sábado, 20 de março de 2010

Taça da Liga - Jorge Sousa diz que vai adotar "procedimento habitual à entrada do túnel"


O árbitro Jorge Sousa, nomeado para apitar domingo a final da Taça da Liga, desvalorizou antecedentes do túnel da Luz, afirmando a sua convicção de que se vai assistir a um a "bonita noite de futebol".

"Não sei se o que aconteceu na Luz vai dificultar o meu trabalho, não faço futurologia", respondeu Jorge Sousa, preferindo prever uma "grande arbitragem" e um "grande espetáculo" que prestigie o futebol, entre Benfica e FC Porto.

Questionado sobre o procedimento que vai adotar aquando da entrada dos jogadores das duas equipas no túnel, limitou-se a responder que "será o mesmo de sempre", sem especificar qual.
Lusa

«DIA MUNDIAL DA FLORESTA» - 21 DE MARÇO


De entre as várias comemorações que ocorrem neste mês de Março, um destaque é devido, com particular interesse para a nossa Região, ao «Dia Mundial da Floresta», efeméride que ocorre a 21 de Março, com o objectivo de uma sensibilização, à escala universal, destes verdadeiros e insubstituíveis «pulmões verdes».

Uma atenção muito própria e justificada tem sido votada, nos últimos anos, à floresta algarvia, alvo, como em tantas outras suas congéneres da Costa Mediterrânica, de indesejáveis e terríveis incêndios.

Daqui uma aposta muito séria e consequente em torno da prevenção dos incêndios florestais, de quero destacar, pelo merecimento e oportunidade, que lhe são devidos, o «Plano Distrital de Sensibilização», incluído no Plano Distrital de Defesa da Floresta e aprovado pela Comissão Distrital de Defesa da Floresta, abrangendo uma cobertura de todo o espaço verde da terra algarvia e o empenho de todas as entidades e cidadãos.

A floresta é um bem colectivo e que se apresenta como a prevenção maior a essa outra calamidade anunciada que é a desertificação, pelo que se aposta em manter o coberto florestal, não apenas pelo que representa de valor económico e social, mas sobretudo pela sua elevada importância ambiental.

Em «Dia Mundial da Floresta» apelo à colaboração cívica de todos os algarvios e saúdo os denodados esforços de quantos e, bom seria, todos assumíssemos essa tarefa, lutam pela preservação deste bem imprescindível à vida, que a floresta representa!

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

«DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL» - 21 DE MARÇO


Na memória do massacre ocorrido na cidade sul – africana de Sharpeville, em 1960, por questões de racismo, em que perderam a vida, centenas de manifestantes, comemora-se no dia 21 de Março, o «Dia Internacional Contra a Discriminação Racial», uma jornada que define bem a plena necessidade de sensibilização para a permanente atenção que deve ser votada a estes problemas, visando que os princípios básicos dos «Direitos Universais do Homem» sejam respeitados e vividos em todo o Mundo.
«Todos diferentes, todos iguais» é a frase que reúne o ideal da democratização racial e que deve constituir, com significativa actualidade nesta data, o caminho a seguir para um Mundo mais justo, mais solidário e mais tolerante.
Vivemos numa Região, onde acontece, plenamente, esta convivência, traduzida na linguagem dos números, em múltiplas referências, como acontece com a variedade de povos de diferentes nacionalidades radicados entre nós e, citando-se como um exemplar testemunho, a questão evidente da a Universidade do Algarve, ser frequentada, por alunos oriundos de mais de 50 países.
A todos os que acreditam, e lutam por essa verdade incontornável que é a igualdade nos direitos e nos deveres, saúdo neste «Dia Internacional contra a Discriminação Racial» com especial afecto.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

«DIA MUNDIAL DA ÁGUA» - 22 DE MARÇO


«A água é a seiva do nosso planeta» (art. 2º) e «O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos» (art. 4º) são dois dos dez mandamentos da «Declaração Universal dos Direitos da Água», aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas) que, a 22 de Fevereiro de 1993, pela Resolução A / RES/ 47 / 193, declarou o dia 22 de Março de cada ano como sendo o «Dia Mundial da Água».
Para nós, algarvios, reveste-se de um particular significado a celebração de 2010 já que, entre 21 e 23 deste mês, decorre em Alvor (Portimão), o «X Congresso da Água», numa realização conjunta da empresa «Águas do Algarve» e da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e aquela assinalada efeméride é motivo de uma comemoração especial.
Quer a nível universal, como para a nossa Região, é unanimemente reconhecida a importância vital da água e têm sido desenvolvidos porfiados e conseguidos esforços para que o precioso líquido exista, em quantidade e qualidade, aliás já certificada, na terra algarvia.
A par das múltiplas realizações, nos últimos anos desenvolvidas, pela prestigiada e dinâmica Empresa «Águas do Algarve», a quem saúdo com apreço e admiração, destaco a construção em curso da Barragem de Odelouca, que completará o esquema de recolha, armazenagem, tratamento e distribuição de águas superficiais.
Se os níveis são suficientes para a garantia do seu fornecimento, importa que todos, no cumprimento de um dever de cidadania, que é básico à nossa subsistência e das gerações vindouras, partilhemos activamente uma política de uso acautelado e de não desperdício do precioso líquido.
Esta a mensagem que a todos dirijo na comemoração da mais um «Dia Mundial da Água».

