sábado, 16 de janeiro de 2010

Jornadas parlamentares em Faro com tema "Responsabilidade social contra a crise: orçamento e emprego"


Com o tema "Responsabilidade social contra a crise: Orçamento e emprego", as jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda vão ter lugar em Faro entre 17 e 19 de Janeiro.

As jornadas do BE arrancam com uma visita do líder parlamentar José Manuel Pureza, e da deputada Cecília Honório ao Hospital de Faro, no domingo à tarde, e com um jantar em Portimão, seguido do discurso do coordenador do partido Francisco Louçã.

Na segunda-feira, o grupo parlamentar bloquista realiza um debate dedicado ao tema das jornadas, "Responsabilidade social contra a crise: emprego e orçamento", que vai contar com a presença da economista Manuela Silva, do coordenador da União de Sindicatos do Algarve, António Goulart, e de Cristina Andrade, do movimento "Fartos d'Estes Recibos Verdes".

À tarde, os deputados do BE dividem-se em encontros com várias associações de pesca, em Olhão, com organizações para o desenvolvimento e produtores para discutir os problemas da micro-produção, em São Brás de Alportel, e numa visita ao Museu da Cortiça, em Silves.

Na terça-feira, dia 19 de Janeiro, os bloquistas apresentam as conclusões das jornadas parlamentares em conferência de imprensa.
Lusa

Congresso extraordinário do PSD é "sintoma de ausência de liderança", diz Mendes Bota


O líder do PSD/Algarve considerou que a realização de um congresso extraordinário do partido é um "sintoma da ausência de liderança de que o PSD padece" e defendeu que sejam rapidamente marcadas eleições directas.

Pedro Santana Lopes disse que já conseguiu reunir o número de assinaturas necessárias à convocação de um congresso extraordinário do PSD e que espera que seja agendado para a primeira semana de Março.

Contudo, Mendes Bota diz que o aparecimento de "iniciativas avulsas" para realizar um congresso extraordinário é apenas um sintoma da ausência de liderança de que o partido padece, como um "autêntico barco à deriva sem capitão".

"O país está na crise económica e social em que está e o PSD vai fazer catarses colectivas, discutir estatutos e debates inconclusivos?", questiona o também deputado, defendendo eleições "o quanto antes".

"O PSD deve é marcar as eleições para a liderança e mobilizar-se para um debate nacional com as bases do partido, aberto à sociedade, com os candidatos à liderança e as ideias que sustentam".

De acordo com Mendes Bota, "só existe um caminho estatutário para definir a estratégia do partido e é proposta pelo líder eleito em sufrágio directo". Pretende-se alterar esta regra estatutária?", questiona.

Quando a iniciativa de Santana Lopes foi tornada pública, a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou "bastante positivo" que haja um congresso extraordinário.

O social-democrata Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, já pediu urgência na realização de um congresso do PSD para que o partido esteja preparado para governar "a qualquer momento".
Lusa

Presidenciais: Líder do PS/Algarve aplaude Alegre e diz que candidatura é "acto de coragem política"


O líder do PS/Algarve, Miguel Freitas, aplaudiu hoje a disponibilidade de Manuel Alegre para se candidatar às próximas eleições presidenciais, classificando a sua atitude como um "acto de cidadania" e "coragem política".
O anúncio da sua candidatura foi feito pelo próprio na quinta-feira durante um jantar de apoio que se realizou em Portimão, ocasião em que o deputado e poeta disse estar disponível "para vencer pela República e por Portugal".
Para Miguel Freitas, o facto de Manuel Alegre se ter disponibilizado como candidato à Presidência da República "é um acto de coragem política num momento de dificuldade do país", próprio de um "resistente" que está "desejoso de ir para o combate".
Lusa

