quarta-feira, 21 de julho de 2010

Albufeira: DESIDÉRIO SILVA REUNIU COM MINISTRA DO AMBIENTE


Autarquia pretende requalificação da Mata da INATEL
Ontem, dia 20 de Julho, o autarca de Albufeira deslocou-se a Lisboa para se reunir com a Ministra do Ambiente e com o Presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL. Em cima da mesa esteve a requalificação da Mata da INATEL, uma antiga aspiração da Autarquia.
Desidério Silva reuniu-se ontem, 20 de Julho, com a Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, e com o Presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL, Vítor Ramalho, no Ministério do Ambiente e de Ordenamento do Território.

O encontro teve como propósito encontrar uma solução para a requalificação da Mata da INATEL. “Esse espaço foi objecto de proposta no âmbito do Plano Estratégico do Programa Polis Albufeira, não tendo tido sequência prática uma vez que houve sempre um manifesto desinteresse por parte da anterior administração da Fundação INATEL e um boicote sistemático a essa requalificação”, salienta Desidério Silva. Para o autarca “é fundamental que se encontre uma solução conjunta que valorize, recupere e permita que aquela mata não seja destruída, mas devolvida à cidade e integrada na zona verde de Albufeira.”.

A Câmara Municipal de Albufeira tem procurado agilizar o processo e encontrar uma resposta adequada à situação, esperando com esta reunião “não deixar cair no esquecimento uma das bandeiras da Polis de Albufeira e colocar a mata ao serviço da população”, afirma Desidério Silva.

Tavira - apresentação: “Álvaro Cunhal, sete fôlegos de um combatente”


Livro de Carlos Brito

No dia 26 de Julho, pelas 18h00, decorre, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a apresentação do livro “Álvaro Cunhal, sete fôlegos de um combatente” de Carlos Brito.
Nesta obra o autor refere o longo convívio com o antigo Secretário-Geral do Partido Comunista Português, Álvaro Cunhal, e aborda alguns dos momentos mais marcantes da vida política portuguesa, onde o líder do PCP se confrontou com situações imprevistas, desde o 25 de Abril até ao fim da sua vida.
Carlos Brito, que se viu afastado do PCP, não recorre ao facilitismo, antes conserva uma atitude de respeito em relação a Cunhal e à sua vida.
Neste livro são percorridos cerca de trinta anos da vida política. Carlos Brito recorre a factos, contudo não deixa de transparecer algumas interrogações.
A apresentação da obra está a cargo de Carlos Lopes, Presidente da Casa Álvaro de Campos, e contará com a presença do editor, Nelson de Matos.

10º Manjares Serranos - Cortelha




Cortelha respira tradição e cultura
Os mais genuínos manjares, aliados ao tradicional folclore nacional, é aquilo que se poderá encontrar na Cortelha, concelho de Loulé, nos dias 7 e 8 de Agosto. Espera-se um fim-de-semana animado, com a realização dos tradicionais Manjares Serranos, aos quais surge associado o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

A aldeia da Cortelha, situada em pleno interior do Concelho de Loulé, conhecida pela arte de bem receber, reaviva a 7 e 8 de Agosto os mais genuínos sabores da cozinha típica serrana, com a realização dos deliciosos Manjares Serranos, que já vão na sua 10ª edição.
A Associação dos Amigos da Cortelha, organizadora do evento, pretende assim promover aquilo que de mais genuíno tem a sua localidade, conjugando-a, no mesmo fim-de-semana, com o também tradicional Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que na sua 7ª edição reunirá em palco grupos folclóricos representastes de várias regiões do país.
Este duplo evento, que tem sido de sucesso em anos anteriores, dá a provar aos inúmeros forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.
Para além de se degustarem sabores por muitos já esquecidos, toda a envolvência da festa possibilita ainda reviver a vida, as tradições e os costumes das gentes originárias desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na acolhedora aldeia da Cortelha.
A noite de Sábado estará entregue ao 7º Festival de Folclore da serra do Caldeirão, onde para além do Grupo Etnográfico da serra do Caldeirão – Cortelha, poderemos apreciar o Grupo Regional Danças e Cantares do Mondego – Coimbra, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais Revelhos – Abrantes, o Rancho Regional da Casa do Povo de Ilhavo e o Grupo Típico “O Cancioneiro de Agueda” que certamente demonstrarão em palco as características mais genuínas da sua região. Seguir-se-á o Baile com o Duo Tânia e Teresa.
Domingo será dia de música tradicional com o Grupo “Trio CantAlentejo” e para terminar, o tradicional Baile Serrano abrilhantado por Cristiano Martins .
Manjares e Folclore serão assim cabeças de cartaz numa iniciativa que ganha a cada ano novos públicos e que já conquistou o seu espaço no seio das iniciativas de cariz cultural promovidas na região. Será por certo um fim-de-semana de muita animação onde a Cortelha presenteará os inúmeros visitantes com um magnífico Festival de Sabores e Sonoridades.
Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, do Turismo do Algarve, do INATEL e da Escola Integrada de Salir.

