quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jack Soifer apresenta obras no Algarve



«Como sair da crise – Algarve e Alentejo» e «O futuro do Turismo», duas obras com a inconfundível marca de Jack Soifer, a ter lugar dia 29 de Janeiro às 17h30 no auditório da ERTA, em Faro. A sessão contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
«Como sair da crise – Algarve e Alentejo», edição prefaciada por Emílio Rui Vilar e
Miguel Anacoreta, é apresentado pelo presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Vítor Neto.
«O futuro do Turismo», publicação coordenada por Francisco Dias, Luis Ferreira e Jack
Soifer, é comentado pelo presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas.
Jack Soifer é consultor internacional sénior especializado em Turismo, colaborador regular de publicações periódicas e autor de obras fáceis de ler, divertidas e práticas. Em «Como sair da crise – Algarve e Alentejo» e «O futuro do Turismo» indica os melhores atalhos para sair da crise e conhecer o sucesso empresarial.

10º Congresso da Água realiza-se este ano no Algarve, e conta com a parceria da Águas do Algarve, SA



Este Congresso é actualmente considerado como um dos mais importantes encontros realizados em Portugal, contando com uma média de 400 participantes, realiza-se de 22 a 24 de Março próximo, no Hotel Pestana Alvor Praia, Algarve.
O lema seleccionado para este Congresso "Marcas d'Água", procura recordar algumas das marcas mais relevantes de uma história comum vivida pelo Homem e entrecruzá-las com as histórias pessoais de cada um de nós. Todas elas deixaram Marcas d'Água e serão essas marcas que nos levarão a aprender, e a fazer melhores opções em relação à Pegada Ecológica que queremos minimizar neste nosso Planeta Terra, em termos de recursos hídricos.
Este Congresso é actualmente considerado como um dos mais importantes encontros realizados em Portugal no âmbito da temática associada à Gestão dos Recursos Hídricos, e que conta com uma média de 400 participantes, quer nacionais quer internacionais, muito em particular oriundos do Brasil e de outros países cuja língua oficial é o português.
Destaca-se que este ano o Congresso começa precisamente no Dia Mundial da Água que se comemora no dia 22 de Março, sendo uma data que não passando despercebida, é marcada por acções diversas em todo o mundo, que pretendem levar à reflexão, enfatizando as questões relacionadas com este BEM tão precioso que é a água.
Neste Congresso, são abordadas questões nas diversas temáticas no âmbito dos recursos hídricos que de uma forma transversal, atravessam as comunidades técnicas, cientificas, administrativas e empresariais, bem como o público em geral.
O Congresso contempla 4 visitas técnicas, sendo nestas estão incluídas 3 visitas às instalações da Águas do Algarve, SA , a saber:

Visita 1: Visita ao Perímetro de rega do Alvor, com aproveitamento hidroeléctrico e estação de bombagem do enxugo e Visita às Termas de Monchique.
Visita 2: Visita à barragem de Odelouca e túnel de ligação ao Funcho; ETA de Alcantarilha.

Visita 3: Visita ao Rio Arade Hidráulica Fluvial e navegabilidade do Rio Arade; ETAR da BoaVista;

Visita 4: Visita a Moluscicultura, Central de depuração, Viveiros e recursos vivos da Ria Formosa no Caíque «Bom Sucesso» ; Hidrologia do Algarve Central ao Por do sol na Cruz da Assumada.

A Águas do Algarve, SA estará também presente neste Seminário com apresentação de várias comunicações.
O 1º Boletim do Congresso poderá ser visualizado em www.aguasdoalgarve.pt e em http://www.aprh.pt/congressoagua2010/index.html. O 2º Boletim, será disponibilizado na primeira semana de Fevereiro.

