quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DIA NACIONAL DOS CASTELOS EM LOULÉ: RECRIAÇÃO COM “GUILDAS ÁUREAS”


O Pátio da Alcaidaria do Castelo de Loulé volta a ser o cenário das comemorações do Dia Nacional dos Castelos no Concelho de Loulé. No dia 7 de Outubro, neste ex-líbris do património histórico da cidade, decorre uma recriação histórica pelas “Guildas Áureas”.
Destinada aos alunos do 1º e 2º ciclos, esta actividade pretende que estas crianças e jovens fiquem com uma noção de como viviam os povos que outrora ocuparam Loulé.
A recriação durará das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 e poderá ser visitada por uma turma de 30 em 30 minutos, que irá circulando pelas várias tendas com os três ofícios (militar, tecelagem e costura).
As reservas podem ser feitas através do telefone 289400611, até ao dia 6 de Outubro.
“Guildas Áureas” é um grupo de recriadores históricos com variadas experiências e participações na área da recriação histórica medieval em Portugal e no estrangeiro, e com uma paixão pela História Medieval que extravasa fronteiras.
Aliado, e sempre presente, ao gosto pela recriação vem o estudo de costumes, técnicas e todo o detalhe inerente a uma recriação histórica de elevado nível. Recriam e explicam o que fazem, ligando ao conhecimento académico a experiência que têm do século XII ao século XV, com maior incidência no reinado de D. Dinis.
O nome “Guildas Áureas” advém do facto de recriarem os ofícios que existiram como guildas medievais, associações de mesteres tão variados como a recriação que se pode fazer – tecelões, coureiros, monges escribas ou mercenários. “Áureas” pois sendo o ouro o metal nobre por excelência, é a excelência que o grupo pretende alcançar.
Para além da recriação histórica associada a eventos como feiras e mercados medievais, a “Guildas Áureas” também desenvolve serviços como apresentações em escolas, apresentações para instituições privadas e empresas, animação em museus e consultadoria relativamente à temática medieval.

“24 Horas Combate à Pobreza e à Exclusão Social”


O Município de Tavira associou-se à campanha “24 Horas pelo Combate à Pobreza”, a qual decorre, até dia 06 de Outubro, no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES).

Esta acção de expressão nacional visa promover e mobilizar a população para a necessidade de auxiliar os mais desfavorecidos.

Neste sentido, a autarquia tavirense apela para que se depositem géneros alimentares na Rede Social do Concelho e nas superfícies comerciais aderentes: Agrupamento de Escolas D. Manuel I, Agrupamento de Escolas D. Paio Peres Correia, Escola Secundária Dr. Jorge Correia, Associação/ Jardim-de-Infância “Pimpão”, Jardim-Escola João de Deus, Centro Paroquial de Tavira,
Fundação Irene Rolo, Santa Casa da Misericórdia de Tavira, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha, Agrupamento 100 de Tavira- Corpo Nacional de Escutas, Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago, Conferência de São Vicente de Paula da Virgem Santíssima, Juntas de Freguesias de Cabanas, Conceição, Luz de Tavira, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santa Maria, Santiago, Santo Estêvão, Santa Luzia, Supermercado Pingo Doce, Dia Portugal Supermercados (Mini Preço) e Lidl CIA.

A Câmara Municipal de Tavira considera essencial que se adoptem medidas que fomentem a erradicação da pobreza e exclusão social em que ainda vivem milhares de famílias, em Portugal. Com esta acção alerta-se para uma responsabilidade que é de todos e que tem por base os Direitos Humanos fundamentais.

CM Tavira investe no Parque Habitacional



De forma a preservar a qualidade do parque habitacional do concelho tavirense, a Câmara Municipal realizou, até ao momento, diversas obras de conservação.
No último ano, mais de 48 mil euros foram investidos na beneficiação dos fogos dos Bairros Sociais da Atalaia, do Bairro Jara, da Horta do Carmo, da Quinta das Salinas, da Porta Nova, da Luz de Tavira, de Santa Luzia e da Ladeira da Calçadinha (Conceição).
A acrescer a este montante estão outras obras de manutenção já previstas que tem como finalidade a valorização do bem-estar dos moradores.
Actualmente, o Parque Habitacional de Tavira é composto por 595 fogos, distribuídos pelas diferentes freguesias.
A criação de melhores condições de alojamento é para o Município de Tavira imprescindível, na medida em que a beneficiação das casas resulta no respeito pelas pessoas que nela habitam.
A construção e conservação do parque habitacional vai de encontro à política municipal de acção social que tem como objectivos fundamentais a prevenção e reparação de situações de carência e desigualdade sócio-económica, proporcionado, deste modo, a integração e a melhoria de vida dos utentes.