PARTIDA DA MISSÃO PORTUGUESA PARA O HAITI


Portugal envia hoje, 16 de Janeiro, para o Haiti, um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) com uma missão da Protecção Civil que visa instalar e operacionalizar um campo de desalojados.
Esta missão é composta por uma equipa de Comando e Coordenação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (Comandante, Adjuntos de Operações Logística e Comunicações e Oficial de Ligação), um grupo do INEM, com um Posto Médico Avançado, composto por 8 elementos (médicos, enfermeiros e socorristas), um grupo da AMI com 5 elementos (médicos, enfermeiros e logística), um médico do Instituto Nacional de Medicina Legal e um grupo de 10 bombeiros da Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” da ANPC. A missão será coordenada pelo Comandante Operacional Distrital de Lisboa, Elísio Oliveira. O avião C- 130 da Força Aérea Portuguesa parte amanhã, dia 15 de Janeiro, pelas 12h00, do Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro. No aparelho segue também material de apoio à missão (tendas, wc portáteis, chuveiros, lençóis, geradores, cobertores, kits de cozinho, kits de higiene pessoal).

Benfica: TREINOS DE CAPTAÇÃO NO ALGARVE




O Sport Lisboa e Benfica irá desenvolver uma acção de captação de jogadores no Algarve.
Esta iniciativa será realizada em parceria com a Escola de Futebol Geração Benfica de Faro/Loulé e está aberta a todos os jovens interessados.
Os treinos decorrem nas instalações do Complexo Desportivo da Penha – Faro, no dia 24de Janeiro, com inicio às 13h30.
Poderão participar jogadores nascidos entre 1998 e 2003.
A próxima Estrela és tu! Inscreve-te e aparece.

Contactos:

Email: efbfaro@slbenfica.pt / efbloule@slbenfica.pt / slbcaptacoes@gmail.com

Telem: 911155503 / 911155533

Tavira: Campismo Rural e Auto-caravanismo em análise



Os temas Campismo Rural e Auto-caravanismo são o mote para uma sessão de trabalho a ter lugar no dia 20 de Janeiro, Quarta-feira, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, com início pelas 14h30, no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) - Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) - “Algarve Sustentável”.
Estas Jornadas Técnicas têm por base a mais recente legislação sobre a matéria, bem como exemplos de boas práticas e estratégias a adoptar, e são dirigidas a promotores privados, autarcas e técnicos de entidades públicas.

Do programa consta o seguinte:

14h30 – Sessão de abertura

14h40 – Campismo, Caravanismo e Auto-caravanismo: Áreas de Serviço, Legislação em vigor, por Jorge Vieira e Francisco Leitão (Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal)

15h30 – A realidade do Auto-caravanismo no Algarve: estratégias de acolhimento, por Alexandre Domingues (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve)

16h00 – Período de debate aberto a questões.

BE EXIGE REPOSIÇÃO DA LEGALIDADE NA CONTRATAÇÃO DOS PROFESSORES DAS AEC NO CONCELHO DE OLHÃO


Deputada bloquista Cecília Honório

Através da publicação do Aviso n.º 15973/2009, a Câmara Municipal de Olhão, no distrito de Faro, abriu o «procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego público, por tempo determinado – termo resolutivo certo, para coordenação das actividades de enriquecimento curricular» de Educação Musical, Inglês e Actividade Física e Desportiva nos agrupamentos de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho.
Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda tomou conhecimento que a colocação dos professores seleccionados decorreu de forma diferenciada entre si, uma vez que os professores das Actividades de Inglês e Educação Musical, ao invés dos colegas da Actividade Física e Desportiva, não celebraram qualquer contrato com a edilidade, tendo a sua colocação nas escolas somente ocorrido em Outubro.
De acordo com as denúncias tornadas públicas, a Câmara Municipal de Olhão admitiu os professores daquelas Actividades mediante a condição da celebração de um contrato de prestação de serviços até dia 31 de Dezembro de 2009, comprometendo-se, porém, com a celebração do contrato a termo resolutivo certo no início do princípio do presente mês.
Até à data, os professores das Actividades de Educação Musical e de Inglês permanecem sem qualquer contrato de trabalho, nos parâmetros concursais a que responderam, a que acresce o facto da edilidade ainda não ter procedido ao pagamento de 50% do valor correspondente ao desenvolvimento das actividades lectivas durante os meses de Outubro e Novembro.
O deputado José Soeiro e a deputada Cecília Honório, eleita pelo círculo de Faro, questionam o Ministério da Educação sobre a situação dos professores do município de Olhão e exigem que o Governo adopte medidas par a reposição da legalidade da contratação daqueles profissionais.

