terça-feira, 7 de dezembro de 2010

AlportelArt’10 encerra Ciclo de Exposições na Galeria Municipal de São Brás de Alportel



O Ciclo de Exposições da Galeria Municipal de São Brás de Alportel termina o ano de 2010 com AlportelArt’10, uma mostra de trabalhos de pintura e escultura, que junta trabalhos de 30 diferentes artistas plásticos.
Patente na Galeria Municipal até ao final do mês de Dezembro, esta exposição integra artistas da Galeria DaVinci e a ExpoArt’s.Molinero que formam um site de divulgação de artes contemporâneas com mais de 700 artistas plásticos em técnicas de pintura, escultura, desenho, fusing, fotografia e videoart, que realizam periodicamente exposições em Portugal, no Brasil e na Europa, tendo por curador o pintor e escultor Kim Molinero.
Estas Galerias de Arte online promovem a criação artística subdividindo os trabalhos por técnica, corrente artística, tema, nome do artista, entre um sem fim de formas de descoberta de novas culturas e novas visões da realidade.
Na Galeria Municipal de São Brás de Alportel as paredes brancas ganham vida numa explosão de cor e magia que retrata olhares diferentes do mundo. As telas apresentam técnicas diversas de pintura que enriquecem o mesmo espaço com as criações de 30 artistas diferentes que já percorreram o ciberespaço.
Segundo Kim Molinero “Em Arte não há pressas... apenas a criatividade e a sua forma de ver as coisas e o Mundo espelhando um poema em palavras não ditas em tela.”
A Galeria Municipal despede-se de 2010, mas garante novas páginas escritas neste livro mágico da promoção artística, a iniciar em Janeiro com a exposição do Concurso de Fotografia Ambiental, da Empresa Águas do Algarve.

1700 FIGURAS NO PRESÉPIO DE NATAL DOS BOMBEIROS MUNICIPAIS DE TAVIRA


1700 figuras, distribuídas em 60m2, entre musgo, areia, pedras, e cursos de água, dão vida ao maior presépio do concelho de Tavira, construído pelos Bombeiros Municipais de Tavira, o qual retrata o nascimento do Menino Jesus.
Esta iniciativa, que já vai na 11.ª edição, e tem vindo a crescer de ano para ano, poderá ser visitada até dia 06 Janeiro de 2010, durante todo o dia, todos os dias da semana.
Desta forma a corporação dos Bombeiros Municipais de Tavira abre as portas do seu quartel e convida todos os munícipes e visitantes a conhecer aquele que já é considerado um presépio de referência no concelho.

Segundo conta a história os primeiros presépios surgiram, no século XVI, em Itália. Data de 1567 o primeiro presépio feito numa casa particular, a da Duquesa de Amalfi, que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e muitas outras cenas. Até ao século XVIII eram, sobretudo, as cortes que tinham presépios, feitos por artistas famosos.
Todavia, a celebração do nascimento de Cristo remonta ao século III, quando os peregrinos visitaram a gruta em que nasceu (Belém). Pinturas, relevos e frescos ilustram, desde o século XIV, o nascimento do Senhor.
Em 1223, São Francisco de Assis em vez de festejar a véspera de Natal na Igreja, como era hábito, fê-lo na floresta de Greccio. Assim, mandou transportar para o local uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar a cerimónia às pessoas. É por esse motivo, muitas vezes, apelidado o autor do presépio.

Tavira: CONCURSO DE PESCA DESPORTIVA DE ALTO MAR


Tavira acolhe, nos dias 10 e 12 de Dezembro, o 1º Concurso de Pesca Desportiva de Alto Mar – Embarcação Fundeada, numa organização do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Tavira (CCD/CMT).

Do programa consta o seguinte:
Dia 10 de Dezembro, Sexta-feira
19h00: Leilão e apresentação de embarcações
Hotel Vila Galé Albacora

Dia 12 de Dezembro, Domingo
06h30: Concentração dos participantes, no cais do Hotel Vila Galé Albacora
07h00: Partida
12h00: Fim da Prova
12h30: Entrega de peixe
13h30: Atribuição de prémios, no Hotel Vila Galé Albacora
Os vencedores habilitam-se a ganhar um fim-de-semana (1º prémio), seis refeições (2º prémio) e seis entradas para um SPA (3º prémio), no Hotel Vila Galé Albacora.