Águas do Algarve: Entrega de Prémios aos vencedores do Concurso de Fotografia Ambiental





No âmbito da 1ª Edição do Concurso de Fotografia Ambiental – A Água Tesouro da Humanidade promovido pela Águas do Algarve, SA, vai ter lugar no próximo dia 02 Fevereiro, no Pequeno Auditório do Teatro das Figuras, com início às 18.00 horas, a Cerimónia de entrega de prémios aos 10 melhores classificados. Nesta Cerimónia estará também patente uma exposição com todas as fotografias que foram apresentadas a concurso, num total de 399. Recorde-se que todas estas imagens foram captadas no Algarve, enaltecendo ainda mais a nossa Região.A I Edição de Concurso de Fotografia Ambiental já tem vencedor
São 2.100 euros que serão distribuídos pelos vencedores desta I Edição do Concurso, promovido pela Águas do Algarve, SA
Foi perante um júri atento que na passada sexta feira, dia 15 de Janeiro, se procedeu à análise de todas as fotografias enviadas a concurso.
Foram momentos, que embora gratificantes foram também muito difíceis devido à excelência dos trabalhos apresentados a concurso.
Num total de 85 concorrentes, sendo que 2 destes foram desclassificados por incumprimento do regulamento, a Águas do Algarve SA, recebeu um total de 399 fotografias, de excelente qualidade, todas elas com imagens captadas no nosso Algarve.
Neste momento já temos seleccionados os nossos vencedores, muito embora todos os participantes estejam também de parabéns.

Tavira: Encontro Internacional sobre Aquacultura Sustentada


Decorre esta semana em Tavira um evento internacional dedicado à Aquacultura Costeira Sustentada, organizado pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) que coordena o Projecto Europeu SEACASE– Sustainable Extensive and Semi-intensive Aquaculture Production in Southern Europe (www.seacase.org).

O Workshop Internacional realiza-se nos dias 20 e 21 de Janeiro e visa divulgar os resultados obtidos no âmbito do projecto, bem como sintetizar os últimos avanços científicos e técnicos realizados nesta temática pela comunidade científica internacional. O evento é dirigido a investigadores, aquacultores, estudantes, entidades oficiais e a todos os interessados na problemática da Aquacultura e contará com mais de 120 participantes de toda a Europa e também do Egipto.


O encontro internacional é precedido por um Workshop Nacional cujo tema, Policultivo - o caso de estudo português, pretende promover um debate alargado sobre a criação de valor acrescentado nos produtos de aquacultura semi-intensiva. São esperadas cerca de 100 pessoas, com grande participação de aquacultores nacionais.

No projecto SEACASE, que agora termina, participaram 12 instituições, entre Centros de Investigação e Universidades, de cinco países do Sul da Europa: Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. Durante os três anos de duração, o projecto sempre priveligiou a colaboração com a indústria o que se traduz em várias parcerias alcançadas em todos os países envolvidos. Este projecto estudou um vasto leque de sistemas de aquacultura extensiva e semi-intensiva apontando como prioridades a valorização destes métodos de produção, o desenvolvimento de ferramentas eficazes para o aumento da competitividade e da produtividade, permitindo conduzir a uma melhor rentabilidade da aquacultura extensiva e semi-intensiva.

Realçamos a importância da realização de eventos como este numa área em forte expansão em todo o mundo e cujo potencial em Portugal está sub-explorado. Esta iniciativa visa, além da divulgação do trabalho científico junto dos seus pares, promover uma maior aproximação entre os investigadores e a indústria, onde se espera que predomine a partilha de informação e experiências realizadas nos diferentes países e entre os vários sectores participantes.

