quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

São Brás de Alportel promove Encontro de Reflexão sobre o Sector Empresarial


Em época de crise, São Brás de Alportel promove Encontro de Reflexão sobre o Sector Empresarial
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel acolhe, no próximo dia 19, pelas 18h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, um Encontro de Reflexão sobre o Sector Empresarial do Município.
Consciente do momento particularmente difícil vivido pelas empresas, confrontadas com uma grave crise económica que fez disparar os números do desemprego e colocar sobretudo as pequenas e médias empresas a braços com inúmeras dificuldades, a Câmara Municipal convida os são-brasenses a unir esforços e discutir em conjunto estratégias para dinamizar a economia do concelho.
O Encontro de Reflexão sobre o Sector Empresarial pretende dar a conhecer os resultados de um estudo realizado em parceria entre a Câmara Municipal e Associação IN LOCO, que caracteriza o tecido empresarial do município, bem como apresentar um conjunto de instrumentos e políticas de apoio às empresas.
Esta reflexão conjunta conta com a presença do Coordenador Regional do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, do Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional e representantes de diversas associações e entidades, que estarão à mesma mesa, a apresentar todas as possibilidades de apoios e incentivos, programas de financiamento e iniciativas existentes.
Esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da associação IN LOCO, associação de desenvolvimento local, integra-se num conjunto de acções promovidas no município.
No Centro de Apoio à Comunidade, a Câmara Municipal disponibiliza aos interessados atendimento especializado nos sectores do comércio e serviços, com a colaboração da Associação de Comércio e Serviços do Algarve (ACRAL) e da restauração e hotelaria, com a Associação de Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AHISA) e tem igualmente a funcionar uma estrutura da maior importância para a promoção da empregabilidade: o Gabinete de Inserção Profissional, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Os atendimentos especializados destes serviços decorrem no Centro de Apoio à Comunidade, com marcação prévia através do Tel. 289 840 020 ou e-mail. cac@cm-sbras.pt.
O Gabinete de Inserção Profissional funciona às terças e sextas-feiras, também no Centro de Apoio à Comunidade (Rua Serpa Pinto, n.º 29).

Ciclo Novos Sons no TEMPO em Portimão



Ciclo Novos Sons traz Mazgani e Tó Trips ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

20 e 26 de Fevereiro

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão promove este ano o Ciclo Novos Sons, através de propostas musicais que se destacam pelo seu estilo próprio e originalidade, divulgando nomes que são ou serão referência no panorama da música portuguesa mais inventive e que propõem sonoridades muito diferentes entre si.
O primeiro concerto está marcado para o dia 20 de Fevereiro e terá lugar no Pequeno Auditório do TEMPO a partir das 21h00, com actuação do cantautor luso-iraniano Mazgani, que será acompanhado por Sérgio Mendes (guitarra), Vítor Coimbra (contrabaixo) e João Vítor (bateria).
Considerado há poucos anos um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa pela revista francesa “Les Inrockuptibles”, Mazgani iniciou a sua carreira em 2007 com a edição do álbum "Song of the new heart", aclamado pela crítica. No final de 2008, o International Songwriting Competition, onde figuram nomes como Tom Waits e Jerry Lee Lewis no painel de júris, atribuiu o 3º lugar ao tema de Mazgani "Somewhere Beneath This Sky", tendo concorrido a esta competição cerca de 16 mil artistas de todo o mundo.
O próximo concerto do Ciclo Novos Sons estará a cargo de Tó Trips e terá lugar no dia 26 de Fevereiro no Café Concerto do TEMPO, a partir das 22h00, com entrada livre, Na ocasião, o músico interpretará temas de “Guitarra 66”, o primeiro álbum em nome próprio, que inclui um conjunto de temas em guitarra clássica, permeáveis ao embalo dos trópicos e a experiências de viagem por terras africanas, cubanas e norte-americanas.
Militante no meio musical português há mais de duas décadas e fiel a princípios de independência criativa, Tó Trips reflecte no seu percurso musical uma incessante procura por formas de expressão inovadoras, conjugadas com as memórias de uma vida inteira.

“ALGARVIADAS” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ


No próximo dia 6 de Março, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal de Loulé vai ser palco da apresentação do segundo volume do livro “Algarviadas”.
António Nunes, o autor, natural de Algoz, reúne nesta segunda edição quadras e sextilhas inspiradas no dialecto algarvio. Depois do acolhimento registado por parte dos Algarvios ao primeiro volume (e de ter passado por várias apresentações em todo o Algarve), regressa agora com um segundo volume.
Esta sessão contará a apresentação de Idália Farinho Custódio, poetisa e escritora, sobretudo de livros de contos e poesias para crianças. Tem ainda dedicado o seu tempo à recolha da literatura oral e popular do Algarve, trabalho que coligiu em “Memórias Tradicionais de Vale Judeu” - 2 volumes, publicado em 1996/97, e também três volumes de “Património Oral do Concelho de Loulé “, em que contou com a colaboração de Maria Aliete Galhoz.
A entrada é livre.

ARTUR PIZARRO > Recital de Piano no TEATRO DAS FIGURAS



ARTUR PIZARRO dá hoje um Recital de Piano, pelas 21h30, no TEATRO DAS FIGURAS

Ser palhaço - O teu desconhecido


A Direcção Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude e a Formadora Denisa Salgado da Cunha estão a organizar uma oficina intitulada “Ser palhaço - O teu desconhecido”.


A oficina tem como propósito descobrir o Palhaço em cada um, ou seja, a parte em nós que nos faz rir de nós, expondo-nos ao ridículo, mas, dilatando a nossa pureza.

Serão trabalhados, através de vários jogos, a fragilidade, a imperfeição, a honestidade, a abertura ao cómico e os gestos mais característicos de nós próprios.

A oficina é dirigida a maiores de 12 anos e vai decorrer de 3 a 17 de Março, às quartas-feiras e sextas-feiras, das 18h00 às 20h00.

Informações e inscrições no IPJ de Faro, na Rua da PSP (junto à Alameda), através do telefone 289 891 820 ou do correio electrónico: ipj.faro@ipj.pt

Portugal e Espanha vão debater cooperação em matéria de segurança


O ministro do Interior espanhol vem a Lisboa, na próxima quinta-feira, para abordar a cooperação bilateral em matéria de segurança. O “combate à ETA” será um dos temas abordados no encontro.

A visita do ministro do Interior espanhol a Lisboa na quinta-feira decorre de um convite do Estado português, que pretende abordar a cooperação bilateral em matéria de segurança, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Ministério da Administração Interna.

“O convite endereçado ao Ministro do Interior Espanhol tem como objectivo efectuar um balanço da cooperação entre os dois Estados em matéria de segurança, pretendendo-se ainda analisar as perspectivas de cooperação futura”, lê-se no comunicado divulgado pelo Ministério da Administração Interna, tutelado por Rui Pereira.

O “combate à ETA” será um dos assuntos abordados no encontro.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detectou no início do mês uma moradia na zona de Óbidos onde estavam armazenados mais de mil quilos de material explosivo e que, segundo as autoridades espanholas, tinha sido alugada a dois membros da ETA, organização considerada terrorista que defende a independência do País Basco.
msn

Ainda segundo o Governo de Madrid, esta casa era a nova fábrica de bombas da ETA e os dois suspeitos de terem ocupado a moradia trabalhariam com Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barrón, detidos em Torre de Moncorvo em meados de Janeiro depois de terem fugido à Guardia Civil de Espanha. Os dois estão detidos em Portugal, tendo as autoridades espanholas pedido a sua extradição.