quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Iniciativa Emprego 2010 abrange 760 mil portugueses



O Conselho de Ministros de 14 de Janeiro aprovou a «Iniciativa Emprego 2010» que deverá abranger 760 mil pessoas, envolvendo 17 medidas que visam assegurar a manutenção de postos de trabalho, incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, criar emprego e combater o desemprego.

No que diz respeito à manutenção do emprego, a iniciativa prevê a manutenção para 2010 da redução em três pontos percentuais das contribuições para a segurança social a cargo dos empregadores que sejam micro e pequenas empresas, para os trabalhadores com mais de 45 anos, durante o ano de 2010.

Outra medida é a redução em um ponto percentual e durante o ano de 2010 da taxa contributiva para a segurança social a cargo das entidades empregadoras, desde que se trate de trabalhadores que auferiam a remuneração mensal mínima garantida em 2009 e de trabalhadores que auferiam salários até 475 euros resultante de negociação colectiva e cujo aumento em 2010 seja de pelo menos 25 euros.

Está prevista a renovação do «Programa Qualificação-Emprego» para o sector automóvel em 2010 e utilização deste programa para sectores com maior exposição à crise económica e à sazonalidade, como o têxtil e o vestuário, o turismo, o mobiliário e o comércio, utilizando as situações de redução da actividade das empresas e os contratos de trabalho intermitentes existentes nos termos do Código do Trabalho, para promover a qualificação dos trabalhadores

Relativamente à inserção de jovens no mercado de trabalho será feito um reforço do apoio à contratação sem termo de jovens à procura do primeiro emprego e desempregados inscritos nos centros de emprego há mais de seis meses, até aos 35 anos, concedendo um apoio directo no montante de 2500 euros, em acumulação com isenção do pagamento de contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora, pelo período de 24 meses, ou, em alternativa, isenção por 36 meses.

O «Programa Inov» será também reforçado, incluindo programas de estágios para licenciados em áreas específicas, nomeadamente nas áreas da mediação sociocultural, do ambiente, da protecção civil e das energias renováveis.

O governo garante a criação de um programa de estágios profissionais para jovens portadores de cursos profissionais e tecnológicos e de outras formações qualificantes de nível secundário e de níveis três ou quatro e a criação de um programa de apoio à contratação dos jovens que concluíram os estágios profissionais identificados na subalínea anterior, incentivando a articulação entre as escolas e as entidades empregadoras e privilegiando as áreas tecnológicas;. Está igualmente prevista a requalificação de 5000 jovens licenciados em áreas de baixa empregabilidade de forma a facilitar a sua adequada inserção no mercado de trabalho.

No plano da criação de emprego e combate ao desemprego será feito um reforço do apoio à contratação sem termo de desempregados inscritos nos centros de emprego há mais de seis meses através da concessão de um apoio directo no montante de 2500 euros, em acumulação com isenção do pagamento de contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora, pelo período de 24 meses, ou, em alternativa, isenção por 36 meses;

O Governo garante apoio à contratação de desempregados com mais de 40 anos, inscritos nos centros de emprego há mais de nove meses para a celebração de contratos sem termo, através da concessão de um apoio directo no montante de 2500 euros, em acumulação com a isenção do pagamento de contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora, pelo período de 24 meses, ou, em alternativa, isenção por 36 meses, bem como para a celebração de contratos de trabalho a termo através de uma redução de 50% das contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora, durante a vigência do primeiro ano do contrato e redução de 65% nos anos seguintes.

A nova medida prevê a criação de um programa de estágios para desempregados não subsidiados, com mais de 35 anos e que tenham concluído o ensino básico ou secundário através do programa «Novas Oportunidades» ou que tenham obtido uma licenciatura, apoiando as entidades beneficiárias do estágio com 75% da bolsa de formação, no caso de se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, ou com 60% da bolsa de formação, no caso de se tratar de uma entidade com fins lucrativos.

