sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Psiquiatra e escritor Augusto Cury vai ser recebido por Manuel da Luz


Na próxima segunda-feira, 7 de Dezembro, o conceituado médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro Augusto Cury vai ser recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, num encontro marcado para as 17h00 nos Paços do Concelho.

O especialista vem ao Algarve para participar numa acção de formação no âmbito do seu projecto mundial “Escola de Inteligência”, que terá lugar entre 8 e 10 do corrente na Universidade da Criança, instituição de ensino particular sedeada em Portimão.

A Universidade da Criança é, na sua qualidade de projecto-piloto em Portugal, o primeiro laboratório pedagógico na Europa das metodologias e dos ensinamentos de Augusto Cury, que assentam fundamentalmente na teoria da psicologia multifocal, nos códigos da inteligência e na humanização do conhecimento.

A instituição será a partir de 2010 o rosto e a plataforma operativa da “Escola da Inteligência” na Península Ibérica. Um projecto que passa pela criação de 50 Centros de Estudos Augusto Cury no nosso país numa primeira fase, e de 100 unidades similares em Espanha, numa segunda fase, todos coordenados a partir de Portimão, de onde o lançamento deste projecto será feito em Março próximo.

A “Escola de Inteligência” é um projecto inovador que visa trabalhar a promoção da saúde emocional e a prevenção de doenças psíquicas, objectivando formar pensadores, estimular a consciência crítica e desenvolver a inteligência, trabalhando o carácter e as relações interpessoais dentro da sala de aula.

Cury, para quem “as grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes”, é pesquisador na área da qualidade de vida, abordando a natureza, a construção e a dinâmica da emoção e dos pensamentos, tendo idealizado um revolucionário método para o ensino, a que chamou “Escola da Inteligência”, método esse adoptado pela Universidade da Criança desde a sua fundação.