GNR atenta à fiscalização de trânsito e prevenção da criminalidade violenta




O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana desenvolveu ontem, 19 de Janeiro de 2010, na sua área de jurisdição, uma operação de fiscalização de trânsito e prevenção da criminalidade violenta, na qual se efectuou um total de 13 autos de contra-ordenação ao Código da Estrada e algumas detenções. Nesta operação estiveram empenhados 56 militares da GNR, dois inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e mais dois binómios para detecção de droga.
Destas detenções, foi uma por permanência ilegal em território nacional, uma por desobediência e três por condução sob efeito do álcool, com (TAS) entre 1,38 e 3,38 g/l respectivamente, todos os detidos foram notificados a estarem presentes no Tribunal Judicial de Loulé.
Ainda ontem na ZA do Destacamento Territorial de Portimão, nomeadamente na área de jurisdição do Posto de Aljezur e Portimão foram detidos três cidadãos de várias nacionalidades por condução sob efeito do álcool, com (TAS) entre 1,72 e 2,27 g/l. Também na área dos Postos de Lagoa e Vila Real de S. António, foram detidos mais 2 cidadãos também de várias nacionalidades com uma (TAS) entre 1,79 e 1,93 g/l. Todos os detidos serão presentes a Tribunal, para aplicação das respectivas medidas de coacção.

80 estudantes séniores participaram em aula sobre aneurismas da aorta



A campanha Aorta é Vida esteve ontem na Universidade do Algarve para a Terceira Idade, em Faro, para mais uma sessão de esclarecimento acerca da importância da prevenção dos aneurismas da aorta. O objectivo foi divulgar os principais riscos e formas de prevenção de uma doença que não apresenta sintomas e que afecta a população acima dos 65 anos.
O orador da sessão, Gil Marques, cirurgião vascular do Hospital Garcia de Orta, destacou “a importância do rastreio do aneurisma da aorta na população idosa, através da realização de uma ecografia abdominal, um exame simples e que pode diminuir o número de mortes por ruptura dos aneurismas.”
Para o médico estas sessões têm uma importância vital “porque promovem a informação junto de um público mais susceptível de sofrer um aneurisma.” O Dr. Gil Marques frisou que “82 por cento dos homens portugueses com mais de 65 anos desconhece a doença e 89,3 por cento não consegue identificar os comportamentos e factores de risco associados aos aneurismas da aorta.”
A campanha Aorta é Vida vai continuar a percorrer as universidades séniores do país. A próxima sessão decorrerá na Academia dos Saberes de Loures, no dia 26 de Janeiro, pelas 16h.
A participação nas aulas é gratuita e está aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do site da campanha em www.aortaevida.com ou através do email geral@aortaevida.com
O aneurisma da aorta abdominal consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita. Menos de 50 por cento dos pacientes em ruptura do aneurisma chegam vivos ao hospital. Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com 60 ou mais anos, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal, cuja ruptura é fatal em 80 por cento dos casos.

Câmara de Faro: VISITA A OBRAS E A EQUIPAMENTOS NO CONCELHO



A Câmara Municipal de Faro promove, no próximo dia 23 de Janeiro (Sábado), uma visita a obras e a equipamentos no concelho que será acompanhada pelos membros que compõem a Assembleia Municipal, directores de departamento e chefes de divisão da Autarquia.

Esta visita insere-se no âmbito da política de proximidade que este executivo está a promover. Pretende-se, desta forma, que os dirigentes da Câmara Municipal e os responsáveis políticos travem conhecimento mais aprofundado da realidade do concelho para ficarem munidos de mais e melhores instrumentos de decisão. Um outro objectivo é criar espírito de equipa e sentido institucional entre o Executivo e os dirigentes. Estas visitas realizam-se de dois em dois meses.

PROGRAMA DA VISITA:

09:15 – Saída da garagem municipal
09:20 – ETAR Nascente (Salgados – Rio Seco)
Informação geral sobre o seu funcionamento
09:50 – Creche municipal da Penha
Empreitada em fase final
10:20 – Pavilhão Desportivo
11:00 – Apresentação do Plano de Pormenor do Guilhim e do projecto geral do outlet
11:30 – Terreno municipal no Medronhal – plano em curso
12:00 – Centro hípico de Montenegro

Teatro: "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo "




O VATe - Serviço Educativo apresenta o espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo " no próximo dia 25 de Janeiro, às 10h00 para os alunos da Escola EB1 Malhão e às 14h30 para os alunos da Escola EB1/JI de Algoz. O Autocarro do Teatro estará estacionado junto à Escola EB23 de Algoz onde os alunos se deslocarão para assistir ao espectáculo que tem a duração de 30 minutos, e é seguido do atelier “Vamos brincar ao Teatro – Os Cavaleiros Andantes”. A partir das personagens do espectáculo “D. Quixote e Sancho Pança atravessam o Universo” são construídas com os alunos marionetas de vara e criadas novas histórias.