Nos casos previstos na subalínea anterior, é ainda concedido um apoio directo no montante de 2500 euros, em acumulação com isenção do pagamento de contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora, pelo período de 24 meses, ou, em alternativa, isenção por 36 meses, à entidade que celebrar um contrato de trabalho sem termo com o estagiário;

Será feito um prolongamento por um período de seis meses da atribuição do subsídio social de desemprego inicial ou subsequente ao subsídio de desemprego que cesse no decurso do ano de 2010 e um prolongamento até 31 de Dezembro de 2010 do prazo para a apresentação das candidaturas de acesso à linha de crédito extraordinária destinada ao financiamento de 50 % da prestação mensal a cargo das pessoas que tenham estabelecido um contrato de crédito à habitação própria permanente, desde que se encontrem na situação de desemprego há, pelo menos, três meses.

Outra das novidades é a introdução das alterações necessárias ao sistema integrado de gestão da oferta formativa (SIGO), com o objectivo de promover uma identificação mais eficaz dos formandos desempregados e o seu encaminhamento para medidas activas de emprego;

Será feito um reforço para 50 000 do número de trabalhadores a abranger pelos «contratos de emprego-inserção», que são destinados a desempregados subsidiados que desenvolvem actividades consideradas socialmente úteis, e para 12000 os «contratos de emprego-inserção +», que são destinados aos desempregados beneficiários de «Rendimento Social de Inserção» que desenvolvem actividades consideradas socialmente úteis.

Por último, haverá um reforço da linha de crédito específica e bonificada com o objectivo de apoiar a criação de empresas por parte de desempregados.
msn

11,7% dos portugueses tem diabetes



“Diabetes 2009: Factos e números” é o título do relatório anual sobre a situação e evolução da diabetes em Portugal, apresentado dia 13 de Janeiro, no Museu da Electricidade, em Lisboa, pelo Observatório Nacional da Diabetes (OND).

O evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge, de J.M. Boavida, Coordenador do PNPCD, e de Luís Gardete Correia, Coordenador do OND.

De acordo com o relatório, actualmente, Portugal tem mais de 900 mil diabéticos, o equivalente a 11,7% da população, entre os 20 e os 79 anos, dos quais cerca de 400 mil não estão diagnosticados. Além disso, estima-se que sejam diagnosticados, anualmente, em Portugal, cerca de 60 mil novos diabéticos.

Estes números ultrapassam largamente as previsões para 2025 - que projectavam valores na ordem dos 8% - e traduzem-se num custo directo de cerca de mil milhões de euros, o que representa 0,7% do PIB português e 7% da despesa em saúde em 2008.

Segundo o Relatório Anual do OND, em 2008 aumentaram os custos directos da diabetes, em Portugal, englobando medicamentos, hospitalização e ambulatório.

Os números são realmente preocupantes e alertam para a enorme importância da prevenção e do diagnóstico precoce da diabetes, do controlo rigoroso da diabetes com o rastreio sistemático das complicações e da educação terapêutica como forma de comprometer a comunidade da diabetes com a melhoria da qualidade de vida e a redução do impacto das complicações nas pessoas com diabetes, mantendo a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

O Observatório Nacional da Diabetes foi criado em 2009 como uma das medidas estratégicas definidas pelo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes na luta contra a doença em Portugal.

O OND foi constituído no âmbito da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, com o apoio da Direcção-Geral da Saúde. Uma das actividades do Observatório Nacional da Diabetes é a apresentação anual de um relatório sobre a situação da diabetes em Portugal e a sua evolução, tendo como objectivo “proporcionar uma análise técnica que ajude a fundamentar o estabelecimento de estratégias políticas de saúde”.
msn

“Ajude o Haiti, agora!” - Apelo da Cruz Vermelha Portuguesa para as vítimas do terramoto no Haiti



