quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Faro destaca-se em campanha nacional de recolha de REEE e pilhas usadas

A EB1 de Cabanas de Tavira, distrito de Faro, é uma das escolas vencedoras da 3.ª edição da campanha Geração Depositrão, ano lectivo 2010/2011. Esta 3.ª edição, que teve início em Novembro de 2010, contou com a participação de 485 escolas de todo o país, e de mais de 200 mil alunos, que recolheram mais de 128 toneladas de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e pilhas usadas, numa acção de sensibilização de boas práticas ambientais.
A ERP - Entidade Gestora de Resíduos, (www.erp-portugal.pt), que integra a European Recycling Platform, no seguimento do sucesso das duas anteriores edições do Projecto Geração Depositrão, acaba de fechar a 3.ª edição da sua campanha de recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e de pilhas usadas, com o resultado recorde de 128 toneladas de resíduos. Este ano, esta emblemática iniciativa abrangeu 485 escolas e mais de 200 mil alunos de todo o país, em torno da importância da recolha destes tipos de resíduos, bem como das boas práticas ambientais, tendo a EB1 de Cabanas de Tavira alcançado a segunda posição no ranking das escolas que mais se destacaram a nível nacional. A EB1 de Cabanas de Tavira, distrito de Faro, foi uma das escolas que mais se destacou na recolha de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e pilhas usadas durante a 3.ª edição da campanha nacional. A escola reuniu, com a contribuição de alunos e o apoio dos professores, 86,90 kg de resíduos, por aluno, alcançando o 2.º lugar nesta 3.ª edição.
As escolas vencedoras da 3.ª fase da 3.ª edição da campanha Geração Depositrão (actividade de recolha) foram: Para além da componente quantitativa do projecto, foram lançados 2 desafios criativos às escolas envolvidas, tendo como base o tema da gestão de REEE e pilhas usadas: • EB1 e EB2 – cartaz A2; • EB3 e Escolas Secundárias – vídeo de 2,5 minutos. As escolas vencedoras da actividade criativa foram: Todas as escolas vencedoras receberão cerca de 900 bicicletas, distribuídas pelos alunos, de acordo com a actividade em questão. Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP, refere que «Estamos muito satisfeitos com o enorme sucesso que a campanha Geração Depositrão alcançou mais uma vez. Este projecto, que pretende não só sensibilizar as novas gerações para esta temática, como também as comunidades, pais e professores, tem crescido de ano para ano, demonstrando quão importantes são as acções de sensibilização para a educação e formação dos novos cidadãos ao nível das boas práticas ambientais. A escola é cada vez mais um interveniente decisivo no processo de sensibilização, divulgação e informação nesta matéria, contribuindo, deste modo, para criar uma nova geração de cidadãos em Portugal!»