h50, à Avenida dos Descobrimentos - Praça Infante D. Henrique – em Lagos.
A vigésima edição da Estafeta dos Descobrimentos é organizada pelas Câmaras Municipais de Lagos e Vila do Bispo e conta com os apoios dos Bombeiros Voluntários de Lagos, Núcleo de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa, Guarda Nacional Republicana (Vila do Bispo e Lagos), PSP de Lagos, Moto Clube de Lagos e Clubes de Atletismo do Concelho.

VI Festival dos Descobrimentos | 24 de Outubro a 14 de Novembro
Nos séculos XV e XVI os portugueses lançaram-se na maior epopeia jamais conhecida: as viagens marítimas, que haviam de levar-nos para além das fronteiras do conhecimento, dando-nos a descobrir novas terras, povos e culturas.
Mais de 5 séculos depois a Câmara Municipal de Lagos volta a lançar o desafio de relembrar e conhecer esse período histórico marcante na evolução da humanidade e compreender o papel importantíssimo desta cidade algarvia em todo esse processo de revolução económica, social e cultural, bem como a figura marcante do Infante Dom Henrique.
É neste âmbito que vai decorrer, entre os dias 24 de Outubro e 14 de Novembro, o VI Festival dos Descobrimentos, um grande momento de promoção da identidade histórico-cultural de Lagos dos Descobrimentos, este ano subordinado ao tema “550 Anos – Henrique, o Navegador de Lagos”.
O Festival integra, entre outras actividades, o Desfile Histórico, a Feira Quinhentista, Exposições, Visitas à Caravela Boa Esperança, Roteiro Gastronómico, Concurso de Montras e actividades desportivas e o Colóquio Internacional “A Herança do Infante”.
As iniciativas irão prolongar-se até 13 e 14 de Novembro, período em que se assinala a Celebração dos 550 anos sobre a Morte do Infante D. Henrique, e cujo programa, organizado pela Associação de Municípios “Terras do Infante” (Municípios de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo) e pelo Município da Batalha, será assinalado com diversas actividades que serão oportunamente divulgadas.

Revisão do PDM de Silves SESSÃO PÚBLICA DE INFORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA FISSUL


A Câmara Municipal de Silves realiza uma Sessão Pública de Informação e Participação, promovida no âmbito da Revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Silves, no próximo dia 22 de Outubro, pelas 20h30, na Fissul.
Esta sessão, aberta a todos os munícipes, tem como grande objectivo promover os princípios de participação, co-responsabilização e de subsidiariedade e, simultaneamente, reforçar a legitimidade e visibilidade de todo o processo, bem como o conhecimento e a transparência do mesmo.
Durante a reunião procurar-se-á informar a população do ponto de situação dos trabalhos da RPDM, fazendo o enquadramento temporal e processual desta revisão e apresentando os conteúdos técnicos que servem de fundamentação à mesma. Serão dados exemplos de como toda a proposta será aplicada em várias áreas, desde Demografia, a Malha Urbana, os Equipamentos, entre outros.
Haverá, ainda, um momento para perguntas e respostas, que servirá para recolher as sugestões dos presentes, referentes ao processo.