CARROS - BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS ANTIGOS EM ALBUFEIRA





LIVRO BRINCADEIRAS E BRINQUEDO DA IDADE MÉDIA

Mais de 100 veículos antigos, entre automóveis e motos, vão voltar a desfilar pelas ruas da cidade, na segunda edição do Albufeira Classic Cars que irá decorrer nos dias 27 e 28 de Março. Por outro lado, também em Albufeira, os brinquedos, jogos e outros divertimentos utilizados pelos nossos antepassados enquanto crianças, são recordados por José António de Jesus Martins na sua mais recente obra.

CLASSIC CARS DE REGRESSO A ALBUFEIRA -2.ª Edição do evento confirmada para 27 e 28 de Março
Albufeira vai voltar a receber, nos dias 27 e 28 de Março, o evento Albufeira Classic Cars. Trata-se de um dos acontecimentos que maior êxito registou no ano passado e que voltará a trazer à cidade mais de 100 carros e motos antigas.
Após o sucesso da edição anterior, a Autarquia dá continuidade ao evento que promete voltar a atrair milhares de turistas e residentes, interessados em ver de perto alguns modelos lendários e conhecerem um pouco da história das viaturas.
O Albufeira Classic Cars irá decorrer durante dois dias e contará com exposição de automóveis, provas de perícia, desfiles pelo concelho, música e muita animação.
Este evento, que resulta de uma parceria entre o Município de Albufeira e o Clube Português do Automóvel Antigo, apresenta contornos inovadores com destaque para a mega - exposição que ocorre no Centro Antigo da cidade, bem como a prova de perícia que se desenvolve na Av. dos Descobrimentos entre o cruzamento dos Bombeiros e a Rotunda dos Relógios. Para esta edição, a organização promete mais algumas novidades que contribuirão para que os visitantes possam ter uma experiência ainda mais inesquecível, sempre com as “grandes bombas” de outros tempos em destaque.
A apresentação oficial do Albufeira Classic Cars decorrerá ainda em Fevereiro, altura em que serão divulgados mais pormenores. O evento, como já foi referido, decorrerá nos dias 27 e 28 de Março.

“BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DA IDADE MÉDIA”
José António Martins apresenta livro na Biblioteca Municipal Lídia Jorge

No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge vai ser palco da apresentação do livro “Brincadeiras e Brinquedos da Idade Média”, da autoria de José António de Jesus Martins.

Que Brincadeiras tinham as crianças e os jovens nos tempos medievais? E que Brinquedos desfrutavam os meninos e as meninas na Idade Média? O autor vem ao concelho falar sobre estas e outras questões, centradas no percurso escolar das crianças de há mais de 500 anos que integravam a sociedade medieval da Europa e de Portugal.

Através de uma investigação exaustiva, José Martins procurou reconstituir o universo infanto-juvenil associado ao lazer e ao prazer de brincar na Idade Média, que retrata na sua mais recente obra.

Albufeira: MUSEU ATINGE RECORDE DE VISITAS



Afluência aumentou 40% em 2009

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira completou uma década de existência no passado ano de 2009. 10 anos ao serviço da população, que tem demonstrado cada vez mais interesse pela instituição.

Ao longo de 10 anos de existência, o Museu de Arqueologia de Albufeira continua a manter uma forte dinâmica, que se traduz no contínuo aumento do número de visitantes.

Os dados comparativos revelam que nos últimos dois anos a afluência de público registou um crescimento de cerca de 40 por cento. Em 2008, o espaço foi visitado por 5457 pessoas, enquanto que em 2009 o número disparou para as 8894 visitas, entre turistas e residentes.

A maioria dos visitantes continua a ser de origem estrangeira (5502 estrangeiros e 3274 portugueses), tendo sido o mês de Maio o que registou a afluência mais elevada deste tipo de público.