Golden Age Gym Festival traz a Portimão mais de 1500 atletas seniores de 21 países


A cidade de Portimão vai acolher, de 3 a 8 de Outubro, a segunda edição do Festival da União Europeia de Ginástica (UEG), designado por Golden Age Gym Festival Portimão 2010, evento destinado a ginastas com 50 ou mais anos de idade que trará ao Algarve um total de 1500 atletas.
O programa de actividades incluí desfile de abertura, a ter lugar na Praça Manuel Teixeira Gomes, apresentações ao ar livre de ginástica em diversos pontos da cidade (Alameda da Praça da República e Fortaleza de Santa Catarina) e workshops que permitirão aos atletas o contacto com modalidades de diversas naturezas, que vão da natação às danças de salão.
O ponto alto do evento será a espectacular gala "Golden Age", oportunidade para o publico apreciar o resultado de uma semana de trabalho aplicado dos participantes, que terão ao dispor uma série de visitas turísticas e culturais, podendo assim descobrir a dinâmica multifacetada de Portimão, cuja oferta se desdobra em várias cambiantes.
Estarão presentes delegações da Alemanha, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Holanda, Noruega, Rússia, Eslováquia, Portugal, Suiça, Suécia e Estados Unidos da América, esta última convidada pela organização.
A escolha da cidade de Portimão não surgiu por mero acaso, resultando do investimento desportivo que a Câmara desde há muito tem vindo a fazer no sentido de promover a qualidade de vida da população sénior, ao ter uma constante preocupação na criação de actividades diversificadas que contribuam para o seu bem-estar.
Acresce a este aspecto determinante a experiência da autarquia local na organização de eventos de nível internacional de diversas modalidades - entre elas a Ginástica Rítmica - dados que contribuíram para a aposta da Federação de Ginástica de Portugal e da UEG, que pretendem exemplificar com esta realização que nunca é tarde para se iniciar uma prática desportiva regular.
Coincide com o Festival o início de mais um ano lectivo do Programa Exercício e Saúde, inserido no Projecto “Mexa-se - desporto para todos”, o que servirá de pretexto para a demonstração, junto das delegações estrangeiras, da dinâmica que caracteriza a população sénior de Portimão, através de diversas apresentações.
A primeira edição do Golden Age Gym Festival teve lugar em 2008 na localidade de Maspalomas (Canárias), inserindo-se a competição deste ano no programa dos Jogos do Centenário da República Portuguesa.

Associação Académ da UALG: FAZ DESPORTO 2010-2011


O programa de actividades fisico-desportivas do Serviço Social de Desporto da Associação Académica, tenta ser o mais abrangente possível. Aqui tens a oportunidade e participar em modalidades no contexto da competição, ou se preferires podes optar por uma das nossas sugestões de recreação, no contexto actividades de grupo, viradas mais para o contexto holístico, para a dança ou ainda para vertente aeróbia, sem esquecer ainda os desportos de combate.
Todas estas actividades estão preparadas para todos os níveis de prática, pelo que podes experimentar alguma modalidade nova ou então dar continuidade à tua actividade habitual. Importa referir que as actividades desportivas AAUALG respeitam o plano lectivo da Universidade do Algarve, estando previsto o inicio das seguintes modalidades Hip Hop, Salsa, Tai Chi Yoga no dia 11 de Outubro, o Aerocombat e o Balance a 14 de Outubro, o Voleibol F, Futsal F e Andebol M a 4 de Outubro, enquanto as restantes modalidades já iniciaram a sua época.
Clique no endereço abaixo para obter a localização das infra-estruturas desportivas com modalidades AAUALG:
http://maps.google.pt/maps/ms?hl=pt-PT&gl=pt&ptab=2&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=115009365362902550708.000473af3684bf8f278e3&ll=37.029208,-7.923691&spn=0.003944,0.006196&t=h&z=18

Sociedade Ponto Verde entrega kits de material escolar a 48 crianças de famílias carenciadas de Faro


