terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Loulé: Ginastas da APAGL sagram-se campeões distritais


Os técnicos

Realizou-se no passado Sábado, 19 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal de Loulé, o Campeonato Distrital de Duplo Mini-Trampolim, com a participação de 171 ginastas de 10 clubes do Algarve e no qual os ginastas da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé obtiveram excelentes resultados.

Gonçalo Martins (Infantil), Gonçalo Albano (Iniciado), Marco Laginha (Juvenil) e André Albano (Sénior Elite) sagraram-se Campeões Distritais. Vasco Raminhos (Iniciado), Débora Gonçalves (Iniciada), Fernando Laginha (Júnior) e Márcio Correia (Sénior Elite) também subiram ao pódio como Vice-Campeões Distritais.
Realce ainda para a participação de André Costa (9º), Catarina Costa (11ª), Ana Canhestro (4ª), Beatriz Nascimento (6ª), Sofia Correia (9ª), Sara Carapeto (9ª), Sofia Carapeto (4ª), Liliana Gonçalves (11ª) e Gonçalo Palma (4º).

Por equipas a APAGL obteve os resultados de Campeões Distritais em Iniciados Masculinos (Gonçalo Albano, Vasco Raminhos e André Costa) e Vice-Campeões Distritais em Infantis Femininos (Catarina Costa, Ana Canhestro, Beatriz Nascimento e Sofia Correia) e Iniciadas Femininas (Débora Gonçalves, Sara Carapeto e Liliana Gonçalves).
Pode ainda ler-se, no site do clube, uma referência ao trabalho dos técnicos Pedro Fernandes, André Fernandes e Anatoly Apenin, cujo bom trabalho se reconhece através destes resultados.


Informação adicional


A Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada a 14 de Junho de 1992, com a missão de atrair os jovens para a prática desportiva, incentivando-os, desde muito cedo, a usufruir de um desenvolvimento saudável. Actualmente o Clube centra a sua actividade nas modalidades de Ginástica Para Todos, Ginástica Acrobática e Ginástica de Trampolins.

Em Tavira: Regimento de Infantaria 1 promoveu “O ALGARVE E AS GUERRAS LIBERAIS”


Ten-General, Alexandre Pinto e Coronel, Pereiira da Silva
O Regimento de Infantaria 1, no âmbito das comemorações dos 215 anos do Quartel da Atalaia, promoveu, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma conferência, dando assim início ao II Ciclo, em que foram prelectores:
Tenente, Pedro Neves “A Guerrilha do Remexido”, Professor, Dr. Rosa Mendes “Aspectos das lutas liberais no Algarve” e Tenente General, Alexandre Sousa Pinto “A participação do Sul nas Guerras Liberais”.
Sobre o evento e outras actividades, falamos com o Comandante da Unidade, Coronel, Pereira da Silva. “Estamos a fazer um 2º. Seminário, dedicado ao Algarve e as Guerras Liberais. As Delegações da Liga dos Combatentes e os antigos Comandantes deste Aquartelamento da Atalaia, têm-nos dado a honra de estar presentes e pela primeira vez tivemos os alunos do Secundário – 11º e 12º ano – que têm disciplinas de história. É importantíssimo que a juventude comece a ouvir falar dos valores de Portugal. Das guerras porque Portugal passou, das crises, não é da actual.

dr. Rosa Mendes
- O Dr. Rosa Mendes, disse que temos a mania de não escrever aquilo que fazemos e que quando morremos lá vai o passado.
- É verdade. Eu, para contrariar um pouco isso, publiquei – saiu em Novembro 2010 – o livro “O Algarve e as Invasões Francesas”. Um pouco para obviar e escrever, porque o que fica para memória futura é o que está escrito.
- Estão programados outros eventos, do mesmo tipo, até ao aniversário?
- Temos programado que este Quartel passe a Monumento Nacional, nesse dia. Um concerto de música clássica, pela Orquestra do Algarve, no meio desta parada e algumas outras actividades, entre elas a estafeta, Faro - Tavira. É uma panóplia de acontecimentos que espero façam mexer esta cidade, nesta simbiose, entre o Quartel e a cidade.