Os valores mais significativos revelam que a faixa etária com maior frequência de visitas é a dos 26 aos 65 anos, representando um total de 4725 pessoas. O sexo feminino lidera o número de visitas ao Museu, com 4453 visitantes em detrimento das 4001 entradas do sexo masculino.

Ao longo de 2009, a tendência ditou um aumento gradual do número de visitantes, que atingiu o seu pico nos meses de Maio (1027 visitas) e Agosto (1131 visitas).

De salientar que o Museu de Arqueologia possui um espólio incalculável, albergando peças desde a Pré-história à Idade Moderna. Além deste legado, o espaço desenvolve ao longo do ano diversas actividades destinadas aos variados públicos, visando uma maior aproximação entre os visitantes e o património histórico -arqueológico do concelho.

Ténis de Mesa: MINI ESTÁGIO DISTRITAL PARA JOVENS ATLETAS





Sob a coordenação do director técnico regional, Rui Nascimento, e com a colaboração próxima dos técnicos que no dia-a-dia trabalham com os atletas convocados, vai a Associação de Ténis de Mesa do Algarve levar a efeito a primeira das há muito desejadas acções de formação, a qual tem por finalidade preparar a integração dos que são considerados como os mais capacitados Cadetes e Infantis, Masculinos e Femininos, nas Selecções Regionais. Assim, estão desde já convocados para o Mini Estágio a realizar no próximo dia 24 – Domingo – no Pavilhão da Escola EB 2/3 “Jacinto Correia” em Lagoa das 09.30H às 18.00H os seguintes Atletas e Técnicos:

• FEMININAS: JOANA ROSA (Rogilense), MICAELA PLACIDO (GD Pic Nic), INÊS MATIAS (JS Campinense), RAFAELA MARTINS (Padernense), CLÁUDIA PINTO (AA Mexilhoeira), MARTA SILVA (AA Mexilhoeira)

MASCULINOS: JOÃO CORREIA (Sp Lagos Benfica), TIAGO ROCHA (Sp Lagos Benfica) DINIZ OLIVEIRA (Rogilense), DIOGO ALMEIDA (Rogilense), LUIS VENTURA (Rogilense), ANDRÉ BABICIEN (Padernense), GONÇALO ROQUE (GD Pic Nic), ANDRÉ TEIXEIRA (GD Pic Nic), ANTÓNIO PEREIRA (GD Pic Nic), NUNO COSTA (ACD Coobital)

• “SPARRINGS” CONVIDADOS: DÉBORA OLIVEIRA (AA Mexilhoeira), CELSO MADEIRA (Sambrasense), NUNO FERNANDES (JS Campinense)

TREINADORES: NUNES MOREIRA (AA Mexilhoeira), FERNANDO SOUSA (Rogilense), JOÃO FERNANDES (GD Pic Nic), CARLOS FIGUEIRAS (Sp Lagos Benfica), MIGUEL COELHO (Padernense), FERNANDO JORGE (ACD Coobital).

NOTA: Se algum destes Atletas ou Técnicos, não puder comparecer, deverá informar a ATM Algarve com a máxima brevidade, a fim de poder ser atempadamente substituído.

2 – INSCRIÇÕES – TAÇA DE PORTUGAL (Fase Distrital)
Encontram-se abertas as Inscrições até ao dia 22 de Janeiro corrente para a Taça de Portugal – Fase Distrital na Classe de Seniores. Nesta Fase participarão os Clubes que não integrem nenhuma das Divisões dos Campeonatos Nacionais, com a eliminação das equipas à segunda derrota, sob o Sistema Olímpico. A primeira Eliminatória (1ª e 2ª Jornada) está calendarizada para os dias 3 e 10 de Fevereiro próximo.

3 – INSCRIÇÕES – CAMPEONATOS DISTRITAIS DE PARES
Encontram-se abertas as Inscrições até ao dia 25 de Janeiro corrente para os Campeonatos Distritais de Pares em todas as Classes, prova calendarizada para o dia 7 de Fevereiro próximo, em Paderne. Relembra-se a todos os Clubes Filiados, que sómente poderão participar nestes Campeonatos os Atletas que estejam devidamente inscritos.