Município de Albufeira edita obra literária: "Sebenta Pedagógica"


No próximo sábado, o Auditório Municipal vai ser palco do lançamento do livro “Sebenta Pedagógica”, da co-autoria de Antonieta Rosendo, Ascensão Calado e Manuela Grade.
No dia 11 de Dezembro, pelas 16h00, Antonieta Rosendo, Ascensão Calado e Manuela Grade vão realizar o lançamento do seu livro “Sebenta Pedagógica”, no Auditório Municipal.

A obra resulta das experiências profissionais das três autoras, com o propósito de colocar a pedagogia ao serviço dos educandos.

A iniciativa conta com o apoio do Município -Educação que, no âmbito do Projecto Pentateuco, financiou a edição do livro, à semelhança do que tem vindo a fazer com outras edições de autores regionais. O objectivo passa por fomentar a produção e publicação de trabalhos de interesse pedagógico e educativo.

Lagos: Tarifário dos Parques de Estacionamento mais económico


As avenças que integram o Tarifário dos Parques de Estacionamento cobertos e Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (à superfície) do Município de Lagos estão mais económicas. Esta foi mais uma das alterações ao tarifário, recentemente aprovada, em Reunião de Câmara.
Esta alteração teve como base o agravamento dos sintomas da crise económica, com consequentes diminuições de vencimentos de sectores do funcionalismo público e maiores dificuldades das pessoas em recorrer a gastos não essenciais. Neste âmbito, a FUTURLAGOS E.E.M. propôs novas e mais vantajosas condições para a maioria dos utentes do Parque de Estacionamento dos Paços do Concelho Sec. XXI, no que diz respeito ao preço e à atribuição, agora alargada, de avenças.
Recorde-se que, para além desta alteração, o tarifário já sofreu outras, nomeadamente a criação do “pacote empresa” (aplicável às empresas com sede no concelho de Lagos, nos termos do qual, por cada conjunto de 6 avenças contratadas, uma é gratuita) ou os novos termos a ter em conta para poder beneficiar deste tarifário (Residente Centro Histórico; Munícipe e Pessoa Singular com 2ª Habitação).

CONCURSO DE VINHOS ANIMA FEIRA DA SERRA DE LOULÉ 2010


Arranca esta sexta-feira, 10 de Dezembro, mais uma Feira da Serra de Loulé que, até domingo, vai animar o Pavilhão da ExpoAlgarve/NERA, Zona Industrial de Loulé. No âmbito da organização da edição 2010, a Câmara Municipal de Loulé, vai levar a efeito um Concurso de Vinhos Locais destinado a pequenos produtores de vinho não comercial.
Todos os interessados em participar no Concurso deverão fazer chegar os seus vinhos à Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Loulé, Rua D. Payo Peres Correia, n.º 6 até ao dia 9 de Dezembro, no período entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30, ou ainda durante o dia 10 de Dezembro, no secretariado da Feira da Serra no NERA, entre as 19h00 e as 22h30.

A participação é gratuita.
Cada concorrente só poderá apresentar um vinho a concurso. A organização fornece as garrafas para entrega dos vinhos. Serão entregues para concurso duas garrafas de 0,75L, sendo uma utilizada pelo júri para análise e a outra como testemunha

Só serão admitidos os primeiros 20 concorrentes.
Os vinhos serão presentes a concurso no dia 11, sábado, entre as 15h00 e as 18h00. Os vinhos serão classificados segundo as notas de prova. São atribuídos prémios aos três primeiros classificados e lembranças a todos os concorrentes.
Artesanato e animação
Com o objectivo de promover a diversidade da cultura popular das freguesias da Serra do Caldeirão, através do seu artesanato, produtos, especialidades gastronómicas, etnografia e tradições, a Feira da Serra constitui já um evento que faz parte do programa de animação da região nesta altura do ano.
Para além das áreas de exposição e comercialização, há ainda a destacar neste certame a animação musical, o espaço de gastronomia e a Exposição “O Ciclo do Vinho”, onde será retratado todo o processo de produção vinícola, desde a apanha da uva até ao engarrafamento
A Feira da Serra pode ser visitada no seguinte horário: dia 10, das 18h00 às 00h00; dia 11, das 14h00 às 00h00; dia 12, das 14h00 às 21h00.