Tenente Pedro Neves
- Vão estar presentes na cerimónia do 9 de Abril, junto ao Monumento aos Combatentes e possivelmente noutras…
- Este é o ano em que se comemora os 50 anos do início das Guerras Coloniais. Portanto, temos de comemorar, os Combatentes da 1ª. Grande Guerra e os das Guerras Coloniais e também os que andam a combater por este mundo fora, em operações que chamamos de apoio à Paz, mas que também são conflitos militares, como outros quaisquer. A partir do dia 24 de Fevereiro, vamos fazer as primeiras tertúlias deste Quartel, às 5ºs. feiras, uma vez por mês, em que vamos debater os grandes temas da actualidade em termos de segurança e defesa, no mundo. Começamos pelo Iraque e o Médio Oriente e vamos continuar, tendo já a confirmação da presença de personalidades qualificadas na matéria.

Geraldo de Jesus

Tavira: HOMENAGEM A ARISTIDES DE SOUSA MENDES


António de Sousa Mendes
A Associação Internacional de Paremologia, promoveu na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes, Cônsul-Geral de Portugal, em Bordéus, pouco tempo antes da segunda guerra mundial.
O orador convidado foi seu neto, Dr. António Moncada de Sousa Mendes que recordou “que o que ele fez vai durar para sempre. Foi um gesto universal e eterno, porque o amor que ele tinha pela humanidade e pelos outros permanece e permanecerá sempre e por isso estamos a falar dele. Sofreu as consequências do seu gesto. Talvez não tenha imaginado que seria até à morte dele. Ele estava humanamente preparado para isso. Um Rabi judeu que ele tinha salvo e que o foi visitar em Lisboa, disse ao meu avô:
- Você está a sofrer tanto pelo que fez.
A resposta do meu avô foi:
- Há judeus que sofreram por um “cristão” é perfeitamente aceitável que um cristão sofra por causa de tantos judeus.
O gesto dele é tão grandioso e forte, que para nós, humanidade, se afirma e então, este gesto, com o tempo torna-se enorme. Ele não está cá, para sentir como nós, mas provavelmente onde está, terá a noção de que aquilo que fez é uma grande missão para a humanidade”.

Rui Soares (AIP), Vereador, Luís Nunes e António Sousa Mendes
O Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Nunes, referiu que “actos como estes em que a palavra chave foi a memória, a memória de uma pessoa que fez o bem, salvando milhares de vidas, estamos a fazer com que o nosso passado, vindo para o presente, fará pensar num futuro melhor e, é através de iniciativas desta natureza que ficamos a saber histórias que a história de Portugal não conta. Esta esqueceu-se de contar.
Foi através de países como a França, Bélgica, Luxemburgo e mesmo os Estados Unidos que os portugueses começaram a conhecer a figura de Aristides de Sousa Mendes. Infelizmente, para nós, mas ainda vamos a tempo e, hoje foi a prova disso.
O Presidente da AIP, Rui Soares, referiu-nos que se trata de uma figura que foi mais alertada através dum concurso que houve à relativamente pouco tempo, na TV, cujo conhecimento profundo ainda não é de muita gente. “Resolvemos trazê-lo até Tavira, de acordo com a Câmara, sempre nesta parceria, no sentido de que as pessoas aqui presentes possam transmitir aos mais jovens o exemplo de coragem e de abnegação, com prejuízo da sua própria vida, mas sim dos altos valores. Praticar o acto que praticou, sabendo que lhe iria trazer problemas a si e à sua família. O respeito pela condição humana vai muito para além do que é habitual”.

Dados Biográficos:

Aristides de Sousa Mendes, nasceu em 19 de Julho de 1885, em Cabanas de Viriato, no distrito de Viseu. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1907.
Casou-se com Maria Angelina Coelho de Sousa Mendes de quem teve 14 filhos.
Exerceu funções de Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus, pouco tempo antes da Segunda Guerra Mundial.
Contrariando as instruções expressas de Salazar que proibia a concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, exilados políticos e cidadãos provenientes de países do Leste, pôs a sua carreira e o sustento da sua família em risco. Com efeito, na manhã de 17 de Junho de 1940, abriu as portas do consulado e fez saber que Portugal concedia vistos a todos aqueles que os solicitassem.
Alvo de processo disciplinar, foi expulso da carreira diplomática e vitima de perseguição por parte do poder. Sousa Mendes morreu em 3 de Abril de 1954, na miséria, porque decidiu “estar antes com Deus contra os Homens do que com os Homens contra Deus”.

Geraldo de Jesus

SB Alportel: Palestra Técnica "Agir Local,Pensar Global" - Produção e Mercados na Fileira das Plantas Aromáticas


A Palestra Técnica "Agir Local,Pensar Global" - Produção e Mercados na Fileira das Plantas Aromáticas, com a Dra. Cristina Caro, decorrer no próximo dia 26 de Fevereiro, entre as 10h00-12h30, no Centro de artes e Ofícios de S. Brás de Alportel.
Neste Workshop rá ser apresentado o projecto do Monte do Vento em Mértola (ADPM) e explorada a temática da produção e potencialidades de mercado das plantas aromáticas e medicinais.
A palestra é gratuita com inscrições limitadas a 20 participantes. Para informações adicionais contactar o 96 00 70 806 ou info@rotadacortica.pt.

