sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tribunal condenou a 16 anos de prisão homem que feriu outro na esquadra da PSP em 2008


O Tribunal de Portimão condenou hoje a 16 anos de prisão efectiva o homem que em Setembro de 2008 feriu gravemente um outro com quatro tiros de pistola dentro da esquadra da PSP daquela cidade algarvia.
Tribunal condenou a 16 anos de prisão homem que feriu outro na esquadra da PSP em 2008.
José João Tiago, de 57 anos, foi condenado a 15 anos de prisão por um crime de tentativa de homicídio e a uma pena de três anos por um crime de detenção ilegal de arma de fogo, resultando o cúmulo jurídico numa pena única de 16 anos de prisão.
O arguido, que vai aguardar em liberdade os trâmites do processo, foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 358 mil euros à vítima e ao seu filho, por danos não patrimoniais.

Lusa

Sorteio Mundial 2010: Portugal joga com Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim


O sorteio de hoje, realizado na Cidade do Cabo, ditou as selecções de Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim como adversários de Portugal na fase de grupos do Mundial 2010.
Portugal estava no Pote 4 (países europeus que não são cabeças-de-série) e depois do sorteio a Selecção Nacional encaixa-se no Grupo G e terá que enfrentar Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim na fase de grupos do Mundial 2010.
Os principais encarregados de sortear as bolas, que continham os nomes dos 32 países apurados, foram a actriz oscarizada e sul-africana Charlize Theron e Jérôme Valcke, secretario-geral da FIFA.
O Mundial de 2010 começa a 11 de Junho na África do Sul, sendo esta a primeira vez que o continente africano recebe uma fase final do Campeonato do Mundo de futebol.
sapo desporto

Governo aprova incentivo à aquisição de carros eléctricos



Diploma sobre o regime de mobilidade eléctrica prevê incentivos fiscais e financeiros para particulares e empresas que adquiram carros eléctricos até 2012.
O diploma agora aprovado pelo governo, em Conselho de Ministros, prevê um conjunto de incentivos fiscais e financeiros para particulares e empresas que adquiram carros eléctricos até 2012.
O Ministro da Economia, Vieira da Silva, em conferência de imprensa, referiu que “os particulares que adquiram automóveis eléctricos terão um subsídio de cinco mil euros para os primeiros cinco mil automóveis, até ao final de 2012. Acresce um incentivo de 1500 euros no caso de entrega de um veículo para abate”.
Para as empresas o Estado dará “uma majoração de 50 por cento em relação aos custos de aquisição em sede de IRC já em 2010”. E como não há nada melhor do que dar o exemplo, “a administração pública procederá à aquisição de veículos de demonstração e utilizará pelo menos 20 por cento de veículos eléctricos na renovação anual de toda a frota do Estado”.
"Com a entrada em vigor deste diploma, vamos viver uma fase piloto, no qual, até ao final de 2011, existirão 1300 postos de carregamento normal e mais 50 de carregamento rápido que serão instalados em 25 municípios do país”, sublinhou Vieira da Silva, estimando que os custos de funcionamento em termos de mobilidade serão inferiores em cerca de “um terço” ao dos automóveis movidos a energias fósseis.

“Sextas-feiras de Cinema na Biblioteca Municipal”


A agenda cultural da Biblioteca Municipal de Castro Marim aproximará os castromarinenses da sétima arte, exibindo um filme todas as sextas-feiras, pelas 21 horas, de 20 de Novembro a 18 de Dezembro.
Será no Auditório da Biblioteca que serão exibidos filmes de vários géneros cinematográficos: “Marley & Eu”, uma comédia romântica que agradará a toda a família; “Amália, o Filme”, uma produção nacional que relata a vida da grande artista de fado, Amália Rodrigues; “Mamma Mia”, o musical que conta com a participação de Maryl Streep; a comédia “Declaro-vos marido e …Marido”; e a comédia romântica “O Amor Acontece”.
Esta iniciativa pretende ampliar a oferta da Biblioteca Municipal de Castro Marim, incluindo também o cinema na sua já vasta actividade cultural.

