quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AMA: EM DEFESA DO PATRIMÓNIO MUNICIPAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

"NÃO PODE NEM DEVE PASSAR A SER PARA CONSTRUÇÃO PRIVADA O TERRENO DA ANTIGA ESCOLA DO 1º CICLO DA MANTA ROTA" Através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, a AMA – Associação Ambientalista de Vila Real de Santo António, dá comta que "após tomar conhecimento da proposta de alienação do terreno onde até Junho do corrente ano funcionou a Escola do 1º Ciclo da Manta Rota, apresentada pelo do executivo municipal, para discussão e deliberação na Assembleia Municipal que se realiza no próximo dia 29 de Setembro, vem expor o seguinte": "1. Até 1990 a freguesia de Cacela tinha somente 1º Ciclo como ensino normal, o 2º ciclo era através da telescola, para frequentar o 3º ciclo tinham que vir para Vila Real de Santo António. 2. Com a criação da escola nova, Cacela passou a ter ensino até ao 9º ano. 3. Manta Rota tinha uma escola do 1º ciclo, até Junho deste ano. 4. As entidades responsáveis entenderem que era melhor para as crianças que frequentavam a escola da Manta Rota, que passassem para a escola de Cacela que tem ensino do 1º ao 9º ano, com instalações de qualidade. 5. Com a ida dos alunos da escola da Manta Rota para a escola de Vila Nova de Cacela, as instalações da Manta Rota ficaram desocupadas. 6. Vila Nova de Cacela é uma freguesia necessitada de equipamentos colectivos, por exemplo, os seus idosos são deslocados para a Casa do Avô de Monte Gordo, havendo necessidade de transportá-los diariamente, o que origina transtornos, tanto no verão como no inverno. 7. Pela localização do espaço e disponibilidade do mesmo, parece-nos que seria uma das hipóteses a ser equacionada para utilização do espaço agora disponível. 8. Deveriam ser ouvidos os autarcas de Vila Nova de Cacela, o executivo municipal não pode nem deve tomar decisões deste tipo de forma unilateral sem consultar democraticamente as populações. 9. Já em 2009 a SGU, empresa municipal cujo presidente é o Sr. Luís Gomes, informa nos seus documentos que está a atingir-se o limite da capacidade da Casa do Avô dos dois equipamentos localizados em Vila Real de Santo António e em Monte Gordo, a qual era de 65 lugares e já estavam com uma lotação de 85%, tinham 55 utilizadores. O que permite supor que neste momento deve ter-se atingido o limite ou estar-se lá perto. 10. A freguesia de Vila Nova de Cacela necessita daquele equipamento público, que deverá servir para a casa do avô e outros usos compatíveis. As dificuldades financeiras da Câmara, que ela própria criou, não podem ser usadas para vender ao desbarato equipamentos públicos que podem ser requalificados para actividades sociais e culturais. 11. Os responsáveis autárquicos não devem ignorar os direitos daqueles que depois de uma vida de trabalho, sofrimento e dificuldades, merecem que os últimos anos sejam minoradas as grandes dificuldades que sofrem.
NÃO PODE NEM DEVE PASSAR A SER PARA CONSTRUÇÃO PRIVADA O TERRENO DA ANTIGA ESCOLA DO 1º CICLO DA MANTA ROTA A AMA – Associação Ambientalista de Vila Real de Santo António, após tomar conhecimento da proposta de alienação do terreno onde até Junho do corrente ano funcionou a Escola do 1º Ciclo da Manta Rota, apresentada pelo do executivo municipal, para discussão e deliberação na Assembleia Municipal que se realiza no próximo dia 29 de Setembro, vem expor o seguinte: 1. Até 1990 a freguesia de Cacela tinha somente 1º Ciclo como ensino normal, o 2º ciclo era através da telescola, para frequentar o 3º ciclo tinham que vir para Vila Real de Santo António. 2. Com a criação da escola nova, Cacela passou a ter ensino até ao 9º ano. 3. Manta Rota tinha uma escola do 1º ciclo, até Junho deste ano. 4. As entidades responsáveis entenderem que era melhor para as crianças que frequentavam a escola da Manta Rota, que passassem para a escola de Cacela que tem ensino do 1º ao 9º ano, com instalações de qualidade. 5. Com a ida dos alunos da escola da Manta Rota para a escola de Vila Nova de Cacela, as instalações da Manta Rota ficaram desocupadas. 6. Vila Nova de Cacela é uma freguesia necessitada de equipamentos colectivos, por exemplo, os seus idosos são deslocados para a Casa do Avô de Monte Gordo, havendo necessidade de transportá-los diariamente, o que origina transtornos, tanto no verão como no inverno. 7. Pela localização do espaço e disponibilidade do mesmo, parece-nos que seria uma das hipóteses a ser equacionada para utilização do espaço agora disponível. 8. Deveriam ser ouvidos os autarcas de Vila Nova de Cacela, o executivo municipal não pode nem deve tomar decisões deste tipo de forma unilateral sem consultar democraticamente as populações. 9. Já em 2009 a SGU, empresa municipal cujo presidente é o Sr. Luís Gomes, informa nos seus documentos que está a atingir-se o limite da capacidade da Casa do Avô dos dois equipamentos localizados em Vila Real de Santo António e em Monte Gordo, a qual era de 65 lugares e já estavam com uma lotação de 85%, tinham 55 utilizadores. O que permite supor que neste momento deve ter-se atingido o limite ou estar-se lá perto. 10. A freguesia de Vila Nova de Cacela necessita daquele equipamento público, que deverá servir para a casa do avô e outros usos compatíveis. As dificuldades financeiras da Câmara, que ela própria criou, não podem ser usadas para vender ao desbarato equipamentos públicos que podem ser requalificados para actividades sociais e culturais. 11. Os responsáveis autárquicos não devem ignorar os direitos daqueles que depois de uma vida de trabalho, sofrimento e dificuldades, merecem que os últimos anos sejam minoradas as grandes dificuldades que sofrem", conclui o documento..

