sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Governo aprova incentivo à aquisição de carros eléctricos



Diploma sobre o regime de mobilidade eléctrica prevê incentivos fiscais e financeiros para particulares e empresas que adquiram carros eléctricos até 2012.
O diploma agora aprovado pelo governo, em Conselho de Ministros, prevê um conjunto de incentivos fiscais e financeiros para particulares e empresas que adquiram carros eléctricos até 2012.
O Ministro da Economia, Vieira da Silva, em conferência de imprensa, referiu que “os particulares que adquiram automóveis eléctricos terão um subsídio de cinco mil euros para os primeiros cinco mil automóveis, até ao final de 2012. Acresce um incentivo de 1500 euros no caso de entrega de um veículo para abate”.
Para as empresas o Estado dará “uma majoração de 50 por cento em relação aos custos de aquisição em sede de IRC já em 2010”. E como não há nada melhor do que dar o exemplo, “a administração pública procederá à aquisição de veículos de demonstração e utilizará pelo menos 20 por cento de veículos eléctricos na renovação anual de toda a frota do Estado”.
"Com a entrada em vigor deste diploma, vamos viver uma fase piloto, no qual, até ao final de 2011, existirão 1300 postos de carregamento normal e mais 50 de carregamento rápido que serão instalados em 25 municípios do país”, sublinhou Vieira da Silva, estimando que os custos de funcionamento em termos de mobilidade serão inferiores em cerca de “um terço” ao dos automóveis movidos a energias fósseis.