sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Volta ao Algarve em Bicicleta: MESTRE SUBIU NOVAMENTE AO PÓDIO



A Volta ao Algarve viu hoje Ricardo Mestre subir novamente ao pódio para vestir a camisola verde relativa à classificação da montanha.
A jornada começou em Albufeira para terminar na cidade da equipa Tavira/Prio, que foi recebida por uma multidão de adeptos. Com 167.3 quilómetros de extensão, a tirada viu Samuel Caldeira chegar em 17º lugar à meta, com o mesmo tempo do vencedor. André Cardoso segue na mais alta posição do grupo tavirense, a 1 minuto e 17 segundos do líder.
Ricardo Mestre segue na liderança da tabela classificativa da montanha, fazendo a manutenção dos dezasseis pontos amealhados ontem na subida ao Malhão.
A competição chega ao fim amanhã em Portimão, depois de um contra-relógio de 17.2 quilómetros que tem início em Lagoa.





 

PSD Algarve apresenta propostas para combate ao desemprego na região


Da esqª para drtª- David Santos (PSD-Faro), José Inácio (Edil Lagoa) e Luís Gomes (edil VRST. António e presid PSD-Algarve)

O PSD Algarve apresentou, hoje em Faro, um conjunto de medidas que permitam combater o crescimento do desemprego na região que, segundo os últimos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, apresentou no último trimestre do ano passado a mais alta taxa de desemprego do país.
Face a uma taxa de 14,8% atingida no período referido, o nível mais elevado de sempre, o PSD Algarve defende, entre outras medidas, a reposição na região de medidas como as “Iniciativas Locais de Emprego” e o “Apoio à Contratação” que desapareceram no final de 2009 e que até essa data resultaram em criação de emprego na região.

Desemprego no Algarve – Um Cenário Negro

Os dados do INE recentemente divulgados demonstram que o Algarve é a região com maior taxa de desemprego do País, tendo atingido um valor médio em 2010 de 13,4%.
A situação do Algarve é ainda mais preocupante quando verificamos que o valor do desemprego no último trimestre de 2010 atingiu os 14,8%. Significa isto que, de 2009 para 2010, a taxa de desemprego na região aumentou 30,1%, face ao crescimento de 13,7%, observado a nível nacional.

O desemprego no Algarve atingiu, assim, o seu valor histórico mais elevado. De facto, o pico registado no final deste ano foi 43,7% superior ao anteriormente registado em 1997. Nos últimos dois anos o desemprego subiu 206% e 177% face ao inicio da década de 90.
Em 2010 o mês com menos desemprego no Algarve foi Agosto e, no entanto, o número de desempregados inscritos foi 22,2% superior ao de Dezembro de 2008, o mês com maior desemprego desse ano.
Desde Julho até ao presente o País regrediu 1,1% no valor do desemprego mas no Algarve aumentou 33%. Em valores absolutos, neste semestre, enquanto Portugal diminuía os desempregados em 6.227, o Algarve aumentava-os em 7.060.
De 2009 para 2010 Portugal aumentou em termos médios 12,2% os desempregados inscritos no IEFP. No Algarve, no mesmo período, o número de desempregados inscritos no IEFP subiu 26,3%.
Desde 2003 o número de mulheres desempregadas aumentou 50,2%, o de jovens com menos de 35 anos cresceu 52,5% e o de detentores de cursos superiores teve um acréscimo de 73%.
A situação é mais preocupante quando no inicio do ano aproximadamente 66% dos desempregados recebiam prestações de desemprego esse número baixou para apenas 48% abrangidos por este tipo de subsídios no final do ano.
Ou seja, enquanto a taxa de desemprego aumenta no Algarve, o número de beneficiários de apoios sociais face à falta de emprego, está em clara diminuição, com as consequências que tal facto acarreta para a sociedade algarvia.


Medidas Propostas pelo PSD Algarve

Face ao cenário calamitoso que Algarve está a viver nas suas condições económicas e sociais, acima descritas, o PSD Algarve gostaria que o Governo ponderasse uma série de medidas que permitam um combate efectivo ao flagelo do desemprego na região.
Assim, o PSD Algarve defende:

· Fazem falta medidas que encorajem a criação de emprego na região:


As ILE’s (Iniciativas Locais de Emprego) eram uma boa medida do IEFP, que permitia a criação de empresas e empregos, apoiando projectos até 150.000€. No Algarve permitiu a criação de 323 postos de trabalho entre 2007 e 2009. A medida foi abandonada em Dezembro 2009.
Também a medida “Apoio à Contratação” que apoiava financeiramente as empresas que fizessem contratos sem termo com desempregados desapareceu em Dezembro 2009.
· Os Beneficiários do Rendimento Social de Inserção com condições para trabalhar deveriam prestar serviço comunitário junto de entidades públicas e outras sem fins lucrativos, sem necessidade de projectos e candidaturas junto do IEFP.

