sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Albufeira promove-se nos mercados externos

O mercado interno e os mercados de proximidade, nomeadamente, o Centro e Norte de Portugal, a Extremadura Espanhola, a Andaluzia e a Galiza, são mercados preferenciais para a promoção de short breaks e visitas de curta e média duração, no entanto, a aposta do Turismo de Albufeira, tem seguido também uma estratégia de promoção nos mercados externos, com campanhas publicitárias nos principais países emissores, tendo recentemente lançado mais uma campanha em revistas de lifestyle, em reforço às acções já realizadas, nomeadamente no mercado britânico, holandês, alemão, sueco e finlandês.
Os mercados emissores, como o canadiano e o escandinavo, são mercados definitivamente que o Algarve terá de apostar e recuperar, dado que têm apetência para visitar a região, essencialmente durante a época baixa, dadas as más condições climatéricas nesses países.
Será de extrema importância uma coordenação de esforços entre todas as entidades intervenientes no sistema turístico, no sentido de se criar as condições necessárias para que as acessibilidades destes destinos a Faro, seja uma realidade, pois não havendo ligações aéreas directas durante a época baixa para a região, é fundamental, uma concertação de esforços entre a ANA – Aeroportos de Portugal, a TAP e o Turismo de Portugal, para que o aeroporto de Lisboa, possa também ser um “hub” para Faro, (e não só para o Brasil e Europa Central), com pelo menos 4 voos diários, especialmente durante a época baixa, para evitar que os turistas que queiram vir ao Algarve, não tenham que esperar em Lisboa, cinco ou mais horas por uma ligação para Faro.
De referir que estas campanhas publicitárias enquadram-se no âmbito dos protocolos de colaboração celebrados com o Município de Albufeira, principal parceiro estratégico da APAL-Turismo de Albufeira, e com a Associação de Turismo do Algarve para a promoção referente aos Mercados Externos.

VIVIANE EM FARO NO TEATRO DAS FIGURAS

ACTA - Estreia "Laço de Sangue"

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, estreia a sua próxima produção Laço de Sangue, no dia 07 de Dezembro, pelas 21h30 no Teatro Lethes, em Faro. O espectáculo estará em cena no Teatro Lethes ainda nos dias 8, 9 e 10 às 21h30 e dia 11 às 16h00.
Com texto de Athol Fugard e encenação de Luís Vicente, o espectáculo conta a história de dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e o outro de pele escura, que tentam aliviar o tédio da sua existência ao comprar um jornal para que Zach, de pele escura e analfabeto, possa obter uma correspondente. Ao conseguir uma correspondente de raça branca, numa África do Sul sob o apartheid, cria-se um jogo perigoso, onde os dois irmãos começam a decretar o grande drama da barreira de cor, com todos os medos e ódios, trancado num fato e numa pele diferente. No jogo, Fugard não fala apenas do laço de sangue entre os dois irmãos, mas do nó de sangue entre todos os homens. O nó de sangue que foi torcido ou quebrado pela terrível consciência de raça e de casta que tem sido um grande problema que atravessa séculos. Athol Fugard é filho de um casal anglo-africânder. Abandona a universidade e decide correr Mundo. Regressa à África do Sul nos últimos anos da década de 50, tornando-se funcionário judicial. É nesta função que se apercebe das humilhações sofridas pelos negros. Lança-se então numa produção teatral civicamente empenhada, onde ética, liberdade e igualdade são temas maiores. Participa na acção do renomado grupo teatral Serpent Players, que se apresenta, exclusivamente, diante de plateias negras nos guetos das cidades industriais brancas. O espectáculo conta com a interpretação de Luís Vicente e Mário Spencer. Tem a duração de 2h, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos. O preço dos bilhetes é de €10, com os descontos habituais.

SB Alportel: Centro de Medicina de Reabilitação do Sul reconhecido internacionalmente

O Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, em São Brás de Alportel, é o único centro português acreditado a nível mundial
O Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, em São Brás de Alportel é a única unidade de saúde portuguesa acreditada pela CARF - Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities-, entidade norte americana reconhecida a nível mundial pela avaliação de programas de reabilitação, tendo em conta um conjunto de rigorosos critérios. Criado em Abril de 2007, no antigo espaço do Sanatório Vasconcelos Porto, o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul de São Brás de Alportel resulta de uma parceria público-privada gerida pela GPSaúde – Sociedade Gestora do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, S.A. e integrada na Rede de Referenciação de Medicina Física e Reabilitação e no Serviço Nacional de Saúde.
Esta unidade hospitalar especializada tem como missão prestar ”cuidados diferenciados de reabilitação a pessoas portadoras de grande limitação funcional, nos regimes de internamento, hospital de dia e ambulatório, com carácter intensivo e cumprindo padrões de excelência com vista à maximização do potencial de reabilitação de cada doente e ao pleno exercício da cidadania”. Neste âmbito, o Centro acolhe doentes com lesões medulares, traumatismos cranioencefálicos, acidentes vasculares cerebrais e outras patologias do foro neurológico, reumatológico, ortopédico, cardiovascular e pneumológico. Passados 4 anos desde o início da sua atividade, e depois de muitos títulos a testar a qualidade dos seus serviços, o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul foi distinguido com o 1º lugar na categoria de Qualidade em Saúde dos Prémios do Hospital do Futuro 2011, pela Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities. Este prémio reconhece o contributo do Centro na melhoria do cenário da saúde, na área da reabilitação de internamento no Algarve e no país, um trabalho de reabilitação multidisciplinar que exige intervenções prolongadas e complexas, com vista a alcançar o melhor resultado possível na recuperação dos utentes.