Gala de homenagem aos campeões portimonenses



O Município de Portimão vai distinguir cerca de 430 atletas, técnicos e colectividades que se destacaram na época desportiva 2009/2010 na Gala dos Campeões Portimonenses, marcada para as 17h30 desta quarta-feira, 8 de Dezembro, no Auditório Municipal de Portimão.
O ano prestes a findar caracterizou-se por um conjunto de excelentes resultados regionais, nacionais e internacionais, sendo de destacar que no total vão ser homenageados 338 atletas, 47 técnicos e 32 colectividades, entre clubes, escolas e equipas privadas, representando as seguintes disciplinas: andebol, motonáutica, atletismo, hipismo, automobilismo, badminton, danças de salão, desportos gímnicos, basquetebol, patinagem de velocidade, futsal, ginástica desportiva, golfe, motociclismo, karaté, windsurf, pólo aquático, vela ligeira, ginástica rítmica, petanca, bmx freestyle, natação, pura judo, ténis, voleibol, taekwondo, natação adaptada, vela de cruzeiro, bmx race, canoagem e patinagem artística, entre outras.
Para além de atestar o ecletismo das modalidades praticadas no município, a Gala dos Campeões irá distinguir, de forma muito especial, com a entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, o Clube Naval de Portimão, o Portimonense Sporting Clube e a Portinado – Associação de Natação de Portimão, pelos resultados desportivos obtidos e tendo em consideração o trabalho que as três colectividades desenvolvem em prol da promoção do desporto junto dos mais novos.

Crianças são-brasenses ensinam a reutilizar!!



Na "Hora da Troca", os meninos e meninas conseguiram reutilizar 120Kg de resíduos
No passado mês de Novembro, uma das escolas básicas do município de São Brás de Alportel - a Escola E B 1 nº 2- participou na “Hora da Troca”, uma iniciativa da Empresa ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A, que visa educar para a reutilização de objectos usados.
Integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a “Hora da Troca” consistiu numa feira composta por brinquedos, livros, roupa, mochilas, entre um sem fim de objectos trazidos por alunos e professores de várias escolas, no intuito de serem trocados por outros.
Nesta actividade de educação ambiental, as crianças são-brasenses aprenderam a importância de prolongar a vida útil dos objectos de forma solidária, contribuindo ao mesmo tempo para a redução dos materiais a enviar para o aterro sanitário.
No final das trocas foram contabilizados 120 Kg de objectos que ganharam uma nova vida, um gesto simples que pretende promover a preservação ambiental e incentivar à adopção de hábitos de consumo mais conscientes, para um Natal mais verde e mais feliz.

HOMENAGEM A LÍDIA JORGE EM LOULÉ: 30 ANOS DE ESCRITA PUBLICADA


A Câmara Municipal de Loulé apresenta a exposição de comemoração dos 30 anos de carreira da escritora Lídia Jorge, “O Dia dos Prodígios. Lídia Jorge. 30 anos de Escrita Publicada”. O evento de inauguração da mostra terá lugar no próximo sábado, dia 11 de Dezembro, às 15h00, no Convento de Santo António, em Loulé, e será presidido pelo jornalista e director do Jornal de Letras, José Carlos Vasconcelos.
Passados 30 anos de publicação do primeiro romance da escritora Lídia Jorge, “O Dia dos Prodígios”, a Câmara Municipal de Loulé exibe a retrospectiva da carreira da escritora portuguesa, com uma exposição que apresenta a sua obra completa, que reúne mais de quinze livros editados em várias línguas, entre eles romances, antologias de contos e uma peça de teatro.
A escritora original de Boliqueime, freguesia do concelho de Loulé, será ainda homenageada com um programa de actividades, entre uma conferência, encontros de escritores e tradutores literários, a exibição de um filme, uma peça de teatro e um concerto da Orquestra do Algarve. No dia 15 de Dezembro, será atribuído a Lídia Jorge o Doutoramento Honoris Causa, pela Universidade do Algarve.
Recorde-se que a Exposição “O Dia dos Prodígios. Lídia Jorge. 30 anos de Escrita Publicada” estará patente, no Convento de Santo António, até 31 de Março de 2011, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30, e das 14h00 às 17h30; sábados e feriados, das 10h00 às 14h00.