Programação:
Dia 20 de Novembro – Marley & Eu
Dia 27 de Novembro – Amália, O Filme
Dia 04 de Dezembro – Mamma Mia
Dia 11 de Dezembro – Declaro-vos marido e …. Marido
Dia 18 de Dezembro – O Amor Acontece

Concertos de Natal no concelho de Castro Marim



Tendo em vista celebrar o espírito de Natal a Câmara Municipal irá promover nesta época natalícia diversos concertos de Natal nas freguesias do concelho.
Os Concertos de Natal, que já fazem parte da tradição comemorativa, realizar-se-ão nas igrejas das freguesias do município e contam com a actuação do Grupo Coral de Lagos, do Grupo Coral de Tavira, do Coro Marquês de Pombal e Banda Musical Castromarinense, estes últimos que farão uma actuação conjunta, o Grupo Coral Adágio e um grupo de jovens intérpretes, oriundos de várias zonas do país, alunos da Universidade de Évora e do Conservatório Regional Maria Campina. Este conjunto de actuações, fará reviver o espírito natalício e o ambiente de paz e harmonia característico da época, através de repositórios musicais associados ao Natal e aos Reis.
Os concertos de Natal em Castro Marim são uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, que conta com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho e das Paróquias de Altura, Azinhal, Castro Marim e Odeleite.

Programação dos Concertos de Natal:

Concerto de Natal em Azinhal
Grupo Coral de Lagos
Sábado, dia 12 de Dezembro de 2009, às 21:00 horas
Igreja do Divino Espírito Santo

Concerto de Natal em Odeleite
Grupo Coral de Tavira
Domingo, dia 13 de Dezembro de 2009, às 16:30 horas
Igreja da Nossa Senhora da Visitação

Concerto de Natal em Castro Marim
Jovens Intérpretes, alunos da Universidade de Évora e do Conservatório Regional
Sábado 19 de Dezembro de 2009, às 18:00 horas
Biblioteca Municipal de Castro Marim

Concerto de Natal em Altura
Coro Marquês de Pombal e Banda Musical Castromarinense
Sábado, dia 19 de Dezembro de 2009, às 21:00 horas
Igreja do Coração Imaculado de Maria

Concerto de Reis em Castro Marim
Grupo Coral Adágio
Sábado, dia 9 de Janeiro de 2010, às 21:00 horas
Igreja da Nossa Senhora dos Mártires.

Alberto Iria homenageado pela Câmara Municipal de Olhão


As comemorações do 1º Centenário do nascimento de Alberto Íria, ilustre olhanense, têm o seu ponto alto no dia 12 de Dezembro, às 16h00, com uma homenagem e a inauguração da exposição bio-bibliográfica “Alberto Iria 1909-2009”, na Biblioteca Municipal de Olhão.
A Câmara Municipal de Olhão assinala no espaço da Biblioteca Municipal o centenário do nascimento de Alberto Íria, um dos seus filhos ilustres, que muito contribuiu para a preservação da memória escrita do Algarve e de Olhão. A sessão contará com a presença da viúva e das suas duas filhas, bem como de algumas personalidades olhanenses que com ele privaram e que darão o seu testemunho vivo da personalidade e da obra de Alberto Íria. Simultaneamente será inaugurada uma exposição ilustrativa da sua vida e obra.
Alberto Íria nasceu em Olhão, em 27 de Dezembro de 2009. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Lisboa e habilitado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista de Coimbra, desenvolveu a sua vida profissional na Biblioteca e Arquivo da Assembleia Nacional e, posteriormente, no Arquivo Ultramarino, do qual foi Director ao longo de 30 anos. Para além da sua vasta produção bibliográfica, Alberto Íria foi membro da Academia Portuguesa de Ciências (Secção de Letras) e da Academia Portuguesa da História , cuja Sala de Honra ainda hoje leva o seu nome.
A exposição que homenageia Alberto Íria ficará patente até ao dia 31 de Dezembro de segunda-feira a sábado, das 13h00 às 19h00.


