quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Secretário de Estado da Administração Local elogia boa gestão financeira da Autarquia de Alcoutim



O Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, veio hoje a Alcoutim homologar o contrato-programa da reconstrução e remodelação do Edifício Paços do Concelho. O contrato, entre a Administração Central, representada pela Directora-Geral das Autarquias Locais e o Presidente da Comissão e Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, e a Câmara Municipal de Alcoutim, representada pelo Presidente da Câmara Municipal, estabeleceu que o Edifício, que tem um investimento ilegível de 649.660,00 euros, será comparticipado em 50%, ou seja, 324.830,00 euros.
No seu discurso, Francisco Amaral realçou a saída do Algarve do Objectivo 1, por ter sido considerada pela União Europeia uma região rica, à semelhança de Lisboa e Vale do Tejo. “Isto representa uma perda significativa de ajudas comunitárias”, referiu o Presidente, acrescentando que “curiosamente, a Andaluzia foi considerada uma região carenciada” e que ainda não sabe “que contas foram realizadas para se chegar a esta conclusão”. O autarca agradeceu ao Secretário de Estado a sua presença e a vontade expressa de ajudar Alcoutim, sublinhando que a Câmara Municipal só tem realizado obras de grande envergadura quando estas são comparticipadas, “tem sido o nosso lema: há dinheiro faz-se obra. Não há, não se faz”, concluiu.
José Junqueira elogiou a gestão financeira saudável do Município de Alcoutim, agraciando toda a equipa executiva e acrescentando que “é uma gestão municipal exemplar para todos os municípios do país”. No seu discurso, José Junqueira enobreceu o facto do Municipio de Alcoutim ter sido o primeiro a abdicar da totalidade do seu IRS em prol dos munícipes e frisou que apesar das “finanças limitadas”, a
autarquia alcouteneja tem uma “gestão equilibrada”, não clamando por isso por uma nova lei das finanças locais, como outros o fazem. O governante salientou ainda que a autarquia, embora pobre, paga aos seus fornecedores e construtores “numa média de cinco dias”, o que não acontece em muitas outras.
A obra de reconstrução e remodelação do Edifício Paços do Concelho deverá começar dentro de poucos dias e será finalizada no prazo de um ano.