Ténista farense Rui Machado homenageado



O tenista farense Rui Machado, 3.º português de sempre a figurar no TOP 100 do ranking ATP, será alvo de uma homenagem da autarquia na próxima quarta-feira, dia 8, pela 18h30m, distinção que terá lugar no Centro de Ténis de Faro.
Nesta mesma ocasião, o Centro de Ténis de Faro oferece aos mais novos a oportunidade de trocar umas bolas com o tenista, experiência que fará as delícias de cerca de 50 crianças.
Por outro lado, João Graça e José Ricardo Nunes serão também homenageados pelo clube.

Macário Correia em Visita oficial ao Brasil


O Presidente da Câmara, José Macário Correia, estará em visita oficial ao estado de São Paulo, entre os dias 9 e 12 de Dezembro.
Esta deslocação tem como finalidade, num quadro em que o Brasil tem uma economia pujante e com propensão para investimentos em mercados externos, dar a conhecer o quadro de oportunidades que Faro oferece. Trata-se, por conseguinte, dum exercício de diplomacia económica, designadamente junto da comunidade portuguesa radicada no Brasil.
Cada vez mais, numa economia globalizada e fortemente concorrencial em que os capitais circulam sem restrições, impõe-se que se lance mão de todos os instrumentos para captar investimento. Não basta esperar. É necessário uma autarquia pró-activa, inconformada e que se promova nos mercados com potencial de atracção de investimento, de molde a que desses laços resultem benefícios para o concelho.
Serão mais de dez actos institucionais que têm exigido a preparação de dossiers diversos e que temos esperança que venham a significar a consecução de investimentos no concelho.

ACTA Últimas apresentações "Um Homem Singular - Retratos de Manuel Teixeira Gomes" em Faro

A ACTA termina a digressão do espectáculo “Um Homem Singular – Retratos de Manuel Teixeira Gomes”, com texto de Alexandre Honrado e encenação de Luís Vicente, no Teatro Lethes, em Faro nos dias 17 e 18 de Dezembro, às 21h30 e 19 de Dezembro às 16h00. O espectáculo tem a duração de 1h05m, é indicado para maiores de 16 anos e o preço dos bilhetes é de €10,00 com desconto de 50% para menores de 30 anos e maiores de 65 anos.




Teixeira Gomes era a claridade num cenário sombrio. Na peça, o jogo de luzes tornar-se essencial. Mas também a apresentação das personagens: a preto e branco, como se fossem fotos vivas. Apenas Manuel Teixeira Gomes terá cor, sobressaindo do conjunto do estúdio fotográfico criado para contar as suas histórias.
Cada foto “tirada” no decorrer da peça traduz um tempo de narrativa do protagonista: da primeira infância, desde o nascimento em Vila Nova de Portimão ao fim da vida, em Bougie, na Argélia. Em cada um desses tempos renovam-se as personagens em cena: grupos atrás de grupos que contarão pedaços de uma história que sendo a de Teixeira Gomes é a história do seu imaginário e um pouco da nossa história enquanto povo.
Uma peça de retratos para um retrato do homem... Em contracena – para um grupo de oito actores – estarão personagens da República à Palavra, de Sabina Freire a João de Deus, de Soares dos Reis, a Fialho de Almeida, Mulheres Amadas, Opositores políticos, ou Salazar.
Uma peça com a duração aproximada de sessenta minutos, ao longo dos quais revemos uma grande figura histórica – com a possibilidade simultânea de nos revermos nas emoções que nos percorrem e que por vezes insuspeitamos.
Este espectáculo conta com a participação dos actores Bruno Martins, Carlos Pereira, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Luís de A. Miranda, Pedro Mendes e Tânia Silva, da bailarina Ana Filipa Antunes e do músico José Alegre. A coreografia ficou a cargo de Evegueni Beliaev, os figurinos são de Sónia Benite e Ana Rita Fernandes a execução cenográfica é de Tó Quintas, as imagens e o vídeo de Marco Mártires, desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, sonoplastia e operação de som de Pedro Leote Mendes, produção executiva de Elisabete Martins, comunicação de Cristina Braga, secretariado de António Marques e direcção de produção de Luís Vicente.