ORYZON ENERGIAS PROMOVE CAMPANHA DE REFLORESTAÇÃO NACIONAL NO FORUM ALGARVE


A campanha nacional “Floresta Lusa – Plante connosco a biodiversidade na Floresta Portuguesa” está, este fim-de-semana (26 e 27 de Fevereiro), no Forum Algarve. A campanha, que junta a Oryzon Energias à Multi Mall Management entre outros, procura assinalar o Ano Internacional das Florestas, promovendo as espécies lusas na floresta portuguesa.
No âmbito do Ano Internacional das Florestas, a Oryzon Energias leva ao Algarve a Campanha Floresta Lusa – Plante connosco a biodiversidade na Floresta Portuguesa, projecto que pretende mobilizar a sociedade civil e agentes económicos para o flagelo ambiental e, em concreto, contribuir para a reabilitação de áreas florestais de Norte a Sul do país, como espécies como o sobreiro, a azinheiro, os pinheiros ou os carvalhos.
Para participar é simples: basta uma ida ao Forum Algarve e comprar uma árvore ou uma saqueta de sementes. A Oryzon Energias lança o desafio à sociedade civil e aos agentes económicos através de uma campanha simples e com elevado valor simbólico que consiste na plantação de uma árvore na compra de duas árvores ou conjunto de cinco saquetas de sementes da Floresta Lusa. O processo de plantação poderá ser, posteriormente, acompanhado pelo comprador através do site da Oryzon Energias.

(www.oryzonenergias.com)

A campanha, que tem como parceiros o Grupo Brodheim, ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade), Multi Mall Management, Jardim Zoológico de Lisboa Parque Biológico de Gaia, percorre todo o país e decorre até ao dia 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade.

Câmara de Portimão atribui 65 bolsas para estudantes do ensino superior



A Câmara Municipal de Portimão vai atribuir para o ano lectivo 2010/2011 um total de 65 bolsas de estudo no valor unitário de 1.500 euros, destinadas a alunos do Ensino Superior, decorrendo entre 7 e 14 de Março o período para recepção de candidaturas.

Estas bolsas de estudo destinam-se a apoiar e a incentivar os alunos residentes no concelho de Portimão, de menores recursos económicos e com bom aproveitamento escolar, podendo os boletins de inscrição e restante documentação necessária à instrução da candidatura ser desde já levantados na Secção de Expediente e Arquivo da Câmara Municipal de Portimão, durante o horário de funcionamento dos serviços.

As candidaturas deverão ser entregues na Divisão de Educação da Câmara Municipal de Portimão durante as datas indicadas, no período compreendido entre as 09h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h30.

“UM OUTRO PAÍS” EM EXIBIÇÃO NO CINE-TEATRO LOULETANO



No próximo domingo, 27 de Fevereiro, pelas 18h00, vai estar em exibição no Cine-Teatro Louletano o documentário “Um Outro País”, realizado por Sérgio Trefaut.
Dezenas de cineastas, fotógrafos e jornalistas, vindos dos quatro cantos do planeta, viram-se envolvidos na revolução dos cravos, e possuem arquivos preciosos. Numa série de entrevistas a estes viajantes, confrontou-se o entusiasmo antigo com o olhar contemporâneo. Em alguns casos, seguiram-se os mesmos autores para retratar o estado presente do país e reencontrar as personagens fotografadas e filmadas em 1974/75.
O preço dos bilhetes é de 3 euros.

Albufeira: AUTARQUIA APOIA BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS


Associação Humanitária recebe comparticipação financeira de 280 mil euros
A Câmara Municipal deliberou, na sua última reunião, conceder um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira para o ano de 2011. A título de adiantamento, a instituição recebeu no passado mês de Janeiro, uma verba de 30 mil euros.
O município de Albufeira vai atribuir uma comparticipação financeira no valor de 280 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, para o corrente ano, no âmbito do protocolo de colaboração assinado em 2006.
O apoio logístico e financeiro que a autarquia tem vindo a conceder a esta instituição sem fins lucrativos, tem-se revelado uma mais-valia para o bom funcionamento da mesma. “Desde o primeiro instante que entendemos que os Bombeiros Voluntários necessitam de apoio e reconhecimento. Queremos que a Associação seja uma referência em matéria de segurança e protecção civil, pela sua capacidade de intervenção e grau de exigência”, evidenciou o Presidente da Câmara, Desidério Silva.
Esta parceria tem em linha de conta o acréscimo de trabalho na época de Verão, relacionado com o fluxo de turistas que visitam Albufeira, que obriga os Bombeiros Voluntários a admitir novos elementos para o seu quadro permanente, com o objectivo de dar uma resposta adequada às necessidades concelho.
Refira-se que o corpo opera ao nível do combate a incêndios, protecção civil, socorrismo, transporte de doentes, socorros a náufragos e falésias.