Algarve participa em estudo nacional sobre Parkinson

O primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença de Parkinson (DPk), chega à região do Algarve, já no mês de Outubro. Promovido pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), com o apoio da Direcção-Geral da Saúde, este estudo irá decorrer nos próximos meses em várias zonas do país de modo a determinar a prevalência da doença a nível nacional. As equipas vão estar em Faro a partir de dia 1 de Outubro, em Tavira de dia 10, em Loulé de dia 12 e em Lagoa de dia 19 para a recolha de dados.
A avaliação será conduzida no terreno pelo Grupo KeyPoint e consiste, numa primeira fase, na aplicação de um questionário e uma escala de diagnóstico de presunção da doença, presencialmente, em domicílios escolhidos aleatoriamente. Numa segunda fase, aos inquiridos identificados como tendo diagnóstico suposto desta doença ou que estejam a tomar medicação anti-parkinsónica será proposto a realização de uma consulta com um neurologista para confirmação do diagnóstico, num hospital próximo da residência. “Até à data, não há evidência de quaisquer estudos epidemiológicos de base populacional realizados em território nacional para determinar a prevalência de DPk. Torna-se por isso essencial a implementação de um estudo epidemiológico para o desenvolvimento de estratégias de saúde adaptadas ao real número de doentes”, diz Joaquim Ferreira, neurologista do Hospital de Santa Maria e coordenador científico do estudo.
De acordo com Helena Machado, presidente da APDPk, “este estudo vai permitir ter dados comparativos com os de outros países da Europa. Além disso, é um motivo de grande orgulho para a Associação, que desta forma vai poder estimar com mais rigor o número de pessoas portadoras da Doença e ajudá-las”. Sobre a Doença de Parkinson (DPk): A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, estima-se que cerca de 20 mil portugueses sofrem de Parkinson, embora não existam dados concretos. A APDPk é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPPS) com sede em Lisboa e tem delegações em todo o país. Os seus principais objectivos são a sensibilização para a doença de Parkinson, apoio aos doentes e angariação de meios para intervir junto dos organismos competentes.