Exposição de Brigitte von Humboldt e acção de soliedaridade na Galeria Arte Algarve

No dia 3 de Dezembro pelas 15 horas realizar-se-a a inauguração da exposição individual com pinturas da artista alemã Brigitte von Humboldt. A pintora é descendente do cientista e descobridor legendário Alexander von Humboldt, cujo nome ela herdou. Nas suas obras de grandes dimensões destaca-se a luz e as cores intensas. A inspiração da artista vem sempre da natureza. Ela atinge um grau de abstracção que proporciona ao observador de explorar o seu mundo, mergulhando, boiando, descubrindo e encontrando.
Com esta inauguração começa também a nossa acção de soliedaridade: haverá uma árvore de natal na galeria, e solicita-se a todos os visitantes da maior galeria particular em Portugal de trazer prendas para crianças do lar Bom Samaritano de Alvôr e coloca-las debaixo da árvore de natal. No dia 22 de Dezembro as crianças e adolescentes virão a galeria para receber-las. Esta acção simpática já foi practicada na feira de arte ARTE ALGARVE em 2009 com muitas prendas e muita alegria.
A GALERIA ARTE ALGARVE encontra-se no Edifício da ÚNICA – Adega Cooperativa do Algarve em Lagoa, acesso directamente da EN 125, grande estacionamento, Horário: Segunda-feira a Sábado, 10-13 e 14-18 h. A exposição está patente até 24 de Dezembro.

Museu de Faro recebe presépios e musica de natal

O Museu Municipal de Faro inaugura a exposição “Cantai Ó Povos! Foi-nos dado um Salvador”,amanhã (sábado) dia dia 3 de dezembro, pelas 17:00h. A exposição estará patente até ao dia 8 de Janeiro de 2012.
Com esta exposição pretende-se mostrar os presépios do Palácio de Estoi e do Seminário de Faro, que ao longo de anos têm estado afastados do olhar do público. O Presépio do Seminário, de autoria desconhecida, data da 2ª metade do Séc. XVIII, sendo um exemplo representativo da estatuária Rococó. O Presépio do Palácio de Estoi, de tradição Barroca, data do início do Séc. XX e é da autoria do barrista farense José Pedro da Cruz Leiria.
Ciclo de Concertos de Natal no Museu Realiza-se nos dias 1, 3, 4, 8, 10 e 11 de Dezembro, às 18:00 horas, o evento 7 Notas Musicais – Ciclo de Concertos de Natal, no auditório do Museu Municipal de Faro. A iniciativa consiste num conjunto de concertos com a Associação Filarmónica de Faro, o Conservatório Regional do Algarve, Harpa e Canto com Helena Madeira, Violino Romântico com João Pedro Cunha e Pedro Carlos Silva, o Grupo Coral “Outras Vozes” e Flauta de Bisel com Teresa Matias. Este Ciclo de Concertos irá terminar com o Concerto de Natal final na Igreja da Sé, no dia 17 de Dezembro, pelas 21:30 horas, com a presença do Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro, Grupo Musical de Santa Maria e Grupo Coral Ossonoba. Todos os concertos são de entrada livre.

Portimão assume-se na Conferência do Atlântico como a porta marítima do Algarve

Portimão marcou presença na Conferência do Atlântico, que teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 28 e 29 de Novembro, subordinada ao tema “Economia e Ciência Marítimas do Atlântico para um Desenvolvimento Sustentável da Europa”.
O município esteve representado pela ATP – Associação Turismo de Portimão, num espaço onde foi realçado o facto de ser a porta marítima do Algarve e reforçado o posicionamento de Portimão no contexto da economia do mar, com destaque para o Porto da cidade do barlavento algarvio. Com efeito, entre 2007 e 2011 registou na vertente de cruzeiros um aumento de 142 por cento nas escalas e de 600 por cento no número de passageiros, sendo que só neste ano contribuiu com mais de 3 milhões de euros para a economia da região algarvia. Por outro lado, constitui-se como a única plataforma logística de transporte de passageiros e carga rodada entre Portugal Continental, a Madeira e as Canárias, através das viagens semanais do ferry “Volcán de Tijarafe”, que em três anos transportou mais de 80 mil passageiros e 43 mil veículos automóveis. Na representação do município nesta conferência também foi destacado o projecto do parque subaquático Ocean Revival e o premiado Museu de Portimão, para além da rica oferta de actividades complementares da náutica e dos eventos. A conferência internacional, organizada pelo Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, com o apoio do Fórum Empresarial da Economia do Mar, pretendeu gerar uma discussão pública envolvendo representantes dos diversos Estados membros da União Europeia, assim como responsáveis ao mais alto nível das regiões e ainda cientistas e agentes económicos.