sábado, 13 de fevereiro de 2010

Mão Algarvia no documentário "Vizinhos - Turquia: outro lado da Europa"





A não perder a exibição na RTP2 - próximo dia 17 de Fevereiro (quarta-feira) pelas 23.30h (a ver ou gravar)

Estreia do documentário "Vizinhos - Turquia: outro lado da Europa". Co-realizado por João Romão, Vico Ughetto (Portugal, Algarve) e Maral Jefroudi (Turquia).
Um olhar sobre alguns temas atuais da Turquia, como a liberdade de expressão, emancipação da mulher, ou a questão do povo curdo, numa produção para a RTP.
A banda sonora é dos Baba Zula, com seleção e edição musical de Luís Varatojo.
Saiba mais em: Evento do Facebook (contém fotos, links, etc. - requer registo prévio). Trailer curto - YouTube, ou Trailer longo - YouTube.
Vico Ughetto, da empresa de audiovisuais farense, SHITCH, parceira do Algarve Press desde o início do jornal, volta a estar no centro de uma produção para a RTP depois do sucesso no documentário sobre as histórias do atum algarvio, também numa produção para a RTP.

Greve geral da função pública a 4 de Março


A possibilidade do congelamento dos salários reais até 2013, a intransigência do Governo nas negociações com os Sindicatos e a não revelação do PEC 2010-2013, Programa de Estabilidade e Crescimento, encaminha todos os sindicatos da função pública a aderir à greve.

A Função Pública irá, muito provavelmente, fazer greve geral no próximo dia 4 de Março, o que não acontecia há quase três anos, segundo a informação do Diário Económico (DE). As duas organizações sindicais da UGT e a estrutura da CGTP, que já tinha avançado com esta data para uma paralisação sozinha, estão em conversações e tudo indica que irão unir-se e que os trabalhadores do Estado vão paralisar o país nesse dia.

A imprensa avançou ontem com dados que evidenciam a possibilidade do congelamento dos salários na administração pública até 2010. "Este novo dado veio dar mais razão e vontade para encontrarmos formas de luta à altura das circunstâncias", salientou o dirigente da Frente Sindical da UGT (Fesap), José Abraão, ao DE. O dirigente sindical afirmou mesmo que “devem mobilizar-se todos os funcionários, independentemente do sector e quer sejam sindicalizados ou não”. O dirigente sindical reagia assim ao que se prevê no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para 2010-2013, que será apresentado dentro de duas semanas.

Para o secretário-geral da UGT, João Proença, é importante levar a negociação até ao fim, admitindo que as paralisações conjuntas têm “os melhores resultados” e assume “claramente que é possível uma greve que una todos os trabalhadores”. A Frente Comum da CGTP, liderada por Ana Avoila, já tinha deixado o recado quando logo depois do primeiro dia da negociação com o Governo marcou uma greve para dia 4 de Março: “Os sindicatos que quiserem aderir à greve, que avancem”.

Se se vier a confirmar a intenção do Governo de não permitir aumentos reais na função pública até 2013, os trabalhadores do Estado vão registar, num período de 14 anos, 13 em que a sua actualização salarial ficou abaixo da inflação. Na melhor das hipóteses, os aumentos salariais até 2013 serão iguais à inflação prevista para cada um dos anos.

A possibilidade de o Governo vir a incluir na actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), a garantia de que não haverá aumentos reais de salários até que se atinja um valor do défice inferior a três por cento em 2013, como prometido a Bruxelas, não foi confirmada pelos membros do Governo. No entanto, o facto do PEC ainda não ter sido apresentado levanta muitas hipóteses e especulações, potenciadas pelo silêncio do Governo quanto ao seu conteúdo ou perspectivas.

