segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

“TROIKA A CRISE PELO CARNAVAL DE LOULÉ” É TEMA DO MAIS ANTIGO CORSO DO PAÍS

Carnaval de Loulé 2012 vai homenagear Júlio Guerreiro - Alteração nos dias do desfile é uma das novidades nesta edição Nos dias 18, 19 e 21 de fevereiro, a Avenida José da Costa Mealha volta a receber o tradicional corso carnavalesco, que este ano surge com algumas novidades. Nesta edição, para além do Domingo Gordo e da Terça-Feira de Carnaval, o desfile acontece no sábado e não na segunda-feira como nos anos anteriores.
Com o tema “Troika a Crise pelo Carnaval de Loulé”, a sátira política, social e desportiva volta a ser a imagem de marca do mais antigo Carnaval do país que este ano assinala o seu 106º aniversário. Quinze carros alegóricos, com algumas das mais mediáticas figuras do momento, na qual estão os líderes da Alemanha e da França, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, o Primeiro-Ministro português Pedro Passos Coelho e os seus mais diretos colaboradores, bem como o líder da oposição, António José Seguro, vão ser tripulantes destes carros que irão transmitir alguns episódios que fazem a atualidade do país e do mundo, em tom de paródia. Já no mundo do futebol, os bonecos do selecionador nacional, Paulo Bento, e dos jogadores Bosingwa e Ricardo Carvalho vão ser estrelas num dos carros que irá abordar o caso que opôs o treinador português aos dois defesas da equipa das quinas. Júlio Guerreiro, um dos louletanos que mais contribuiu para a projeção do Carnaval desde a sua profissionalização no final da década de 70, vai ser homenageado num dos carros que terá em destaque a sua caricatura. Esta será uma sentida homenagem que a Câmara Municipal de Loulé pretende fazer a este antigo funcionário que faleceu no ano passado. Quanto à participação das organizações locais como as associações culturais e recreativas, coletividades ou clubes desportivos, que tem sido uma das apostas nos dois últimos anos de corso, terão nesta edição um envolvimento maior, até porque cada grupo vai ter à sua disposição um carro, para além dos participantes a pé. A interação com o público será a nota dominante. E para os mais novos, o desfile vai contar com um carro exclusivo para crianças que poderá ser utilizado não só pelos próprios pequenos tripulantes, mas também por crianças do público. Cabeçudos, gigantones, escolas de samba e grupos de animação completam este quadro único de celebração carnavalesca, repleto de música, cor, dança e alegria, que anualmente atrai milhares de visitantes a Loulé, naquele que é o maior cartaz turístico da região nesta altura do ano. A proposta da organização, que mais uma vez aposta na qualidade artística do corso, é que os visitantes esqueçam os problemas por três dias e se divirtam no Carnaval de Loulé. O preço das entradas não sofreu alterações: 2 euros. Baile e Festa no NERA Como complemento ao desfile, o Carnaval de Loulé 2012 vai contar com duas festas que irão animar as noites dos dias 18 e 20 de fevereiro, no “Palácio” do NERA. No sábado, pelas 22h00, vai ter lugar o tradicional Baile de Gala do Carnaval, em que os participantes são convidados a mascarar-se de acordo com o tema. O “Circo de Carnaval” vai ser o mote para uma noite cheia de animação, que contará com a atuação musical de uma orquestra. O preço dos bilhetes é de 15 euros. Cada mesa para quatro pessoas tem um custo de 15 euros. Na segunda-feira, decorre a Festa de Carnaval, dedicado ao “Mundo da Fantasia”, e vai ter animação de DJs. O preço das entradas é de 7 euros.

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REMODELAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL DE LOULÉ