Homenagem aos campeões portimonenses


O Município de Portimão vai distinguir os atletas, técnicos e colectividades que se destacaram na época desportiva 2008/2009 na Gala dos Campeões Portimonenses, marcada para as 18h00 da próxima terça-feira, 8 de Dezembro, no Portimão Arena.
O ano prestes a findar caracterizou-se por um conjunto de excelentes resultados regionais, nacionais e, até, internacionais, com destaque para o sénior Manuel Machado, do Clube Hípico Santa Isabel, que integrou a equipa terceira classificada no Campeonato Europeu de Jovens Cavaleiros de TREC e que venceu individualmente a Taça de Portugal, sendo ainda vice-campeão daquela categoria. Na natação adaptada, o realce vai para Filipe dos Santos, da Portinado, quarto no Mundial de Natação de Síndrome de Down, campeão nacional nos 50 e 100m livres e 50m mariposa no Campeonato Nacional de Inverno, e campeão nacional nos 50, 100 e 200m livres e 50m mariposa, no Campeonato Nacional de Verão, entre outros títulos nacionais.
Saliência na patinagem artística para Madalena Serrão e Mariana Relvinhas, em representação do Benfica, que se distinguiram a nível nacional e em provas internacionais, o mesmo sucedendo na pesca submarina com Jody Lot e Carlos Osório, do Portisub. No ténis de mesa, Débora Oliveira e Miriam Pinto, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, também brilharam, assim como Vicente de Melo, do Iate Clube da Marina de Portimão, na vela de cruzeiros, e Miguel Martinho, Pedro Correia e Vasco Chaveca, todos do Clube Naval de Portimão, no windsurf. Na modalidade de voleibol, o atleta João José, em representação do Clube VFB Friedrichshafen (Alemanha), foi 5º classificado de equipas no Campeonato Europeu de Clubes, e campeão nacional alemão de clubes seniores masculinos.
Este conjunto de desportistas receberá o prémio ouro, destinado a classificados entre os dez primeiros lugares de competições oficiais de nível internacional, sendo ainda distinguidos com o grau prata 133 classificados entre os três primeiros lugares dos campeonatos e/ou taças nacionais, e no grau bronze 132 classificados no primeiro lugar dos campeonatos e/ou taças distritais, a título individual ou colectivo.
A atestar o ecletismo das modalidades praticadas no município, no total vão ser homenageados cerca de 280 atletas das seguintes disciplinas: motonáutica, atletismo, hipismo, automobilismo, badminton, surf, basquetebol, futsal, ginástica desportiva, motociclismo, karaté, windsurf, pólo aquático, vela ligeira, ginástica rítmica, petanca, bmx fre style, natação, judo, ténis, voleibol, taekwondo, natação adaptada, vela de cruzeiros, ginástica, bmx race, canoagem, patinagem artística, pesca submarina e ténis de mesa.
Também vão ser entregues os Prémios de Mérito Desportivo ao xadrezista Alberto Quadros, presidente da assembleia-geral do Clube de Xadrez de Portimão e um dos praticantes portugueses mais idosos ainda no activo, com os seus quase 83 anos, assim como ao jovem basquetebolista Miguel Tinoco Queiroz, que se iniciou em Portimão e conta actualmente com 38 internacionalizações nas selecções nacionais Sub 16 e Sub 18.
Durante o intervalo da entrega de prémios, integrada no programa de comemorações do Dia da Cidade, actuarão a Classe de Ginástica Rítmica de Portimão e a Equipa Action Team do GEN 21.
A festa será antecedida pelo lançamento do livro “Associações de Portimão”, agendado para as 17h00, no qual se apresentam pormenorizadamente todas as colectividades de cultura, recreio e desporto existentes no município e cujas múltiplas actividades – que têm o forte apoio da autarquia local – em muito contribuem para a dinâmica que caracteriza Portimão.

Psiquiatra e escritor Augusto Cury vai ser recebido por Manuel da Luz


Na próxima segunda-feira, 7 de Dezembro, o conceituado médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro Augusto Cury vai ser recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, num encontro marcado para as 17h00 nos Paços do Concelho.

O especialista vem ao Algarve para participar numa acção de formação no âmbito do seu projecto mundial “Escola de Inteligência”, que terá lugar entre 8 e 10 do corrente na Universidade da Criança, instituição de ensino particular sedeada em Portimão.

A Universidade da Criança é, na sua qualidade de projecto-piloto em Portugal, o primeiro laboratório pedagógico na Europa das metodologias e dos ensinamentos de Augusto Cury, que assentam fundamentalmente na teoria da psicologia multifocal, nos códigos da inteligência e na humanização do conhecimento.

A instituição será a partir de 2010 o rosto e a plataforma operativa da “Escola da Inteligência” na Península Ibérica. Um projecto que passa pela criação de 50 Centros de Estudos Augusto Cury no nosso país numa primeira fase, e de 100 unidades similares em Espanha, numa segunda fase, todos coordenados a partir de Portimão, de onde o lançamento deste projecto será feito em Março próximo.