Município de Lagos apoia instituições que desenvolvem trabalho social e humanitário




Na sua última Reunião de Câmara, a autarquia deliberou aprovar a atribuição de subsídios à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (Gabinete de Apoio à Vítima de Portimão) e à União Humanitária dos Doentes com Cancro.
O assunto mereceu parecer prévio da Divisão de Saúde e Acção Social da Câmara, que informou sobre as valências destas duas instituições.
O Gabinete de Apoio à Vítima de Portimão foi implementado há dez anos desenvolvendo trabalho nos concelhos do Barlavento algarvio. O número de processos de apoio e de cidadãos que recorrem àqueles serviços para a obtenção de apoio emocional, psicológico, jurídico, social e pecuniário tem registado um crescimento contínuo que se traduz em 2.146 processos de apoio, sendo que cerca de 200 referem-se a apoio promovido a utentes lacobrigenses vítimas, na sua maioria, de violência doméstica / conjugal. Esta instituição é, também, parceira e colaboradora na Rede Social de Lagos.
No que diz respeito à União Humanitária dos Doentes com Cancro refira-se que é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência sem fins lucrativos que tem como objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares e sensibilizar a opinião pública sobre esta doença. Esta Associação criou recentemente, em Lisboa, o Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, um espaço de abrangência nacional que, além de gratuito, conta com várias valências e para o qual são necessários apoios para o garante da continuidade dos seus serviços.
Na medida do possível, face à conjuntura financeira desfavorável, a Câmara Municipal de Lagos continua a prestar apoio às entidades que desenvolvem um trabalho social e humanitário em prol de segmentos da população mais desfavorecida ou vítima de doença, discriminação social ou violência.

Prémios Turismo de Portugal revelam na BTL melhores projectos turísticos de 2010


Os projectos turísticos públicos e privados que mais qualificaram e inovaram a oferta nacional durante o ano passado serão desvendados na próxima semana com a entrega dos Prémios Turismo de Portugal. As distinções de referência para o sector turístico são atribuídas no dia 24 de Fevereiro às 17h00 na BTL - Feira Internacional de Lisboa, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
Os vencedores desta edição dos Prémios foram escolhidos de entre um conjunto de 147 candidaturas por um júri liderado este ano pela primeira vez por Guilherme d’Oliveira Martins e que integra ainda Adília Lisboa, Presidente da Comissão Executiva da Confederação do Turismo Português, António Perez Metelo, jornalista, e Luís Patrão, Presidente do Turismo de Portugal.

Portimão lança na BTL 2011 guia turístico pioneiro



No dia 24 de Fevereiro, Portimão marcará a sua presença na 23ª BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa com a apresentação de um novo guia turístico que lança o convite, de uma forma prática e bastante completa, para partir à descoberta deste destino de eleição.
Com 180 páginas de informação útil, histórica, cultural e de lazer, e sob a chancela da editora Evasões Concept, este guia pretende ser um instrumento indispensável para uma escapadinha a dois, em família, ou na companhia de um grupo de amigos, de visita a Portimão.
Pioneiro do seu género na região, o lançamento deste guia será feito às 15h30 na Praça de Animação “Destino Portugal” (Pavilhão 1 da BTL), junto ao stand que o município ocupa no espaço do Algarve, tornando-se assim no primeiro produto de comunicação da recém-criada ATP - Associação Turismo de Portimão, no âmbito da sua estratégia promocional.