Um terramoto devastador medindo 7.3 na escala de Richter atingiu o Haiti no passado dia 12 de Janeiro. Estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas tenham sido afectadas.
O terramoto atingiu a capital Port-au-Prince e outras áreas do país. A zona ocidental do Haiti, com uma população de 2.2 milhões, foi a mais atingida.
A Cruz Vermelha Portuguesa vai enviar imediatamente 25.000 Euros do seu Fundo de Emergência como primeiro passo para suportar o enorme esforço de socorro que se está a organizar. No entanto, a colossal dimensão deste desastre demonstra que muito mais vai ser necessário.
Com a proposição “Ajude o Haiti, agora!”, a Cruz Vermelha Portuguesa, no quadro do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, vem apelar à Comunidade portuguesa para apoiar as vítimas do terramoto no Haiti.
Segundo Luís Barbosa, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, “É muito importante que a ajuda humanitária chegue nos primeiros dias após este tipo de catástrofe. Quanto mais depressa a ajuda chegar, mais vidas se podem salvar.”
Os voluntários da Cruz Vermelha estão no terreno a assistir os feridos e a apoiar os hospitais que não têm capacidade para lidar com esta emergência.
As necessidades mais urgentes, até ao momento, são salvamento e resgate, hospitais de campanha, cuidados de saúde de emergência, purificação de água, abrigos de emergência, logística e comunicações.
A Cruz Vermelha do Haiti dispõe de stocks para assistir 3.000 famílias, incluindo stocks para 500 famílias em Port-au-Prince. Estes artigos de emergência consistem em utensílios de cozinha, kits de higiene pessoal, cobertores e contentores para armazenar água.
A Federação Internacional das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho mobilizou uma equipa especializada em resposta a desastres, saúde em emergência e logística que deverá chegar ao Haiti ainda hoje ao final do dia para apoiar a Cruz Vermelha do Haiti e coordenar a assistência dos organismos do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Município de Portimão presta homenagem a Nuno Mergulhão


O Município de Portimão promove no dia 19 de Janeiro uma homenagem a Nuno Mergulhão por ocasião do 65º aniversário do seu nascimento, marcada para as 21h00 no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Na ocasião será atribuída à sala o nome de “Grande Auditório Nuno Mergulhão”, seguindo-se um momento evocativo em memória do homenageado e um concerto a cargo da Banda da Armada.

Nuno Merguilhão exerceu a presidência da Câmara Municipal de Portimão entre 1993 e o final de 1999, tendo falecido num trágico acidente rodoviário, no exercício das suas funções de autarca.

O espectáculo será aberto ao público, estando os ingressos disponíveis no próprio dia, a partir das 14h00, na bilheteira do TEMPO.

No Centro Interpretativo dos Frutos Secos: A EMPREITA EM DESTAQUE NO ARRANQUE DO CICLO DE ATELIERS “TRANSFORMA”


Vai ter início este mês o ciclo de ateliers “transformA”, uma iniciativa da Divisão de Cultura e História Local da Câmara de Loulé, a ter lugar no Centro Interpretativo dos Frutos Secos. Neste arranque está prevista a realização de dois ateliers dedicados à empreita, coordenados por Cremilde Lourenço, que decorrerão nos dias 23 e 30, das 14h30 às 17h30.

As inscrições poderão ser feitas através do telefone 289 400 611.

Pretende-se com esta actividade divulgar e possibilitar uma maior fruição do espaço onde outrora funcionou uma unidade fabril de transformação e comercialização de frutos secos, desactivada nos anos 90 do século passado e adaptada a espaço museológico em 1998, num esforço de valorização da tradição agrícola concelhia de cultivo, transformação e comercialização de frutos secos (amêndoa, figo e alfarroba).

Neste espaço pode-se contactar com vários objectos e processos tradicionais que se relacionam com esta actividade socioeconómica, dos quais se destacam uma máquina de partir amêndoa e outra de triturar alfarroba, obtendo-se aí melhor conhecimento desta realidade concelhia e algarvia.

“transformA” pretende dar uma visão mais abrangente da temática frutos secos, com um conjunto de ateliers que dão a conhecer o ambiente onde estão inseridos, a caracterização das profissões com eles relacionadas e a doçaria algarvia, misturando-se arte com tradição.

Cada atelier terá a duração de duas sessões, cada temática será tratada uma vez por mês e serão dados por formadores que trabalham na área e que desejam partilhar os seus conhecimentos. Além de uma troca de experiências, será sobretudo um momento de convívio.

