quarta-feira, 28 de setembro de 2011

em Lagos: Jovem partilha inspiradora história de vida

O auditório da Escola Tecnopólis de Lagos recebe no próximo dia 6 de Outubro pelas 21h30 a visita de Bernardo Almeida. O jovem de 19 anos irá partilhar com a comunidade algarvia a sua história de vida. Uma história de força e determinação de um jovem a quem foi diagnosticado um tumor no cérebro aos 13 anos. Bernardo tem hoje 19 anos, ainda vive com a ameaça da doença, mas isso não o demoveu de sonhar e correr atrás dos seus sonhos até alcançá-los. É hoje um dos melhores alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e inspira os mais jovens partilhando, um pouco por todo o país, o seu testemunho de vida. Chegou a vez de os algarvios conhecerem este jovem que partilha acima de tudo a importância de ter sonhos, de acreditar nos sonhos e de lutar até conquistá-los. Uma história inspiradora contada na primeira pessoa.
A participação na palestra tem um valor de 20 Euros para um adulto acompanhado por um adolescente até aos 17 anos e recomenda-se a reserva de lugar. O evento conta com a organização da empresa Solfut - I Have the Power, especializada em serviços de consultoria, coaching e formação nas áreas da motivação e excelência pessoal. Treinar pessoas para o êxito é a missão I Have the Power que com sede no norte de Portugal tem clientes espalhados por todo o mundo. O Algarve é ponto de encontro regular de cursos e workhops estando agendados para este mês o curso “A Semente”, dia 15 de Outubro; “Alto Desempenho em Vendas”, dia 25 de Outubro e “Liderança e Motivação de Equipas de Alto Desempenho”, dia 28 de Outubro. Todos os cursos irão decorrer no Hotel Algarve Casino em Portimão. A região irá receber ainda a Convenção I Have The Power que irá decorrer em Vilamoura nos dias 22 e 23 de Outubro. Mais informações através do site www.sempreamelhorar.com.
A história de Bernardo Almeida Preparava-se para entrar na adolescência, vivia uma vida partilhada entre a paixão pelo andebol e a escola, quando aos 13 anos lhe foi detectado um tumor no cérebro. Seguiram-se os longos dias passados no IPO, consultas de neurologia, neurocirurgia, psicologia, pediatria, entre outras. Como consequência dos tratamentos com corticoides Bernardo chegou a pesar 80 kg aos 13 anos. “Uma criança que descobre que tem um tumor, que é proibida de fazer uma das coisas que mais gosta (jogar andebol), que passa quase semanas inteiras no hospital, que já não consegue ir à escola e estar com os amigos e que para além disso vê o seu peso a aumentar de dia para dia é claro que deixa de se sentir bem com a vida” partilha Bernardo. Mas o pior de tudo foi ouvir dos médicos frases como: “Tu tens uma bomba relógio na cabeça que pode rebentar a qualquer momento”; “É impossível operar. Os riscos são muitos”. Mas a palavra impossível não consta no dicionário da família do Bernardo e com muito esforço e sem nenhum apoio do estado português conseguiram chegar aos EUA e àquele que é considerado o melhor neurocirurgião do mundo. As doze horas de operação não conseguiram remover o tumor na sua totalidade, mas foram o suficiente para acabar com as crises epiléticas e livrar-se das dezenas de medicamentos que estava a tomar. Na hora da despedida o especialista disse ao jovem uma frase que ainda hoje o acompanha e lhe dá forças para continuar a lutar pelos seus sonhos. “Tens a vida toda pela frente para tirares um curso, casares e seguires todos os teus sonhos”. A esperança que apesar de todas as adversidades nunca havia desaparecido ganhou ainda mais força e Bernardo regressou a Portugal, mais forte do que nunca. Empenhou-se nos estudos e no ano seguinte concluiu o ano letivo pertencendo ao quadro de honra da escola. Terminou o secundário com média final de 18.6 e entrou na Faculdade de Economia da Universidade do Porto com 20 valores no exame nacional de economia. Esta é a história do Bernardo, mas é acima de tudo uma história de atitude. “É a história de uma corrida atrás dos sonhos porque todos somos capazes de tudo, apenas temos que nos esforçar e encarar as situações de frente e sem medo” partilha o jovem.