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

Projecto Limpar Portugal: Governadora Civil de Faro colabora na iniciativa e apela a responsabilização mais rigorosa das infracções contra o meio ambi


“A limpeza dos espaços naturais é condição determinante para a preservação do ambiente e para a qualidade de vida de todos nós”, considerou hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, que apelou a uma responsabilização “mais rigorosa” das infracções praticadas contra a natureza, durante uma acção de remoção de resíduos, na freguesia de Ferragudo, em Lagoa, no âmbito do Projecto Limpar Portugal (PLP).

Para a Governadora Civil, que se juntou aos cerca de três mil voluntários inscritos no Algarve para pôr em prática esta operação de limpeza realizada à escala nacional, os movimentos de cidadãos constituídos espontaneamente em defesa de causas tão nobres como esta, representam o verdadeiro “espírito cívico” da sociedade em que vivemos.

“A preservação da natureza e do ambiente permite-nos garantir o futuro da humanidade e por isso a mobilização de cidadãos no sentido de preservarem este importante património, é extremamente válida e gratificante”, observou Isilda Gomes, salientando ainda o efeito que estas campanhas de sensibilização têm também na alteração de comportamentos.

“A participação neste tipo de acções desperta o interesse pelas problemáticas que dizem respeito a todos, traduzindo-se muitas vezes por um envolvimento posterior muito mais efectivo dos cidadãos nessas questões”, referiu a Governadora Civil, salientando que o PLP constitui um bom exemplo da importância que os movimentos cívicos têm na sociedade.

Isilda Gomes, que participou com várias dezenas de voluntários em acções de limpeza na Praia da Angrinha e na zona ribeirinha, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Ferragudo, ajudou a recolher vários quilos de resíduos considerados nocivos para o ambiente, tendo aproveitado para salientar que, alguns destes materiais depositados em zonas florestais, para além de agredirem a natureza, podem ter eventuais efeitos nefastos durante a época de maior risco para os incêndios florestais, dando origem a ignições.

A Governadora Civil elogiou a propósito a intervenção positiva da Federação de Caçadores do Algarve nesta área, nomeadamente com a realização anual de acções de limpeza da floresta da região, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e a prevenção de incêndios.

“Esta acção pedagógica desenvolvida pela Federação de Caçadores do Algarve, que se realiza há vários anos, constitui um gesto de grande cidadania que tem obtido resultados muito importantes ao contribuir de forma determinante para a segurança das zonas florestais”, considerou Isilda Gomes.

O Governo Civil de Faro foi um dos parceiros do PLP na região algarvia, colaborando assim na concretização dos objectivos preconizados pela iniciativa, que culminou hoje com uma megaoperação de limpeza da floresta e zonas verdes do território nacional.

No âmbito do acordo de parceria com a Coordenação Distrital de Faro do PLP, o Governo Civil promoveu a colaboração das entidades regionais, Conselho Coordenador da Administração Central de Âmbito Distrital, Comissão Distrital de Defesa da Floresta e Comissão Distrital de Protecção Civil, bem como outros parceiros e população em geral, nesta iniciativa inspirada num projecto semelhante lançado há dois anos na Estónia.

Em Vilamoura: Ana Jorge anunciou "para breve a publicação da regulamentação das UCSPs"


Ministra da Saúde, hoje, no encerramento do 27º Encontro Nacional de Clínica Geral
Recursos humanos e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde foram as palavras-chave no final do maior evento português da Medicina Geral e Familiar. Ana Jorge aproveitou também a oportunidade para anunciar para breve a publicação da regulamentação das UCSPs.
No seu discurso, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, reconheceu a longa história deste encontro e as circunstâncias que proporcionam a reunião de médicos de Medicina Geral e Familiar na partilha de conhecimentos.
Ana Jorge aproveitou também a oportunidade para anunciar para breve a publicação da regulamentação das UCSPs e para se pronunciar sobre a medida de carácter excepcional aprovada esta semana pelo Governo que permitirá ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) contratar, durante os próximos três anos, médicos aposentados ou que pediram reforma antecipada. Esta medida garante uma maior autonomia ao SNS e os direitos dos profissionais estarão assegurados.
Durante quatro dias, o 27º Encontro Nacional de Clínica Geral, subordinado ao tema “Projectar uma década”, reuniu mais de 1500 médicos e profissionais ligados à área da Saúde, em Vilamoura, com o objectivo de preparar os próximos dez anos de trabalho que serão pontuados pela evolução tecnológica, pela rápida partilha de conhecimento e pelas crescentes e diversificadas necessidades médicas da sociedade.
No encerramento do Encontro, João Sequeira Carlos, Presidente da Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), entidade organizadora do evento, reafirmou o balanço positivo da iniciativa: “O sucesso desta edição do Encontro Nacional de Clínica Geral derivou de todos os congressistas e participantes que, de forma dinâmica, contribuíram para o desenvolvimento da especialidade na sua dimensão política, organizacional, académica e técnico-científica.”