sábado, 9 de julho de 2011

FONTE DA BENÉMOLA: NOVA PAISAGEM PROTEGIDA LOCAL APRESENTADA À POPULAÇÃO

A Assembleia de Freguesia de Querença realiza hoje, sábado, dia 9 de Julho, pelas 18h00, na Fonte da Benémola, uma sessão extraordinária, com vista a dar a conhecer à população local o novo estatuto jurídico deste ex-líbris do património ambiental do Concelho de Loulé e o novo ciclo de vida desta Paisagem Protegida Local.
A Fonte da Benémola, outrora Sítio Classificado, passou a ter o estatuto de Paisagem Protegida Local, em que a sua gestão é assegurada agora pela Câmara Municipal de Loulé, através de uma Comissão Directiva presidida pelo vereador do Ambiente, Aníbal Moreno.

Protocolo com Quinta da Ombria pretende retomar agricultura

Com a criação desta Paisagem Protegida Local, os principais objectivos passam por proteger e conservar os valores biofísicos, estéticos e paisagísticos e biológicos do Barrocal; fomentar de forma equilibrada e sustentada, o desenvolvimento económico, social e cultural da região, incentivando e apoiando as actividades tradicionais, a recuperação de povoados e construções antigas de arquitectura tradicional, potenciando os recursos naturais e humanos; promover o ordenamento do território para que o seu uso seja feito sem prejuízo dos fins referidos; promover a divulgação dos seus valores naturais, arquitectónicos/arqueológicos e estéticos, bem como criar condições para a divulgação destes valores, como pólos de atracção turística ou de lazer.
A gestão por parte da Autarquia não inviabiliza, no entanto, que possam ser celebrados protocolos de cooperação com outras entidades públicas ou privadas, nomeadamente para a dinamização desta área.
Nesta sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Querença, pretende-se ainda que a população possa ser também uma parte activa na nova dinâmica que se quer incutir na Fonte da Benémola.
Neste momento será ainda assinado um protocolo entre a Quinta da Ombria e esta Comissão, para recuperação das levadas inactivas há dezenas de anos, e que vão potenciar o retomar da agricultura nas margens da ribeira.

Reutilização de Manuais Escolares na Biblioteca Municipal de Castro Marim

Com o objectivo de tornar mais acessível o conhecimento e a cultura aos cidadãos e, paralelamente, reduzir custos e optimizar os rendimentos das famílias com a educação dos filhos, a Unidade Orgânica de Educação e Acção Social da Autarquia, através da Biblioteca Municipal, está a levar a cabo uma campanha de reutilização de manuais escolares.

A acção decorre nos meses de Julho, Agosto e Setembro e destina-se a facilitar o acesso de todos os manuais escolares que já não são necessários e que podem ser reaproveitados e reutilizados.

Visa, ainda, apoiar a comunidade rendibilizando não apenas as economias familiares, mas também a protecção do meio ambiente, evitando o abate indiscriminado de milhares de árvores que são necessárias à vida nas florestas.
Participar na segunda campanha de reutilização de manuais escolares da Biblioteca Municipal é simples: terminado que está o ano lectivo, os livros escolares, a partir do 5º ano de escolaridade, que já não são necessários podem ser entregues na Biblioteca.
Após a entrega dos manuais escolares, a Biblioteca Municipal procede à criação de uma base dados onde estarão indicadas todas as ofertas recebidas, disponibilizando a todos os manuais que nos oferecerem para os dar de volta aos munícipes que deles precisem e os solicitem.
Poderá, ainda, confirmar a existência e disponibilidade dos manuais que necessite e pretenda solicitar (pessoalmente na Biblioteca, por telefone ou e-mail) conforme a lista dos livros adoptados em cada estabelecimento de ensino.
Para a Unidade Orgânica de Educação e Acção Social da Câmara Municipal de Castro Marim, esta campanha de reutilização de manuais escolares é um contributo importante para a valorização do ensino e da aprendizagem, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais coesa e solidária.
Afinal de contas, dar de volta é uma forma de todos apoiarmos a nossa comunidade e o ambiente.

VRSt.António: Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo Portugal-Cuba deu o seu primeiro passo

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António foi assinado, pelo Presidente do Município, pelo Embaixador de Cuba acreditado em Lisboa e por dois Empresários, um Acordo de Intenções para a criação da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo (CCIST) Portugal-Cuba nos próximos três meses.

No Acordo de Intenções, primeiro passo formal e público do processo de criação da CCIST Portugal-Cuba, foram assumidos quatro objectivos imediatos: 1- realizar uma Assembleia Geral constituinte; 2- eleger os órgãos sociais; 3- promover as acções necessárias junto das entidades públicas dos dois países para dar início a esta actividade; 4- divulgar as potencialidades de cada um dos países e promover a Câmara de Comércio.

O objectivo principal da CCIST é fomentar as relações económicas e culturais entre Portugal e Cuba, na base do interesse reciproco, sendo ainda sua competência em ambos os países representar os interesses dos intervenientes nas relações bilaterais junto dos governos e das entidades, cooperar com os organismos públicos e privados, divulgar oportunidades de negócio e de investimento, promover missões empresariais, organizar conferências, palestras e workshops sobre as potencialidades existentes, editar publicações, prestar aos associados assistência jurídica e técnica, dinamizar eventos culturais, estimular intercâmbios inovadores e, em termos gerais, desenvolver as suas actividades em estreita colaboração com a Câmara de Comércio da República de Cuba, assim como com as autoridades portuguesas e cubanas.