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Faro comemora o Dia Internacional do Idoso

Aproveitar uma tarde agradável no Estádio Algarve, é a proposta da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Faro, que tem como objectivo a Comemoração do Dia Internacional do Idoso, a decorrer no dia 01 de Outubro pelas 14 horas, no Estádio Algarve. As comemorações serão assinaladas pelas seguintes actividades:
Rastreio de Tensão Arterial e Glicemia; Mini-caminhada “A Passo Firme Contra o Parkinson”; Jogos Lúdicos; Espaço de Exposições; Momentos de Convívio; Aulas de Motricidade e Actividades de Promoção Intergeracional com Instrumentos de Percussão; culminando com uma Coreografia entre todos os participantes e largada de balões. Este programa tem como objectivo promover o exercício físico moderado e adaptado a esta população, bem como, a adopção de hábitos de vida saudáveis, fomentando o contacto com a natureza. Durante a tarde do dia 01 de Outubro, algumas dezenas de Voluntários, disponibilizam o seu tempo e o seu saber a mais de 4 centenas de seniores do Concelho de Faro e Loulé. A organização desta iniciativa é da responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa -Delegação de Faro, com a Co-organização da Câmara Municipal de Faro e conta com o apoio das seguintes Entidades Parceiras: Estádio Algarve; Universidade do Algarve; Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos; Fundação António Aleixo; My Center; Eddie´s Place; Delegação do Sotavento Algarvio da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson.

Caminhada de sensibilização para a prevenção do cancro do colo do útero.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora este ano 70 anos de existência e neste âmbito o Comissariado Regional de Faro da Associação Guias de Faro vai colaborar com a Liga no sentido de promover uma actividade no distrito de Faro. A Associação vai promover uma caminhada de sensibilização para a prevenção do cancro do colo do útero, na cidade de Faro no dia 01 de Outubro de 2011, entre as 10:00h e as 12:30h, com início e fim no jardim Manuel Bivar.
Pretende-se a participação de todas as Guias da Região, assim como a da população em geral. Caminhe por esta causa! Junte-se à Associação Guias de Portugal e à Liga Portuguesa Contra o Cancro nesta caminhada de sensibilização para a prevenção do cancro do colo do útero A mensagem é única, pretende-se que chegue a TODOS. Não podemos deixar que a ignorância, a indiferença e o medo sejam os maiores aliados do cancro, doença responsável pelo desaparecimento de tantos que nos são queridos. :A Associação Guias de Portugal (AGP) é uma associação de educação não formal que tem por missão proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolver plenamente o seu potencial como cidadãs universais e responsáveis. O Guidismo é um Movimento a nível mundial e encontra-se a comemorar os seus 100 anos. Em Portugal existe há 80 anos e está representado em todos os distritos do País, incluindo as ilhas.

O “Início da Abstracção” revelado na Galeria Municipal de São Brás de Alportel

No próximo dia 4 de Outubro, pelas 17h00, a Galeria Municipal de São Brás de Alportel abre as portas ao “Início da Abstração”, numa mostra de trabalhos, de autoria de Gabriel Rosa. Nascido em Quarteira, no ano de 1990, este jovem de apenas 21 anos revelou desde cedo muito interesse pelo desenho e pintura. Em 2005, começou a dedicar-se mais à pintura, estudando as técnicas e as perspectivas dos grandes nomes da pintura abstracta, através da leitura e do visionamento de diversos livros temáticos e vídeos. As aprendizagens deram origem a vários trabalhos com fortes influências de pintores de renome, mas sempre com um toque muito pessoal.
A partir de 2009, Gabriel Rosa passou a dedicar-se exclusivamente à pintura expressionista abstracta como autodidacta e assim inicia um percurso no mundo da arte que conhecerá agora o momento da sua 1ª exposição individual. Nesta exposição, o artista revela a sua forma de expressão artística numa mostra diversificada de trabalhos pintados a óleo sobre tela. Na perspectiva de Gabriel Rosa "O processo de criação simplesmente não existe, apenas pego nas tintas e nos pincéis e deixo as ideias fluírem directamente para a tela." “O Início da Abstracção” substitui a exposição anteriormente prevista para o mês de Outubro, “Algarve no Meu Pensamento”, de autoria de Cliff Martin Tusson, que não pôde comparecer por motivos de saúde de familiares próximos.