A “Escola de Inteligência” é um projecto inovador que visa trabalhar a promoção da saúde emocional e a prevenção de doenças psíquicas, objectivando formar pensadores, estimular a consciência crítica e desenvolver a inteligência, trabalhando o carácter e as relações interpessoais dentro da sala de aula.

Cury, para quem “as grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes”, é pesquisador na área da qualidade de vida, abordando a natureza, a construção e a dinâmica da emoção e dos pensamentos, tendo idealizado um revolucionário método para o ensino, a que chamou “Escola da Inteligência”, método esse adoptado pela Universidade da Criança desde a sua fundação.

COMITIVA BÚLGARA VISITOU ALBUFEIRA

Projecto educativo trouxe ao concelho 12 professores da Bulgária

O Município acolheu um grupo de professores búlgaros que durante um dia visitou vários equipamentos culturais e educativos do concelho. O objectivo passou pelo intercâmbio de conhecimentos referentes aos actuais métodos de ensino, nomeadamente ao recurso a quadros interactivos.

“Comenius Regio Partnerships – The Magic of the Activ Board –European reality in school” é o nome do projecto responsável pela visita de doze professores da Bulgária ao concelho de Albufeira, no passado dia 25 de Novembro.

Os docentes, provenientes da cidade de Shumen, estiveram no Algarve de 22 a 27 de Novembro, visitando, para além de Albufeira, os concelhos de Faro e São Brás de Alportel.

A comitiva foi recebida nos Paços do Município pelo Vice-Presidente da autarquia e Vereador do Pelouro da Educação, José Carlos Rolo, seguindo-se uma visita a diversos estabelecimentos escolares do concelho e à Biblioteca Municipal Lídia Jorge.

A Escola EB 2,3 Professora Diamantina Negrão, o Jardim-de-Infância de Olhos de Água, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Vale de Carro e a Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras, foram os equipamentos escolhidos para dar a conhecer à delegação búlgara as condições de ensino existentes no concelho. A visita incluiu também uma passagem pela Biblioteca Lídia Jorge, uma casa de cultura bastante virada para o público estudantil, portadora de um acervo documental apreciável e com múltiplas actividades desenvolvidas.

Esta iniciativa surge no âmbito do projecto “Comenius Regio Partnerships – The Magic of the Activ Board –European reality in school”, coordenado pela Direcção Regional de Educação do Algarve e pelo Regional Inspectorate for Education de Shumen. O Agrupamento de Escolas Professora Diamantina Negrão – Albufeira, a Escola Secundária Belchior Viegas – S. Brás de Alportel, a FRAPAL – Federação Regional das Associações de Pais do Algarve, a “Primary school Panayot Volov”, a “Yoan Ekzarh Balgarski compprehensive school” e a “ICON - company for delivery of communication services” são os parceiros deste programa.

Os objectivos do projecto passam pelo intercâmbio e programação de actividades relacionadas com a utilização dos quadros interactivos e com o desenvolvimento de recursos virtuais que neles possam ser utilizados. Recorde-se que Albufeira tem todas as salas de aula do 1.º ciclo e jardins-de-infância equipadas com quadros interactivos, tornando-se num caso único do país. Paralelamente, o concelho foi pioneiro em matéria de actividades extra-curriculares e nos últimos 7 anos viu serem construídas 57 novas salas de aula de 1º ciclo, 20 salas de jardim-de-infância, 4 novas escolas e ampliado todo o parque escolar existente.

ACTA apresenta “George Dandin” em Olhão


“George Dandin”, de Molière, é o espectáculo que A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) leva ao palco do Auditório Municipal de Olhão no próximo dia 11 de Dezembro, às 21h30. Aparentemente trata-se apenas de uma hilariante comédia de costumes…

O enredo assenta nos estratagemas de uma jovem mulher para ludibriar o seu marido. Dá-se, porém, o caso, de o enredo ter como pano de fundo o prenúncio da Revolução Francesa: portanto, não é uma mera comédia de costumes. E este aspecto, absolutamente fundamental, foi o que levou Marx a estudar o texto de Molière, e a referi-lo como um documento exemplar no que respeita à análise da aliança de classes. A ACTA leva “George Dandin” à cena numa perspectiva de contemporaneidade no que se refere aos seus conflitos internos.