· As medidas de Estágios Profissionais do IEFP deveriam ser racionalizadas. Hoje existem seis medidas semelhantes que a todos baralham. Deveria existir uma que todos entendessem.
· O final de época baixa que estamos a atravessar deveria ser utilizado para formação de qualidade aos desempregados dos sectores da hotelaria e restauração (8.815 em Dezembro de 2010) para reforçar a qualidade do turismo na região.
· O Prazo de Garantia para atribuição do Subsídio de Desemprego é de 450 dias de remunerações nos últimos dois anos. Com o desemprego existente na região é muito difícil alcançar este valor. Este prazo deveria ser reduzido substancialmente.
· O Período de concessão das prestações de desemprego deveria ser aumentado, dada a situação difícil que a região atravessa.
Simultaneamente, nas próximas semanas o PSD Algarve irá reunir com sindicatos, associações empresariais e diversos agentes da sociedade civil no sentido de encontrar respostas transversais e estratégicas, numa lógica de pensamento de conjunto que contemplem medidas de curto, médio e longo prazo.

“É preciso encontrar soluções claras para uma agenda para o desenvolvimento à semelhança do que se fez no passado para a Península de Setúbal e Vale do Ave. Não somos daqueles que pensam que o Governo tem de fazer tudo. Queremos fazer parte da solução e é nesse sentido que vamos trabalhar nas próximas semanas”, afirma Luís Gomes, presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.

Olhão promove-se na BTL


O Município de Olhão participa mais uma vez na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que este ano decorre entre os dias 23 e 27 de Fevereiro no Parque das Nações, em Lisboa. Nesta 23ª edição, à semelhança do ano anterior, a Câmara de Olhão promove o concelho no Espaço Algarve.
Apresentar as novidades e atracções de Olhão, nomeadamente uma nova unidade hoteleira de cinco estrelas e o Porto de Recreio, entre outras infra-estruturas, será o principal objectivo da participação no certame que, todos os anos, acolhe dezenas de milhar de visitantes.
Olhão, que cada vez se assume mais como um concelho de turismo de qualidade, tem uma excelente oportunidade para mostrar as variadas ofertas que os turistas têm ao dispor num local idílico banhado pela Ria Formosa, com grande sucesso a nível gastronómico – peixe e mariscos –, cultural e histórico.
Conhecido pelo Festival do Marisco, que há 25 anos promove o concelho a nível nacional, Olhão quer dar-se a mostrar a todo o País e além fronteiras, sendo a BTL um dos locais privilegiados para este tipo de promoção.
“O nosso concelho está a crescer de forma sustentada e apostamos cada vez mais na promoção de um destino de qualidade que os visitantes devem e terão, com certeza, muito gosto em conhecer. Daí que a participação na BTL seja um dos momentos importantes para a divulgação de Olhão, à qual não poderíamos faltar”, refere o autarca olhanense, Francisco Leal.

A adrenalina do Downhill regressa a São Brás de Alportel neste Fim-de-Semana


4.ª Taça do Município em Downhill desafia perícia desportiva!
A adrenalina das descidas vertiginosas a alta velocidade regressa à Fonte Férrea para mais um fim-de-semana de desporto de aventura em 2 rodas!
A Taça Município de São Brás de Alportel desafia os melhores pilotos de Portugal e além fronteiras numa pista rápida com curvas sinuosas que testa a resistência dos mais audazes!
Esta disputada competição integra as categorias de cadetes, juniores, elites, veteranos e femininos que durante 2 dias irão testar os limites da velocidade numa pista rápida e exigente, construída especialmente para a ocasião.

Programa:

Dia 19| Sábado

09h00> 13h00 | 14h00> 17h00| Treinos Livres

Dia 20| Domingo

09h00> 10h00| Treinos livres

11h00 | 1ª Manga |/ 13h00| 2ª Manga

16h00| Cerimónia de entrega de prémios

RICARDO MESTRE SEGURA CAMISOLA VERDE


A Volta ao Algarve teve hoje como cenário a cidade de Tavira e o Alto do Malhão, em Loulé, como palcos de partida e chegada, respectivamente.
O percurso sofreu alterações, passando de 179 quilómetros a 196 quilómetros, contando com quatro prémios de montanha de terceira categoria, e o último de segunda categoria instalado na recta da meta, o que fez desta tirada a etapa rainha da “algarvia”.
Ricardo Mestre, da Tavira/Prio, depois de uma luta renhida com Jarl Salomein (Topsport Vlaanderen) acabou por levar a melhor e segurou a camisola verde como líder da montanha. Na classificação geral, André Cardoso segue na melhor posição da formação algarvia, a 1 minuto e 17 segundos do camisola amarela.
A competição continua amanhã rumo a Albufeira para chegar a Tavira 167.3 quilómetros depois. A animar o percurso estão duas metas-volantes e um prémio montanha de terceira categoria.