Ao fim de nove anos, e apesar da crise financeira internacional, o Governo animou-se com a correcção conseguida no défice público e com as eleições, garantindo um aumento salarial de 2,9 por cento, quando a taxa de inflação acabou por ficar, pela primeira vez em cinquenta anos, abaixo de zero. No entanto, no Parlamento, a discussão da proposta de Orçamento do Estado - aprovada na generalidade, com as abstenções do PSD e do CDS e com os votos contra do Bloco, do PCP e dos Verdes - foi largamente ocupada pela possibilidade de um prolongamento da perda do poder de compra dos funcionários públicos.
msn

Descida acentuada da temperatura mínima até Domingo



De acordo com o Centro do Previsão do Instituto de Meteorologia, Portugal continental será influenciado até domingo pela acção de um anticiclone localizado nas ilhas britânicas, que transporta na sua circulação uma massa de ar continental, frio e seco.

A influência desta massa de ar frio e seco traduz-se numa descida acentuada dos valores da temperatura mínima em todo o País, e em particular na regiáo a Norte do Rio Tejo.

A acção deste anticiclone irá impedir a passagem de uma superfície frontal vinda de Oeste na região a Norte do Tejo, pelo que o Centro de previsão prevê que esta superficie frontal atravesse o território, a Sul do Rio Tejo, na Sexta-feira, com o ocorrência de precipitação, durante todo o dia.
msn

Cerca de 37% dos portugueses dão cartão vermelho às relações laborais


Nota negativa é a classificação atribuída por 36,5% dos portugueses ao estado actual das relações laborais. A conclusão é de um estudo que acompanha o lançamento do Observatório Português de Boas Práticas.
Averiguar como as empresas tratam os trabalhadores e efectuar balanços da legalidade dentro da empresa são algumas das muitas actividades abraçadas por este recente instrumento, conta o site do jornal “Sol”.
Desenvolvido pelo ISCTE, o Observatório Português de Boas Práticas tem como propósito primordial analisar as relações laborais em Portugal e no Espaço da Lusofonia. Como estratégia de actuação, estão previstos seminários, barómetros de notoriedade de dirigentes sindicais e patronais, sondagens de opinião e estudos sobre o ambiente de trabalho.
Prova de que há ainda muito a fazer nesta área são as preocupações dos portugueses auscultadas no referido estudo. O salário é a questão que reúne mais inquietações junto dos profissionais das empresas (22,1%), segue-se a avaliação de desempenho (16,7%) e a carreira profissional (15%).
De futuro, todos os profissionais interessados podem acompanhar os estudos efectuados por este observatório através do site http://opbpl.cies.iscte.pt.
msn

Portugueses preferem namorar na internet, diz estudo


Microsoft conclui que uma em três pessoas vê a internet como o melhor meio para conhecer novas pessoas.

Um estudo europeu promovido pelo grupo Windows Live da Microsoft, através do portal MSN, revela que cerca de 39% dos portugueses consideram que a internet é a melhor maneira de encontrar um parceiro, valor que revela um aumento de 13% face aos resultados do ano passado. 58% das pessoas utilizam ainda as redes sociais para estabelecer contactos de nível amoroso, enquanto que 44% dos portugueses afirmam que já utilizaram o Windows Live Messenger para “flirtar” com alguém. Por comparação, os italianos, finlandeses e holandeses são os que usam mais essas plataformas online para namorar, registando percentagens acima dos 60%.

Após os primeiros conhecimentos na internet, pode acontecer o aprofundamento de uma relação e até o casamento. Cerca de 34% das pessoas tentam fazê-lo após o primeiro encontro online, enquanto que 31% já passou pela experiência de ter uma relação longa que teve início no Messenger. Mesmo que as relações não tenham resultado, 49% revela que ficaram boas amigas depois da experiência.

Segundo o Director de Consumo e Online da Microsoft Portugal, Nuno Alves da Silva, o Messenger, por possibilitar o envio de mensagens instantâneas de forma gratuita, “constitui uma óptima forma de namorar online, seja por chamada de vídeo ou para uma mensagem rápida ao parceiro durante o dia”.
msn