“George Dandin” é a 49ª produção da ACTA e conta com a concepção cenográfica e encenação de Luís Vicente. As interpretações são de Afonso Dias, Bruno Martins, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Luís de A. Miranda, Mário Spencer, Pedro Mendes e Tânia Silva. Alice Alves é a responsável pelos figurinos, Tó Quintas pela execução cenográfica, a produção executiva de Elisabete Martins e a direcção de produção de Luís Vicente.

“NATAL SOLIDÁRIO”: CRIANÇAS CARENCIADAS DO CONCELHO DE LOULÉ RECEBEM BRINQUEDOS E LIVROS


Nos dias 16 e 17 de Dezembro, pelas 18h00, a Biblioteca Municipal de Loulé promove uma sessão de contos, entrega de livros e brinquedos e lanche que tem como destinatárias as crianças carenciadas do Concelho, no âmbito da iniciativa “Natal Solidário”.
Este momento será o culminar da campanha de recolha de brinquedos usados que teve lugar em Novembro. Após a selecção de 100 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos, oriundas de agregados familiares com menos recursos financeiros, por parte da Divisão de Acção Social, Saúde e Família da Autarquia, será feita, nestes dois dias, a distribuição dos brinquedos que irão, de certo, colorir o Natal destas crianças.
Por outro lado, a Biblioteca irá entregar também livros aos participantes, bem como promover uma sessão de contos, incentivando-os pelo gosto pelo livro e pela leitura.
Proporcionar um Natal diferente, com momentos de alegria, a estas crianças com mais dificuldades económicas, despertar na comunidade em geral e, em particular nas crianças, o espírito de cidadania, solidariedade e “dever” da partilha e ajuda aos mais desfavorecidos, promover o livro, a leitura e a imagem da Biblioteca Municipal de Loulé e conotar a leitura com prazer e diversão são os principais objectivos deste “Natal Solidário”.
Em suma, de acordo com os responsáveis pela iniciativa, esta parceria entre a Biblioteca e Divisão de Acção Social, Saúde e Família da Câmara de Loulé é também uma forma dos dois serviços municipais assumirem um papel activo na luta contra a pobreza e na edução das crianças.

«DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO» - 5 DE DEZEMBRO

Enfermeiros(as)

e médicos sem fronteiras
ou Bombeiros

e Cruz Vermelha, são alaguns dos bons exemplos de voluntariado, nacional e internacionalmente falando
A ONU (Organização das Nações Unidas) fixou, a 5 de Dezembro de cada ano, o «Dia Mundial do Voluntariado», considerando que o serviço voluntário, incluindo o dos voluntários das Nações Unidas, presta uma importante contribuição para as actividades socioeconómicas em todo o Mundo e é uma alavanca fundamental e imprescindível para o seu desenvolvimento e para se alcançar uma maior justiça social e solidariedade entre os homens.No Algarve o Voluntariado atinge expressivo significado e são muitos os milhares de mulheres e homens que dão o «melhor de si sem pensar em si», colocando as suas capacidades, dinamismo e espírito generoso ao serviço das grandes causas nas mais diversificadas áreas, numa enorme panóplia que vi do socorrismo à acção social, do apoio aos mais necessitados à cultura e desporto.A todos os voluntários algarvios quero, neste assinalado «DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO», expressar o meu profundo reconhecimento e a maior admiração, vendo neles um testemunho exemplar de cidadania e de quem se preocupa com os outros e procura com o seu gesto abnegado construir, a cada instante, uma Região solidariamente mais fraterna.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES

EDUARDO RAMOS : 05 DEZEMBRO : 18H00 : ESPAÇO C : Junto ao Teatro das Figuras

Eduardo Ramos apresenta-se no ESPAÇO C : Junto ao Teatro das Figuras, no evento "Rua Megafone", para tocar, cantar e falar sobre a música do passado no presente.
Eduardo Ramos é cantor e toca Alaúde árabe e outros instrumentos árabes, portugueses e africanos.
Músico autodidacta começou a sua carreira a tocar Música Tradicional Portuguesa e algum Rock-Jazz, assim como música Africana. Actualmente Eduardo Ramos dedica-se ao estudo e à interpretação da música Medieval Ibérica do sec. XIII, assim como da Música Árabe e dos Judeus Sefarditas do Ocidente e Oriente, sendo um dos percusores da divulgação desta música em Portugal.