Derby Portimonense - Olhanense no renovado estádio de Portimão



O Estádio Municipal de Portimão volta, este sábado, a ser palco privilegiado para as emoções do melhor futebol nacional, através de um diversificado programa que assinalará a sua reabertura e que culminará com o aguardado ‘derby’ regional Portimonense x Olhanense, a contar para a 20ª jornada da Liga Zon Sagres.
A festa começa às 17h40, com a bênção do Estádio Municipal de Portimão pelo padre Mário Sousa, a que se segue às 17h45 a cerimónia de descerramento da placa alusiva à reabertura do recinto desportivo, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, do presidente do Portimonense Sporting Clube, Fernando Rocha, do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Fernando Gomes, e do presidente da Olivedesportos, Joaquim Oliveira.
Cerca das 18h00, a Banda Filarmónica Portimonense actuará em pleno relvado, seguindo-se às 18h35 a entoação, muito especial, do hino do Portimonense por parte do Grupo de Teatro do Boa Esperança e às 18h50 animação no terreno de jogo por parte das Team Leaders.
Para as 19h00, está marcada a permuta de lembranças entre o Portimonense e a Câmara local, com intervenções de Fernando Rocha e de Manuel da Luz, as quais antecederão o início do Portimonense x Olhanense, cujo apito inicial será dado às 19h15.

FIM-DE-SEMANA DESPORTIVO EM ALBUFEIRA


Ciclismo, Karaté, Ténis e Danças de Salão
Albufeira vai ser palco de vários eventos desportivos que prometem animar o fim-de-semana. Do Ciclismo às Danças de Salão, passando pelo Karaté ou pelo Ténis, muitas são as propostas para que desfrute de agradáveis momentos.
Amanhã, sábado, a 37.ª Volta ao Algarve em Bicicleta arranca de Albufeira. Os mais de 160 atletas vão juntar-se em frente ao edifício dos Paços do Concelho, pelas 10h00, para darem início à 4.ª etapa da prova. Esta é uma oportunidade para ver de perto alguns dos nomes mais sonantes da modalidade.

Pelas 15h00, o Pavilhão Desportivo de Albufeira acolhe o 16.º Torneio de Karaté Município de Albufeira. Atletas de vários clubes algarvios, com idades entre os 6 e os 25 anos, vão disputar 20 categorias distribuídas por vários escalões etários.

Ainda no sábado, pelas 21h00, as Danças de Salão vão estar em destaque. A LUEL- Arte em Movimento vai apresentar um colorido espectáculo, levado a cabo pelos seus alunos. Convidamo-lo a passar pelo EMA- Espaço Multiusos de Albufeira e a ajudar a associação a angariar fundos para representar o concelho no ‘Open da Bélgica’ na categoria de Danças de Salão.

Para os amantes do Ténis, o Albufeira Ladies Open proporciona uma oportunidade única de assistir às excelentes performances das cerca de 350 jogadoras profissionais. Os courts do Montechoro Sports & Leisure Club acolhem este importante evento da modalidade, que termina este domingo, dia 20, com a grande Final, agendada para as 14h30.

Câmara de Lagos propõe alteração do Regulamento da Venda Ambulante



A autarquia deliberou aprovar, em Reunião de Câmara decorrida no dia 16, a fixação dos lugares de venda ambulante para o ano de 2011 que consubstancia a alteração a introduzir no Regulamento da Venda Ambulante na área do Município de Lagos.
Foi apresentada e aprovada uma alteração ao Regulamento da Venda Ambulante na área do Município de Lagos, motivada pelo facto dos locais destinados a venda terem sofrido alterações resultantes das operações urbanísticas ocorridas na cidade de Lagos. De acordo com esta alteração, a partir de agora, em vez de ficarem previstos no Regulamento locais fixos para venda ambulante, a Câmara Municipal passa a fixar anualmente, através da publicação de Edital, os locais onde a venda ambulante é permitida.
Ainda no que diz respeito à venda ambulante, foi igualmente apresentada e aprovada a proposta de lugares de venda a fixar para o ano 2011, na cidade, nas zonas junto às praias e nas freguesias, somando um total de 44 lugares.
A alteração ao Regulamento acima citada (que, concretamente, se consubstancia na eliminação do Anexo I e na alteração do n.º 1 do respectivo artigo 5.º), será agora submetida à apreciação da Assembleia Municipal.