Trata-se de uma adaptação das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança adaptadas por Deodato Inácio à linguagem infantil, num espectáculo de manipulação de bonecos.
Como muitos criadores de génio, Cervantes escreveu para se divertir. Os pensadores e os eruditos criaram depois o Quixotismo que tem atravessado as épocas, as culturas, os continentes. Atravessará o universo? Decerto que sim. O universo onde a vida visível esteja de acordo com o entendimento do homem. No universo da vida invisível, não se sabe; no estado actual da ciência ainda não se sabe.
A dupla, D. Quixote e Sancho Pança, vai e vem ao sabor dos combates, desafiando as cada vez mais sofisticadas armas do Mal com outras ainda mais sofisticadas: um raio que sai da mente e do coração.
O texto, a encenação e a construção dos bonecos ficou a cargo de Deodato Inácio, a interpretação é de Carla Dias e Jeannine Trévidic e a operação de luz e som de Luisa Gonçalves.

Apoio ao emprego perde 73,5 milhões numa semana


Na semana passada, o governo anunciou um pacote de 490 milhões de euros para as medidas do programa "Iniciativa Emprego 2010". Mas no plano enviado aos parceiros sociais, já só aparecem 416,5 milhões. A CGTP defende uma "avaliação rigorosa" da iniciativa, que fracassou em 2009: a execução dos apoios desenhados por Vieira da Silva e Sócrates ficou abaixo dos 50%.
Segundo o "Diário de Notícias", a diferença de cerca de 73,5 milhões deve-se à revisão do custo da medida que prevê "requalificar" cinco mil licenciados (que passa de 65 milhões de euros para 6,5 milhões) e das verbas para os contratos Emprego-Inserção (de 53 milhões para 40 milhões). O custo do financiamento da prestação dos desempregados, orçado em 1,5 milhões de euros, também desaparece do documento agora proposto.
O total das verbas finais destinadas a este conjunto de medidas é inferior ao do ano passado em 164 milhões de euros. Mas as centrais sindicais e os representantes do patronato lembraram o fracasso da execução da "Iniciativa Emprego 2009": dos 580 milhões de euros anunciados pelo Governo, só foram efectivamente aplicados 260 milhões.
Uma das medidas que ilustra o fracasso do programa é o apoio à contratação de desempregados de longa duração. Os apoios do governo às empresas apenas permitiram a contratação de 1300 pessoas nestas condições, cerca de 11% do previsto pelo Governo.
O líder da UGT, João Proença, lamentou que as medidas aprovadas no plano Iniciativa Emprego 2010 não tinham sido "previamente discutidas" e que a discussão sobre a execução de 2009 não tenha sido "mais aprofundada". "Uma página com dados não é um relatório de avaliação. Era necessário que estes valores viessem acompanhados nomeadamente das metas que o Governo pretendia alcançar", disse.
A ministra do Trabalho reconheceu a fraca execução das medidas no ano passado e promete uma campanha mais "agressiva" em 2010.
msn