Próximos ateliers: Atelier de Bonecos de Pano (20 e 27 Fevereiro), Atelier de Trapos e Fiapos (20 e 27 Março), Atelier de Culinária com Frutos Secos (17 e 24 Abril), Atelier de Arranjos de Flores Secas (22 e 29 Maio).

Federação de associações de pais do Algarve assina protocolo inovador com a UAlg



FRAPAL quer pais a participar nas escolas com mais qualidade


Pela primeira vez em Portugal, desde a entrada em vigor das novas regras que determinam uma maior participação de pais e encarregados de educação nas escolas e na comunidade, um movimento associativo regional de pais e encarregados de educação vai receber formação parental ministrada por uma universidade pública. O protocolo que regulamenta a parceria foi esta semana assinado na Universidade do Algarve (UAlg) pela presidente da Federação Regional das Associações de Pais do Algarve (FRAPAL), Dr.ª Ana Vidigal, e pelo Reitor da UAlg, Prof. João Guerreiro. «Acreditamos que uma educação de qualidade não pode existir sem uma intervenção também de qualidade de pais e encarregados de educação, seja em casa, na escola ou na comunidade», defende a presidente da FRAPAL.



Estilos e práticas parentais, gestão das expectativas nas relações entre pais e filhos, entre o aluno e a escola e entre os pais e a escola, ou ainda envolvimento parental na vida escolar e no projecto de carreira são alguns dos assuntos sobre os quais docentes e investigadores da UAlg vão dar formação, já a partir de Fevereiro, a um conjunto de pais e encarregados de educação que fazem parte das 70 associações filiadas na FRAPAL. No seu conjunto, a FRAPAL abrange praticamente a totalidade dos cerca de 60 mil alunos algarvios que frequentam os vários níveis de ensino desde o jardim-de-infância ao secundário. «Sentimos a responsabilidade de preparar os nossos associados para participar com qualidade na vida escolar dos nossos filhos e reconhecemos a Universidade do Algarve como a entidade regional mais competente e vocacionada para nos ajudar a melhorar a participação dos pais e encarregados de educação que representamos», declara Ana Vidigal, identificando esta parceria – que numa primeira fase se prolongará até 2011 –, também como uma nova forma «muito eficaz» de aproximar ainda mais a UAlg da comunidade algarvia.

«Foi a FRAPAL que entrou em contacto connosco no sentido de perceber se a Universidade do Algarve poderia ir ao encontro das necessidades de formação sentidas pelos seus associados em três grandes áreas temáticas, nomeadamente no campo da parentalidade e da relação entre a escola e a família, mas também ao nível da participação dos pais nos órgãos da escola e ainda na área dos papéis dos encarregados de educação na comunidade», refere a Prof.ª Nélia Amado, docente e investigadora da UAlg que, em conjunto com a Prof.ª Helena Quintas, também docente e investigadora na UAlg, está a articular esta parceria agora estabelecida com a FRAPAL.

Reconhecendo a importância e a relevância social e educativa desta iniciativa da FRAPAL, a UAlg aceitou o desafio e vai mais longe, pretendendo, por sugestão do Reitor da academia algarvia, associar unidades de crédito a estas acções de formação. Desta forma, os créditos assim obtidos podem, no futuro, ser contabilizados noutras linhas de formação que os pais e os encarregados de educação pretendam frequentar na universidade. «Esta é mais uma via de abertura à sociedade, através da qual a Universidade assume a sua função de qualificação social e de interesse em intervir junto de todos os segmentos da população, apoiando a valorização das suas competências», sublinha o Prof. João Guerreiro, Reitor da UAlg.

Por outro lado, adianta Nélia Amado, «consideramos importante reconhecer e valorizar a atitude dos pais e encarregados de educação que procuram na Universidade um parceiro para os ajudar nessa tarefa tão nobre que é educar os seus filhos e acompanhar com mais qualidade o seu desenvolvimento».