2ª Stock-Out de Inverno - Feira de Retalho na Zona Ribeirinha de Portimão


Nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 de Dezembro, o comércio tradicional leva a efeito na Zona Ribeirinha de Portimão a segunda edição de Inverno da Stock-Out – Feira do Retalho, que oferece a oportunidade de aquisição dos mais diversos produtos a preços promocionais.
O certame, de entrada livre, pode ser visitado no feriado do dia 8 e no sábado, dia 11, entre as 15h00 e as 22h00, nos dias 9 e 10 das 18h00 às 22h00, e no dia de encerramento das 15h00 às 20h00, reunindo cerca de 40 empresas locais, que representam áreas como pronto-a-vestir, joalharia, artigos para o lar, perfumaria, sapataria, produtos de hgiene e saúde, alimentação e bebidas espirituais, entre muitos outros.
A Sotck-Out de Inverno – Feira do Retalho tem a chancela da marca “Comércio de Portimão no Centro da sua Vida”, numa organização da Associação de Desenvolvimento de Portimão Pró-Comércio (UAC), que engloba a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, a ACP - Associação Comercial de Portimão e a Câmara Municipal de Portimão.
De referir que a edição de estreia, realizada nos últimos dias de 2009, foi um êxito absoluto, ultrapassando as melhores expectativas dos comerciantes que participaram no evento.
A realização da Stock-Out de Inverno, num momento económico e social complicado, constitui uma aposta dos comerciantes locais no sentido de contrariarem o actual cenário de contenção por parte dos consumidores, indo de encontro às suas necessidades e, sobretudo, às suas bolsas.

Estudo revela que prevalência da DPOC passa de 5,3% para 14,2%


No último dia do XXVI Congresso de Pneumologia foram apresentados “novos dados da DPOC em Portugal”, que mostraram níveis bastante mais elevados dos previamente conhecidos. O estudo revelou ainda uma prevalência de DPOC em não fumadores muito significativa, o que leva a considerar outros factores de risco para esta doença. Os dados são resultado do projecto BOLD em Portugal e foram apresentados pela primeira vez a nível nacional.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a iniciativa BOLD surgiu para proporcionar o estudo de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) a nível mundial, através da utilização de métodos standardizados para a medição de dados. Em Portugal, a investigação procurou apresentar uma estimativa da prevalência da DPOC em adultos com 40 ou mais anos, num universo de 2.700.000 habitantes da cidade de Lisboa.
O estudo apurou que a prevalência da DPOC é significativamente superior aos números obtidos num estudo anterior, também efectuado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, ou seja, passamos de 5,3% para 14,2%. Sendo que este valor nos homens chega aos 18,7% e nas mulheres aos 10,5%. Já entre os fumadores activos a prevalência atinge os 17,9% (22,3% nos homens e 14,4% nas mulheres).
O BOLD mostrou ainda que a prevalência de fumadores activos é de 17,9%, sendo de 22,3% nos homens e de 14,4% nas mulheres. Já a taxa de fumadores actuais ou ex-fumadores apresenta um valor de 42,9%, sendo de 60,7% para os homens e de 28,3% para as mulheres.
Mais uma vez, são valores superiores aos conhecidos de investigações anteriores, mas muito idênticos aos de outros países, que também utilizaram a metodologia BOLD.
O projecto BOLD revelou ainda que a prevalência da DPOC vai aumentando conforme as faixas etárias, ou seja, quanto maior a idade maior o índice de prevalência. Logo, a probabilidade de sofrer da doença é muito superior em indivíduos mais velhos. Os dados apresentados mostraram que em indivíduos com 70 ou mais anos, a prevalência pode chegar aos 47,2% nos homens e a 21,5% nas mulheres. Como é expectável, a prevalência é mais elevada com o aumento da carga tabágica.
O estudo apresentou ainda um dado pouco expectável, nomeadamente a obstrução brônquica pós broncodilatação em 9,2% de não fumadores, o que revela que a DPOC não pode ser unicamente encarada como uma doença decorrente dos hábitos tabágicos.
«Os dados decorrentes do estudo BOLD em Portugal apontam para uma prevalência da DPOC significativamente superior ao que era previamente conhecido. Revelam também que para além dos hábitos tabágicos que são o principal factor de risco conhecido, existem factores adicionais que devem ser considerados nas estratégias de prevenção desta doença.» revela Cristina Bárbara directora do Serviço de Pneumologia do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, professora da Faculdade de Ciências Médicas e responsável pelo coordenação deste projecto.
Para Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, «os novos dados da DPOC em Portugal revelados agora pelo BOLD vêm mais uma vez mostrar como é urgente implementar coerentemente uma estratégia de Prevenção e Controle das Doenças Respiratórias. Mais que uma questão de saúde pública trata-se de um problema que não pode ser ignorado em termos socio-económicos. Os custos directos associados às doenças respiratórias rondam os 600 milhões por ano, sendo que só a DPOC é responsável por 240 milhões.»
A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) é uma doença broncopulmonar muito comum que resulta de uma obstrução das vias aéreas. Provoca dificuldade em respirar, tosse e um aumento significativo da expectoração e afectará mais de 500 mil portugueses. Como é uma doença que se instala lenta e progressivamente e os sintomas demoram a manifestar-se, o doente só recorre ao médico numa fase avançada da doença. À medida que os sintomas vão avançando, as limitações no dia-a-dia dos doentes vão-se manifestando. Movimentos simples como subir umas escadas podem tornar-se um desafio, levando gradualmente à incapacidade e morte prematura.

