sábado, 20 de março de 2010

«DIA MUNDIAL DA ÁGUA» - 22 DE MARÇO


«A água é a seiva do nosso planeta» (art. 2º) e «O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos» (art. 4º) são dois dos dez mandamentos da «Declaração Universal dos Direitos da Água», aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas) que, a 22 de Fevereiro de 1993, pela Resolução A / RES/ 47 / 193, declarou o dia 22 de Março de cada ano como sendo o «Dia Mundial da Água».
Para nós, algarvios, reveste-se de um particular significado a celebração de 2010 já que, entre 21 e 23 deste mês, decorre em Alvor (Portimão), o «X Congresso da Água», numa realização conjunta da empresa «Águas do Algarve» e da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e aquela assinalada efeméride é motivo de uma comemoração especial.
Quer a nível universal, como para a nossa Região, é unanimemente reconhecida a importância vital da água e têm sido desenvolvidos porfiados e conseguidos esforços para que o precioso líquido exista, em quantidade e qualidade, aliás já certificada, na terra algarvia.
A par das múltiplas realizações, nos últimos anos desenvolvidas, pela prestigiada e dinâmica Empresa «Águas do Algarve», a quem saúdo com apreço e admiração, destaco a construção em curso da Barragem de Odelouca, que completará o esquema de recolha, armazenagem, tratamento e distribuição de águas superficiais.
Se os níveis são suficientes para a garantia do seu fornecimento, importa que todos, no cumprimento de um dever de cidadania, que é básico à nossa subsistência e das gerações vindouras, partilhemos activamente uma política de uso acautelado e de não desperdício do precioso líquido.
Esta a mensagem que a todos dirijo na comemoração da mais um «Dia Mundial da Água».

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES