terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ALGAR inaugura novo edifício de apoio administrativo


No próximo dia 4 de Março a ALGAR, empresa responsável pela recolha e tratamento de resíduos urbanos dos 16 municípios algarvios, inaugura o seu mais recente edifício de apoio administrativo às actividades da empresa. Localizado na Estação de Transferência de Faro/ Loulé/ Olhão e Unidade de Triagem do Sotavento, o edifício integra diversos serviços administrativos, com o objectivo de centralizar os serviços da empresa, bem como melhorar as condições de trabalho dos seus funcionários.
A cerimónia de inauguração do Edifício contará com a presença do Presidente da EGF, Emídio Xavier e do Administrador da ALGAR, Hélio Barros.
Com este edifício, a Algar vai mais além no assumir da sua responsabilidade social. Ao longo dos seus 15 anos de existência, a ALGAR tem vindo a apostar em acções de sensibilização junto da população para a adopção de comportamentos mais ecológicos. Pela mesma razão, a ALGAR, enquanto empresa comprometida com as questões ambientais, decidiu mudar-se para um edifício mais amigo do Ambiente.
Concebido de forma a minimizar o consumo de energia, o edifício recorre às mais recentes tecnologias de iluminação e recuperação energética. Todas as salas têm iluminação natural, a fachada posterior está orientada a nascente e a principal a poente. O edifício conta ainda com um sistema solar térmico para aquecimento de águas. Com esta mudança a ALGAR eliminará desperdícios, racionalizará procedimentos e optimizará os circuitos de troca e controlo da informação.
A arquitectura do edifício caracteriza-se por linhas rectas e minimalistas. Dispõe de três pisos que incluem, respectivamente, a garagem, arquivos, anfiteatro com 30 lugares, a Administração, a Direcção Administrativa e Financeira, a Direcção de Planeamento e Organização, o Gabinete de Comunicação e Imagem, o Gabinete de Gestão de Manutenção, a biblioteca, entre outros.

A ALGARA Algar é responsável pela recepção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, e faz parte do universo empresarial do Grupo Águas de Portugal, designadamente da sub-holding para a área dos resíduos EGF, onde se processa anualmente cerca de 3,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidas em 165 Municípios, servindo cerca de 63% da população de Portugal Continental.