sábado, 16 de outubro de 2010

Porcelana e Faiança na Biblioteca Municipal de Silves


Terá lugar no átrio da Biblioteca Municipal de Silves, entre os dias 26 e 29 de Outubro, uma exposição colectiva de pintura em porcelana e faiança, com trabalhos dos membros do Pólo de Educação ao Longo da Vida de Silves.
Estes trabalhos são preparados ao longo de todo o ano, já que os membros deste pólos recebem formação e executam trabalhos nestes materiais. Aliás, esta é uma das muitas exposições que este grupo de pessoas tem realizado ao longo dos anos.
Os Pólos de Educação ao Longo da Vida são equipamentos, que integram uma rede que abrange localidades tais como: S. B. Messines, S. Marcos da Serra, Silves, Tunes, Cumeada e Fontes da Matosa (o primeiro a ser inaugurado, aquando do inicio deste projecto, em Novembro de 2001).
Os cerca de 120 utentes destes espaços recebem apoio de uma técnica da Autarquia, que trabalha exclusivamente no acompanhamento de todas as acções promovidas por estes Pólos. Na verdade, ali têm lugar ciclos de leitura, sessões de informação com diferentes convidados e sobre temáticas distintas (saúde, alimentação, história, entre muitos outros temas), dinâmicas de grupo, formações em informática, para além de se promoverem passeios e visitas de estudo. Tem-se feito, igualmente, a recolha do património oral, dado que na sua maioria, os utentes destes Pólos são pessoas idosas, com grandes conhecimentos das tradições locais, que serão, deste modo, recolhidas e preservadas.
Este projecto tem, todavia, uma abrangência maior: pretende que estes locais possam funcionar como verdadeiros centros comunitários, pontos de encontro de todos os elementos e faixas etárias das localidades onde estão a funcionar, pelo que também são promovidos, habitualmente, encontros inter-geracionais, de modo a motivar não apenas os idosos, mas todos os cidadãos, a utilizarem estas instalações e serviços, para ocupação dos seus tempos livres e melhoria da sua formação.