segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Electrodomésticos mantêm-se nas prioridades de consumo dos portugueses

Os electrodomésticos continuam a estar entre as preferências dos consumidores portugueses. Num inquérito realizado recentemente pelo Observador Cetelem, os electrodomésticos surgem em terceiro lugar na tabela de intenções de compra, com 13% dos consumidores a afirmar que pretendem adquirir um equipamento deste tipo nos próximos meses. No mesmo inquérito realizado o ano passado pelo Observador Cetelem, a compra de electrodomésticos encontrava-se em quarto lugar da tabela, mas mantinha a mesma percentagem de 2011 (13%). Em 2010, encontrávamos em terceiro lugar a electrónica de consumo com 15% dos consumidores a manifestar intenções de compra. Item que este ano desceu para o quarto lugar, com 9% de consumidores a citá-lo como prioridade de consumo.
«Mesmo em época de recessão, com os consumidores a afirmarem que não pretendem aumentar as suas despesas, os electrodomésticos, bem como a electrónica de consumo mantêm-se entre as prioridades de consumo dos portugueses. Não podemos também esquecer que na análise europeia do Observador Cetelem, os portugueses têm surgido nos últimos anos como campeões no consumo de electrodomésticos e electrónica de consumo. Um comportamento que continua a permanecer como tendência de consumo em Portugal.» afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal. Da análise geral do Observador Cetelem destaca-se ainda o facto de em primeiro lugar nas intenções de consumo se encontrarem as viagens/lazer (22%) e em segundo lugar os telemóveis (16%). Entre as intenções de compra futuras menos prováveis encontramos o automóvel, os bens imobiliários e as motos/scooters, por serem produtos que requerem um grande investimento. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Faro; 2º SEMINÁRIO DE REABILITAÇÃO URBANA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A “FARO 1540”, vai levar a efeito no dia 7 de Outubro, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, o seu 2º Seminário de Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Sustentável e procura através das comunicações que serão apresentadas por um conjunto de especialistas, fomentar um debate profícuo e objectivo procurando informar os participantes de forma esclarecedora sobre as tendências e as matérias que giram em torno destas temáticas.
De facto, o conceito de sustentabilidade tem ganho especial relevância nos últimos anos, passando de um “chavão” de difícil definição, mas amplamente utilizado em diversos discursos, programas e planos para um conceito efectivamente importante e de aplicação concreta no nosso quotidiano, quer ao nível da energia, transportes e construção, como no planeamento de cidades e na gestão e administração de organizações públicas e privadas.
O mesmo se passa com a reabilitação urbana que tem vindo a ganhar uma maior importância e dinamismo fruto da nova realidade económica e financeira que o mundo está a atravessar, aliado à necessidade urgente de recuperar e reformular os cascos degradados e abandonados das cidades sob pena das mesmas perderem de forma irreversível identidade, coesão e atractividade. O programa já está disponível e pode ser consultado na coluna direita desta página electrónica da “FARO 1540” em www.faro1540.org onde os interessados também poderão proceder à sua inscrição.

VRSt António: Rede Ciumed pretende ultrapassar fronteiras europeias

A Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia (Ciumed), presidida pelo município de Vila Real de Santo António, organiza, nos dias 21 e 22 de Setembro, em Mérida (Espanha), o seu quarto congresso, dedicado à Mobilidade Sustentável em Cidades Médias.
Na mesma ocasião, a direcção da rede Ciumed, no âmbito dos trabalhos que serão desenvolvidos no congresso, irá promover a constituição de uma associação sem fins lucrativos denominada Rede Ibero-americana de Cidades Médias (RIACIM), ultrapassando, desta forma, as fronteiras europeias. O âmbito territorial da RIACIM são os países da Península Ibérica e da América Latina, a saber: Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Com esta nova rede, pretende-se desenvolver um quadro de cooperação permanente entre as cidades médias, através do intercâmbio de experiências e da implementação de acções territoriais comuns.
Ao mesmo tempo, a RIACIM quer influenciar a tomada de decisões a nível nacional ou internacional, impulsionando políticas urbanas baseadas nas cidades médias, consideradas como o melhor modelo de sustentabilidade e de qualidade de vida dos cidadãos. Para atingir estes fins, a RIACIM deverá fomentar a partilha de informação e a reflexão sobre a gestão urbanística praticada pelas cidades da rede, favorecendo a difusão de experiências capazes de contribuir para que as cidades da Península Ibérica e da América Latina se tornem mais dinâmicas, atractivas e competitivas. Desenvolver projectos colectivos, promover a realização de estudos e aceder a financiamento nacional e internacional para melhorar a qualidade de vida nos meios urbanos são outras das metas que irão ser propostas.