CONCERTO DE NATAL NA IGREJA DA SÉ


Grupo Coral Ossónoba
O Município de Faro, com o apoio do Cabido Catedralício da Sé de Faro irá promover um concerto de Natal, no dia 18 de Dezembro, pelas 21:30 horas na Igreja da Sé.
O Concerto contará com a colaboração do Grupo Coral Ossónoba, Grupo Musical de Santa Maria e Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro que interpretarão canções de Natal. Do programa farão parte, entre outas, canções como: O Menino nas Palhas, White Christmas (Grupo Coral Ossónoba); Esta Noite é de Natal, Vimos Dar as Boas Festas (Grupo Musical de Santa Maria); Reclinou-se a Mãe Formosa e Nossa Senhora da Lapa (Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro.

No Auditório Municipal de Olhão: Espectáculo extra da Banda do João Ratão


João Ratão e companhia vão subir ao palco do Auditório Municipal de Olhão, num espectáculo extra, no dia 18 de Dezembro, às 18h00, depois de a sessão das 16h00 ter esgotado. Devido ao grande número de solicitações para assistir ao espectáculo, e com uma sala já completa, foi decidido fazer novo espectáculo.
Os mais pequenos, mas também os crescidos, vão poder passar uma tarde divertida já com o espírito natalício no ar e a alegria dos elementos desta banda com personagens muito divertidas...
As Aventuras da Banda de João Ratão é um sensacional espectáculo para toda a família, em que para além das músicas muito animadas, as crianças são incitadas a reflectir sobre as energias renováveis!
Durante este espectáculo da Banda do João Ratão, as crianças são convidadas a interagir com os músicos, por forma a aprenderem como os elementos naturais são a base do futuro… Sempre com a brincadeira e as partidas do João Ratão & Sua Banda.
João Ratão é um rato que tem a mania que é espertalhão, ao contrário do que dizem, ele é apaixonado pela gata Matilde e o líder da banda "Os desafinados". Toca viola.
A Gata Matilde é muito bonita e muito educada, amiga de toda a gente e é a voz principal da banda. O Pato Pateta é muito curioso, indisciplinado e trapalhão mas também é bastante inteligente. Toca concertina.
A Galinha Magricela acha-se muito elegante e bonita, tem muita inveja da gata Matilde e deseja ser a voz principal da banda e é também apaixonada pela João Ratão. Toca pandeireta.
O Burro Ambrósio é o elemento mais simpático da banda mas o mais esquecido, também chega quase sempre a atrasado ao ensaios, mas é muito amigo de todos e quer sempre ajudar. É o baterista.
Com uma forte componente cénica de som e luz, cria-se um ambiente verdadeiramente mágico no palco, com a presença enérgica de todos estes personagens. Trata-se de um musical apaixonante, com temas natalícios, a não perder!