Faro destaca-se em campanha nacional de recolha de REEE e pilhas usadas

A EB1 de Cabanas de Tavira, distrito de Faro, é uma das escolas vencedoras da 3.ª edição da campanha Geração Depositrão, ano lectivo 2010/2011. Esta 3.ª edição, que teve início em Novembro de 2010, contou com a participação de 485 escolas de todo o país, e de mais de 200 mil alunos, que recolheram mais de 128 toneladas de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e pilhas usadas, numa acção de sensibilização de boas práticas ambientais.
A ERP - Entidade Gestora de Resíduos, (www.erp-portugal.pt), que integra a European Recycling Platform, no seguimento do sucesso das duas anteriores edições do Projecto Geração Depositrão, acaba de fechar a 3.ª edição da sua campanha de recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e de pilhas usadas, com o resultado recorde de 128 toneladas de resíduos. Este ano, esta emblemática iniciativa abrangeu 485 escolas e mais de 200 mil alunos de todo o país, em torno da importância da recolha destes tipos de resíduos, bem como das boas práticas ambientais, tendo a EB1 de Cabanas de Tavira alcançado a segunda posição no ranking das escolas que mais se destacaram a nível nacional. A EB1 de Cabanas de Tavira, distrito de Faro, foi uma das escolas que mais se destacou na recolha de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e pilhas usadas durante a 3.ª edição da campanha nacional. A escola reuniu, com a contribuição de alunos e o apoio dos professores, 86,90 kg de resíduos, por aluno, alcançando o 2.º lugar nesta 3.ª edição.
As escolas vencedoras da 3.ª fase da 3.ª edição da campanha Geração Depositrão (actividade de recolha) foram: Para além da componente quantitativa do projecto, foram lançados 2 desafios criativos às escolas envolvidas, tendo como base o tema da gestão de REEE e pilhas usadas: • EB1 e EB2 – cartaz A2; • EB3 e Escolas Secundárias – vídeo de 2,5 minutos. As escolas vencedoras da actividade criativa foram: Todas as escolas vencedoras receberão cerca de 900 bicicletas, distribuídas pelos alunos, de acordo com a actividade em questão. Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP, refere que «Estamos muito satisfeitos com o enorme sucesso que a campanha Geração Depositrão alcançou mais uma vez. Este projecto, que pretende não só sensibilizar as novas gerações para esta temática, como também as comunidades, pais e professores, tem crescido de ano para ano, demonstrando quão importantes são as acções de sensibilização para a educação e formação dos novos cidadãos ao nível das boas práticas ambientais. A escola é cada vez mais um interveniente decisivo no processo de sensibilização, divulgação e informação nesta matéria, contribuindo, deste modo, para criar uma nova geração de cidadãos em Portugal!»