VRST. António: Fábrica DE SONHOS de comunicação social


A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através da Divisão de Educação e Juventude, está a desenvolver mais uma edição do Projecto “Fábrica de Sonhos”.
Desta vez foi criado o projecto “Fábrica de Sonhos de Comunicação Social” que pretende dotar os jovens munícipes de conceitos e técnicas de comunicação escrita, oral, radiofónica e fotojornalismo, estimulando os jovens na vida do Município através de actividades e incentivos à concretização das suas ideias.
As sessões serão realizadas em quatro módulos teóricos específicos de cada tema (comunicação escrita, comunicação radiofónica, comunicação cultural e fotojornalismo). No final, a parte prática consistirá na produção de várias matérias elaboradas na área da juventude, a utilizar em diferentes suportes.
O projecto destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 24 anos de idade, com um máximo de 10 participantes e decorrerá todas as quartas-feiras, de Março a Junho.
Inscrições em www.cm-vrsa.pt ou no Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, até 28 de Fevereiro.

MOVIMENTO CÍVICO “REGIÕES, SIM!” ENCONTRA-SE COM OS GRUPOS PARLAMENTARES


O Movimento Cívico “Regiões, Sim!” está preocupado em acompanhar de perto a evolução da Revisão Constitucional actualmente em curso na Assembleia da República, sobretudo naquilo que diz respeito, directa ou indirectamente, ao processo de Regionalização Administrativa.
Neste sentido, foram solicitadas audiências com todos os Grupos Parlamentares, tendo como objectivo dar a conhecer a posição desta associação, mas sobretudo conhecer a disponibilidade das forças partidárias para se encontrar uma plataforma de entendimento nesta matéria, que favoreça o avanço desta importante reforma política, administrativa e territorial do País.
Assim, estão já confirmadas três audiências para o próximo dia 23 de Fevereiro:
- Às 11 horas – com o Grupo Parlamentar do PSD - Às 16 horas – com o Grupo Parlamentar do PS~- Às 17 horas – com o Grupo Parlamentar do CDS-PP.
Aguarda-se ainda a confirmação dos encontros com os Grupos Parlamentares do PCP, do BE e do PEV.
A delegação do Movimento será liderada pelo seu presidente, Mendes Bota, que recorda que “foi o aparecimento do Movimento Cívico “Regiões, Sim!” em 26 de Abril de 2007, que marcou o regresso do tema da Regionalização à agenda política nacional, de onde estava arredada desde o referendo de 1998. Foi este Movimento quem promoveu em 2008 uma Petição “Pela Regionalização”, com 8.000 subscritores, a qual suscitou o único debate sobre o tema ocorrido na X Legislatura da Assembleia da República.

Este Movimento reuniu com os grupos parlamentares, em 2009, a quem apresentou a sua proposta de Revisão Constitucional em matéria de Regionalização, e a quem solicitou que contemplassem nos seus programas eleitorais às Legislativas de 2009, propostas específicas sobre Regionalização, o que aconteceu, sem excepção.
Pela primeira vez, todos os partidos representados no parlamento, assumiram compromissos eleitorais para com o processo de Regionalização, uns de forma mais ousada do que outros, é certo. Mas é uma circunstância feliz que, infelizmente, a instabilidade política e a urgência da crise económico-financeira, não tem permitido potenciar devidamente. Designadamente, o Movimento “Regiões, Sim!” já em posição pública datada de 22 de Setembro de 2009, defendeu a criação de uma Comissão Eventual da Assembleia da República para o acompanhamento e a dinamização do processo de Regionalização Administrativa que, ouvindo os melhores especialistas do País, contribua para a formação do máximo consenso político possível em torno de algumas questões fulcrais (redução efectiva de custos da administração pública, redução da classe política, definição de atribuições e competências, delimitação territorial).”
Na actualidade, o Movimento “Regiões, Sim!” saúda o facto de PS, PSD, CDS-PP, BE e PCP terem apresentado propostas de Revisão Constitucional no que respeita à Regionalização, e cujo conteúdo consta dos dois anexos ao presente comunicado, pretendendo apelar a um entendimento inter-partidário que permita viabilizar o avanço do processo.
O Movimento “Regiões, Sim!” é uma associação cívica de direito privado, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos, independente e apartidária, constituída por associados de todo o país, de todos os extractos e sensibilidades da sociedade portuguesa, com ou sem referências políticas ou partidárias, cujo objectivo comum é pugnar por retirar Portugal da situação de excepção negativa num contexto europeu profundamente regionalizado e descentralizado.