O projecto Reciclar é dar e Receber, desenvolvido pela Sociedade Ponto Verde e pela Entrajuda, permitiu que 2.000 crianças recebessem, no início deste ano lectivo, 2000 kits de material escolar.
O projecto levado a cabo pela SPV (Sociedade Ponto Verde), em parceria com o Banco de Bens Doados, permitiu dar corpo à sua própria designação entregando kits de material escolar feitos com material reciclado com base nas quantidades de embalagens recicladas pela população.
- Relativamente ao distrito de Faro, foram entregues kits de material escolar a 48 crianças de famílias carenciadas, pertencentes a duas associações com as quais a Entrajuda trabalha naquele distrito.
- A iniciativa de carácter social e ambiental, que começou em Abril e que agora termina, permitiu cumprir o objectivo inicialmente proposto: enviar para reciclagem 160.000 toneladas de embalagens usadas e dotar 2.000 crianças que agora iniciam o 1º ciclo de kits escolares.
- A mecânica que tornou possível este projecto implicou apenas a separação e colocação no ecoponto das embalagens usadas por parte dos portugueses. Por cada tonelada reciclada, proveniente da recolha selectiva, a SPV doou 0,25 euros para a aquisição de material escolar.
- Ao todo são 11 os distritos abrangidos pelo projecto: Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu.

DIREITO E MEDICINA NOS CUIDADOS DE SAÚDE


HPP SAÚDE promove Ciclo de Conferências
Primeira conferência, a decorrer a 1 de Outubro, debate o tema do Processo Clínico e Segredo Profissional. 18h30, no Auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.
Qual a responsabilidade do médico quando a informação registada no processo clínico é insuficiente? Quem e em que casos se pode aceder a um processo clínico? Para responder a estas e outras perguntas a HPP Saúde no Algarve e o Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vão inaugurar no dia 1 de Outubro, um ciclo de conferências que relacionam as áreas do direito e da medicina.
Esta iniciativa inovadora nasce no âmbito da criação do Provedor do Cliente no HPP Hospital Santa Maria de Faro e no HPP Hospital São Gonçalo de Lagos e tem como objectivo divulgar e promover o diálogo entre os vários profissionais ligados às áreas da saúde e do direito, na região do Algarve, colocando no centro da sua preocupação as pessoas que procuram os serviços de saúde e as suas necessidades.
A actualidade e interesse dos temas são convidativos à participação não só dos profissionais de saúde, como do público em geral que diariamente é confrontado com a necessidade de contactar de perto com a realidade da prestação de cuidados de saúde em Portugal, quer seja no sector público quer seja no privado.
A primeira conferência decorre no próximo dia 1 de Outubro, Sexta-feira, às 18h30, no Auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.
Este encontro tem como tema central o ‘Processo Clínico e Segredo Profissional’ e será apresentado pela Prof. Doutora Helena Moniz, professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O processo clínico, seja em papel seja em suporte informático, constitui um documento importante não só para o correcto acompanhamento do doente, mas também para o follow-up da actividade médica (realizada por um médico ou por uma equipa).

Portugueses não dizem não à electrónica de consumo


O Observador Cetelem analisou as perspectivas de consumo dos portugueses. No actual contexto, as intenções de compra para os próximos meses variam bastante mas é a electrónica de consumo que continua a fazer parte das preferências de consumo da maioria dos portugueses.

Influenciados pela actual situação socioeconómica em que se encontra o país, os portugueses revelam-se mais ponderados no que se refere ao consumo. No entanto, ainda que de uma forma mais consciente e optando pela chamada compra inteligente, os portugueses não colocam de parte a possibilidade de efectuar algumas compras.

Em 2009 as famílias portuguesas foram as que mais investiram em equipamentos electrónicos (TV, Hi-Fi, vídeo), quer em termos reais, quer em rendimentos equivalentes. Cada família gastava, em média, 274 euros o que colocou Portugal no primeiro lugar do pódio dos orçamentos médios por família. Em 2010 a electrónica de consumo continua a fazer parte das principais intenções de compra (15%). Esta é uma tendência expressa maioritariamente por homens (59%). Inegável é também o facto de se tratar de uma opção de consumo dos mais jovens, sendo que a maioria dos indivíduos que tencionam adquirir este equipamento, se encontra entre os 18 e os 34 anos.

Quando analisadas as intenções por região, verifica-se que é no Sul (Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro) que a intenção de compra de produtos electrónicos é mais significativa (39%), seguindo-se o Centro (37%) e o Norte (24%).