As melhores fotos do centro histórico de Olhão já são conhecidas

Serhiy Stakhnyk foi o grande vencedor do I Concurso de Fotografia Cidade de Olhão’11, cujos resultados foram divulgados na passada sexta-feira, 16 de Setembro, no Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, onde as imagens vencedoras estão patentes ao público (entrada livre) até 30 de Setembro.
Para além de conquistar o Prémio Cidade de Olhão, considerado “o melhor dos melhores” a concurso, intitulado “Mais Info”, o fotógrafo granjeou ainda mais três prémios nas categorias de Fotografia Monocromática (2º lugar), a Cores (1º prémio) e Digital (2º Prémio). Entre os mais de 100 concorrentes que apresentaram trabalhos, “quase todos de excelente qualidade”, como referiu o presidente do júri e vereador da Cultura do Município de Olhão, António Pina, foram também vencedores André Martins e Ana Abraão (1º e 3º prémios, respectivamente, em Fotografia Monocromática), categoria em que receberam menções honrosas João Pelica e Carlos Sousa. Na modalidade de Fotografia a Cores, o 2º prémio foi para Luciana Cativo e o 3º foi conquistado por Luísa Monteiro. As menções honrosas foram para Ana Aguilera e Luís Catarino.
Na Fotografia Digital, Vítor Morais foi o vencedor dos 1º e 3º prémios, enquanto as menções honrosas distinguiram Luís Catarino e Nuno Garção. O presidente do júri (constituído, para além do vereador, por Helena Barreto, Telma Veríssimo, João Neves Santos, Maia Coimbra, Miguel Ferreira e Paulo Roberto) realçou que este tipo de trabalhos, que apostam em parcerias, como aqui aconteceu com as associações ALFA e Música XXI, “são o futuro”.
Agradecendo por estas duas entidades se terem juntado à Autarquia neste importante evento cultural, António Pina destacou o facto de este tema – o Centro Histórico de Olhão – ser óbvio para a primeira edição do concurso de fotografia. “É um espaço único na nossa cidade e conseguimos que os concorrentes, amadores e profissionais, trouxessem até nós e a todo o público que agora vai conhecer os seus trabalhos, o olhar crítico e criativo que se pedia nesta iniciativa”.
Também os responsáveis da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA) e Música XXI, referiram a qualidade dos trabalhos a concurso e que esta iniciativa teve o mérito juntar todos à volta da fotografia. Ambas as entidades esperam, tal como o Município de Olhão, realizar trabalhos em conjunto no futuro. Como tal, e satisfeito com os resultados obtidos, o presidente do júri António Pina disse esperar “que no próximo ano surja a segunda edição do Concurso de Fotografia de Olhão”.

Portimão vai ter Posto de Turismo multifacetado no centro da cidade

Situado em pleno centro da cidade, o novo Posto de Turismo de Portimão vai ser inaugurado a 27 de Setembro, Dia Mundial de Turismo, numa cerimónia marcada para as 12h00. Localizado na Rua 5 de Outubro, nº 10, o novo espaço visa ser muito mais do que um tradicional posto de atendimento e será um dos principais canais de informação ‘in loco’ da ATP - Associação Turismo de Portimão, entidade que tem como principal responsabilidade a promoção e animação turística, do destino “Portimão”.
Nesse sentido, assumirá uma abordagem comercial, seja pela sua decoração inovadora, seja pelas tipologias de serviços que passa a prestar, de forma a realçar de forma impactante a identidade de Portimão, seus produtos e serviços turísticos. O Posto de Turismo fica instalado num edifício nobre, recentemente recuperado e dotado de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando a obtenção de informações, a aquisição de um ‘souvenir’, a leitura de diversas publicações, ou mesmo a aquisição de bilhetes para espectáculos e outros eventos, guias ou folhetos promocionais.
Entre outras valências, a nova infra-estrutura dispõe de dois balcões de atendimento e uma área de lazer, onde está incluído um posto de internet para utilização por parte dos turistas e um ecrã para projecção de imagens do município, tendo também uma zona promocional de vinhos do Algarve e outra para exposição e comercialização de ‘merchandising’ da ATP e dos seus associados. No horário de Inverno, o Posto de Turismo de Portimão abrirá todos os dias, incluindo feriados e fins-de-semana, com o seguinte horário: segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 19h00; sábados, domingos e feriados das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Com a inauguração do novo equipamento, é desactivado o Posto de Turismo que até ao momento funcionava na Avenida Zeca Afonso.

MERCADINHO DE OUTONO DINAMIZA ZONA HISTÓRICA DE LOULÉ

A partir do próximo sábado, 24 de Setembro, e até ao início de Dezembro, a Câmara Municipal de Loulé apresenta mais um ciclo de Outono da iniciativa Mercadinho de Loulé.
A Rua D. Paio Peres Correia e o Largo D. Pedro I, no coração da Zona Histórica da cidade, recebe cinco mercados temáticos, aos sábados, das 10h00 às 17h00. Artesanato Tradicional (24 Setembro e 29 Outubro), Artesanato Urbano e Design (1 Outubro e 5 Novembro), Prazeres e Experiências (8 Outubro e 12 Novembro), Reutilização, Reciclagem e Produtos Biológicos (15 Outubro e 19 Novembro) e Antiguidades, Velharias e Coleccionismo e Artes e Livros (22 Outubro e 26 Novembro) são as temáticas propostas.
No dia 1 de Dezembro, na Avenida José da Costa Mealha, tem lugar edição final deste Mercadinho de Outono, com a todas as temáticas envolvidas. Nesta iniciativa que nasce de uma parceria com a Associação CentroLoulé, os objectivos passam por promover, de forma temática, os produtos locais e regionais, desenvolver uma animação diferenciada e dinamizar o comércio local durante os sábados de cada mês.
A entrada é livre.

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2011 EM LOULÉ

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, Loulé é um dos Municípios Apoiantes da Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de Setembro). Subordinada ao tema “Mobilidade Alternativa”, esta efeméride ambiental tem como principal objectivo a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de mudanças nas atitudes em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular, sensibilizando para a adopção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, com a protecção da qualidade do ar, mitigação do aquecimento global, redução do ruído e prevenção rodoviária.
Deste modo, em anexo segue panfleto de sensibilização sobre Mobilidade Sustentável e Eco-condução, que será distribuído no âmbito desta efeméride. Durante o dia 22 de Setembro, e como já vem sendo habitual, os munícipes poderão usufruir de forma gratuita dos transportes urbanos das cidades de Loulé e Quarteira, encontrando-se disponível no site da Autarquia toda a informação necessária sobre horários e percursos (http://www.cm-loule.pt/destaques/3421/semana-europeia-da-mobilidade-2011-transportes-p%C3%BAblicos-gratuitos-em-loule-e-quarteira.aspx).