4 – INSCRIÇÕES – CAMPEONATOS DISTRITAIS EQUIPAS em SENIORES MASC.
Encontram-se abertas as Inscrições até ao dia 8 de Fevereiro próximo para os Campeonatos Distritais Equipas em Seniores Masculinos, prova que tem a sua 1ª Jornada calendarizada para 24 de Fevereiro próximo.

Hospital de Faro promove palestra sobre o autismo na Juventude


O ciclo de palestras “Hoscult”, promovido mensalmente no Hospital de Faro, inicia-se em 2010 com uma sessão dedicada ao tema do autismo. Sob o título “Jovem autista: esperanças e constrangimentos”, a iniciativa terá lugar no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 15:30 horas, no auditório desta unidade de saúde e contará com as prelecções de elementos do Grupo de Apoio ao Autismo do Serviço de Pediatria do Hospital de Faro, nomeadamente da pediatra Isabel Rodrigues, da psicóloga Raquel Medeiros, da terapeuta ocupacional Conceição Silva e, por último, da terapeuta da fala Margarida Lino.
A par da apresentação do meritório trabalho desenvolvido por estas profissionais com as crianças e jovens autistas seguidos no Hospital de Faro, a equipa dará o seu contributo para o debate sobre as expectativas e dificuldades com que as crianças e jovens portadores desta patologia se deparam no seu dia-a-dia.
A mesa de oradores ficará completa com a intervenção de um elemento da direcção da APPDA – Algarve (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo) que falará da experiência e das boas práticas empreendidas pela Associação no acompanhamento destas crianças e jovens, bem como no apoio dado aos pais e familiares que lidam diariamente com a doença.
Esta é mais uma iniciativa inserida no "Hoscult", um ciclo de palestras temáticas promovidas pelo Hospital de Faro com o objectivo de cruzar diferentes perspectivas e saberes sobre um mesmo tema, envolvendo a comunidade hospitalar, com o seu conhecimento científico, e instituições ou indivíduos de outras áreas que, embora transversalmente, estejam relacionadas com a área da Saúde.

Museu de Portimão apresenta exposição “A Luz e o Mar na obra de José Augusto"




O Museu de Portimão inaugura no próximo dia 23 de Janeiro, pelas 18h00, a exposição “A Luz e o Mar na Obra de José Augusto”, que dá a conhecer o percurso e a obra deste artista portimonense, através de um conjunto de trabalhos que produziu em várias técnicas como aguarela, desenho, pintura a óleo, litografia, calcografia e pastel.

Organizada a partir de uma parte do espólio deixado pelo pintor e abrangendo o período de 1943 a 2002, a escolha das 53 obras expostas, ligadas à paisagem e ao mar, procura restabelecer a forte relação afectiva que o autor, nascido em Portimão no ano de 1922 e falecido em 2005, tem com as suas origens, a influência natural que o Algarve exerce nos seus quadros e o modo como representa a luz e a cor.

José Augusto frequentou a Escola Primária Elementar em Portimão, tendo ido morar para Lisboa aos 14 anos. Em 1956 frequenta em Paris a academia livre La Grande Chaumière, contactando de perto com importantes artistas, o que lhe permitiu novos experiências artísticas, que se viriam a reflectir numa expressão “neo-impressionista” vibrante de cor e qualidade, mas sempre ligada à sensibilidade e à fidelidade dos seus princípios.

O artista buscou na natureza sugestões para estimular a imaginação e construir a sua poética e toda a derradeira expressão da sua obra, a partir dos anos 80 até falecer, criando as séries “Paisagens” e “Jardins Intemporais”.

Grande colorista, José Augusto prosseguiu, nos últimos vinte anos de obra, o estudo da luz e da sua refracção nas águas, da passagem da luz pelas folhagens e da luz em si mesma, como pura abstracção.