Os trabalhos para a constituição da Câmara de Comércio Portugal-Cuba têm como principais responsáveis o empresário Carlos JN Martins, antigo Secretário de Estado nas áreas da Saúde e do Turismo, e o empresário Américo Ferreira de Castro, Advogado.
Carlos JN Martins explicou que a ideia de constituir uma CCIST Portugal-Cuba surgiu quando constatou que “as relações comerciais, culturais e de intercâmbio estavam - e estão - aquém das potencialidades, necessidades e vontades de ambos os países” e afirmou que “esta entidade será uma inequívoca alavanca para a promoção das relações bilaterais entre os 2 países, entre os seus agentes económicos e entre as suas instituições”.
Disse ainda que “este projecto foi desde a primeira hora apoiado e acarinhado pelo Embaixador Eduardo Lerner e pelo Presidente Luis Gomes”, tendo decorrido ao longo dos últimos meses o trabalho necessário para a sua constituição e por isso é que "já temos um projecto de estatutos e uma logomarca, assim como foram feitos vários contactos formais em Havana e designadamente com a sua Câmara de Comércio da República de Cuba".
"Em Cuba, depois do Congresso do Partido Comunista Cubano, é o tempo de renovadas políticas económicas, de uma crescente abertura a investimento e a empresas estrangeiras e de novos desafios; em Portugal é também tempo de mudança e um dos grandes desafios do programa do novo Governo é a diplomacia económica, a internacionalização da economia, das empresas portuguesas e a aposta em novos mercados", acrescentou.
O Embaixador de Cuba acreditado em Lisboa, Eduardo Lerner, considerou que o acordo para a constituição de uma Câmara de Comércio Portugal-Cuba surge "num momento importante para os dois países, porque Cuba precisa de investimento e Portugal precisa de investir".
"É uma oportunidade para os dois Países ganharem” acrescentou o Embaixador, frisando que Cuba tem necessidade de desenvolver as áreas energias renováveis e que Portugal tem uma excelente experiência nesse campo, assim como existem áreas de exportação muito competitivas em Cuba e carências que as empresas Portugal podem naturalmente suprir.
Eduardo Lerner disse ainda que Cuba pode servir de plataforma para os empresários portugueses investirem também em outros Países das Caraíbas, América Central e América Latina, os quais, apesar da crise internacional têm um simpático crescimento económico. “Cuba pode ser uma porta de entrada da economia, das empresas e dos produtos portugueses, mas simultaneamente uma porta de acesso a outros e bons mercados regionais”.
"O Acordo para a constituição da Câmara de Comércio é mais uma nova iniciativa em que a Autarquia de Vila Real de Santo António participa, sendo das poucas no País que terá tido um papel activo para a criação de uma situação deste tipo com outro país", afirmou, por seu turno, o Presidente Luís Gomes, pioneiro no envio de munícipes a Cuba para receberem tratamento médico.
Luís Gomes disse que a Câmara de Comércio abre "oportunidades para a economia e para os empresários portugueses" e vai ajudá-los "a conhecerem o país com uma perspectiva justa e real”, terminando com a disponibilidade de colocar ao serviço deste projecto o canal de contactos privilegiados que a Autarquia tem com e em Cuba.

Portimão vai ter um Conselho Municipal da Juventude

Na próxima segunda-feira, 11 de Julho, às 18h00, realiza-se no Teatro Municipal de Portimão a conferência de imprensa de apresentação do Projecto DYPALL (Developing Youth Participation at Local Level), projecto internacional que tem como objectivo desenvolver espaços de participação para que os jovens possam exercer uma cidadania mais activa.

A ocasião contará com a presença do Coordenador do Projecto, Bruno António, e de um representante da Câmara Municipal de Portimão que, consciente da necessidade das associações juvenis e dos cidadãos anónimos mobilizarem-se e participarem mais activamente na vida da cidade onde vivem, resolveu apostar neste projecto que em Portimão tem como objectivo principal a constituição de um Conselho Municipal de Juventude.

Este projecto tem a duração de 14 meses, e está a ser dinamizado em Portugal em Portimão e em outras duas cidades algarvias pela ECOS - Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, e tem como parceiros a Roménia, Estónia, Polónia e Itália.

TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO: RICARDO MESTRE MANTÉM AMARELA

Decorreu ontem a etapa rainha do Troféu Joaquim Agostinho, com uns longos 179 quilómetros. A dificultar a tirada estiveram três metas montanha, uma de primeira categoria, em Montejunto, e outras duas de segunda categoria, onde a última coincidiu com a meta final, junto ao Parque Eólico. Ricardo Mestre, da equipa Tavira/Prio, segue de amarelo.

Como é recorrente neste género de jornadas longas e que englobam montanha, o pelotão sofreu diversas mudanças ao longo do percurso, através de várias tentativas de fuga.
No entanto, a equipa Tavira/Prio não baixou a guarda e esteve sempre atenta a todas as movimentações, assumindo permanentemente e de forma categórica as despesas da corrida, e trabalhando exaustivamente para defender a camisola amarela do seu líder Ricardo Mestre.

Mestre chegou ao Parque Eólico, uma montanha de segunda categoria onde estava instalada a meta final em sétimo posto, com o mesmo tempo do vencedor, e manteve a liderança da competição. Nas contas gerais, o líder tem agora uma vantagem de 1 minuto e 28 segundos do perseguidor directo, Sérgio Ribeiro (Barbot/Efapel). O ciclista acumula ainda a camisola dos pontos.
André Cardoso, exímio trepador alcançou a terceira posição, também com o mesmo tempo do vencedor de hoje, e na classificação geral ocupa a quarta posição.
Hoje o percurso da terceira etapa contempla 153.7 quilómetros em que Atouguia da Baleia vai receber a partida e Vimeiro será o palco da chegada. A fazer mexer a corrida estarão três metas-volantes, dois pontos quentes, e duas metas montanha.