Para a presidente da FRAPAL, com a assinatura deste protocolo entre o movimento associativo que dirige e a UAlg, «o associativismo de pais do Algarve atingiu, provavelmente, um dos seus momentos mais altos desde a sua fundação». E tudo isto foi possível, adianta, graças ao apoio recebido pela FRAPAL da Direcção Regional de Educação do Algarve, «absolutamente decisivo para sensibilizar as autarquias algarvias para a importância de financiar integralmente este projecto em prol de uma educação com mais qualidade para os jovens algarvios».



FRAPAL identifica necessidades e UAlg dá respostas

Neste momento os pais têm muitos papéis a desempenhar na gestão das escolas básicas e secundárias. Estão presentes nos órgãos de gestão – nos conselhos gerais, pedagógicos e de turma –, além de que são também chamados a participar, ao nível da comunidade e em articulação com as escolas, nos conselhos municipais de educação e de segurança e nas comissões de protecção de crianças e jovens.

«Consideramos fundamental que os nossos associados, independentemente de exercerem actualmente o seu direito de participação nos vários órgãos ou não, tenham acesso a informação, por exemplo, sobre a legislação aplicável e sobre boas práticas, oferta que foi aliás protocolada com a UAlg. Só assim os pais e encarregados de educação poderão prestar um bom serviço à comunidade educativa, como é seu dever decorrente dos novos direitos que lhes assistem», sublinha Ana Vidigal.

A UAlg compromete-se a dar, em exclusividade, formação na área da parentalidade e relação entre a escola e a família, oferecendo ainda formação, embora sem exclusividade, nos outros dois níveis, participação nos órgãos de gestão das escolas e participação comunitária. Ana Vidigal esclarece que o calendário do primeiro conjunto de acções a desenvolver ao abrigo deste protocolo vai ser definido na próxima semana: «Queremos estar no activo já partir do início de Fevereiro», sublinha, congratulando-se por ser representante de um movimento de pais e encarregados de educação «mais curiosos, mais participativos e que querem saber mais para ajudar os seus filhos a crescer».

Assim que estiver definido o primeiro conjunto de temas a abordar Nélia Amado e Helena Quintas terão por função encontrar, dentro da UAlg, os elementos certos para dar a melhor resposta. «Temos muitos docentes e investigadores disponíveis, em várias unidades orgânicas, para darem o seu contributo nestas acções», asseguram.

Apesar de este protocolo ter sido celebrado recentemente trata-se apenas mais uma etapa na colaboração já sólida entre a UAlg e a FRAPAL. Em Fevereiro de 2009 a UAlg participou activamente no 1.º Seminário Educacional da FRAPAL, que teve lugar na Escola Superior de Saúde da UAlg, e que foi subordinado ao tema dos novos papéis dos pais e encarregados de educação na construção de uma escola de qualidade. «Nessa altura pudemos constatar que o movimento associativo representado pela FRAPAL está activo e dinâmico: mais de 200 associados participaram no seminário», aplaude Nélia Amado.

Já para Ana Vidigal, «aquele foi o momento em que percebemos que os pais definitivamente compreenderam a importância de exercer a sua cidadania e de cumprir o seu papel e competências na educação, quer nos conselhos municipais de educação, quer fazendo-se representar nos órgãos decisores das escolas, como forma de contribuírem para a melhoria da qualidade das instituições onde os seus filhos passam grande parte da sua vida diária».

Luís Gomes quer debate interno no Congresso do PSD


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, declarou esta quinta-feira considerar "Extremamente relevante para o país e para o PSD a realização do Congresso Extraordinário do partido, antes das
eleições directas".
Para Luís Gomes, "o PSD precisa de debater os caminhos a seguir e o futuro do país, antes de partir para o acto eleitoral interno".
O autarca sustenta ainda que é necessário, em primeiro lugar, que o país compreenda quais são as diferentes ideias e os projectos em debate pelo partido, antes de se efectuar o acto eleitoral interno.
Para Luís Gomes, "o país mudou muito com a crise financeira e é necessário criar alternativas claras ao projecto que o PS apresentou ao país. Para circunstâncias extraordinárias, como o são aquelas que o país atravessa, é necessário também este debate extraordinário antes das eleições directas".
Ainda para o autarca de Vila Real de Santo António estas políticas alternativas não ficaram bem claras nas eleições legislativas de 2009 e que deram a maioria relativa ao PS.
Luís Gomes defende que é necessário voltar a pensar o PSD pela visão de Francisco Sá Carneiro: "Primeiro está o país, depois a democracia e só depois o partido!".
"Colocar o país em primeiro lugar e só depois o partido é a prática política que sempre defendi. É com esta mesma linha de princípios que irei apresentar-me no congresso. Reencontrar o ADN no partido - Paz, Pão, Povo e Liberdade - são conceitos que os portugueses não esqueceram e que sempre estiveram na genética social-demcrata", conclui Luís Gomes.