Portimão estará representado na BTL 2011, que se realiza entre 24 e 27 de Fevereiro, com o maior stand de sempre, o qual ocupa uma área de cerca de 186 m2 e integra o espaço do Algarve no certame.
O stand do Município lança o mote “Portimão no centro das suas emoções” e transmite todo o potencial turístico deste destino, com a presença de um dos carros de Formula GP que normalmente acelera no Autódromo Internacional do Algarve, bem como de um barco que irá velejar na Portimão Portugal Match Cup, prova náutica de grande nível que irá decorrer em Junho próximo.
Sob o lema “Portimão tem o espaço certo para o seu sucesso”, e na vertente dos equipamentos municipais ao dispor do segmento de empresas e negócios, merecerão destaque no mesmo stand, o Portimão Arena, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, o BLU, a Zona Ribeirinha de Portimão, a Praia da Rocha e ainda espaços complementares, de que são exemplos o Centro Congressos do Arade ou o Museu de Portimão, entre outros. Haverá ainda lugar para os associados da ATP reunirem com o ‘trade’, promovendo os seus produtos e serviços.
Por outro lado, o BLU vai assegurar a representação gastronómica algarvia na BTL, numa parceria com o Turismo do Algarve e o Município de Portimão, que conta com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão. Para além disso garante o serviço de bar do espaço Algarve, onde irão decorrer provas de vinhos e a degustação de alguns petiscos regionais.

Todos os dias serão dinamizados diversos passatempos no stand de Portimão, com a realização de sorteios de Taxi Experiences no Autódromo e no Kartódromo e de fins-de-semana de duas noites, numa iniciativa conjunta que conta com o apoio do AIA, do Clube Vila Rosa, do Grupo Pestana Hotels & Resorts, do Jardim do Vau, da Prainha, do Hotel Stª. Catarina e do Tivoli Marina de Portimão, que integram a ATP.
De referir que Portimão está nomeado para os Publituris Portugal Trade Awards 2011, nas categorias de “Melhor Autarquia para o Turismo” (Câmara Municipal de Portimão), “Melhor Espaço para Congressos” (Congressos do Arade) e “Melhor Marina de Portugal” (Marina de Portimão). A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o dia 23 de Fevereiro, às 20h00, e decorrerá no Pavilhão Multiusoso da BTL.
Por seu turno, a Rota Acessível de Portimão encontra-se nomeada aos prémios “Turismo de Portugal”, na categoria “Serviços”, realizando-se a entrega de distinções às 17h00 do dia 24 de Fevereiro, numa cerimónia que terá lugar na Praça de Animação “Destino Portugal”.

Cinema: “EM FAMÍLIA”



Curta-metragem em Antestreia no dia 25 de Fevereiro, às 22h, no IPJ em Faro

A LIVREMEIO PRODUÇÕES, em parceria com o CINECLUBE DE FARO, apresenta em antestreia, no IPJ de Faro, no dia 25 de Fevereiro pelas 22:00h, a curta-metragem de terror “EM FAMÍLIA”.
Ideia original e guião de Rodrigo Machado, o filme “EM FAMÍLIA”, cuja rodagem se realizou em vários locais do concelho de Faro durante o mês de Setembro de 2010, foi co-realizado por Carlos Fraga e Rodrigo Machado. Trata-se de uma produção totalmente Algarvia, desde o Elenco de Actores à Equipa Técnica. Este é o mais recente trabalho da LIVREMEIO PRODUÇÕES e foi produzido sem quaisquer apoios externos.
Vão estar presentes nesta Antestreia, disponíveis para entrevistas, os realizadores e actores do filme. Estarão igualmente presentes como convidados alguns dos principais representantes das entidades públicas da Região.
A abertura do acto começa às 22h com a apresentação do filme pelos seus realizadores, seguindo-se a exibição que tem 25 minutos de duração e finalizando com um debate aberto ao público. Entrada livre.
Para mais informações, por favor contactar: Livremeio Produções – info@livremeio.pt
www.livremeio.pt – Tel: 289 862 242

BASQUETEBOL: Juventude BC lidera Campeonato Nacional Sub 16 Femininos


Equipa algarvia de Vila Real de Santo António soma só vitórias
Está de parabéns a equipa do Juventude Basquetebol Clube de Vila Real de Santo António que lidera invicta a Zona Sul do Campeonato Nacional de Sub 16 Femininos fruto das 4 vitórias alcançadas nos jogos até agora disputados.
As jovens lideradas pelo técnico José Carlos Pereira venceram este fim-de-semana Algés e GDESSA- Barreiro e juntamente com as equipas do SL Benfica e SIMECQ (adversário do próximo Domingo - 14:30 Horas, em Lisboa; dia 12 Março às 15 Horas defrontam o SL Benfica em Vila Nova de Cacela) ocupam os primeiros lugares da prova.
O basquetebol algarvio está muito bem representado nas competições nacionais femininas pois ainda no escalão de Sub 16 Femininos destaque para a equipa da ACD Ferragudo que lidera na zona Sul da Taça Nacional com 3 vitórias em 3 jogos realizados (defronta na próxima 6.ª feira o CB Albufeira às 21:15 Horas).
Em Sub 19 Femininos o CB Albufeira lidera a zona Sul da Taça Nacional (próximo jogo, Sábado às 15 Horas - CB Albufeira x SC Farense). Parabéns às equipas técnicas, atletas e Clubes pelo brilhante arranque nas provas.

HPP SAÚDE promove debate inovador que encerra Ciclo de Conferências: CONSENTIMENTO INFORMADO



25 de Fevereiro, às 18h30, Auditório Verde da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas

O doente deve decidir se prefere manter-se no estado de saúde em que se encontra ou submeter-se a um tratamento potencialmente perigoso? O consentimento informado é um dever moral e legal do médico ou, em simultâneo, uma manifestação expressa da vontade do doente?
Para aprofundar o debate sobre questões relacionadas com o Consentimento Informado, a HPP Saúde no Algarve e o Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vão promover uma conferência no próximo dia 25 de Fevereiro, às 18h30, no Auditório Verde da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.
O debate “Consentimento Informado” terá como orador o Prof. Doutor Guilherme de Oliveira, Director do Centro de Direito Biomédico e Director da Revista Lex Medicinae, sendo moderado pelo Prof. Doutor José Ponte, Director do curso de Mestrado Integrado em Medicina da UALG.
A teoria do Consentimento Informado fundamenta-se no princípio de que deve ser garantido ao paciente o direito de decidir em relação ao que lhe é colocado como forma de tratamento, respeitando a sua capacidade de autodeterminação. Partindo desse pressuposto, esta conferência pretende ser abrangente e debater temas como: as características do consentimento do paciente; a responsabilidade dos profissionais de saúde, os aspectos éticos e legais de indicar as vantagens e os inconvenientes dos tratamentos ou da intervenção indicados; a forma do consentimento; o projecto de lei sobre informação dos doentes de 2009; e a aplicação das regras do consentimento informado desenvolvidas em Portugal.

CASTELO DE PADERNE AO SERVIÇO DO PÚBLICO


Sec. Estado da Cultura marcou presença na cerimónia

Desidério Silva e Dália Paulo firmam Protocolo
Município firma Protocolo com Direcção Regional de Cultura do Algarve
A Câmara Municipal de Albufeira e a Direcção Regional de Cultura do Algarve assinaram ontem um protocolo de colaboração, no Salão Nobre da autarquia, que visa a promoção e a fruição pública do Castelo de Paderne.
Desde ontem, dia 21 de Fevereiro, o Município de Albufeira e a Direcção Regional de Cultura do Algarve passaram a trabalhar em conjunto, numa parceria que tem por objectivo a realização de acções de promoção e a fruição pública do Castelo de Paderne.

O protocolo de colaboração assinado pelo presidente da autarquia albufeirense Desidério Silva, e pela directora regional da Cultura Dália Paulo, prevê a cedência de utilização deste monumento classificado ao município de Albufeira, que passa a ser responsável pela sua gestão. “Pretendemos que este imóvel considerado Património Nacional e inserido na Rede Natura 2000, esteja ao dispor da população e possa servir de palco a eventos culturais de relevo”, referiu Desidério Silva. O autarca acredita que o património histórico é um factor cada vez mais importante na escolha do destino turístico, pelo que “se torna essencial apostar na oferta de espaços que divulguem o património do concelho, como temos vindo a fazer com a recuperação das várias Igrejas, a manutenção do Museu Municipal de Arqueologia, a dinamização das Galerias de Arte, a criação do futuro Museu do Barrocal, e, agora, com a disponibilização ao público do Castelo de Paderne”.

A mesa de honra
Na sua intervenção, Dália Paulo destacou a importância regional do monumento, um dos 118 Imóveis Classificados no Algarve, e enumerou algumas das intervenções de conservação e restauro que a Administração Central tem vindo a realizar no Castelo de Paderne. “Hoje é o primeiro dia da nova história deste monumento, que marca a devolução do património às pessoas”, afirmou. Para a directora regional, “é imperativo que se proceda à qualificação da oferta turístico -patrimonial da região, conseguida através deste tipo de parcerias”.

Durante a cerimónia de celebração do protocolo, o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, referiu que as “características peculiares do Castelo de Paderne, como a sua construção em taipa, merecem ser relevadas e valorizadas”.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho
Para o presidente da Assembleia Municipal, “este monumento de grande individualidade merece ser divulgado ao público”. Carlos Silva e Sousa defende que “para além da vertente cultural e educativa, o Castelo de Paderne também deve desenvolver uma vertente de atracção turística”.

De acordo com o protocolo de colaboração, serão implementadas estruturas de apoio no exterior da área do Castelo para acolhimento dos visitantes e para divulgação do monumento.

A população passa, assim, a poder usufruir deste espaço para fins educativos ou de lazer, beneficiando da melhoria de condições de que vai ser alvo este Imóvel de significativa expressão para o concelho e para toda a região algarvia.

ALGAR inaugura novo edifício de apoio administrativo


No próximo dia 4 de Março a ALGAR, empresa responsável pela recolha e tratamento de resíduos urbanos dos 16 municípios algarvios, inaugura o seu mais recente edifício de apoio administrativo às actividades da empresa. Localizado na Estação de Transferência de Faro/ Loulé/ Olhão e Unidade de Triagem do Sotavento, o edifício integra diversos serviços administrativos, com o objectivo de centralizar os serviços da empresa, bem como melhorar as condições de trabalho dos seus funcionários.
A cerimónia de inauguração do Edifício contará com a presença do Presidente da EGF, Emídio Xavier e do Administrador da ALGAR, Hélio Barros.
Com este edifício, a Algar vai mais além no assumir da sua responsabilidade social. Ao longo dos seus 15 anos de existência, a ALGAR tem vindo a apostar em acções de sensibilização junto da população para a adopção de comportamentos mais ecológicos. Pela mesma razão, a ALGAR, enquanto empresa comprometida com as questões ambientais, decidiu mudar-se para um edifício mais amigo do Ambiente.
Concebido de forma a minimizar o consumo de energia, o edifício recorre às mais recentes tecnologias de iluminação e recuperação energética. Todas as salas têm iluminação natural, a fachada posterior está orientada a nascente e a principal a poente. O edifício conta ainda com um sistema solar térmico para aquecimento de águas. Com esta mudança a ALGAR eliminará desperdícios, racionalizará procedimentos e optimizará os circuitos de troca e controlo da informação.
A arquitectura do edifício caracteriza-se por linhas rectas e minimalistas. Dispõe de três pisos que incluem, respectivamente, a garagem, arquivos, anfiteatro com 30 lugares, a Administração, a Direcção Administrativa e Financeira, a Direcção de Planeamento e Organização, o Gabinete de Comunicação e Imagem, o Gabinete de Gestão de Manutenção, a biblioteca, entre outros.

A ALGARA Algar é responsável pela recepção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, e faz parte do universo empresarial do Grupo Águas de Portugal, designadamente da sub-holding para a área dos resíduos EGF, onde se processa anualmente cerca de 3,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidas em 165 Municípios, servindo cerca de 63% da população de Portugal Continental.

22 de Fevereiro- Dia Europeu da Vítima de Crime


Interrogo-me muitas vezes sobre as razões do fenómeno que consiste no aumento de certos flagelos a um ritmo idêntico ao daquela que, convencionalmente, nos habituámos a designar por evolução humana. Acredito plenamente que hoje somos mais inteligentes, mais informados, mais cultos, mais esclarecidos e, consequentemente, mais civilizados do que nos tempos em que, ignorância e fraca educação, branqueavam os mais sórdidos motivos para actos contra a vida humana. Acredito porque, todos os dias, deparo-me com novas provas da incrível capacidade que o ser humano possui em conseguir superar-se a si próprio. E por isso interrogo-me.
Porque não compreendo as razões que persistem na tendência para um aumento dramático de certos flagelos sociais como o da violência contra seres indefesos. Como as crianças, as mulheres e os idosos, principais vítimas de actos hediondos praticados em todo o mundo, sem excepção, saliente-se, para as chamadas sociedades modernas e, supostamente, mais evoluídas.
Hoje, Dia Europeu da Vítima de Crime, interrogo-me sobre estas razões e lamento, mais uma vez, a falta de uma resposta exacta, que me permitisse encontrar a solução para um problema que nos atinge de forma tão profunda.
Punir, cada vez com maior gravidade, os autores de crimes de violência e proteger as suas vítimas, através da criação de serviços e de medidas de apoio, consiste no esforço que todos os Países da Europa têm desenvolvido nos últimos anos num combate cerrado a este flagelo. Os resultados são, sem dúvida, positivos, pois creio que desta forma tem sido possível salvar muitas vidas e encontrar novas respostas para um drama transversal a toda a nossa sociedade.
Dos muitos exemplos que poderia referir, saliento a acção que, tanto a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, como a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana, têm desenvolvido no nosso País e, particularmente no Algarve, onde as vítimas de crime, especialmente de violência doméstica, encontram junto de agentes e técnicos especializados, o conforto e apoio necessário para enfrentarem momentos e processos sempre difíceis e dolorosos. Este é um trabalho valioso que, para além do devido reconhecimento, merece muito especialmente da minha parte um sincero agradecimento.
Neste dia instituído pelo Fórum Europeu dos Serviços de Apoio à Vítima, dedicado sobretudo à reflexão e promoção dos direitos da vítima de crime, enalteço com profunda estima o trabalho de milhares de cidadãos que, um pouco por todo o Mundo, lutam para minimizar as causas e os efeitos da violência, independentemente da sua natureza. Mas não posso deixar de lamentar que ainda sejamos obrigados a combater este e outros flagelos, causados precisamente por quem há muito alcançou o patamar da “evolução”.
A todas as vítimas de crime, fica a minha sentida homenagem e o meu apoio.

Isilda Varges Gomes
Governadora Civil de Faro

Lagos: Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo em Discussão Pública


A Câmara Municipal de Lagos deliberou pronunciar-se favoravelmente sobre o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo, na sua qualidade de membro da Secção de Municípios com Actividade Piscatória e Portos da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Este foi mais um dos assuntos levados recentemente a Reunião de Câmara.

Refira-se que este Plano, cuja Discussão Pública está a decorrer até hoje (dia 22 de Fevereiro), visa a definição de orientações e medidas de gestão para as utilizações, actividades e funções que ocorrem ou poderão vir a ocorrer no espaço marítimo nacional.

A análise efectuada pelos serviços técnicos da autarquia centrou-se, essencialmente, nos pontos que incidem sobre o Município de Lagos e realçaram a proposta de espacialização apresentada, bem como as medidas constantes do Programa de Acção.
Sublinhe-se que a Câmara Municipal se pronunciou favoravelmente sobre o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo atendendo a que o mesmo prevê, para o Município de Lagos, a manutenção e possível expansão/intensificação das utilizações, actividades e funções existentes.

A informação sobre este assunto poderá ser consultada no Balcão Virtual da autarquia em www.cm-lagos.com.

Cidades unidas em corrida contra o Parkinson


No dia 10 de Abril, várias cidades vão unir-se em simultâneo em torno de uma iniciativa pioneira – a Corrida contra o Parkinson.
Lisboa, Faro, Coimbra, Leiria e Maia são algumas das cidades portuguesas que se associam a este evento internacional e realizam, à mesma hora, corridas de sensibilização para a doença de Parkinson. Esta corrida, que será organizada em vários países, tem como objectivo percorrer 40 mil quilómetros que representam simbolicamente a volta ao mundo.
Organizada pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), a corrida é uma iniciativa global que visa contribuir para sensibilizar a população para a doença de Parkinson.

“Esta iniciativa é muito importante para que as pessoas conheçam esta doença e compreendam as dificuldades que os doentes e familiares têm de ultrapassar no dia-a-dia. Todos juntos podemos unir forças e contribuir para melhorar as condições de vida dos portadores desta doença”, refere Helena Machado, presidente da APDPk.
Estas acções inserem-se nas comemorações do Dia Mundial do Doente de Parkinson, que se celebram a 11 de Abril. Este dia corresponde à data de nascimento de James Parkinson, o médico inglês que, em 1817, identificou e descreveu os sintomas da doença que viria a receber o seu nome.

A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, cerca de 20 mil portugueses sofrem de doença de Parkinson.
A APDPk é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPPS) com sede em Lisboa e delegações em todo o país. Os seus principais objectivos são a sensibilização para a doença de Parkinson, apoio aos doentes e angariação de meios para intervir junto dos organismos competentes.

Faro: Incêndio destrói interior de bar da capital, sem feridos


Um incêndio deflagrou hoje de madrugada num bar da cidade de Faro onde estiveram envolvidos 10 bombeiros a combater as chamas que destruíram todo o recheio do estabelecimento, sem provocar feridos, disse fonte oficial.

Em declarações à Lusa, fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) disse que o alerta foi da do às 4:53 e indicou que não houve feridos.

A combater as chamas no Bar Fórmula 2000 estiveram 10 elementos da Força Operacional Conjunta dos Bombeiros de Faro (Focom) e quatro veículos.

O incêndio que destrui o 'recheio do bar' foi considerado extinto às 05:16 e no local esteve também a PSP, acrescentou o CDOS.
AP - fonte: Correio do Minho