Porcelana e Faiança na Biblioteca Municipal de Silves


Terá lugar no átrio da Biblioteca Municipal de Silves, entre os dias 26 e 29 de Outubro, uma exposição colectiva de pintura em porcelana e faiança, com trabalhos dos membros do Pólo de Educação ao Longo da Vida de Silves.
Estes trabalhos são preparados ao longo de todo o ano, já que os membros deste pólos recebem formação e executam trabalhos nestes materiais. Aliás, esta é uma das muitas exposições que este grupo de pessoas tem realizado ao longo dos anos.
Os Pólos de Educação ao Longo da Vida são equipamentos, que integram uma rede que abrange localidades tais como: S. B. Messines, S. Marcos da Serra, Silves, Tunes, Cumeada e Fontes da Matosa (o primeiro a ser inaugurado, aquando do inicio deste projecto, em Novembro de 2001).
Os cerca de 120 utentes destes espaços recebem apoio de uma técnica da Autarquia, que trabalha exclusivamente no acompanhamento de todas as acções promovidas por estes Pólos. Na verdade, ali têm lugar ciclos de leitura, sessões de informação com diferentes convidados e sobre temáticas distintas (saúde, alimentação, história, entre muitos outros temas), dinâmicas de grupo, formações em informática, para além de se promoverem passeios e visitas de estudo. Tem-se feito, igualmente, a recolha do património oral, dado que na sua maioria, os utentes destes Pólos são pessoas idosas, com grandes conhecimentos das tradições locais, que serão, deste modo, recolhidas e preservadas.
Este projecto tem, todavia, uma abrangência maior: pretende que estes locais possam funcionar como verdadeiros centros comunitários, pontos de encontro de todos os elementos e faixas etárias das localidades onde estão a funcionar, pelo que também são promovidos, habitualmente, encontros inter-geracionais, de modo a motivar não apenas os idosos, mas todos os cidadãos, a utilizarem estas instalações e serviços, para ocupação dos seus tempos livres e melhoria da sua formação.

Concurso escolar "Europa no Mundo"


A APGICO- Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação organiza, no ano lectivo de 2010-2011, o Concurso Escolar sobre o tema “Afirmação da União Europeia no Mundo”, o qual se destina aos alunos do ensino básico, secundário e profissional.

Esta actividade, que promove a criatividade e a inovação, apela às manifestações artísticas (teatro, música, pintura, …) e sensibiliza os mais jovens para a sua condição de cidadãos europeus e para o papel da UE no Mundo.

Os trabalhos finalistas serão expostos no website www.europanomundo.eu e os escolhidos, pela sua originalidade e qualidade, serão conhecidos e premiados numa festa em Lisboa, no dia 27 de Novembro.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia, através da sua representação em Portugal, promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, enquanto Organismo Intermediário e executada pela APGICO.

Mais informações em www.apgico.pt

Vila-realenses dominam nos nacionais de ju-jitsu


Os atletas da Academia de Artes Marciais do Guadiana (AAMG), de VRSA, conquistaram quatro primeiros lugares noi Cameponato Nacioal de Ju-Jitsu, escalões de séniores, e o triunfo no Open, provas que se disputaram na última semana em Beja.
Os vila-realenses que obtiveram o título nacional foram Bruno Machado (-62Kg), Ricardo Cavaco (-69Kg), César Nicola (-77Kg) e André Alves (-85Kg). Destaque ainda para os segundos lugares de Alexandre Baptista (-62Kg) e David Costa (-94kg). O único senão da formação vila-realense foi a lesão de Yannick Oliveira, logo no segundo combate, que o afastou da competição. Os atletas da AAMG estiveram ainda em destaque no Open masculino, com André Alves e César Nicola a conseguirem o primeiro e segundo lugares, respectivamente.
André Alves, Ricardo Cavaco e Bruno Machado vão estar no próximo dia 26, na Bélgica, em representação da Selecção Nacional, no Open European Championship, que se disputa na cidade de Gent.
ju jitsu vrsa

Inscrições para Judo

Entretanto, a AMMG já iniciou a época desportiva da modalidade de judo, estando já aberto as inscrições. O judo é um desporto olímpico, recomendado pela Organização Mundial de Saúde devido aos benefícios conhecidos nas crianças que o praticam, principalmente entre os 6 e os 12 anos de idade. Além da classe de iniciados (segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 19h00), a AAMG tem classes destinadas a jovens e adultos, para competição ou manutenção (naqueles dias a partir das 19h00 e às sextas a partir das 20h00). Os treinos decorrem no Complexo Desportivo da cidade pombalina.
fonte; www.cm-vrsa.pt