em Lagos: Jovem partilha inspiradora história de vida

O auditório da Escola Tecnopólis de Lagos recebe no próximo dia 6 de Outubro pelas 21h30 a visita de Bernardo Almeida. O jovem de 19 anos irá partilhar com a comunidade algarvia a sua história de vida. Uma história de força e determinação de um jovem a quem foi diagnosticado um tumor no cérebro aos 13 anos. Bernardo tem hoje 19 anos, ainda vive com a ameaça da doença, mas isso não o demoveu de sonhar e correr atrás dos seus sonhos até alcançá-los. É hoje um dos melhores alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e inspira os mais jovens partilhando, um pouco por todo o país, o seu testemunho de vida. Chegou a vez de os algarvios conhecerem este jovem que partilha acima de tudo a importância de ter sonhos, de acreditar nos sonhos e de lutar até conquistá-los. Uma história inspiradora contada na primeira pessoa.
A participação na palestra tem um valor de 20 Euros para um adulto acompanhado por um adolescente até aos 17 anos e recomenda-se a reserva de lugar. O evento conta com a organização da empresa Solfut - I Have the Power, especializada em serviços de consultoria, coaching e formação nas áreas da motivação e excelência pessoal. Treinar pessoas para o êxito é a missão I Have the Power que com sede no norte de Portugal tem clientes espalhados por todo o mundo. O Algarve é ponto de encontro regular de cursos e workhops estando agendados para este mês o curso “A Semente”, dia 15 de Outubro; “Alto Desempenho em Vendas”, dia 25 de Outubro e “Liderança e Motivação de Equipas de Alto Desempenho”, dia 28 de Outubro. Todos os cursos irão decorrer no Hotel Algarve Casino em Portimão. A região irá receber ainda a Convenção I Have The Power que irá decorrer em Vilamoura nos dias 22 e 23 de Outubro. Mais informações através do site www.sempreamelhorar.com.
A história de Bernardo Almeida Preparava-se para entrar na adolescência, vivia uma vida partilhada entre a paixão pelo andebol e a escola, quando aos 13 anos lhe foi detectado um tumor no cérebro. Seguiram-se os longos dias passados no IPO, consultas de neurologia, neurocirurgia, psicologia, pediatria, entre outras. Como consequência dos tratamentos com corticoides Bernardo chegou a pesar 80 kg aos 13 anos. “Uma criança que descobre que tem um tumor, que é proibida de fazer uma das coisas que mais gosta (jogar andebol), que passa quase semanas inteiras no hospital, que já não consegue ir à escola e estar com os amigos e que para além disso vê o seu peso a aumentar de dia para dia é claro que deixa de se sentir bem com a vida” partilha Bernardo. Mas o pior de tudo foi ouvir dos médicos frases como: “Tu tens uma bomba relógio na cabeça que pode rebentar a qualquer momento”; “É impossível operar. Os riscos são muitos”. Mas a palavra impossível não consta no dicionário da família do Bernardo e com muito esforço e sem nenhum apoio do estado português conseguiram chegar aos EUA e àquele que é considerado o melhor neurocirurgião do mundo. As doze horas de operação não conseguiram remover o tumor na sua totalidade, mas foram o suficiente para acabar com as crises epiléticas e livrar-se das dezenas de medicamentos que estava a tomar. Na hora da despedida o especialista disse ao jovem uma frase que ainda hoje o acompanha e lhe dá forças para continuar a lutar pelos seus sonhos. “Tens a vida toda pela frente para tirares um curso, casares e seguires todos os teus sonhos”. A esperança que apesar de todas as adversidades nunca havia desaparecido ganhou ainda mais força e Bernardo regressou a Portugal, mais forte do que nunca. Empenhou-se nos estudos e no ano seguinte concluiu o ano letivo pertencendo ao quadro de honra da escola. Terminou o secundário com média final de 18.6 e entrou na Faculdade de Economia da Universidade do Porto com 20 valores no exame nacional de economia. Esta é a história do Bernardo, mas é acima de tudo uma história de atitude. “É a história de uma corrida atrás dos sonhos porque todos somos capazes de tudo, apenas temos que nos esforçar e encarar as situações de frente e sem medo” partilha o jovem.

