quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Comunidade estrangeira residente no Algarve presta homenagem aos seus anfitriões

Os estrangeiros residentes no Algarve decidiram juntar-se e organizar um festival em honra dos portugueses. O Festival “Obrigado Portugal” é uma forma de homenagear e convidar a comunidade portuguesa a conhecer um pouco melhor a cultura dos milhares de estrangeiros que escolhem o nosso país para viver. O evento marca ainda o início do Parque dos Sentidos e a Fábrica das ideias, dois projetos que prometem contribuir para a educação, cultura e turismo na região algarvia No próximo dia 1 de Outubro, a partir das 15h00, a comunidade estrangeira residente no Algarve junta-se para prestar homenagem aos seus anfitriões.
O evento terá como cenário o Sítio das Fontes, município de Lagoa. De acordo com Marion Buz e Silvano Stabile, organizadores do Festival “Obrigado Portugal” esta é uma celebração de todos os residentes estrangeiros que escolheram Portugal para viver. “Um tributo ao potencial que Portugal partilha com os seus residentes estrangeiros e um compromisso para participarmos no desenvolvimento do país, unindo forças, iniciativas e culturas”. O evento pretende assim ser o ponto de partida para uma maior cooperação entre a comunidade estrangeira e portuguesa que ao caminharem de mãos dadas poderão dar passos maiores em direção ao futuro.
A paisagem natural do Sitio das Fontes convida assim portugueses e estrangeiros a partilharem a sua cultura. No Festival estarão representados o artesanato, a música, o teatro e a gastronomia de vários países oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecerem, apreciarem e disfrutarem dos sabores e artes internacionais que habitam na região, fazendo com que sintam orgulho neste Algarve multicultural. Outro dos momentos altos do evento será a apresentação do teaser do filme “Sumo Certo” a primeira longa-metragem algarvia. No recinto crianças e adultos poderão ainda disfrutar de um mini parque temático, uma experiência agradável que apela ao uso dos cinco sentidos de uma forma didática e divertida. Este mini parque dará lugar a um grande Parque dos Sentidos que será construído no Algarve e pretende ser ponto de encontro para todos os algarvios e visitantes da região. O parque ficará localizado no concelho de Lagoa tendo inauguração prevista para o verão do próximo ano. Os responsáveis pelo projeto continuam abertos a sugestões e ideias apelando à participação ativa da comunidade neste projeto. Além do Parque dos sentidos o Festival “Obrigado Portugal” marca também o início da Fábrica das Ideias. Este pretende ser um espaço de partilha da criatividade pública. Empresários, criadores, líderes de opinião e profissionais de todas as áreas encontrarão nos espaços criados pela Fábrica das Ideias contactos, dicas e incentivos à criação de projetos e iniciativas que contribuam para a promoção internacional do Algarve e dos algarvios. Todos os lucros provenientes dos apoios, doações, patrocínios e parcerias durante o Festival “Obrigado Portugal” reverterão a favor destes dois projetos, que pretendem contribuir para o desenvolvimento e promoção da educação, cultura e turismo no Algarve. A entrada no recinto do festival é livre.