NÚCLEO SPORTINGUISTA DE FARO CONTINUA A CORRER MAIS ALÉM


jovens atletas do "Nica" com motivos para sorrir

Depois de ter ganho a S. Silvestre de Santa Luzia - Tavira, no dia 26 de Dezembro, jovens atletas do Núcleo Sportunguista de Faro voltaram a ganhar a S. Silvestre de Lagoa, e para entrar bem no ano 2010, conquistaram desta vez a famosa prova de Faro, " XL Grande Prémio dos Reis".Uma Victória clara como mostram os números.
 
1º Lugar - Núcleo Sportinguista de Faro - 164
2º Lugar - Clube Oriental Pechão - 98

Total de equipas participantes - 30

MÚSICA.COM: “UM PIANO RUSSO” NO SALÃO NOBRE DA CÂMARA DE LOULÉ



No próximo dia 23 de Janeiro, sábado, pelas 16h30, a iniciativa “Música.com” volta a realizar-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, desta vez tendo como mote “Um Piano Russo”, com um recital de música russa pelas mãos de uma conceituada pianista nascida naquele país – Tatiana Balyuk – e que agora se encontra a viver entre nós.

Com um reportório diversificado, que nos dá uma panorâmica da evolução da música para piano na Rússia desde o século XIX até à primeira metade do século XX, com destaque para grandes nomes como o do compositor Tchaikovsky, este recital cheio de romantismo e virtuosidade traz-nos também a memória de Victor Hussla, distinto violinista, maestro e compositor nascido em S. Petersburgo em 1857. Hussla viveu os doze últimos anos da sua vida em Lisboa aí contribuindo de forma significativa para a dinamização do nosso meio musical de finais do século XIX.

Os comentários ao concerto ficarão a cargo de António Ferreira.

A entrada é livre.

Macário em Várias frentes, externa e interna


FARO ASSINA CONVÉNIO COM “ISLA MÁGICA”

A Câmara Municipal de Faro celebrou ontem, dia 13 de Janeiro, um convénio de colaboração com o Parque Isla Mágica, para a promoção municipal de visitas de instituições àquele parque temático em Sevilha.

A assinatura teve lugar no stand institucional do Município de Faro na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que decorre de 13 a 17 de Janeiro, no Parque das Nações, em Lisboa, e na qual o município está representado.

Com este convénio, o município tem como propósito proporcionar serviços aos seus cidadãos, como a acessibilidade e usufruto de grandes empreendimentos culturais e de lazer.

A autarquia considera muito interessante o aproveitamento cultural e lúdico daquele espaço de lazer por associações e outras colectivos sociais pela diversidade de conteúdos que oferece, e a Isla Magica levará a cabo, com o apoio da Câmara Municipal, acções promocionais que facilitem o acesso ao parque por via da elaboração de programas específicos que atendam às necessidades das instituições. Está também contemplada a possibilidade do Parque Isla Mágica oferecer pontualmente condições económicas especiais aos funcionários de Autarquia.

É de salientar, por último, que o convénio não acarreta qualquer compromisso de natureza financeira para a edilidade.

Câmara decreta embargo

A Câmara Municipal de Faro decidiu decretar o embargo da obra de instalação de uma estrutura metálica no espaço público da Avenida 5 de Outubro, em Faro.