Comunidade estrangeira residente no Algarve presta homenagem aos seus anfitriões

Os estrangeiros residentes no Algarve decidiram juntar-se e organizar um festival em honra dos portugueses. O Festival “Obrigado Portugal” é uma forma de homenagear e convidar a comunidade portuguesa a conhecer um pouco melhor a cultura dos milhares de estrangeiros que escolhem o nosso país para viver. O evento marca ainda o início do Parque dos Sentidos e a Fábrica das ideias, dois projetos que prometem contribuir para a educação, cultura e turismo na região algarvia No próximo dia 1 de Outubro, a partir das 15h00, a comunidade estrangeira residente no Algarve junta-se para prestar homenagem aos seus anfitriões.
O evento terá como cenário o Sítio das Fontes, município de Lagoa. De acordo com Marion Buz e Silvano Stabile, organizadores do Festival “Obrigado Portugal” esta é uma celebração de todos os residentes estrangeiros que escolheram Portugal para viver. “Um tributo ao potencial que Portugal partilha com os seus residentes estrangeiros e um compromisso para participarmos no desenvolvimento do país, unindo forças, iniciativas e culturas”. O evento pretende assim ser o ponto de partida para uma maior cooperação entre a comunidade estrangeira e portuguesa que ao caminharem de mãos dadas poderão dar passos maiores em direção ao futuro.
A paisagem natural do Sitio das Fontes convida assim portugueses e estrangeiros a partilharem a sua cultura. No Festival estarão representados o artesanato, a música, o teatro e a gastronomia de vários países oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecerem, apreciarem e disfrutarem dos sabores e artes internacionais que habitam na região, fazendo com que sintam orgulho neste Algarve multicultural. Outro dos momentos altos do evento será a apresentação do teaser do filme “Sumo Certo” a primeira longa-metragem algarvia. No recinto crianças e adultos poderão ainda disfrutar de um mini parque temático, uma experiência agradável que apela ao uso dos cinco sentidos de uma forma didática e divertida. Este mini parque dará lugar a um grande Parque dos Sentidos que será construído no Algarve e pretende ser ponto de encontro para todos os algarvios e visitantes da região. O parque ficará localizado no concelho de Lagoa tendo inauguração prevista para o verão do próximo ano. Os responsáveis pelo projeto continuam abertos a sugestões e ideias apelando à participação ativa da comunidade neste projeto. Além do Parque dos sentidos o Festival “Obrigado Portugal” marca também o início da Fábrica das Ideias. Este pretende ser um espaço de partilha da criatividade pública. Empresários, criadores, líderes de opinião e profissionais de todas as áreas encontrarão nos espaços criados pela Fábrica das Ideias contactos, dicas e incentivos à criação de projetos e iniciativas que contribuam para a promoção internacional do Algarve e dos algarvios. Todos os lucros provenientes dos apoios, doações, patrocínios e parcerias durante o Festival “Obrigado Portugal” reverterão a favor destes dois projetos, que pretendem contribuir para o desenvolvimento e promoção da educação, cultura e turismo no Algarve. A entrada no recinto do festival é livre.

I Seminário "Envelhecer com Doença Neurológica: Prevenir e Intervir"

A associação Âncora está neste momento a organizar o programa científico do I Seminário "Envelhecer com Doença Neurológica: Prevenir e Intervir" a ter lugar na sede da associação, em Santa-Luzia, Tavira no próximo dia 8 de Outubro.
O público-alvo será constituido por técnicos das áreas da saúde e respostas sociais para idosos (médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores sociais e demais interessados).

Participantes na Mamamaratona correm pela vida na Zona Ribeirinha de Portimão

No domingo 16 de Outubro a AOA – Associação Oncológica do Algarve pretende reunir vários milhares de pessoas na 11ª edição da Mamamaratona – Marcha/Corrida contra o Cancro da Mama, que pela primeira vez terá partida e chegada na antiga Lota, situada na Zona Ribeirinha de Portimão.
A prova decorrerá ao longo do rio Arade, num percurso que varia entre os 8Km, no caso da corrida, e os 5km se a opção for a marcha, tendo tem como objetivos alertar a opinião pública para a problemática do cancro da mama, angariar fundos para a construção da Casa Flor das Dunas – equipamento que a AOA quer concretizar o mais urgentemente possível para apoio ao doente oncológico – e apelar para a promoção de um estilo de vida saudável, baseado na marcha e prática de alguns exercícios físicos. As inscrições custam 5 euros para adulto e 3 euros para criança e incluem t-shirt, boné, dorsal e brindes promocionais, podendo ser feitas até 14 de Outubro na sede da AOA em Faro ou na sua delegação de Portimão, assim como no Centro Comercial Continente de Portimão, no Mercado Municipal da Av. S. João de Deus, em Portimão e no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, ou no local do evento, tanto na véspera, das 10h30 às 18h30, como no próprio dia da Mamamaratona, das 08h00 às 09h45.