Albufeira: PRESÉPIOS DE NATAL EM EXPOSIÇÃO


“Olhares sobre o Deus Menino” na Galeria de Arte Pintor Samora Barros
Com a proximidade dos festejos de Natal, ressurge uma tradição secular. Em Albufeira, a confecção de Presépios ganha vida e este ano conta com a participação de artesãos e associações do concelho.
Amanhã, dia 8 de Dezembro, o Município vai inaugurar a mostra “Olhares sobre o Deus Menino”, pelas 17h00, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros.
A exposição convida os visitantes a lançarem o olhar sobre os diversos Presépios elaborados pelas associações e colectividades locais, que representam o nascimento e a adoração ao Menino Jesus.
Refira-se que os presépios são um dos grandes símbolos da data religiosa em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Através deles, é recriado o local e os personagens bíblicos que estavam presentes nesse importante momento cristão.
A mostra vai estar patente até ao dia 30 de Dezembro e poderá ser visitada das 10h30 às 16h30, com excepção de Domingos e Feriados.

PSD Algarve participa na distribuição de alimentos a famílias carenciadas



Luís Gomes esteve na noite passada, conjuntamente com diversos elementos da Comissão Política do PSD Algarve, a participar, em Faro, na distribuição de alimentos promovida pela Associação “A CASA”.
Cerca de 70 famílias dirigiram-se, na noite de ontem, à referida Associação a fim de recolher alimentos para as refeições dos próximos três dias.
“Esta foi a primeira de um conjunto de visitas que vamos, a partir de hoje, efectuar. A visita a esta Associação permitiu contactar com famílias que semanalmente se socorrem dela para garantir a sua subsistência. Com esta iniciativa, foi possível presenciar também o contributo social, em regime de voluntariado e sem receber qualquer incentivo ou apoio do Estado, que esta instituição oferece para dar de comer a quem tem fome”.
Para Luís Gomes, “o Algarve está presentemente a atravessar uma crise económica e social profunda, cujas consequências foi possível hoje constatar. É preciso ter em conta que uma preocupante percentagem dos Algarvios tem actualmente dificuldades em recorrer às mais básicas condições para sobreviver. Por isso, nós políticos, temos o dever de estar próximos dessa realidade. Queremos, por isso, marcar a política pela diferença e apostar numa política de proximidade”. E, acrescenta ainda, “temos o dever ético de ter uma palavra de esperança e de mudança, pois hoje as pessoas encontram-se desprotegidas. Para além de termos um Estado que não responde com eficácia na área social, também os cuidados de saúde, na região, estão abaixo dos limiares exigidos para um País da União Europeia.
O PSD Algarve exige por isso que, com carácter de urgência, sejam implementadas medidas de recurso suplementares de combate à pobreza e ao desemprego”.
Neste sentido, vai decorrer no próximo Sábado, pelas 15h30, em Monchique, uma reunião da Comissão Política alargada do PSD Algarve para discutir um pacote de medidas de emergência social para a região.

ANIMAÇÃO DE NATAL E ANO NOVO EM PECHÃO



Exposição de Presépios, Festa de Natal para as Crianças da Freguesia, Distribuição de alimentos, Teatro para a Infância, Exposição de Desenho, XI Encontro de Charolas.

A Junta de Freguesia de Pechão apresenta mais um Programa de Animação de Natal e Ano Novo, com um conjunto de iniciativas, pretendendo assim envolver toda a comunidade.
O Programa iniciou com a Exposição de Desenho «Nas Mãos as Mãos», de Paulo Serra, na Galeria de Arte da Casa Museu de Pechão, no passado sábado, a qual poderá ser visitada até 2 de Janeiro, de quarta a domingo, das 16h às 19h.
Logo a 6 teve lugar a abertura dos presépios, o das Figurinhas e o das Searinhas, no edifício da Junta de Freguesia. Este é um trabalho realizado por três mulheres de Pechão que há mais de 15 anos realizam este admirável trabalho, não deixando assim morrer a tradição.
A Festa de Natal para as crianças da freguesia terá lugar a 17, às 15h, no multiusos da Junta, e conta com várias surpresas e muita animação. Ainda a pensar nas crianças da freguesia, também no multiusos, a 19, pelas 16h, decorre a peça de teatro «Aventura no Sótão dos Sonhos», pela Oficina de Teatro da Casa da Juventude de Olhão e encenação de Hugo Sancho.
A Junta de Freguesia de Pechão e o Grupo Motard de Pechão não esqueceram os mais pobres e, no dia 18, numa parceria conjunta, fazem a distribuição de bens alimentares a famílias carenciadas da freguesia, ajudando assim a quem mais precisa.
O Programa encerra com o XI Encontro de Charolas e outros Cantares ao Menino, a 02 de Janeiro, a partir das 14h30, no Largo da Igreja.