A intervenção em causa foi embargada na medida em que o proprietário do espaço comercial que esta estrutura visava servir, apenas disponha de licença para ocupar a via pública e não de título para execução da obra em curso, como seria exigível face ao n.º 2 do artigo 14º do Regulamento de Mobiliário Urbano e da Ocupação da Via Pública do Concelho de Faro, que determina que «A emissão de licença de ocupação da via pública precederá, sempre, a emissão de licença de obras.»

Além do mais, os serviços de fiscalização da autarquia apuraram que a obra não estava a ser executada segundo as peças e memória descritiva apresentadas pelo requerente.

A Câmara Municipal de Faro torna público que intervenções privadas que atentem contra a estética e o enquadramento arquitectónico envolvente, não serão, em nome do superior interesse público, alvo de licenciamento por parte da autarquia.

Realizador de Hollywood na apresentação de Guia de Localizações e Exposição da FILM COMMISSION


Tito da Costa, realizador português radicado em Hollywood, vai estar em Faro, na próxima 2ª feira, dia 18, pelas 17h, para inaugurar a Exposição Multimédia “ALGARVE-LOCALIZAÇÃO-ACÇÃO” promovida pela ALGARVE FILM COMMISSION.
Tito da Costa, realizador que está agora em Portugal a terminar a longa-metragem “Road to Red”, vive há 7 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
Parte das cenas desta sua primeira longa-metragem foram rodadas no Algarve, na Costa Vicentina e Tito espera que a experiência de ‘rodar’ na região possa vir a tornar-se mais frequente.
Do elenco da produção, orçada em cerca de dois milhões de dolares, fazem parte Sean Gray e Chris Blassman e ainda o surfista australiano Jaymes Triglone.
Na inauguração da Exposição “ALGARVE-LOCALIZAÇÃO-ACÇÃO” será também apresentado, a nível regional, o livro “ALGARVE LOCATIONS”, que foi lançado em Sevilha no passado mês de Novembro.
A Algarve Film Commission foi constituída em 2006, tendo como objecto a promoção do desenvolvimento da Economia do Audiovisual, divulgando a Região como local de rodagem de produções.
Entre 2007 e 2009, registaram-se na Região mais de 50 produções entre Curtas e Longas Metragens, Documentários, Vídeo-clips e Produções de Publicidade.
A actividade da Film Commission permitiu levar a imagem do Algarve a países como a Alemanha, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suécia, entre outros.
A Exposição ALGARVE-LOCALIZAÇÃO-ACÇÃO permite conhecer alguns dos locais que têm sido propostos para filmagens, assim como imagens de rodagens e extractos das produções realizadas na Região, ficando aberta ao público de 18 a 29 de Janeiro.

Tavira: [AL-MaSRAH Teatro] Teatro no Inverno - Espectáculos começam esta sexta-feira!




PÃO
Teatro dos sentidos
15 e 16 Jan. | 21h30 | Espaço da Corredoura

“Pão” é um espectáculo criado pela Baal 17 a partir de recolhas realizadas em torno das histórias e memórias do pão, numa viagem aos trabalhos da terra, ao homem, ao amor, à descoberta e à poesia.

Claramente inspirado pelo e no Alentejo e pelas suas profundas transformações, memórias e tradições, a Baal 17 pretende questionar o relacionamento entre o homem e o pão, despertar histórias, sentimentos e emoções através do teatro: “Pão” é amor e morte. Vida e a terra. Amor entre estranhos.

Teatro de Portalegre apresenta - D. QUIXOTE

17 Jan. | 17h00 | Espaço da Corredoura

Espectáculo para M/6

D.Quixote, imbuído de um profundo sentido de justiça e de ideais de amor e cavalheirismo, parte em defesa dos fracos e dos oprimidos numa viagem em que a loucura e a imaginação se misturam com a realidade.

O Regresso
Uma obra de Harold Pinter adaptada ao cinema por Peter Hall
16 Jan. | 16h30 | Biblioteca municipal Tavira
Não é necessário definir a Vida, quando podemos olhar para ela. É o que faz Harold Pinter n’ O Regresso.
Uma excelente obra dramática do século XX, convertida com grande sensibilidade e talento para o cinema.