sexta-feira, 2 de julho de 2010

PALÁCIO DA FONTE DA PIPA RECEBE EXPOSIÇÃO DE JOSÉ DE GUIMARÃES



Foi inauguradahoje, dia 2 de Julho, pelas 18h00, no Palácio da Fonte da Pipa, em Loulé, a Exposição “Negreiros e Guaranis”, patente ao público até 2 de Outubro e integrada no “Allgarve’10”.

Esta é a mais extensa exposição de José de Guimarães no Algarve e foi especificamente concebida para o magnífico espaço do Palácio da Fonte da Pipa. Articulando as obras da autoria do artista com peças da sua colecção de arte primitiva africana, esta exposição põe ênfase na circulação formal e conceptual que, desde o início do percurso de José de Guimarães, se estabelece entre o seu trabalho e a arte africana. Esta matriz é essencial para uma compreensão profunda da natureza nómada, porosa e mestiça do pensamento absolutamente contemporâneo proposto pela obra de José de Guimarães.

Apresentando um importante conjunto de obras inéditas e prolongando-se, em termos espaciais, à Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, também em Loulé, “Negreiros e Guaranis” convida os visitantes a respirar a obra de José de Guimarães, uma obra nómada onde se pode sentir a ligação e fluxo entre culturas tão diferentes como a arte primitiva, africana e sul-americana, em sintonia com os espaços únicos que acolhem esta exposição.

Esta Exposição tem curadoria de Nuno Faria, coordenador de Arte do programa “Allgarve’10”, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.

Plataforma Saúde em Diálogo conversa com comunicação social algarvia


A Plataforma Saúde em Diálogo vai organizar uma conversa entre os meios regionais do Algarve e a Direcção da Associação, com o objectivo de definir metas comuns e reforçar parcerias, dia 7 de Julho, às 11h, na sede da Associação, em Faro.
A Plataforma exprime os interesses e a defesa das causas de largos milhares de doentes e utentes de saúde portugueses, representados nas diferentes organizações que a constituem e pretende desenvolver um contacto estreito e permanente entre profissionais de saúde, promotores de saúde, doentes e consumidores. O papel dos meios de comunicação social, em especial dos meios regionais algarvios, é fundamental para a prossecução deste objectivo.
O Espaço Saúde em Diálogo foi inaugurado a 22 de Setembro 2009, com um projecto Co-financiado pelo Alto Comissariado da Saúde e desenvolvido com o apoio da ARS do Algarve e do Hospital Distrital de Faro. Trata-se de um Espaço para Doentes Crónicos gerido pelas Associações que integram a Plataforma Saúde em Diálogo em estreita ligação com os serviços de saúde e demais estruturas locais no sentido de fomentar o diálogo e solidariedade entre doentes e utentes de saúde.
A implementação deste espaço constitui uma oportunidade para modificar os padrões de relacionamento entre os vários actores sociais da comunidade, o doente crónico e o sistema de saúde facilitando o acesso a cuidados de saúde, bem como a gestão das redes de promoção da saúde.

CÂMARA DE LOULÉ DISTINGUIDA COM BANDEIRA DE OURO DA MOBILIDADE


73% de área acessível no coração da cidade
Como forma de reconhecimento pela construção de uma cidade com mobilidade para todos e mais equitativa, a Câmara Municipal de Loulé recebeu a Bandeira de Ouro da Mobilidade pelo trabalho levado a cabo na principal artéria da cidade e área circundante. O galardão foi entregue por Sílvia Cabrita, representante da APPLA - Associação Portuguesa de Planeadores do Território, numa cerimónia que decorreu no passado dia 21 de Junho.

Depois de em 2004 ter aderido à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, na qualidade de membro fundador, o Município assumiu o compromisso de desenvolver uma “Cidade para Todos”, partindo de uma área definida. O resultado foi a criação de uma área acessível em 73%.

Nesta intervenção que contemplou o lado nascente da Avenida José da Costa Mealha e num perímetro correspondente à própria Avenida, Avenida 25 de Abril, Rua Ascensão Guimarães, Rua José Afonso (parte da rua), Rua Teixeira Gomes (parte da rua), Rua Nuno Ataíde de Mascarenhas e Rua dos Torneiros, foram aplicados os princípios da Rede Nacional. O alargamento de passeios, a regularização dos pavimentos, a criação de passadeiras, o rebaixamento das vias, o alinhamento da iluminação pública, da sinalética e do mobiliário urbano foram algumas das acções realizadas.

Durante a entrega da Bandeira de Ouro, Sílvia Cabrita, da APPLA, salientou o facto da Câmara Municipal de Loulé ter aplicado estes princípios a outras áreas do Concelho, nomeadamente através da realização de acções de formação sobre esta problemática, como um passo em frente para a introdução de uma nova cultura. Simultaneamente, esta representante considerou que a qualificação do espaço levou à criação de um novo desenho urbano adaptado a todos os cidadão com mobilidade reduzida e, como tal, a uma melhoria da mobilidade urbana.

Esta responsável nacional deixou o desafio aos responsáveis do Município de Loulé: “Chegar perto dos 100% de área com mobilidade para todos”.

Já o vice-presidente da Câmara de Loulé, José Graça, considerou que este tem sido um “trabalho gradual, não só nesta área definida mas também em muitas outras intervenções em Loulé, Quarteira ou noutros pontos do Concelho”.

Membro do executivo referiu ainda que, em cada uma das obras que a Autarquia venha a realizar, haverá sempre esta preocupação de “transformar os espaços para as pessoas e não só para os carros, permitindo que seja mais fácil a deslocação a pé ou em transportes alternativos ao automóvel, dando prioridade aos peões”.

Tomando como exemplo a intervenção que está a decorrer na Praça da República, José Graça disse que dada a dificuldade em introduzir essas mudanças, nomeadamente em termos de alargamento dos passeios, a solução poderá passar por impor um limite de velocidade nestes locais”.

Por último, o vice-presidente falou “do sonho de eliminação da circulação de veículos motores na zona antiga da cidade de Loulé mas também em Quarteira e, a uma escala menor, nas sedes de freguesia do interior, limitando o acesso a estas zonas apenas aos residentes”.