Pólo Aquático: Juvenis da Portinado Vice-Campeões Nacionais


A equipa Juvenil da Portinado participou na Fase Final do Campeonato Nacional nos dias 16 a 18 de Julho, na piscina do Fluvial (Porto) tendo-se sagrado Vice Campeã Nacional.
Esta fase final realizou-se num modelo de todos contra todos, tendo participado 6 formações; Fluvial (Porto), SCSalgueiros (Porto), Vitoria (Guimarães), CNAmadora (Lisboa), Sporting (Lisboa) e Portinado. Em 5 encontros realizados a equipa portimonense venceu por 4 vezes e sofreu uma derrota.
Portinado, Fluvial e Salgueiros eram à partida do torneio os sérios candidatos ao Titulo Nacional e as restantes 3 equipas iriam lutar pelo 4º lugar.
No primeiro encontro entre favoritos, a Portinado encontrou-se com a equipa da casa, o Fluvial portuense. O jogo, como se previa foi bem renhido e disputado até ao fim. Na primeira metade da partida os jogadores do Fluvial foram superiores e no intervalo do meio do jogo estavam a ganhar por 5-3. No entanto, a forte entrada da equipa da Portinado no 3º parcial virou o resultado e no 4º e último período os algarvios ainda conseguiram aumentar a vantagem.
Após esta primeira vitória só a equipa do Salgueiros, reforçada com os 3 melhores ex-jogadores do Gespaços (Paços de Ferreira), podia travar a Portinado no caminho ao Titulo. Neste encontro a equipa do Porto entrou melhor e dominou o campo nos primeiros dois parciais (4-1), mas os jogadores da Portinado não se renderam e, outra vez, (tal como no jogo contra o Fluvial) realizaram um 3º período muito forte, onde voltaram a dar a volta no marcador e passaram para a frente (5-6). Esperava-se assim que a equipa portimonense continua-se a apresentar um bom desempenho, mas isto não viria a acontecer e a equipa do Salgueiros voltou a assumir a liderança. Com grande luta até os últimos segundos do encontro a equipa do norte levou a melhor, vencendo por um golo, sagrando-se assim Campeã Nacional de Juvenis.
Nos outros três encontros os jogadores da Portinado venceram sem grandes dificuldades.
A equipa da Portinado, apesar de não chegar ao primeiro lugar, esta de parabéns! Realizou um bom torneio e foi a equipa mais consistente nesta fase. Tendo só um Juvenil de 2º ano, que vai subir de escalão, a formação portimonense apresenta-se como grande candidato ao Titulo na próxima época.
Destaque individual para Cristiano Joaquim que foi melhor Marcador do torneio com 20 golos marcados em 5 jogos.

Vice Campeões Nacionais 2009-2010

LUIS CARVALHO (GR); CRISTIANO JOAQUIM; DUMITRU SOBETCHI; NUNO MATIAS (Capitão); ANDRÉ LAVRADOR; RUBEN FIGUEIREDO; PAULO GONÇALVES; VÍTOR GERALDES; MÁRIO PALMA; JOÃO OLIVEIRA; MÁRIO BERGANO; MIGUEL CALADO; DANIEL ROSCA

Treinador: EVGHENII TRUBETCOI

Treinador adjunto: MARCO PINHO