Níveis de insolvência judicial crescem 60% em 2009


No quarto trimestre de 2009 foram registados 1.366 novos processos de insolvência em Portugal, o que representa um ligeiro agravamento de 8% face aos valores do final do terceiro trimestre. Esta é uma das conclusões da Área de Administração de Riscos da Crédito Y Caución, que acompanha de perto as insolvências judiciais publicadas em Diário da República.
O agravamento consecutivo dos níveis de insolvência empresarial começou no primeiro trimestre de 2009 e a partir do segundo trimestre manteve-se em cerca de 1.300 processos trimestrais.
Em 2009 totalizou-se quase 5.000 processos de insolvência, o que traduz um aumento de 60% em relação ao período homólogo. O agravamento deste indicador, em 2009, registou-se em todos os sectores, excepto na sector dos Brinquedos. O sector dos Serviços registou o maior crescimento, 128%, convertendo-se no sector mais afectado em termos de insolvências judiciais: em cada três empresas que entram em processo de insolvência, uma pertence a este sector. Na Construção, segundo sector mais afectado por este tipo de processos, o crescimento foi mais moderado situando-se nos 29%. Outros sectores representativos, como o Têxtil e a Alimentação/Distribuição, registam uma tendência idêntica.
Foram ainda identificadas as tendências importantes de evolução no curto-prazo das insolvências. Efectivamente, em sete dos 17 sectores analisados regista-se uma diminuição das insolvências judiciais registadas. Em qualquer caso, os níveis de insolvência trimestral ainda se situam acima dos mil processos, estando, assim ,muito longe dos níveis de 2008. “Este quadro apresenta contornos preocupantes pois, na globalidade de todos os processos de insolvência, estaremos seguramente a falar de créditos incobráveis na ordem dos milhares de milhões de Euros com impactos muito significativos na tesouraria das empresas.
De acordo a nossa experiência e conhecimento de mercado , a média das dívidas recuperadas em processos de insolvência é somente de 5%, temos uma noção mais clara da importância de as empresas se protegerem relativamente a estes impactos e neste particular realçar o papel que o Seguro de Crédito tem desempenhado na sustentabilidade de muitas das empresas afectadas por alguns desses processos”, refere Paulo Morais, Director da Crédito y Caución para Portugal e Brasil.
msn

Secretário de Estado da Administração Local elogia boa gestão financeira da Autarquia de Alcoutim



O Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, veio hoje a Alcoutim homologar o contrato-programa da reconstrução e remodelação do Edifício Paços do Concelho. O contrato, entre a Administração Central, representada pela Directora-Geral das Autarquias Locais e o Presidente da Comissão e Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, e a Câmara Municipal de Alcoutim, representada pelo Presidente da Câmara Municipal, estabeleceu que o Edifício, que tem um investimento ilegível de 649.660,00 euros, será comparticipado em 50%, ou seja, 324.830,00 euros.
No seu discurso, Francisco Amaral realçou a saída do Algarve do Objectivo 1, por ter sido considerada pela União Europeia uma região rica, à semelhança de Lisboa e Vale do Tejo. “Isto representa uma perda significativa de ajudas comunitárias”, referiu o Presidente, acrescentando que “curiosamente, a Andaluzia foi considerada uma região carenciada” e que ainda não sabe “que contas foram realizadas para se chegar a esta conclusão”. O autarca agradeceu ao Secretário de Estado a sua presença e a vontade expressa de ajudar Alcoutim, sublinhando que a Câmara Municipal só tem realizado obras de grande envergadura quando estas são comparticipadas, “tem sido o nosso lema: há dinheiro faz-se obra. Não há, não se faz”, concluiu.
José Junqueira elogiou a gestão financeira saudável do Município de Alcoutim, agraciando toda a equipa executiva e acrescentando que “é uma gestão municipal exemplar para todos os municípios do país”. No seu discurso, José Junqueira enobreceu o facto do Municipio de Alcoutim ter sido o primeiro a abdicar da totalidade do seu IRS em prol dos munícipes e frisou que apesar das “finanças limitadas”, a
autarquia alcouteneja tem uma “gestão equilibrada”, não clamando por isso por uma nova lei das finanças locais, como outros o fazem. O governante salientou ainda que a autarquia, embora pobre, paga aos seus fornecedores e construtores “numa média de cinco dias”, o que não acontece em muitas outras.
A obra de reconstrução e remodelação do Edifício Paços do Concelho deverá começar dentro de poucos dias e será finalizada no prazo de um ano.