quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

11,7% dos portugueses tem diabetes



“Diabetes 2009: Factos e números” é o título do relatório anual sobre a situação e evolução da diabetes em Portugal, apresentado dia 13 de Janeiro, no Museu da Electricidade, em Lisboa, pelo Observatório Nacional da Diabetes (OND).

O evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge, de J.M. Boavida, Coordenador do PNPCD, e de Luís Gardete Correia, Coordenador do OND.

De acordo com o relatório, actualmente, Portugal tem mais de 900 mil diabéticos, o equivalente a 11,7% da população, entre os 20 e os 79 anos, dos quais cerca de 400 mil não estão diagnosticados. Além disso, estima-se que sejam diagnosticados, anualmente, em Portugal, cerca de 60 mil novos diabéticos.

Estes números ultrapassam largamente as previsões para 2025 - que projectavam valores na ordem dos 8% - e traduzem-se num custo directo de cerca de mil milhões de euros, o que representa 0,7% do PIB português e 7% da despesa em saúde em 2008.

Segundo o Relatório Anual do OND, em 2008 aumentaram os custos directos da diabetes, em Portugal, englobando medicamentos, hospitalização e ambulatório.

Os números são realmente preocupantes e alertam para a enorme importância da prevenção e do diagnóstico precoce da diabetes, do controlo rigoroso da diabetes com o rastreio sistemático das complicações e da educação terapêutica como forma de comprometer a comunidade da diabetes com a melhoria da qualidade de vida e a redução do impacto das complicações nas pessoas com diabetes, mantendo a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

O Observatório Nacional da Diabetes foi criado em 2009 como uma das medidas estratégicas definidas pelo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes na luta contra a doença em Portugal.

O OND foi constituído no âmbito da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, com o apoio da Direcção-Geral da Saúde. Uma das actividades do Observatório Nacional da Diabetes é a apresentação anual de um relatório sobre a situação da diabetes em Portugal e a sua evolução, tendo como objectivo “proporcionar uma análise técnica que ajude a fundamentar o estabelecimento de estratégias políticas de saúde”.
msn