Patente na sala de exposições temporárias do Museu de Portimão até 21 de Março próximo, e com entrada livre, o conjunto de pinturas de José Augusto pode ser visto no seguinte horário: terça-feira, das 14h30 às 18h00; quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Cruz Vermelha Portuguesa já conta com 100 mil Euros para o Haiti





fotos: dr.Matthew Marek - Cruz Vermelha Americana

Graças à solidariedade dos portugueses, a Cruz Vermelha Portuguesa já conta com 100 mil Euros para as operações humanitárias que estão a ser conduzidas pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho no Haiti.
“A resposta da comunidade ao apelo de donativo para o nosso Fundo de Emergência tem sido extraordinária. Estes fundos angariados estão rapidamente a ser convertidos nos artigos mais urgentes e na ajuda mais necessária.”, declara Luís Barbosa, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.

VIII TORNEIO INTERNACIONAL TERRAS DO INFANTE 2010


FEVEREIRO TERRAS DO INFANTE PATINAGEM VELOCIDADE - 13 a 16 de Fevereiro
Mais um ano se inicia, e pelo oitava vez consecutiva temos no Algarve – Portugal, o grande espectáculo da Velocidade em Patins, com o sempre espectacular VIII Torneio Internacional “Terras do Infante – Algarve” e a VII edição “Carnaval de Loulé” de Patinagem de Velocidade, com organização do Roller Lagos Clube de Patinagem (clube dos únicos Campeões Europeus portugueses Diogo Marreiros e Martyn Dias) e apoio das Câmaras Municipais de Lagos, Vila do Bispo e Loulé.

Será, como já é tradição, na altura do Carnaval, que estarão, na região mais a sul de Portugal, alguns dos melhores patinadores da Europa e do Mundo, casos dos ex-campeões mundiais – Yann Guyader – FRA e Scott Aldrige – NZL, para também desfrutarem das paradisíacas paisagens e clima da região do Algarve.

Assim, a não perder em directo e ao vivo, alguns dos mais rápidos patinadores da Europa e do Mundo nos dias 13, 14, 15 e 16 de Fevereiro de 2010.

O calendário é o seguinte:

13 Fevereiro 2010 – Sábado – 14h30 – Avenida dos Descobrimentos em Lagos

14 Fevereiro 2010 – Domingo - 10h00 e 15h00 – Pista Escola Júlio Dantas em Lagos

15 Fevereiro 2010 – Segunda - 10h00 – Avenida Comandante Matoso em Sagres

16 Fevereiro 2010 – Terça - 10h00 – Avenida do Carnaval em Loulé

Manuel Alegre "disponível" para candidatura à Presidência da República


Manuel Alegre anunciou, ontem à noite, em Portimão, que está disponível para se candidatar à Presidência da República "para vencer pela República e por Portugal".
Alegre, que discursou perante cerca de três centenas de pessoas num jantar promovido pelo Movimento Intervenção e Cidadania (MIC), afirmou que Portugal "vive uma hora difícil" e que "é sempre mais fácil desistir e baixar os braços", considerando que "Portugal existe" e que "é preciso acreditar e agir".
"Nunca baixei os braços, nunca fugi a nenhum combate nem antes nem durante nem depois do 25 de Abril e também não ficarei neutro agora", afirmou.
Lusa

Enfermeiros despem fardas frente ao Governo Civil de Faro


Cerca de dez enfermeiros despiram e depositaram, ontem à tarde, a sua farda à porta do Governo Civil de Faro, numa acção simbólica contra a proposta do Ministério da Saúde de baixar o salário de ingresso na profissão.
Em causa está a proposta do Ministério da Saúde em colocar o início salarial dos enfermeiros abaixo da carreira técnica superior da Administração Pública, o que, dizem os enfermeiros, não reconhece as qualificações académicas da classe.

Para contestar a diminuição do salário inicial de 1020 para 995 euros nos próximos quatro anos, um grupo de enfermeiros despiu a sua bata branca e depositou-a frente ao Governo Civil de Faro.

"Fiquem vocês com a farda e prestem cuidados se souberem", atirou um dos enfermeiros que participou na acção simbólica, antes de ser recebido por elementos do gabinete da governadora civil de Faro.

"Os enfermeiros não estão dispostos a continuar a trabalhar desta forma", disse aos jornalistas Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), salientando que a classe se sente "humilhada".