quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Portugueses não dizem não à electrónica de consumo


O Observador Cetelem analisou as perspectivas de consumo dos portugueses. No actual contexto, as intenções de compra para os próximos meses variam bastante mas é a electrónica de consumo que continua a fazer parte das preferências de consumo da maioria dos portugueses.

Influenciados pela actual situação socioeconómica em que se encontra o país, os portugueses revelam-se mais ponderados no que se refere ao consumo. No entanto, ainda que de uma forma mais consciente e optando pela chamada compra inteligente, os portugueses não colocam de parte a possibilidade de efectuar algumas compras.

Em 2009 as famílias portuguesas foram as que mais investiram em equipamentos electrónicos (TV, Hi-Fi, vídeo), quer em termos reais, quer em rendimentos equivalentes. Cada família gastava, em média, 274 euros o que colocou Portugal no primeiro lugar do pódio dos orçamentos médios por família. Em 2010 a electrónica de consumo continua a fazer parte das principais intenções de compra (15%). Esta é uma tendência expressa maioritariamente por homens (59%). Inegável é também o facto de se tratar de uma opção de consumo dos mais jovens, sendo que a maioria dos indivíduos que tencionam adquirir este equipamento, se encontra entre os 18 e os 34 anos.

Quando analisadas as intenções por região, verifica-se que é no Sul (Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro) que a intenção de compra de produtos electrónicos é mais significativa (39%), seguindo-se o Centro (37%) e o Norte (24%).