A alegria da música vive-se nas ruas de São Brás de Alportel

No dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, São Brás de Alportel lança o desafio “descubra…Por onde andará a Música” e surpreenda-se com alegres melodias e diversas sonoridades, que marcam encontro consigo um pouco por todo o município… Instituído desde 1975 pelo Conselho Internacional de Música, o Dia Mundial da Música tem por objectivo promover a paz e a amizade entre os povos através da linguagem universal que é a música. Em São Brás de Alportel, o Dia Mundial da Música integra um conjunto de iniciativas e eventos que pretendem trazer a música para a rua e mostrar a diversidade de sons e emoções expressas em pequenas notas musicais. Na edição deste ano, as celebrações desta data contam com a participação de um grupo informal de músicos, constituído por cerca de 1 centena de músicos e bailarinos são-brasenses que dão a conhecer vários instrumentos: clarinetes, guitarras, flautas, acordeões, adubes, bombos, ferrinhos, pandeiretas, reco-recos e vários estilos de canto, desde música coral à tradicional.
No sábado, o dia amanhece de forma diferente junto ao Mercado Municipal, Parque Roberto Nobre, Praça de Táxis, Jardim Carrera Viegas e nas zonas comerciais de São Brás de Alportel, onde os primeiros raios de sol se fazem acompanhar por bonitas interpretações de música, canto e dança pelo grupo informal de músicos são-brasenses. Ao longo do dia, as surpresas prosseguem em vários sítios do município, sem aviso prévio, para que a música se viva e se sinta, neste Dia Mundial da Música. A música está na rua e na Biblioteca Municipal também, que promove “Uma Festa de Sopros”, organizada pela Câmara Municipal e pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. Com início pelas 16h00, esta festa marca encontro com jovens de todas as idades para dar a conhecer e experimentar vários instrumentos musicais da banda, entre eles o saxofone, o trompete, a flauta e o trombone. A Orquestra de Jazz do Algarve – Redux encerra o Dia Mundial da Música, no Cine-Teatro São Brás, pelas 21h30, com um espectáculo recheado de temas do cancioneiro americano, ou temas mais jazzísticos e enraizados, sobretudo em linguagens be-bop ou hard-bop (anos 40 a 60), sem esquecer as fusões latinas como a bossa-nova. Organizado pela Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e do Instituto Português da Juventude, este concerto leva a palco entre 6 a 8 músicos com instrumentos de sopro, contrabaixo, bateria, e piano ou guitarra, e voz (masculina ou feminina) para interpretações inesquecíveis. Ao longo do mês a música continua a marcar presença em São Brás de Alportel. No dia 5, Dia da República, o Concerto de Bandas Filarmónicas entra em palco, no Cine-Teatro São Brás, pelas 17h00, para revelar as melodias de 3 diferentes bandas: Banda da Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrasense (Banda Filarmónica de São Brás de Alportel), Banda da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva e Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, uma iniciativa do INATEL em parceria com a Câmara Municipal. As comemorações do Dia Mundial da Música culminam no dia 15, pelas 21h30,no Cine-Teatro São Brás ao som da música tradicional portuguesa, patente no espectáculo “Fado Maior”, que apresenta Afonso Dias e Ana Marques nas vozes principais. “Nos instrumentos de cordas estarão Vítor do Carmo (guitarra portuguesa), José Santana (viola de fado) e Tó Correia (contrabaixo) para prestar homenagem ao “representante maior da cultura urbana portuguesa”: o fado. O espectáculo inclui a interpretação de fados tradicionais dos grandes nomes da música portuguesa, mas também de poetas, tais como: Camões, Eugénio de Andrade, O’Neill, Natália Correia, Florbela Espanca, António Gedeão e David Mourão-Ferreira.”