Vai ser inaugurado no dia 1 de fevereiro, data em que se assinala o 24º aniversário da cidade de Loulé, pelas 10h30, a obra de remodelação do Parque Municipal de Loulé. Esta intervenção profunda teve por objetivo de tornar o principal “pulmão” da cidade de Loulé num local atrativo para a população, num espaço destinado à prática desportiva ou ao puro lazer, bem como às atividades culturais, garantindo todas as condições necessárias para o bom funcionamento desta infraestrutura.
Tendo em conta que a área ocupada pelo Parque se encontrava degradada e desaproveitada, tornou-se imperativo proceder à sua completa renovação e modernização, adequando-a à filosofia e às necessidades atuais. A adaptação da antiga Casa do Pombal a um espaço cultural que engloba o CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé e a casa da Cultura de Loulé, um minigolfe, o Net Mountain Galaxi (grande pirâmide de corda para escalada e diversão em grupo), um circuito de manutenção com um percurso de marcha com cerca de 800m e um conjunto de máquinas de exterior, e um parque infantil são agora os principais polos dinamizadores do Parque. A redefinição da rede de caminhos, a criação de estacionamento junto aos principais equipamentos, a remodelação de infraestruturas (rede de esgotos, água, eletricidade e telecomunicações), o ajardinamento de todo o Parque, a colocação de um sistema de rega automático que abrange o Campo de Râguebi e a colocação de mobiliário urbano, incluindo aparelhos desportivos/parque geriátrico foram outras das intervenções. De referir ainda a grande melhoria em termos de iluminação que pretendeu, fundamentalmente, promover a segurança no Parque junto dos seus utilizadores. A obra significou um investimento que ascendeu a 3,6 milhões de euros.

Alcoutim candidata praia do Pego Fundo às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”

O Município de Alcoutim candidatou a praia fluvial do Pego Fundo, situada na vila alcouteneja, ao concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, uma iniciativa que visa promover a qualidade ambiental do país, nomeadamente os recursos hídricos e a beleza da costa, albufeiras e rios portugueses.
A praia do Pego Fundo de Alcoutim insere-se na categoria «Praias de Rios», onde se incluem todas as praias interiores. Situada na ribeira de Cadavais, já próximo da foz com o rio Guadiana, a praia localiza-se junto à zona de expansão urbana e próxima das unidades hoteleiras existentes, sendo frequentada principalmente por residentes e turistas nacionais e espanhóis. A zona envolvente à praia está equipada com um vasto leque de infraestruturas e serviços. Para além do apoio de praia, com bar, sanitário, duches, parqueamento automóvel e acessos adaptados para deficientes, a praia dispõe de um parque de merendas, com cobertura e mesas de madeira, um parque geriátrico, campo de voleibol e uma área para atividades lúdicas e desportivas.
O concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal” é um projeto de caráter privado, organizado pela sociedade EIPWU, Lda., entidade licenciada oficialmente pela sociedade New Seven Wonders Portugal, S.A., empresa - detentora dos correspondentes direitos. Este projeto conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e com o apoio da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, como televisão oficial. As maravilhas candidatas a “7 Maravilhas – Praias de Portugal” são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por região. Até ao dia 25 de janeiro será realizada uma seleção, por um painel de 70 especialistas, das 70 pré-finalistas, que serão tornadas públicas a 7 de fevereiro. A escolha das 21 finalistas será divulgada a 7 de Maio, com o arranque da votação pública, que decorrerá até 7 de setembro.

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS: ESCLARECIMENTO SOBRE MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

Vai ter lugar esta quarta-feira, dia 18 de janeiro, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, uma sessão de esclarecimento relativa à aplicação das medidas de autoproteção no âmbito da Segurança contra Incêndio em Edifícios.
Numa organização do Departamento de Proteção Civil do Concelho de Loulé, esta sessão informativa, tem como principal objetivo esclarecer os comerciantes e empresários do Município sobre a obrigatoriedade das medidas de autoproteção estabelecidas pelo DL 220/08, que estabelece o regime jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios. Com o início agendado para as 19h00, esta iniciativa irá contar com a presença de António Varela, técnico do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, e de Ana Cavaco, projetista de 3ª e 4ª categoria de risco de SCIE. A sessão conta com os apoios da Associação CentroLoulé e da empresa BeSafe – Projetos e Consultoria.

4º Passeio TT “Amendoeiras em Flor” em Alta Mora

A Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora organiza, dia 29 de Janeiro, o 4º Passeio Todo-o-Terreno para Jipes pela Cumeada de Alta Mora.
A prova, que decorre ao longo do dia, terá início às nove da manhã por trilhos e caminhos da Cumeada de Alta Mora, com um piscar de olhos para a paisagem luxuriante da serra e o encanto das amendoeiras em flor que, decerto, irá conquistar os amantes das quatro rodas, proporcionando momentos de grande adrenalina e emoção a pilotos e espectadores. Os interessados devem enviar as inscrições à ARCDAA, pelo correio para o Apartado 116, 8950-909 Castro Marim ou por e-mail (arcdaa@gmail.com), até às 16 horas do dia 25 de Janeiro.
A inscrição na prova pressupõe a aceitação do regulamento disponível para consulta em www.arcdaa.com. O 4º Passeio TT “Amendoeiras em Flor” em Alta Mora é uma organização da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA) e conta com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Odeleite. fotos google