VR Stº. António: Grupo Coração da Cidade distinguido como PME Excelência 2010


A Empresa “Coração da Cidade”, em Vila Real de Santo António, foi distinguida para a atribuição do Estatuto PME Excelência 2010 uma iniciativa conjunta da IAPMEI e do Turismo de Portugal, I.P. que vai premiar as empresas nacionais com os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão.
Este estatuto visa homenagear o mérito de um segmento de PME de reconhecida importância na economia portuguesa e que marca a capacidade competitiva de Portugal, sendo a sua atribuição a realizar em cerimónia pública no próximo dia 14 de Dezembro, pelas 14.30, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
O Grupo Coração da Cidade pertencente a Luís Manuel Camarada Rodrigues e Maria do Rosário F. Matias Rodrigues iniciou a sua actividade empresarial em 1989, com a abertura da Cafetaria / Pastelaria / Restaurante / Pizzeria “Coração da Cidade” e engloba o Restaurante “Churrasqueira Arenilha”, o Restaurante “Coração do Marquês”, a Hospedaria “Coração da Cidade”, a Hospedaria “Arenilha” e a fábrica de pastelaria e panificação “O Coração Doce” empregando um total de 70 pessoas.
Em Outubro do presente ano a empresa já foi reconhecida com o Estatuto PME Líder, o Estatuto PME Líder é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, no caso das empresas do Turismo, no âmbito do Programa FINCRESCE, em parceria protocolada, até agora, com sete grupos bancários a operar em Portugal: Barclays, Banco Espírito Santo, Banco Espírito Santo Açores, Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos, Banco Santander Totta e Banco MillenniumBCP.
PME Excelência é uma marca registada do IAPMEI, trata-se de um estatuto de qualificação empresarial criado pelo IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal, o Barclays, o Banco Espírito Santo, o Banco Espírito Santo dos Açores, o Banco BPI, a Caixa Geral de Depósitos, o Millenium bcp e o Santander Totta.
As PME Excelência são o subconjunto das PME Líder, que ao manifestam interesse junto do seu banco e que, para além de pertencerem aos 2 primeiros níveis de rating (AAA ou AA), baseado no Relatório e Contas de 2009, cumprem adicionalmente critérios financeiros de Autonomia (Cap.Próprios/Activo), Rendibilidade dos capitais próprios e do activo e crescimento do volume de negócios face ao ano anterior.

Olhão: Concerto de Natal pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras


A Igreja Matriz de Olhão acolhe na noite de 18 de Dezembro, às 21h00, o habitual Concerto de Natal. Este ano, o grupo convidado para que olhanenses e visitantes do nosso concelho possam apreciar música coral de Natal é o Coro de Santo Amaro de Oeiras. A entrada é livre!
Este grupo foi fundado a 5 de Outubro de 1960 pelo Maestro César Batalha, dedicando-se a servir o País, inicialmente, com a sua experiência na área da música coral.
Com um repertório diversificado, o grupo de dezenas de elementos é conhecido em todo o País como um dos que tem maior qualidade neste conceito, distinção que também acontece fora de portas.
Os seus elementos já participaram em programas de rádio e televisão, gravaram música para filmes e novelas e interpretam trechos para peças de teatro, entre outros trabalhos.
Em 1980 foi atribuído ao grupo o troféu do Melhor Coro do Ano pela revista Nova Gente, em 1981 recebeu a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras em 1984 a Casa da Imprensa de Lisboa distinguiu-o com o Prémio de Popularidade. Em 1991 foi agraciado com a Medalha de Agradecimento da Cruz Vermelha Portuguesa e em 1997 a Ordem Soberana e Militar de Malta atribuiu-lhe o seu Diploma de Agradecimento.
Mais uma vez no concelho de Olhão, os elementos do Coro de Santo Amaro de Oeiras vão interpretar canções alusivas à quadra que se avizinha, sempre com a qualidade como nota dominante.