Cecília Meireles e Daniel Bessa em Faro na Conferência Internacional sobre Inovação em Turismo

No próximo dia 7 de Outubro de 2011, a CCDR Algarve através da Enterprise Europe Network e em colaboração com a Comissão Europeia, organiza a conferência internacional «Inovar em Turismo pelo Conhecimento e Criatividade», a qual contará com a participação de Cecília Meireles, Secretária de Estado do Turismo, e de Daniel Bessa, antigo Ministro da Economia e actual Director-Geral da COTEC Portugal. Trata-se de uma iniciativa integrada na Campanha Europeia de sensibilização para a Inovação de Serviços e, também, na Semana Europeia das PME 2011 e terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo (Largo de São Francisco), em Faro.
A conferência internacional terá como oradores os peritos, Reinhard Büscher e Allan Mayo, da Comissão Europeia, e Mateo Amengual e Miguel Payeras, das Ilhas Baleares (Espanha). A nível nacional e regional, a conferência contará, igualmente, com vários oradores especialistas no sector do turismo, nomeadamente do Turismo de Portugal, da Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas (também ligado ao evento "Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura"), da Entidade Regional do Turismo do Algarve, da Universidade do Algarve, de Associações sectoriais, e de diversas unidades hoteleiras, entre outros.
Nos workshops, que decorrerão em simultâneo, estará em análise a importância das tecnologias e da criatividade nos processos de inovação do turismo, nomeadamente, a influência e possível interacção dos clusters tecnológicos (TIC, tecnologias energéticas e ambientais, automação...) e criativos (incluindo as actividades culturais-artísticas) com o cluster do turismo, numa estratégia "win-win", mutuamente benéfica. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser efectuadas através do formulário existente no website da CCDR Algarve - www.ccdr-alg.pt

Discussão está lançada para a reabilitação urbana do centro antigo de Portimão

Com as propostas ontem apresentadas pelos autores de diversos projetos, está aberto à sociedade local o convite para troca de ideias e discussão pública, tendentes à reabilitação de uma importante área do centro antigo de Portimão. A iniciativa, que teve lugar no âmbito das Jornadas Europeias do Património, levou largas centenas de pessoas ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão para conhecerem os contornos do futuro Plano Estratégico de Reabilitação Urbana da parte antiga da cidade, delineados previamente pelos arquitectos Miguel Arruda, Catarina Antunes e Sidónio Pardal, enquadrados pelo professor doutor Carlos Lobo.
Fruto do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos por uma equipa de técnicos liderada por estes especialistas, o plano estratégico de reabilitação do centro histórico de Portimão abrange 17 hectares e 726 edifícios, numa intervenção em quatro fases, estando ainda previstas intervenções específicas na Zona Ribeirinha e na área envolvente à Estação da CP, num investimento global de quase 24,9 milhões de euros, verba que será suportada pelos proprietários dos imóveis, por parcerias entre entidades públicas e privadas e com recurso a fundos de financiamento, de que é exemplo o programa comunitário JESSICA. Num primeiro momento, vai ser feito um levantamento exaustivo das condições exteriores e interiores de cada imóvel, num processo que se prolongará até Março de 2012 e que também visa sensibilizar os moradores para a relevância deste plano. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, “no actual contexto de crise, esta será uma oportunidade soberana de dar a volta ao texto e preparar o futuro numa zona degradada, através de um projecto que, antes do mais, a pensar nas pessoas Ao mesmo tempo que será reabilitado o património construído e reforçada a oferta de alojamento de qualidade, fazendo com que o centro histórico apresente melhores parâmetros de comodidade, esta intervenção irá igualmente colmatar problemas relacionados com a insegurança e o desemprego, na perspectiva de um desenvolvimento económico equilibrado e em nome da competitividade, ao manter a identidade de Portimão e ao preservar a sua essência e singularidades, que distinguem a cidade de outros destinos turísticos. “Uma visão de futuro implica tratar o processo de regeneração do passado, sendo que este Plano que Portimão quer concretizar representa a mais ambiciosa intervenção, a este nível, em todo o país”, realçou Carlos Lobo no final da apresentação. Os painéis informativos com as sugestões ontem divulgadas estão em consulta no átrio do TEMPO durante as próximas semanas, podendo estas propostas também ser analisadas no Facebook do Município de Portimão. Propostas e sugestões podem ser dirigidas para os seguintes e-mail: geral@cm-portimao.pt ou manuel.luz@cm-portimao.pt.