NOVAS ROTAS DA RYANAIR TRAZEM MAIS PASSAGEIROS A FARO NO VERÃO DE 2012

Karlsruhe (Baden-Baden), Leipzig, Nantes, Marselha e Milão
A companhia aérea Ryanair reafirma a sua aposta na região algarvia com o aumento da sua operação para Faro já a partir de Março. As cinco novas rotas já anunciadas pela companhia aérea, vem proporcionar à região do Algarve ainda mais ligações para importantes mercados turísticos emissores como a Alemanha, França e Itália. Karlsruhe (Baden-Baden), Leipzig, Nantes, Marselha e Milão são os destinos disponíveis a partir de Faro já no início do Verão IATA’2012, com duas frequências semanais e a representar uma oferta estimada em mais 115.100 lugares. (ver caixa de horários)
A companhia irlandesa Ryanair ocupa a 1ª posição no ranking das companhias aéreas em Faro estimando-se que no próximo verão a sua operação represente um total de 34 rotas e uma oferta superior a 1.500.00 lugares. Recordamos que em 2011 a companhia operou 32 rotas em Faro e transportou 1.5m milhões de passageiros. Alemanha Karlsruhe (Baden-Baden) – 4ªs e sábados a partir de 28 de Março Leipzig – 3ªs e sábados a partir de 27 de Março França Nantes – 2ªs e 6ªS a partir de 26 de Março Marselha – 3ªs e 6ªs a partir de 27 de Março Itália Milão (Bergamo Orio al Serio) - 2ªs e 6ªs a partir de 26 de Março

LOULÉ: REUNIÃO DE COORDENAÇÃO COM A AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL E OS SERVIÇOS MUNICIPAIS

No passado dia 5 de janeiro, realizou-se em Loulé, na sala da Assembleia Municipal, a reunião ordinária bimensal de coordenação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro – Autoridade Nacional de Proteção Civil e os Serviços Municipais de Proteção Civil do Algarve.
A sessão de abertura foi realizada pelo edil de Loulé, Seruca Emidio, e pelo Comandante Operacional Distrital, Abel Gomes. Os trabalhos foram acompanhados pela vereadora Brígida Cavaco, com competências delegada da área da proteção civil municipal. Procedeu-se também a uma apresentação do Serviço Municipal Proteção Civil de Loulé, pelo coordenador deste serviço, João Matos Lima, no que concerne à sua estrutura e organização, nomeadamente o trabalho desenvolvido nas áreas do planeamento e operações, prevenção, segurança e informação pública.
A reunião culminou com uma visita às instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé. Refira-se que estas reuniões têm como principal objetivo articular, de forma transversal, as matérias referentes aos vários municípios do distrito no âmbito da Proteção Civil, uniformizar procedimentos, partilhar boas práticas e conhecimentos de atuação e receber as diretrizes emanadas pela ANPC.

Os melhores “Chefs” da Cozinha Mundial no Kartódromo Internacional do Algarve

O Kartódromo Internacional do Algarve recebeu, no dia 14 de Janeiro (sexta-feira), os melhores ‘Chefs’ da Cozinha Mundial, para uma corrida única onde os ingredientes e sabores deixam de ter um papel importante para vingar a velocidade e destreza.
Esta corrida surge no âmbito do ‘Portugal’s 6th Annual Internatonal Gourmet Festival’ que decorre em Albufeira de 12 a 22 de Janeiro, tendo o Autódromo Internacional do Algarve como parceiro, e que trás ao nosso país somente Chefs com estrelas Michelin, entre eles: José Avillez, Siegfied Danler-Heinemann, Vicente Farge, Henrique Leis, Albano Lourenco, Hans Neuner, Vitor Matos, Benoit Sinthon, Hans Välimäki, Chez Dominique, Jonnie Boer, Peter Knogl, Norbert Niederkofler, Mario Lohninger, Joachim Wissler, Nigel Haworth, Magnus Nilsson, Faviken Magasinet, Shaun Hergatt, Laurent Gras entre muitos outros. Uma oportunidade única para ver que os ases da cozinha são também ases ao volante.